Meu Erro

Meu Erro Cinthia Freire

Resenhas - Bela Surpresa

Alana N. 01/11/2020

Meu erro foi acreditar que essa seria uma boa história de amor. (Ou pelo menos o tipo de amor que acredito valer a pena.)
“Meu erro” é um livro... Que vai ser difícil falar sobre.
Acho que vale dizer que não é um livro mal escrito. Dá para ler, quesito fluidez, com muita tranquilidade. A autora tem um ritmo narrativo muito retilíneo e gostoso de acompanhar. Mas os elogios acabam aqui.
Infelizmente esse casal me incomodou MUITO. Sei que ambas as tramas, separadamente, precisam de espaço para discussão, mas a escolha de juntá-las não foi muito boa. Eu ia avançando na leitura e o meu alarme de “CORRE QUE É FURADA!” não parava de berrar, e isso nunca é legal.
Essa concepção de que o amor tudo pode, de que é necessário fazer sacrifícios (principalmente nos níveis em que foi apresentado aqui), e essa dependência sentimental não é uma coisa boa para se passar adiante. Não é saudável, nem bonito ou romântico. É só problemático. E justamente por não concordar com a visão “afetiva” da história, é que não consegui gostar da mesma.
Enfim, não vou ficar falando mal, porque não adianta. Infelizmente muitas pessoas vendem/acreditam nessa concepção de amor e não sou eu quem vai mudar isso. Apenas mantenho meu posicionamento e torço para que as pessoas, pouco a pouco, aprendam a viver/esperar por um amor mais saudável. É isso.
Jessie 07/01/2021minha estante
Muito obrigada pela resenha, Alana. Importa muito para mim essas questões. Quero cada vez mais ver histórias de amores saudáveis.

Larissa3666 03/05/2022minha estante
Acabei de concluir a leitura e concordo plenamente com você. Esse livro incentiva dependência emocional. Sem falar que esse amor repentino que eles sentem um pelo outro é pura fantasia

ELAINE44 08/08/2022minha estante
Tbm concordo plenamente. Achei muito forçado a relação deles. Não consigo acreditar nesse amor que foi sim muito repentino. Praticamente ele trocou um vício por outro. Ficou totalmente dependente dela.

Paula Malisia 03/06/2021

Um livro com altos e baixos mas que por todas as razões possíveis me apaixonei pelo casal e recomendo muito

FerNan_books 04/05/2021

Meu Erro
Esse foi o meu primeiro contato com a Cinthia Freire e tive uma boa surpresa, quando terminei o livro descobri que a autora é brasileira! Comprei as cegas e eu não tinha reparado nisso, adoro quando leio autores do nosso país!
Agora sobre o livro, gostei bastante da escrita dela, a história tem uma temática bem interessante e atual, os personagens são ok, porém achei muitooooo maçante. O livro poderia ser 1/3 menor e muitas páginas serviram só para crescer a espessura do livro. A história é bem repetitiva, sem ter surpresas ao longo do que eu lia, cheguei a ficar bem entediada e querendo que o livro terminasse logo. Com certeza se fossem menos páginas seria bem melhor. Eu ia dar 3,5 estrelas, porem o finalzinho do livro fez com que eu subisse mais meia estrela.

joana 26/05/2017

2.5 Quase abandonei mas sofri até finalizar
Sabe aquele livro que todo mundo te indica e você percebe que são amigos da autora mas vai e se joga na fé. Aconteceu com " Meu erro".
Logo de cara deu pra ver que vinha mais um clichê de homem torturado com segredos e que usa essa ferramenta para poder fazer tudo com a moça. Nada contra clichê romântico, mas tem alguns que cansam o leitor.
Quando alguém como eu, que tem leitura diaria é mais fácil ficar cansada do rumo que muitos livros têm.
Meu erro é mais um livro com segredo do protagonista que é usado em cenas de machismo puro e onde a moça volta. Uma história que precisei fazer paragens na leitura por cansar esse vai e vem dos dois que ficou chato. Estava quase pra desistir da leitura, mas continuei.
Rasa sem muito que me faça lembrar. Com tantos livros bons precisamos escrever histórias novas.
Não deu para mim.
Paulinha 26/05/2017minha estante
Também senti isso. Avaliei 3 estrelas porque a escrita dela é boa, mas ficou as atitudes dele foram erradas.

Sabrina @sassenach_literaria 26/05/2017minha estante
Eu particularmente amei o livro. :)

joana 26/05/2017minha estante
Paulinha foi isso. Autora sabe escrever mas casal mais sem graça.

joana 26/05/2017minha estante
Meninas na Literatura também queria ter amado. Gostado já estava bom mas não deu. Foram muitos detalhes que não deram liga na história. Cansada de mocinhos que usam traumas para ter atitudes que não são normais mas mulheres aceitam.

