Star Wars: Um Novo Amanhecer

Resenhas - Star Wars Um Novo Amanhecer

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Shi 27/04/2016

Apenas "bom"
O livro é bem escrito mas deixou a desejar, os personagens principais são bem desenvolvidos e cativantes porém faltou algo a mais para motivar o leitor a acompanhar os acontecimentos.
O desenrolar da história é muito lento e a leitura se torna um pouco maçante até pelo menos a metade do livro. Mais para o fim os acontecimentos se tornam mais interessantes e faz valer a pena a leitura forçada de seu início.
Kanan apesar de ser um Jedi o livro não aproveita em nada essa sua habilidade, em minha opinião a história ficaria melhor se o protagonista não tivesse quaisquer contato com a força.
O legal é que por ser cânone um personagem desse livro faz aparição no Marcas da Guerra, assim você pode ver o desenvolvimento deste, nesse conto.

Vitor 13/02/2016

Mediano.
Um Novo Amanhecer tem os seus momentos, mas eles só começam a partir da página 300. Minha expectativa era muito alta para esse livro, principalmente pelo excelente trabalho que John Jackson Miller fez em Kenobi. Mas muitos elementos que deram certo lá são mal explorados aqui. Principalmente em relação à construção dos personagens. Apenas Kanan, o protagonista, e Vidian, o vilão, são um pouco mais aprofundados. Vidian, aliás, que tinha tudo para ser um personagem icônico, mas sua fraca motivação na história consegue barrar seu desenvolvimento pleno.

A tradução também não é das melhores, principalmente se comparada com os outros títulos de Star Wars que tem saído no Brasil. Porém não é nada que atrapalhe muito a leitura.

O livro é até uma boa porta de entrada para quem quer se familiarizar com a série Rebels, mas é de longe o pior livro do novo cânon de Star Wars.

Thananda 13/12/2015

POR TRÁS DA HISTÓRIA DE KANAN
Caleb Dume é o jovem padawan da Mestre Jedi Depa Billaba. De uma curiosidade infinita, Caleb estava sempre de mãos levantadas a fim de fazer suas inúmeras perguntas sobre tudo, geralmente acompanhadas logo após com o famoso "e se...". Apesar da sua fama entre os colegas e mestres como questionador inquieto, tudo ia muito bem na Academia Jedi para Caleb.

Até o fatídico dia da execução da Ordem 66.

Após presenciar a morte de sua Mestre pelas mãos dos até então aliados do exército clone, orientado apenas por um vago alerta deixado por Obi-Wan Kenobi, o adolescente Caleb se viu obrigado a deixar toda sua vida para trás: o templo Jedi (agora transformado em uma gigantesca armadilha para matar aqueles que eram sensitivos à Força), Coruscant, o conhecimento até então adquirido na Força através de seu treinamento incompleto, e até seu próprio nome, que daquele momento em diante passou a ser Kanan Jarrus. Caleb estava sentenciado a viver na clandestinidade para sempre para sua própria segurança.

Mesmo tendo se passado vários anos após o fim das Guerras Clônicas e da traição aos Jedi, Kanan continuava vagando solitário e sem rumo certo, de tempo em tempo se mudando de planeta, trocando de emprego, evitando criar laços afetivos com qualquer pessoa, fazendo de tudo para ocultar sua conexão com a Força, adotando uma atitude totalmente inversa à que lhe foi ensinada no Templo por toda a sua vida; tudo isso para encobrir o seu passado e se manter longe da detecção do Império Galáctico.

Me surpreendi muito com esse livro. Pra quem já conhece Kanan pela série Star Wars Rebels, como eu, provavelmente tem uma imagem mais séria, mais reservada, mais centrada do personagem. O livro porém nos conta sobre um Kanan totalmente diferente, no qual ele é um cara desligadão,que não se importa com nada nem ninguém (ou finge não se importar), que só quer saber de se divertir, caçar brigas ocasionalmente, flertar com lindas mulheres e beber muito parar esquecer do passado e dos problemas. Sempre que o Império ameaça das as caras em algum Sistema e Kanan está por perto, num instante ele trata de juntar as trouxas e partir para bem longe. Quanto maior a distância do Império e da sua influência, melhor. Embora na série ele seja bem fechado, no livro ele mantém sua fachada enigmática, mas podemos ver seu lado zueiro funcionando em voltagem máxima, o que eu achei ótimo, pois deu uma boa balanceada no drama.

