O vilarejo

O vilarejo Raphael Montes

Resenhas - O Vilarejo

Maíza | @maizatavares_ 13/10/2020

"O pecado nos mata"
No livro de Raphael Montes, são apresentados 7 contos aos leitores, cada um baseado num demônio, cada demônio responsável por 1 pecado capital. Neles podemos encontrar Belzebu(gula), Leviathan (inveja), Lúcifer (soberba), Asmodeus (luxúria), Belphegor (preguiça), Mammon (ganância) e Satan (ira).

O Vilarejo é um lugar totalmente isolado e cercado por neve; onde não há comida, solidariedade ou companheirismo. Com a nevasca, somente restou fome e desgraças. Muitos dizem que é um lugar amaldiçoado em decorrência das tragédias que ocorreram ali, violência, mortes e barbáries entre vizinhos e famílias (após aparições de um velho corcunda na região).

Em relação ao desenvolvimento da obra: os contos são diretos e impactantes, não há tantas descrições de cenários ou ambientações. Porém nada disso importa, pois o foco das histórias é retratar as coisas que os humanos são capazes de fazer e, em alguns casos, as consequências de suas atitudes pecaminosas. Raphael mostra que os humanos são seus próprios demônios, que o mal habita neles e que, em situações e sentimentos extremos, também são capazes de atos extremos. “[...] nunca inseri o pecado ou mal nas pessoas. O mal já estava lá. Eu apenas o potencializei”.

Mesmo o escritor tendo traduzido os contos do cimério para o português, fiquei encantada em como ele pôde deixar a história tão interessante ao ponto de me fazer devorar o livro em 1 dia só. Pensei que iria sentir medo, mas não senti. Há sim partes de violência extrema e, com os detalhes, torna-se possível imaginar os personagens fazendo atrocidades com outras pessoas. Ainda sim, a vontade de ler mais foi maior do que a repulsa das cenas.

Dentre os 7 contos, os que eu mais gostei foram: Leviathan, Asmodeus e Satan, por ter me surpreendido com o desenvolvimento do enredo. Por outro lado, os que menos gostei foram: Lúcifer e Belphegor, por me senti muito incomodada pelos personagens e atitudes racistas nesses dois contos. Mesmo interpretando que eram os personagens mostrando o pior que havia dentro de si, não deixou de ser agoniante. Creio que esse era um dos propósitos do escritor.

Por fim, o final é um tapa na cara. Bom por demais, conciso na medida certa, responde dúvidas que aparecem acerca do primeiro conto, conecta as histórias e que ainda traz reflexões para o leitor. Definitivamente, é um livro que não se deve esperar por nada que envolva felicidade.

Dani 01/07/2023

Macabros
São contos baseados nos 7 pecados capitais que contam a história do fim de um vilarejo.
Cada conto é mais sinistro que o outro, cheios de maldade, momentos sangrentos e reviravoltas.
Além disso é muito rápido de ler.
O livro é fisicamente bonito, todo ilustrado.
Me surpreendeu muito, recomendo para quem gosta de histórias macabras e chocantes.

Amanda2360 26/02/2024

Macabro demais!
Cara que livro interessante vc começa ler e vai ficando cada vez mais chocado com o decorrer das histórias uma mais macabra q a outra,e a amarração de todas no final muito bom.

GabrieIaMaisa 11/12/2023

Incrível
Os contos são interligados, assombrosos e refletem os pecados capitais e escancaram a crueldade humana. O desfecho é maravilhoso. E mais uma vez uma escrita impecável do Raphael.

luizbrbs 27/11/2023

Que livro maldito! No melhor dos sentidos, claro. Rápido, fluido e uma reviravolta no final bem interessante. Amo histórias macabras que parece que o escritor não tem limite nenhum, rs.

Isabela Polezel 01/10/2020

Eu amei o livro uma mulher no escuro, do Raphael Montes, então comecei a ler com a expectativa altíssima!! E nas primeiras páginas comecei a desanimar e não dar nada para ele, mas eu estou chocada do quanto é bom esse livro.
São contos, por mais que o próprio autor diz que não precisa de ordem, acredito que fez muito mais sentindo ler na ordem e refletir em como o ser humano é cruel e egoísta, principalmente egoísta! Eu tô em choque com esse livro, MEU DEUS

Fabi.Filippo 02/04/2020

Primeiro livro do autor que eu leio
O livro estava gratuito no Kindle e resolvi baixar para ler quando surgisse a oportunidade. Surgiu praticamente uma semana depois. Meu afilhado por indicação minha começou a ler e queria comentar o livro, ele estava curtindo bastante. E li rapidinho.
O autor já nos envolve desde o prefácio, diz que uns manuscritos foram enviados a ele por um funcionário de um sebo. Estava numa língua estrangeira e que ao pedir a um especialista naquele dialeto que o ajudasse na tradução ouviu um sonoro não e ainda dá a entender que ele não deveria traduzir a obra.
Ele insiste e o máximo que consegue arrancar do tradutor é um dicionário daquela língua.

