A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo

A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo Gustavo Rosseb




Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato


82 encontrados | exibindo 76 a 82
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Angel 30/07/2016

Um resgate ao nosso folclore
Depois de passar dois anos em um orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir vão morar com sua avó, D. Gailde no sítio dela.
No começo não sabiam o que esperar, mas logo vêem que a avó é uma ótima pessoa e que eles agora tem uma perspectiva de um futuro melhor.

Logo passam a ajudar a avó com a atividades diárias e fazem amizade com Rurique, um garoto que tem aproximadamente a idade deles e que também ajuda a avó deles no sítio.

Certa noite, depois que a avó foi dormir, Rurique está contando para os dois irmãos algumas lendas da região, e é aí que começa a aventura, pois Rurique e Sátir se desafiam e pra provarem um para o outro que são corajosos e que lendas são apenas lendas,, eles decidem ir até um sítio em que o proprietário desapareceu e que dizem ser mal assombrado, e mesmo avisados que não devem sair à noite tão perto da quaresma, que é onde coisas estranhas acontecem, eles vão, e é quando uma velha sinistra passa a persegui-los que eles entram no tal sítio. Para ter uma surpresa nada, nada agradável.

Mas isso é só o começo, muitas outras aventuras começam à partir dessa noite, incluindo ficarem perdidos na floresta, e o encontro com seres que eles não acreditavam existir.

Tibor que já faz algum tempo vem tendo um sonho estranho, logo descobre que o sonho não é tão estranho assim comparado ao que vê, e ele e a irmã descobrem que são descendentes de um ser que poderoso.

Entre tantos perigos e aventuras, O Oitavo Vilarejo é um resgate ao nosso folclore, que é tão pouco
explorado e é uma pena, pois ele é muito rico.
Neste livro temos o Boitatá, Mula-sem-cabeça, a Porca dos Sete Leitões, o Saci, a Cuca e vários outros seres, alguns eu nem conhecia!

E ainda tem a questão sobre o Oitavo Vilarejo, mas não vou falar sobre ele pra não dar spoilers!

Os personagens são bem construídos, a D. Gailde é uma querida e Tibor, Sátir e Rurique mesmo com tudo o que descobrem e vivenciam mantém uma inocência que me lembrou muito a mim e minha irmã, primos quando tínhamos a mesma idade que eles e bateu aquela nostalgia.

O livro é bem escrito e a narrativa em terceira pessoa é fluída e dá asas à imaginação!
Sem dúvidas é um dos melhores livros que li este ano e super, mega, ultra recomendo a leitura!

Comecei a ler o livro com expectativas altas e não me decepcionei.

Já tenho o segundo livro aqui, que é A Guardiã de Muiraquitãs (o muiraquitã tem um significado impostante neste primeiro livro) e mal posso esperar para lê-lo, é uma das minhas próximas leituras!

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2016/07/resenha-o-oitavo-vilarejo-as-aventuras.html
comentários(0)comente



Italo Teixeira 28/06/2016

Impossível parar de ler.
No começo do livro somos apresentados a dois irmãos: Tibor e Sátir Lobato. Esses dois passaram dois anos em um orfanato após a morte de seus pais em um incêndio. Acostumados com a vida de ciganos sofreram no tempo em que ficaram presos lá, mas eis que surge esperança e eles acabam indo para no sítio de sua avó, Gailde.

Tibor e Sátir não tinham muito contato com sua avó, o que dificultou a comunicação entre eles. Mas Gailde com toda a sua simpática conseguiu conquistar seus netos e com isso conversaram bastante durante a noite em que os meninos chegaram no sítio. Gailde explicou que procurava-os a muito tempo, mas acabou tendo alguns “probleminhas” que atrapalharam sua busca.