Kanan estava indo bem em seu disfarce de forasteiro e desinteressado por tudo, até o dia em que numa briga com uma gangue em um beco no planeta Gorse onde trabalhava, ele conhece Hera Syndulla, uma bela e irresistível Twi'lek com uma voz encantadora e um jeito especial para causar confusão onde passa. Primeiro ( como sempre suspeitei, hahaha) Kanan tenta flertar com Hera, mas a coisa com ela não é bem por aí. Hera veio à Gorse em uma missão de reconhecimento. Cheia de truques e habilidades distintas, sem nunca baixar a guarda para Kanan, ela o arrasta atrás de si para o meio de suas conspirações anti-Império, tudo que ele menos queria, mas como resistir ao charme de Hera? Juntos eles lutarão contra Vidian, um magnata das indústrias imperiais que está em Gorse para supervisionar e 'otimizar' a extração de torilídio, um componente importantíssimo para o poder de fogo das frotas imperiais. Custe o que custar( mesmo sendo a destruição de Gorse e sua lua Cynda), Vidian fará de tudo para cumprir as metas de extração exigidas pelo Império e aumentar seu prestígio junto ao Imperador Palpatine.

O livro é tão bom que acabei ele em pouquíssimos dias, o que foi uma pena, pois deveria ter mais páginas :( ... Enfim, o autor elaborou muito bem a história, com doses certas de sarcasmo, bom humor, drama e aventuras dignas dos filmes da franquia, com personagens cativantes e bem desenvolvidos. Assim como em Kenobi ( que é uma das histórias que eu ainda acho que deveriam ser consideradas canon) John Jackson Miller fez um ótimo trabalho. Do início ao fim ele nos faz ficar ligados, loucos para saber o que vais ser revelado nas próximas linhas. Um Novo Amanhecer acaba de entrar para a minha lista de livros favoritos!

Para os amantes de livros de aventura, ficção científica e os viciados em Star Wars, indico a leitura de Um Novo Amanhecer, pois vocês não irão se arrepender.

Super-recomendo :)

siga-me nas redes: instagram.com/nandatgcs e twitter.com/nandatgcs

site: twitter.com/nandatgcs instagram.com/nandatgcs

Marcos Pinto 03/12/2015

Viciante
Um Novo Amanhecer é mais um livro do universo Star Wars que trago aqui para o blog. Diferente de alguns outros que resenhei anteriormente, também publicados pela Aleph, esse faz parte do universo canônico da série. Os fatos aqui narrados se passam após o Episódio III (filme). Além disso, vale lembrar que os personagens são os mesmos do desenho Star Wars: Rebels. Contudo, não é necessário nem ter assistido ao filme ou ao desenho para ler a obra.

Após a diáspora dos Jedis, motivada pela perseguição por parte do Império, o regime ganhou cada vez mais força no universo. Baseado na violência e na coerção, o imperador Palpatine dominava mundos, pegava o que queria e matava quem chegasse a esboçar qualquer reclamação. Porém, ainda havia quem desejasse por liberdade.

Dentro dessa realidade, acompanhamos um longínquo mundo chamado Gorse. O planeta é feio, lamacento e mergulhado em uma noite eterna, visto que não tem rotação. Entretanto, o lugar e sua lua são essenciais para o Império por serem ricos de torilídio, minério que é importante para a construção das novas naves de guerra.

“(...) O Império representa a ordem a partir do caos” (p. 36).