Carol Santana 26/05/2017minha estante
Você como eu é uma das poucas pessoas que não gostou desse livro. Eu particularmente li uns 80% com muito esforço mas não aguentei terminar...

Izzy Ferrer 26/05/2017minha estante
Só de ler a sinopse me dá sono. Cansada desse povo quebrado nos livros. O pior é a tentativa de poetizar todas as falas é simplesmente zzzzzz

Ana / @muitomaisquelivro 27/05/2017minha estante
Concordo plenamente, o segundo é mil vezes melhor!

joana 27/05/2017minha estante
Carol Santana também fiz esforço.

joana 27/05/2017minha estante
Izzy gosto de personagens quebradas mas com consistência. Livros que sigam rumos diferentes e não mesmice de personagens iguais. Cansada de homens literários com machismo encoberto por estarem quebrados como se permitisso tudo. Quando é a garota todo mundo cai em cima por ela ser um saco. Tem autores que escrevem poética do muito bem. Colleen Hoover, Amy Harmon, Brittainy C.Cherry mas sabem fazer.

joana 27/05/2017minha estante
Paula, segundo avaliei 3.5 estrelas. É melhor mas mais uma vez tinha história com muitas situações que li em tantos outros livros. Não amei. Mas parece que muitas pessoas gostaram. Minha opinião não vão mudar nada, mas fico sempre curiosa quando vejo um livro assim raso recebendo 5 estrelas como sendo único quando não é. É igual a muitos NA do mercado.

Ana / @muitomaisquelivro 28/05/2017minha estante
Entendi, talvez ele tenha me tocado em alguma questão! Não sei falar, mas mexeu comigoKkkk livros são sempre assim né, ou seja apenas q não li muitos com esse tema. Mas respeito sua opinião

Bianca.vigevani 05/08/2021

Lindo!
Não é um livro fácil, não é um enredo bonito. Não tem temas leves, não é uma sessão da tarde. É tudo muito o contrário de tudo isso.
Uma história com possíveis gatilhos, nos envolvendo igual à rosa fez com o rouxinol... E mesmo assim é um livro lindo, com uma leveza gigante, abordando temas pesadíssimos e incômodos.
É um casal quebrado, que encontra no outro a vontade de se reconstruir e recomeçar. Não vai ter gargalhadas, mas no fim tem um coração quentinho. Uma mente pensativa e um novo olhar sobre outros e talvez de si mesmo.
Isabelle.Reis 03/10/2021minha estante
amg eles ficam juntos no final? eu nao sou desgraçada da cabeça eu preciso saber pode dizer

Isabelle.Reis 03/10/2021minha estante
obrigada já posso ler em paz

Ju Martins 10/01/2021

Meu erro foi ter levado esse livro adiante
A escrita não é das piores mas também não surpreende.
Sinceramente foi torturante ler até o final porque a história tem muitos problemas. São tantos que se fosse escrever todos a resenha ficaria gigantesca.
O relacionamento deles é de extrema dependência o que não é nada saudável.
Alguns diálogos são muito forçados e fora do natural, é uma repetição de meu anjo, inferno, meu amor, minha rosa, etc...
Enfim, uma melação excessiva que cansa ao longo da leitura.
Achei legal introduzir os problemas que cada personagem carrega mas foi trabalhado de forma irreal, a resolução em alguns casos foi bem simples e nada profunda.
Muitos pontos da história, principalmente brigas foram irrelevantes e desnecessárias.
Enfim, esse livro não foi pra mim, acho que tem potencial pra ser bom mas falta muito. Ainda tem muita romantização de relacionamento tóxico o que pode ser má influência para pessoas jovens e que não sabem diferenciar.
Pra finalizar, nos 90% tem um plot bom mas aí já é tarde né.

Sayuri 09/01/2022

Reflexivo.
"As pessoas não têm ideia da gravidade de uma doença psicológica. O fato de sofrer em silêncio e de se isolar, às vezes mascara o problema e faz com que o doente seja tratado como uma pessoa fraca. O silêncio é o maior inimigo de alguém que sofre desse mal. Ele nos cala, nos aprisiona, nos impede de mostrar o quanto precisamos de ajuda. Eu não sou fraca, nenhum de nós é fraco. Mas precisei chegar ao fundo do poço para descobrir isso."

Apesar de o livro ser um pouco redundante em alguns pontos, trás temas de assuntos como traumas, violência, suicídio, julgamentos e amor que disperta a curiosidade no leitor.

Rose 28/09/2020

Carol e Gabriel tem fantasmas que os atormentam e atrapalham suas vidas.