Gailde não cuidava do sitio sozinha, para isso ela tinha ajuda de Rurique, um jovem que morava no Vilarejo do Meio – um dos sete vilarejos. – Após as apresentações os três viraram grandes amigos e não desgrudavam mais. Rurique que já tinha conhecimento das lendas daquela terra decidiu contar para os amigos histórias de arrepiar, avisou aos amigos que em tempo de Quaresma sempre aconteciam coisas estranhas nos sete vilarejos. Rurique também mencionou uma certa casa assombrada, porém isso não convenceu nem um pouco Sátir, e na penumbra da noite os três acabaram indo a tal casa. Chegando próximo a casa o medo e o arrependimento bate nos três, mas não poderiam voltar, estavam sendo seguidos por um ser bem estranho o que acabou fazendo os três entrarem na casa assombrada aonde tiveram mais surpresas.

* * *

No dia seguinte, já seguros no sítio, eles recebem a visita de um ser inusitado, um pequeno porquinho. Gailde relutou um pouco, mas acabou aceitando que Sátir ficasse com o filhote até sua mãe aparecer. O novo mascote foi batizado de Roncador. E as aventuras desses três só estão começando.

Uma porca apareceu aos arredores da fazenda e só poderia significar uma coisa: era a mãe de roncador. Sátir deixa o filhote partir com sua mãe e mais seis porquinhos rumo a floresta, mas ela percebe que a porca estava sendo seguida por crianças que queriam caçar Roncador e sua família. Em desespero a garota corre para a floresta acompanhada de Tibor e Rurique. Quando encontram a porca percebem que não havia ninguém casando ela, quando de repente, uma luz surgi de onde a porca estava e ela já não se encontrava lá.

Assustados e confusos os três decidem voltar para o sítio de Gailde pois já estava anoitecendo, porém nenhum dos três tinha conhecimento de como andar na floresta e logo se viram perdidos, sem abrigo, provisões ou qualquer coisa que os ajudassem a passar a noite na floresta em tempo de quaresma.

A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarjo é um livro no qual somos apresentados ao folclore brasileiro, assunto pouco explorado nos livros atualmente. Gustavo Rosseb consegue fazer uma trama cheia de aventura, mistério e muito folclore. Saci, curupira e boitatá são sem dúvidas um dos seres mais conhecidos do nosso folclore, mas o autor não fica somente nesses três não, conhecemos também a porca dos sete leitões, pisadeira, mula-sem-cabeça, cuca e muito mais.

Em 16 capítulos de muita aventura e com uma narração bastante fluida Gustavo nos trás um livro bastante divertido e leve. Se você gosta de folclore, aventuras e surpresas não pode deixar de ler A Odisseia de Tibor Lobato e saber mais sobre O Oitavo Vilarejo.

site: http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/2015/07/resenha-odisseia-de-tibor-lobato-por.html
comentários(0)comente



Jorge 27/06/2016

O fogo que devastou o acampamento parecia vivo. De fato, ele era!
Resenha sem Spoilers.

Sou apreciador do Folclore Nacional e me entristeço com a escassez do tema dentro do universo literário “mainstream”, por isso eu encaro a obra de Gustavo Rosseb como um presente a todos nós, leitores brasileiros.

Havia muito tempo que “O Oitavo Vilarejo” estava em minha lista de espera. Me interessei em Lê-lo desde seu lançamento, quando a capa do livro parecia ser pintada de giz de cera. Ao concluir a leitura senti uma grande vontade de escrever esta resenha e quem sabe assim, despertar o interesse de outros leitores por essa fantástica estória, que de fato merecia mais atenção dos bookmaniacos.

Sinopse:

Tibor Lobato, um adolescente de 14 anos, passa a ter pesadelos pós traumáticos depois da tragédia que matou seus pais (Um incêndio que devastou o acampamento cigano onde moravam). Tibor então, é levado, junto a irmã, para um orfanato. Dois anos depois os irmãos são localizados pela Avó, Dona Gailde. As vésperas da quaresma, os irmãos se mudam para o sítio de D. Gailde e logo criam grande afeição pela amável senhora, aparentemente, cheia de segredos e cercada de mistérios.