Como o imperador acreditava que a produção de torlídio estava baixa, ele envia o Conde Vidian para tomar conta dos negócios. Obviamente, o Conde coloca a política imperial em prática: mortes, ameaças e muita pressão. Contudo, o que o representante do império não sabia é que Twi’lek Hera, uma espiã rebelde, estava de olho nele. Com o Império de um lado e os rebeldes do outro, já sabemos o que se pode esperar.

John Jackson Miller, mais uma vez, me ganhou com a sua escrita. Depois de demonstrar muito talento no livro Kenobi (resenha), ele também esbanja qualidade no cânone oficial de Star Wars. Com uma escrita leve e bem fluída, John consegue deixar as cenas de ação ágeis e interessantes. Não obstante, também consegue trabalhar muito bem o clima de investigação e suspense na obra.

Além disso, o autor se destaca por construir bons personagens. Cabe a ele apresentar o início dos personagens Kanan e Hera, já conhecidos do desenho. Obviamente, o autor manteve as características apresentadas na TV, contudo, vai além, mostrando porque os protagonistas agem daquela forma. Conseguimos entender bem suas dores e anseios, o que deixa a obra muito mais completa. Aliás, consegue até mesmo superar em qualidade a famosa animação.

“Privacidade? Ainda na mocidade, Zaluna considerava um conceito bobo. Ou a pessoa guardava os pensamentos na cabeça ou espalhava de uma vez. A única diferença entre um sussurro e uma transmissão intergaláctica era de cunho técnico. Um interceptador com os meios para escutar algo tinha todo o direito de fazê-lo” (p. 60).

Além disso, novamente, o autor consegue criar um ótimo vilão. O Conde Vidian é cruel, gananciosos, inescrupuloso e um ótimo estrategista. Ou seja, ele tem todos os ingredientes para cativar quem gosta do lado sombrio. Além disso, a sua aparência faz lembrar um pouco o ícone de série: Darth Vader.

Outra característica que me agradou demais foi a maior realidade da trama, indo além do que geralmente a série vai. Apesar de trabalhar o lado fantástico e da ficção, vemos muitos ingredientes do mundo real: disputa por matérias primas, o acirrado mundo dos negócios e a logística por trás da guerra.

Se todo o enredo ajuda, a parte física da obra é a cereja do bolo. Temos uma capa belíssima, uma diagramação muito bem feita, letras e espaçamento confortável e uma boa tradução e revisão. Ou seja, não há o que reclamar da obra. É sentar, pegar seu sabre de luz e aproveitar todo o livro.

“Aos olhos dos oligarcas corporativistas, alianças políticas eram como trocar de roupa” (p. 70).

Com tantos pontos positivos, fica impossível não indicar a obra. Certamente, mesmo quem não é fã de Star Wars aprovará o livro.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/06/resenha-um-novo-amanhecer.html

Marlon Brito 13/11/2015

Uma Introdução ao Universo Expandido
John Miller não é nenhum marinheiro de primeira viagem, já escreveu para grandes franquias como Star Trek e Mass Effect, o gênero não lhe é desconhecido e isso ajuda na narrativa. Poucas vezes a leitura foi cansativo e quando aconteceu foi em um trecho ou outro. Um Novo Amanhecer é uma boa historia e nos deixa familiarizados com o dia a dia do Império, suas forças de expansão e como gerencia os recursos das galáxias que domina. O grande forte da historia é ver um mundo pós guerras clônicas, um mundo sem Jedi's. O que aconteceu depois da ordem 66 e como isso impactou a vida de jovens Padawans como o Kanan. Podemos ver as tentativas iniciais nos anseios de Hera pelo inicio de uma verdadeira rebelião e como pessoas comuns se tornam heróis simplesmente porque estavam no lugar errado e na hora errada. Star Wars - Um Novo Amanhecer é leitura recomendada. Vale a pena!

Fernanda 09/11/2015

Resenha: Star Wars Um novo amanhecer
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/11/resenha-star-wars-um-novo-amanhecer.html

phendragon 13/10/2015

O INICIO DA REBELIÃO
Simplesmente de tirar o folego!!!