Após um trauma sofrido, Carol entra em depressão e desenvolve síndrome do pânico. Sua vida que até então era totalmente normal para uma jovem de 16 anos, muda radicalmente. Ela se fecha em seu mundo e passa a ter medo de tudo e de todos.

Hoje, após anos de tratamentos, terapias e remédios, ela está melhor. Faz faculdade, divide o apartamento com uma amiga e consegue levar a vida longe dos pais. Sabe que não está curada, assim como sabe que venceu algumas batalhas e tem outras a vencer.

Após uma perda dolorosa, Gabriel entra em um processo autodestruivo que parece não ter fim. O relacionamento com o pai não existe, e foi afastado de sua irmã por conta de seus problemas. Álcool, drogas e sexo são suas companhias, além de seu fiel amigo Alan. Gabriel só quer esquecer, e quem sabe morrer neste processo.

Quando o caminho deles se cruzam, eles percebem que a vida pode ser mais do que estão tendo.

Cheios de medos e com os amigos contra, eles começam uma relação que tem tudo para dar mais do que errado.

Enquanto Carol tenta lidar com o mundo do vício das drogas e não perder o pouco que conquistou no processo, Gabriel luta para se manter limpo e ser o homem que Carol merece.

Com problemas e medos reais, estes dois vão precisar buscar no amor que sentem a força para seguirem lutando.

Com vários tropeços e derrotas, a cura vem de dentro para fora, começando pela mente. Será que eles conseguirão? Serão eles um ponto de apoio quando o outro tropeçar? Ou ambos se destruirão pelo caminho?

Há tempos que estava querendo ler este livro, e esta semana não deixei passar. Um enredo tenso, dramático, carregado de sentimentos. Quis proteger ambos a todo instante e o medo do que poderia acontecer foi minha companheira constante.

Mas não vemos apenas isso. O livro trás lindas cenas de amor, amizade e perdão. É difícil não se emocionar e torcer por esta dupla. Livro que recomendo.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites

Gisele 17/07/2020

Complicado e Intenso.
Acho que essas palavras resumem esse livro.

eu não sei nem por onde começar do tanto de coisa errada que esse livro tem e pode passar para as pessoas erradas.

pesado, carregado e intenso.
mas...

eu gostei. gostei da escrita, gostei do enredo dos personagens até dos personagens secundários eu gostei.
acho que se você levar mais para o lado da ficção do que como exemplo pra vida, dá pra entender melhor o que a escritora quis passar, por mais errado que isso seja.

achei sim a mocinha dependente e o mocinho só faltou desmaia junto com ela. mas eu achei a química, o amor e romance que sem dúvidas Cinthia conseguiu passar.

eu só não dou 5 estrelas pois eu achei que no final usar o amor deles como exemplo foi muito errado. sinceramente se duas pessoas na vida real ficassem juntos ia ser tragédia na certa, dependência em qualquer coisa não é bom, imagina em outra pessoa.

eu recomendo, porem leia sabendo que isso é apenas uma estória, e que não deve ser levada para a vida real.

Eu simplesmente devorei esse livro em um dia.

Andressa 19/05/2017

Eu tenho tanta a dizer sobre esse livro que está difícil para mim colocar os pensamentos em ordem. Mas vamos tentar.

Eu conheci a Cinthia Freire graças a uma amiga, que junto comigo administra um grupo de leituras no Facebook. O primeiro livro que eu li da autora foi Um Novo Amanhecer que apesar de eu ter encontrado falhas, eu gostei bastante.

Logo, é claro que eu leria outro livro dela, então escolhi Meu Erro. Ao ler esse livro tive a impressão que a autora de inspira em livros que já fizeram sucesso para criar suas história. Por exemplo, em Um Novo Amanhecer conhecemos dois jovens que se apaixonam e que mais para frente, o menino descobre que tem câncer e passa a lutar pela vida junto com sua namorada. Isso me lembrou demais A Culpa é das Estrelas. Em Meu Erro temos o casal Gabriel e Caroline. Gabriel, ou Gabe é um jovem de 19 anos que teve vários problemas na vida desde pequeno e com isso, se tornou uma pessoa agressiva. Resolveu jogar tudo pro alto e vive a vida de maneira descontrolada com farras noturnas e uso de drogas. Como o próprio personagem diz várias vezes, ele escolheu viver no inferno.
Caroline, ou Carol é uma menina da mesma idade, que também teve problemas na vida, mas que está tentando superar a cada dia, e está conseguindo fazer isso com sucesso.

Pois bem, logo no começo do livro após brigas e confusões os dois se encontram e se apaixonam. LOUCAMENTE. São quase 400 páginas de idas e vindas, de brigas, descontrole e um amor exagerado. E isso me lembrou Belo Desastre. E não, eu não estou dizendo, de maneira alguma, que Cinthia Freire copiou histórias que trouxeram dinheiro para as editoras que a lançaram, pelo contrário, ela consegue levar as suas histórias por outros caminhos. Caminhos diferentes que esses livros levaram.

O que me deixou decepcionada nesse livro em particular foi o quão forçado tudo aconteceu. Carol e Gabe são duas pessoas que mal de conhecem e se apaixonam PERDIDAMENTE. Tipo aquelas pessoas que dizem – “sem fulano eu não vivo. Fulano é o ar que eu respiro e blá blá blá”. Sério, quando eu lia algo do tipo – “é por ele que estou fazendo isso, é ele que me dá forças, é por ela, apenas por ela” eu queria gritar – “Nãaaaaaao!! Faça por você!”
Em muitas vezes eu revirava os olhos lendo. Sem contar que, pelo uso das drogas, Gabriel se torna uma pessoa extremamente agressiva, e Carol não sente um pingo de medo dele. Nunca. Muito pelo contrário. Ele e seu menino P-E-R-F-E-I-T-O que só precisa se encontrar.
Também senti falta de outras histórias dentro da principal. Temos algumas narrativas do romance de Veronica que é amiga de Carol e Fábio, mas grande parte do livro é Gabe e Carol enfrentando problemas e fazendo juras de amor eterno um ao outro.

Nessa narrativa, temos o “mistério” do porquê Gabriel se tornou esse “caso perdido” e eu juro pra vocês: em nenhum momento da história eu fiquei curiosa para saber o que tinha ocorrido. E quando descobri, pensei: sério isso??
Sem contar que o cara parece um psicopata. Segue a garota em tudo quando é lugar. Eu fiquei muito mais impressionada com o que houve com a Carol do que com o Gabriel. Aliás, ela finalmente contando o que aconteceu com ela, foi a única parte que eu realmente gostei.

Acho que o pior de tudo isso, é que eu gostei do enredo da história. Só acho que a autora não soube levar. Moramos em um país onde vários jovens tem problemas com drogas e eu achei que esse seria um bom tema. De uma pessoa tentando se levantar. Mas isso não acontece. A autora colocou um personagem, agarrado ao seu “anjo” – Carol e buscando nela, forças para se levantar.
Acho que se o amor deles tivesse se desenvolvido aos poucos, isso ficaria muito melhor, mas não. Acabaram de se conhecer e já juravam amor eterno um ao outro.
Luzimeire 19/05/2017minha estante
Respeito profundamente teu ponto de vista, mas eu particularmente só tenho amor por esse livro. Amo o casal Gabe e Carol! E quanto a tu sentir falta de outras histórias, a Cinthia não poderia fazer isso, pois o livro é uma série. Em cada livro da série veremos as histórias dos outros personagens, como por ex: Em Meu Erro, conhecemos a história da Carol e do Gabe, em minha Rendição, conhecemos a história do Vinícius e da Poly, em Minha, conhecemos a história dos pais do Gabe e assim, segue a série Segredos, tendeu?

Andressa 24/05/2017minha estante
Luzi, eu entendo quando você diz que a autora não focou em outros personagens, pois ela faria isso em outro livro, mas ela poderia ter direcionado para outros lugares. Sei lá, a Carol poderia ter mais amigos, ter mais diálogos com eles, cenas com ela na faculdade... sei lá. Mas era só Carol e Gabriel. Gabriel e Carol. Isso deu um pouco no saco.

paula 26/05/2017minha estante
Disse tudo que pensei na leitura. Muito decepcionada.

Debora.Silva 13/11/2020

Meu erro
Gabriel e Carol, são personagens tão sofridos, que tem seus fantasmas e mesmo em toda escuridao encontram um caminho para se ajudar, fortalecer, e lutar um dia de cada vez, superar os obstáculos e viver o que tem de mais bonito dentro de si mesmos, superação, força, garra, um livro que só tem a nos ensinar, e muito amor por esse livro, esses personagens, essa história cheia de reflexões e ensinamentos. Amei demais

Isabela87 05/11/2020

Gabe & Carol
Os livros da Cinthia sempre me trazem um misto de sentimentos e reflexões incríveis, e não poderia ser diferente nesse. Gabe e Carol me conquistaram desde começo, foi incrível ver as dificuldades enfrentadas e o amadurecimento dos personagens. Aqui temos a chance de ver as lutas diárias de um dependente químico que luta contra o vício mesmo não acreditando mais em si mesmo, guiado pelo amor incondicional por uma mulher fragilizada que se tornou a luz de sua escuridão.