O livro é composto por 7 contos , todos passados dentro de um Vilarejo, com histórias interligadas. Cada conto recebe um nome que faz ligação com um pecado capital. E cada protagonista tem aquele pecado como característica, e o mal praticado por cada um é aquele pecado exacerbado.
São contos macabros, com algumas reviravoltas inesperadas por mim.
Um deles em especial está intimamente ligado ao posfácio. Uma menina gêmea , com uma mancha avermelhada no rosto, que sonha ser escritora e comete um crime. Durante um período difícil naquele vilarejo , ela foge para sobreviver.
Após amarrar todos os pontos no último conto, o autor diz no posfácio que fez contato com a bisneta da autora dos manuscritos e depois de certa insistência ela respondeu de maneira desconfortável que sua bisavó veio de uma região da Cimeria fugindo de uma guerra civil, morreu de maneira sofrida e ao pedir uma foto não há como não associar aquela figura com uma das protagonistas de um dos contos .
Ponto para o autor que nos faz perguntar se aquilo realmente aconteceu.

paula 25/06/2021

meu deus? amei demais. raphael montes te amo

laetitiatkk 31/12/2022

Se Raphael Montes tiver 0 fãs é porque já estou morta.
Genial, apenas genial. O Rapha brilhou tanto aqui que nem sei explicar. Achei muito bem feito, o encaixe das histórias e a possibilidade de o leitor criar teorias sobre elas, visto que o início já diz sobre o final trágico do vilarejo. Além disso, a contribuição enorme das ilustrações, pelo Marcelo Damm, acrescentou demais aos contos.
E a apresentação do Raphael como tradutor de um livro e não escritor dele foi algo mágico de ler, fiquei ainda mais fascinada. A leitura é perfeita para fim de ano :) levinha que só, o livro é bem pequeno, um dia e já acabou (triste). Sobre o final... potente, mas com brechas, então o leitor que se vire mesmo, vai ficar sem saber ?
Bem, não tenho muito a dizer além de que é daquele tipo de livro que dá gosto de ler. Leiam Raphael Montes, por favor! Alimente um escritor nacional.

"Perceba, Antole, que nunca inseri o pecado ou mal nas pessoas. O mal já estava lá. Eu apenas o potencializei. [...] O pecado nos mata, meu caro Antole. Não importa quanto tempo seja preciso. O pecado nos mata."

P.S.: A diagramação desse livro, por Deus, quase entrei em êxtase.

Wilgner 18/09/2020

O livro apresenta 7 contos onde cada um deles um demônio interferiu na vida de alguém potencializando o pecado que a pessoa mais cometia. Pode-se ler na ordem que quiser e no fim de cada conto se tem alguma referência de outro.

LisboaPB 28/03/2020

Uau. Deu calafrios no final kkk. É ilustrado e rápido de ler. Vale a pena.

Fernanda.Cabral 01/06/2021

Diferente...
Foi uma leitura bem a parte do que ja conhecia do Raphael, fluída e muito interessante. Recomendo essa leitura pra quem está com aquela falta de tempo pra ler ou ressaca literária.

@leiturasdabreh 10/03/2021

Livro com gatilhos!
Um livro bem pesado e viceral que tem seus 7 contos interligados por acontecerem no mesmo vilarejo e um acaba complementando o outro.

Indico para as pessoas que gostam de terror, pois tem gatilhos e é um livro bem pesado.

Sabrine Amalia 26/04/2020

Os meus demônios
Até aonde o ser humano é capaz de chegar para suprir seus anseios?
Como os pecados são demônios da alma, somos controlados ou os controlamos?
Quem dera pudéssemos ampliar nossas visões e sermos controladores de desejos do ego.
Vinícius Alves 26/04/2020minha estante
O final é simplesmente fantástico

LauraValen 05/03/2023

Senti como se estivesse lá
Raphael Montes é um gênio, sério, não sei como este homem consegue escrever uma ambientação tão bem feita... Não tem como não ficar envolvido com tudo o que está acontecendo!