A história de UM NOVO AMANHECER já faz parte da linha Novo Cânone, isto é, em breve poderemos ver as aventuras dos personagens KANAN E HERA, em quadrinhos, animações ou até mesmo nos filmes. A história se passa alguns anos após o assassinato de todos os Jedis em Coruscante e os que sobraram são caçados e mortos quando encontrados. Kanan, nosso herói é um cara bronco, que trabalha em atividades que representam risco e perigo pra si mesmo, sempre atuando como um salvador. Quando acha que está gostando demais de um lugar, significa que esta na hora de mudar. É o que acontece quando o Império chega a GORSE com o objetivo de aumentar a produção de torilídio (metal essencial para a produção das naves da frota).

As decisões de Kanan mudam radicalmente quanto ele cruza o caminho de Hera Syndulla. Tem então uma das mais vibrantes aventuras de Star Wars que eu já li. Correria do começo ao fim, com ações improváveis e muita aventura.

Não posso deixar de falar que os intervalos importantes entre os capítulos são marcados por aquela página com uma foto do planeta e sua lua, e as manchetes no Holonoticiário Imperial, que faz a história ficar ainda mais eletrizante.

Gostaria também de ressaltar o excelente trabalho da editora Aleph a frente das publicações de Star Wars, propiciando aos fãs e aos que estão chegando, todas as explicações necessárias para entender o universo, seja a parte LEGENDS ou o NOVO CÂNONE, a editora se preocupa em esclarecer todas as dúvidas sobre o universo. Além de manter um contato muito forte através do FACEBOOK, eles também fizeram um post dedicado a explicar exatamente todo o universo e datando tudo pra ficar extremamente claro e fácil de entender. Vejam no link http://www.editoraaleph.com.br/linha-do-tempo-starwars/

Falar apenas recomendadíssimo é pouco, afinal, com todo esse cuidado com o leitor, fica impossível não amar ainda mais as histórias de Star Wars. E claro, espero mais aventuras dessa dupla muito interessante.

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/10/star-wars-um-novo-amanhecer-john.html?showComment=1444750913569#c144688702147818553

Grazi Comenta 14/09/2015

o livro se passa basicamente numa lua do planeta Gorse tendo como protagonista Kanan Jarrus, um Jedi que sobreviveu ao Episódio III: A vingança dos Sith. Eu sou uma jovem padawan no que envolve Star Wars porque não vi a trilogia I, II e III e não costumava procurar sobre o assunto até a Aleph começar a lançar a série do universo expandido, então eis minha surpresa que mesmo não tendo visto essa parte da história, este livro não me pareceu estranho ou até desinteressante. Pelo contrário: achei-a rica em detalhes e bem escrita. Bom, Jarrus vivia de planeta em planeta pegando bicos perigosos até chegar a ao atual emprego numa empresa de extração de Torilídio. Então aparece o Conde Vidian, um ”emissário” imperial responsável pela mineração.

Confira o resto do texto no blog!

site: http://cantaremverso.com/2015/09/13/resenha-dupla-star-wars-ascensao-da-forca-sombria-um-novo-amanhecer/

Café & Espadas 11/09/2015

Resenha Star Wars - Um Novo Amanhecer
Quem está acompanhando o Café & Espadas nesses últimos dias viu que postamos a primeira parte de um artigo sobre o universo expandido de Star Wars.

Esse grande aglomerado de histórias paralelas aos acontecimentos dos episódios cinematográficos rende muito pano para a manga em vários aspectos, principalmente quando o assunto é origem de personagens.

Em setembro de 2014 foi publicado no mercado norte americano o livro A New Dawn, escrito pelo ótimo autor John Jackson Miller (autor do também ótimo Kenobi). Um Novo Amanhecer marca o início da publicação de obras do novo cânone de Star Wars aqui no Brasil pela Aleph. Essa edição conta com a tradução de Caco Ishak e com o padrão de diagramação de todas as obras da saga publicadas pela editora até agora.