Apesar da sinopse simples, o livro possui todos os elementos para transformá-lo em um grande sucesso. Os desafios enfrentados por Tibor Lobato são narrados de forma original e instigante. A única coisa que me incomodou foi a personalidade (ou falta dela) do trio de personagens principais; Eles me lembraram muito o trio de Percy Jackson, Harry Potter e afins, e espero que no próximo volume da série o autor consiga aprofundar um pouco mais nessa questão das personalidades. Saliento que a mitologia utilizada pelo autor (Folclore Brasileiro) foi muito bem orquestrada, e a carga de mistério e aventura também muito bem dosado.

Os três capítulos finais, que se sucedem logo após a batalha, encerram o livro com maestria, demonstrando a qualidade da narrativa do autor, sendo surpreendente até a última frase do livro.

Sem mais, livro recomendadíssimo.

Boa Quaresma!
comentários(0)comente



Lê Golz 11/01/2016

Encantador
A odisseia de Tibor Lobato é uma ficção juvenil publicada pela Editora Jangada, que merece a atenção de qualquer público independente da idade. A sinopse já nos promete uma história cheia de aventuras envolvendo os personagens e muito folclore brasileiro. Tenho que dizer que me surpreendi com a leitura e ela foi mais do que eu estava esperando.

Quando os irmãos Tibor e Sátir finalmente saem do orfanato e encontram a avó que nunca conheceram, a vida deles muda completamente. O sítio da avó Gailde era um verdadeiro paraíso para viver e aos poucos eles foram se afeiçoando com a senhora, que parecia guardar inúmeros segredos. Juntos eles conhecem Rurique, e os três descobrirão muitos desses segredos e viverão muitas aventuras no período de quaresma, onde coisas estranhas e fantásticas acontecem nos Sete Vilarejos. Porém, para os irmãos o perigo pode ainda ser maior, já que há segredos que ligam sua família ao Oitavo Vilarejo.

"Podia ouvir os barulhos da mata ao redor. Os cricris dos grilos compunham a música selvagem que agora tocava em sua cabeça. Aos poucos, a melodia sincronizada dos insetos com os pingos da chuva engolfaram Tibor num sono profundo, antes mesmo de chegar a um possível refrão." (p. 18)

Com uma narrativa em terceira pessoa a escrita do autor flui muito rápido e quando me dei conta, terminei a leitura. Em se tratando de uma obra juvenil, temos uma linguagem leve e viciante. Gustavo tem uma forma gostosa de escrever que faz o leitor imaginar perfeitamente todos os personagens e cenários. O livro não possui muitas páginas, mas as aventuras vividas pelos personagens foram inúmeras, sendo este o ponto alto do livro.

Devo elogiar a construção dos personagens que foram muito bem desenvolvidos. A avó Gailde me conquistou desde o início, pois ela é encantadora. Tibor, Sátir e Rubique foram bem explorados quanto a personalidade e atitudes. Adorei conhecer cada um deles. A cada página virada eu me envolvia ainda mais nem suas vidas e foi possível devorar o livro em apenas um dia.

Amei a criatividade do autor em misturar tantas aventuras dos personagens com o folclore brasileiro. A trama ainda tem um clima de suspense que tornou a leitura ainda mais viciante. A cada capítulo era incrível como os acontecimentos se encaixavam perfeitamente no outro. Gustavo conseguiu prender minha atenção com a criação de cenários assustadores, personagens intrigantes e inúmeros seres fantásticos.

Quanto à diagramação não fica atrás. A capa é linda e combina perfeitamente com o enredo, sem contar que chama muita atenção. As folhas são amareladas com fonte e espaçamento em tamanho confortável. A revisão parece estar impecável pois se continha algum erro, não notei.