Esse livro introduz dois personagens que, seguindo a timeline desse novo cânone, irão liderar o grupo de rebeldes que protagoniza a série animada Star Wars: Rebels. Os eventos deste livro se passam 10 anos após o Episódio III – A Vingança dos Sith e cinco anos antes de Rebels e tem como seu palco principal um planeta e a sua lua.

Kanan Jarrus é um humilde mineiro que vive em Gorse, um planeta lamacento, subdesenvolvido e mergulhado em uma noite eterna (por conta da ausência de movimento de rotação). A principal atividade comercial desenvolvida neste local é a mineração de torilídio, um mineral essencial para a fabricação dos destroyers imperiais, isso faz dele uma fonte crítica e de suma importância para o abastecimento de matéria prima para o Império. Porém, a minas de Gorse já foram saturadas, e toda a força de trabalho agora é direcionada para a sua lua, Cynda, também rica em torilídio.

A mineração em Cynda é controlada por Conde Vidian, daquele jeitinho bem a moda imperial que já conhecemos. Vidian é um ciborgue que faz qualquer coisa para ampliar seu prestígio ante os líderes imperiais e ao próprio imperador. Ao descobrir o quanto Gorse e Cynda podem ser vitais para a frota naval de destroyers, ele decide monitorar de perto a extração de torilídio, auxiliado pela capitã Sloane, que comanda a nave Ultimatum e sempre questiona consigo mesma esses métodos de administração do imperador.

Quando o ímpeto de Vidian vai de encontro com Kanan, o embate se torna inevitável, principalmente pelo fato de Kanan ser na verdade um Jedi que foi exilado após a Ordem 66. Junto de Kanan surge a Twi’lek Hera, uma misteriosa espiã que está tentando colher o máximo de informações possíveis sobre Vidian e desmantelar todo o esquema de exploração imperial que, segundo Skely (um veterano das guerras clônicas e um especialista em explosivos) irá levar toda a estrutura de Cynda à destruição, e consequentemente, Gorse também.

Um Novo Amanhecer tem o enredo solto, sem firulas. Apresenta cada personagem no momento correto e os explora na medida correta, características da escrita e da construção narrativa de Miller que podemos observar também em Kenobi.

Uma característica da escrita do autor é a capacidade que ele tem de incorporar elementos mais apegados a realidade no meio do mundo fantástico, tirando Star Wars da caixa da fantasia e mostrando que há um mundo bem incorporado de negócios e logística por detrás das batalhas entre jedi e Sith e as guerras entre Império e Aliança Rebelde.

A obra está recheada de personagens interessantes. O próprio Kanan inicialmente passa o ar de ser um anti-herói, um jedi que foi posto em exílio e ele mesmo renegou a natureza de seus ensinamentos, a serenidade e elegância dos jedi, e até mesmo a própria Força. Já Hera é uma incógnita: não fica muito clara durante grande parte da narrativa a sua real motivação contra o império, mas mesmo assim ela cativa com sua beleza e leveza, rendendo ótimos momentos de tensão. A relação entre Kanan e Hera vai sendo construída aos poucos, mas de forma muito coesa e sem exageros emotivos.

Vidian é um vilão inédito no Universo Expandido. Não tem aquela postura estrategista como a do Almirante Trawn, ele está mais para a representação do “punho de ferro” do Império. Mesmo assim, ele tem suas próprias razões e rancores, isso faz do Conde um personagem que pode ainda ser muito bem aproveitado.

Um Novo Amanhecer está ligado a Star Wars: Rebels, porém não leia esse livro esperando o tom um infantil da série de animação. Miller nos conta em sua historia a origem do grupo de rebeldes em um roteiro redondo e sem se perder em tramas paralelas. Além disso, esse é um bom titulo para quem está iniciando a sua jornada pelo universo expandido e também nesse novo cânon de Star Wars. Sorte nossa que podemos ver esse novo começo bem nos seus primórdios e com essa história tão divertida e eletrizante em mãos. Leia o quanto antes.

site: http://cafeespadas.com/?p=3412

1 | 2 | 3 | 4 | 5