"- Todos responderam que sim, pois queriam mesmo conhecer o vilarejo onde Curupira travara sua batalha com a bruxa desaparecida. - Só se lembrem bem de uma coisa. Enquanto estiverem por lá, não ousem procurar pelo Oitavo Vilarejo!" (p. 143)

Apesar de ser uma ficção juvenil, que não tenho muito o hábito de ler atualmente, eu amei realizar a leitura da obra. Além de estarem presentes no livro muito folclore e magia, o autor ainda conseguiu inserir valores como amizade e lealdade, assim como a importância de ter coragem para enfrentar os nossos medos. Amei o livro, que além de leve é divertido e, até me deixou com uma sensação de quero mais. Fiquei com aquela sensação de saudade quando virei a última página. Sem dúvidas, mais uma obra nacional que merece destaque.


site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/12/resenha-odisseia-de-tibor-lobato-o.html
comentários(0)comente



Portal JuLund 28/12/2015

A Odisseia de Tibor Lobato, @ed_pensamento
Dia 13 de dezembro de 2015, o dia marcado por protesto e mais protesto, acredito que mais da metade das pessoas envolvidas nesses encontros desconhece algo além da porta que fecha sua casa, e o que isso tem a ver com a resenha??? TUDO, porque como você antes de ler um livro eu vou atrás de resenhas, criticas… pelo menos da sinopse, e A Odisseia Tibor Lobato no meu ver não foi tão bem interpretada pelos demais, ou eu que viajei horrores na interpretação, bora a explicação.

Tibor Lobato e sua irmã, Sátir após um incêndio, que os deixou órfãos, vão morar com a avó, numa fazenda num lugar tão, tão distante, rs onde conhecem Rurique, e desde então os três não desgrudam, não sei se por essa formação Hermione, Harry e Rony muitos falaram dessa história ser o Harry Potter do Tupiniquim… Bom pra mim não, ta longe disso.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/odisseia-de-tibor-lobato-ed_pensamento
comentários(0)comente



@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.


site: http://www.arquivopassional.com/2015/07/resenha-odisseia-de-tibor-lobato.html
comentários(0)comente



Carlos Magno 24/08/2015

PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":


Tibor Lobato e sua irmã Sátir são crianças que, depois de uma fatídica morte de seus pais, viveram por dois terríveis anos num orfanato, até que sua vó Gailde os encontrasse. A partir daí, eles foram morar com ela no sítio da família e foi, naquele pacato lugar que eles nem imaginavam viver as suas maiores aventuras. Eles conheceram lá Rurique, um garoto com características semelhantes aos dos novos moradores do sitio e que, por isso, tornam-se grandes amigos. É através de Rurique que conhecemos sobre a temida Quaresma, período que se inicia após o termino do carnaval e que trás consigo as maiores lendas do folclore Brasileiro para aquelas bandas.

[...]

A Odisseia de Tibor Lobato é sensacional! Além da história desenvolvida por Gustavo Rosseb ser divertida, envolvente e criativa, a obra é uma grande homenagem a cultura brasileira. O folclore e suas figuras tipicas (como o Curupira, Saci Pererê, Boitatá e a própria Cuca) estão muito bem representados nas páginas do livro, de forma atual e inovadora.

[...]

Além da história principal, um pequeno conto ao final do livro foi inserido e também vale a pena ser conferido. Mais uma sequencia de histórias que envolvem a cultura brasileira descrita de forma diferenciada e interessante.

O defeito maior dele: acabar cedo. A história flui tão fácil que quando você percebe já está no final da trama. É o típico livro que você sente-se triste por ter finalizado tão rápido (inevitável) e conta as horas para outra história do tipo. E, pra minha sorte e de todos os leitores, a história não acabará por aqui.

[...]

RESENHA COMPLETA:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/08/resenha-odisseia-de-tibor-lobato-o.html
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 76 a 82
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR