Um Ano Inesquecível

Babi Dewet
Bruna Vieira

Resenhas - Um ano inesquecível

Marcela Sayuri 15/09/2015

Devo estar me tornando muito chata
Digo isso porque... Puts, me decepcionei tanto! E olha que adoro as quatro, e já conhecia o trabalho delas. Não sei se foi expectativa (e creio que não, já que não sou de ficar ansiosa) ou porque talvez eu esteja perdendo meu lado de acreditar - ou ao menos aceitar - em histórias fofinhas em que tudo-no-final-fica-perfeito (o que é terrível também, porque veja bem, tenho quinze aninhos, devia ainda acreditar em lindas histórias de amor).
Mas eu acho que me decepcionei tanto porque meu estilo literário deve estar mudando. Isso, deve ser essa a razão. Veja bem: nunca gostei de romances, por que me convenci de que iria gostar desse?
Depois dessa minha introdução e desculpas, vou falar o que achei:

Conto da Paula Pimenta
Adorei Fazendo Meu Filme! Curti mesmo, e talvez seja porque adoro Cinema como a Fani. E achei bem escrito o conto, por mais que não goste muito de frases prontas e declarações apaixonadas exageradas. A personagem principal me irritou, admito (acho que minha tolerância por personagens riquinhas mimadas e que se sentem injustiçadas se esgotou), e o garoto é um personagem muito querido, mas muito príncipe encantado (e acredite, estou querendo excluir essa resenha já aqui, porque estou me achando muito chata, mas preciso tanto contar o que achei porque tenho essa mania de ter opinião sobre tudo).
Fiquei desejando muito estar no Chile como a Mabel, viajando deliciosamente. Tem começo, meio e fim bem definido, me agradou nisso. É o segundo melhor.

Conto da Babi
De loooooooonge o melhor (sério) e na real o único que eu realmente posso dizer que gostei. Dos quatro contos, este é o mais "pé no chão" e mais cativante. Nada acontece corrido e forçado como os outros três contos (e foi exatamente por essas duas coisas que me desagradou tanto os outros que li). As referências musicais são fofas e de muito bom gosto. A personagem principal tem mexas azuis e usa óculos de grau (adoro) e o cenário é a maravilhosa Avenida Paulista, com MASP sendo ponto de encontro. João Paulo é o mocinho mais legal dos quatro contos, os diálogos não são forçados (amém) e bem engraçadinhos, com referências de Beatles e Los Hermanos que pelo menos de mim arrancou sorrisos.
E eu já disse que não é nada forçado e corrido? Não é nada forçado e corrido! O amor não brotou do nada, eles não acabaram se amando eternamente de um dia para o outro e não há juras de amor eterno! Se eu adorei? Amei! Ficou muito mais romântico e crível que qualquer outro conto.
E posso falar? Esse conto é o que vale o livro. É lindo, e tem um toque de poesia na escrita em 3ª pessoa, com a visão do observador na vida dos dois protagonistas. A estrutura de "um cenário só" e um jeitinho de crônica dessas vidas modernas cotidianas deu uma estética mais madura e refinada comparada com os outros três contos.

Conto da Bruna Vieira
Puts, eu adoro a Bruna! Imagine uma pessoa que eu colocaria na lista "É gente boa pra caramba" e ela estaria lá. Em seus vídeos ela mostra uma doçura que acho um amor. Mas talvez por gostar tanto da pessoa que ela é eu tenha me decepcionado tanto...
Ela caiu no clichê que eu mais odeio: histórias de amores eternos e juras apaixonadas de duas pessoas que em uma semana já estão se amando e namorando.
Gosto de desenvolvimento bem feito entre as relações dos personagens, e não senti empatia nenhuma por eles. A Jasmine, que eu esperava ser super legal (ela tem cabelos cacheados, volumosos e coloridos! Quer ser mais diva?) era tão sem gracinha que parecia coadjuvante de sua própria história. O mocinho, Davi, nem deu tempo de gostar dele e quando vi o conto estava acabando! E ainda tinha competição feminina, coisa que odeio tanto e é tão usado (sempre tem que ter a mina escrota invejosa pra fazer a mocinha sofrer, gente? Até quando?).
As crônicas da Bruna são muito legais, mas os romances dela eu me decepcionei :( espero ter mais sorte com seus livros futuros.

Thalita Rebouças
Fala sério, Talita! Eu que te acho tão legal e me vem com esse conto mequetrefe? E não é por conta das referências de samba, funk ou carnaval. Aliás, solta um samba aí que adoro. Mas achei tão forçado! As três amigas são bem humoradas, mas eu senti que tudo tinha tanto exagero que forçou meeeesmo a barra. Foi o piorzinho, parece um rascunho, e me chateou bastante, porque esperava um conto final que fechasse o livro com chave de ouro.
A parte final do conto foi um exagero só, uns plot twist bem impossíveis (teve gente famosa, barraco na imprensa, artista internacional, tudo isso em volta de três meninas normais) e romance mais uma vez forçado e de juras de paixão a primeira vista e amores eternos em apenas UMA noite, que meu senso gritava: isso está subestimando sua inteligência.

Conclusão: devo estar me tornando em uma pessoa muito chata. Não que eu seja obrigada a gostar de algo, mas me decepcionei de uma maneira, não concordei com tanta coisa que li e tinha vontade de mudar tanta coisa que me senti crítica demais, chata mesmo. O único que gostei foi o da Babi, que aliás, releria de boa porque achei encantador. Talvez eu deva tentar outros gêneros literários, porque livros teens já estão me incomodando com essa temática beirando-ao-conto-de-fadas.
Tenho certeza que teria aproveitado mais se eu tivesse 12 e não 15. Sei lá. E nunca escrevi uma resenha tão grande no skoob :o
Yana 25/09/2015minha estante
Concordo com tudo! O da Babi foi o mais real, eles não se apaixonaram do nada... Foram construindo uma relação. Agora o da Thalita... O que é aquilo? Teve parte que ri muito, confesso, mas que coisa chaaata.

Sol 03/11/2015minha estante
Sua resenha está ótima.
E você não está se tornando chata.
O livro é que é chato e o pior conto foi o da Talita,tão mentiroso,aliás,acredito que essas autoras não convivem com os adolescentes e nem mesmo se deram o trabalho de fazer uma pesquisa.

Beatriz 02/01/2016minha estante
Menina, pensei que eu era a única que tinha me sentido assim! A Mabel me irritou demais, muito mimadinha pro meu gosto, o conto da Babi eu achei um amorzinho

Mariana 09/02/2016minha estante
Genteee!
Temos o mesmo pensamento sobre esse livro. Nunca tinha lido nada de nenhuma das três (só as crônicas da Bruna), mas me surpreendi muito com a Babi Dewet. Acredito que seu conto é mais real devido às experiências com fanfics. Como imita mais a realidade, foge aos contos de "príncipe encantado, final feliz e perfeito" visto nos outros três. Amei! Mas o único que eu aceitaria (e aceitei) mesmo é o da Paula Pimenta, porque também achei bem clássico do estilo. Bom, pra mim o livro poderia ter sido explorado de outra maneira, pois a ideia das estações é bem interessante.

Hemy Gomes 19/07/2016minha estante
O da Babi pra mim foi o mais chato, o da Thalita o mais forçado, o da Paula e Bruna foram os melhores

Cláudia 10/08/2016minha estante
Sim, você é chata. O livro é um amorzinho. Talvez você já esteja velha demais pra ele...

laasmile 28/12/2016minha estante
Concordo! O da Babi foi um amor, amei! O da Paula eu tava com as expectativas láaaa no alto e me decepcionei bastante. O da Bruna e da Thalita foram okay (se bem que eu morri de rir com a narração da Thalita e do cenário incrível que ela criou) porque foram muito irreais. Gente, eles se conhecem há pouco tempo, hello! Ninguém morre de amor assim de um dia pro outro! :p

Larissa 30/03/2017minha estante
Cara, vou concordar e me restringir em dizer que apenas o conto da Babi fez meu coração bater mais forte.

Fernanda 14/06/2018minha estante
Ufa, achei que só eu tinha odiado o da Thalita.

Mariah 23/03/2020minha estante
Eu adorei a proposta das autoras, e não gostei de todos os contos, na época que li acho que não gostei do da Thalita. Mas o livro é bom para se distrair

Nai 10/04/2020minha estante
Mequetrefe msm kkkkk eu fiquei decepcionada,ameiiii os três,pra chegar na última estação e chorar de desgosto !!

Mariah 12/04/2020minha estante
Vdd

Nai 12/04/2020minha estante
Poxa poderia ser algo do tipo um surfista lindo e talls

Mariah 12/04/2020minha estante
Tinha muitas possibilidades para o conto, acho que faltou criatividade fora isso em geral eu achei o livro bom.

Nai 12/04/2020minha estante
Isso,eu tbm ameii

sabrina 14/07/2020minha estante
Concordo perfeitamente, só gostei do conto da Babi e da Paula ??

analeticiarc 27/08/2020minha estante
eu li a muito tempo quando era mais nova (uns 12/13 anos) então na época eu amei o livro e era meu favorito, mas olhando do seu ponto de vista (agora cm 15 anos) eu concordo totalmente, principalmente no conto da Thalita Rebouças pois o final foi muito exagerado com o outdoor e tudo mais kkkkkkkk

Juju 22/10/2020minha estante
Seria 5 estrelas se não fosse pela parte da thalita, nem terminei de ler por causa dessa parte, achei muito vergonhosa

Buttercup 03/12/2020minha estante
Já tem um tempo que li mas concordo muito contigo. Lembro que quando li fiquei meio decepcionada pois estava com minha expectativa lá em cima mas no fim só gostei do conto da Babi! Acredite, você não se tornou chata, é apenas uma opinião (muito comum pelo visto kkk) e eu não te julgo nem um pouco.

ana 01/04/2021minha estante
simmm, acho que ninguém gostou do conto da Talita. mas Babi e Paula fazem esse livro valer a pena ?

sabrina 17/08/2021minha estante
Concordo com tudo serio

Yas 30/08/2021minha estante
Cara e eu que tenho que fazer uma maquete desse livro (sim, uma maquete) e só gostei da 1 e 3 história? Eu odiei a 2 e a 4

Fatinha 04/09/2021minha estante
Concordo!!só escapou o de Paula

Maria 12/09/2021minha estante
concordo com tudo!

malu 03/10/2021minha estante
tô lendo o 2 conto até gostei do de inverno mas que merda é esse do outono

Lzx 11/11/2021minha estante
Eu li os contos e gostei muito do conto da Babi, eu nem comecei o da Talita e já nem gostei. Não tô entendendo nada e me perco nós personagens!

becalp 30/12/2021minha estante
Gente achei os romances muito rasos, sla. Pensava que seria melhor.

Lindybooks 28/01/2022minha estante
Caramba, eu fui dar uma olhada na sinopse desse livro e a primeira resenha que apareceu foi a sua, além desses 18 comentários, eu não te achei nada chata, vc tem td direito de não gostar e na verdade muito obg por ter escrevido essa resenha, mesmo com todos esse tamanho

Lindybooks 28/01/2022minha estante
Agr que já sei como é o livro eu nem vou ler, odeio romance em que um dia já estão se declarando pra vida toda, aff, eu tbm gosto das autoras mais não vou ler esse não, muito obrigado msm, valeu!

Cherry 22/03/2022minha estante
Concordei com tudo, principalmente com o conto da Thalita, achava que era só eu que não tinha gostado kkkkk. O da Babi nos faz acreditar realmente que isso pode acontecer um dia, e me recebeu de braços abertos!

Ally 28/04/2022minha estante
Concordo com tudo. O conto da Babi me fez querer ter o poder de continuar acompanhando a trajetória de João Paulo e Ana Júlia, tão lindos!

"Hô Ana Júlia aaaaaaaaaaaaa"

Lilian 24/07/2022minha estante
Nem vou fazer minha resenha. só vou assinar embaixo. Concordei com tudo que disse aqui.

Yasmin 03/10/2022minha estante
Mto perfeito????????

Julia.Palumbo 16/02/2023minha estante
Nossa ameii sua resenha, resumiu tudo que eu penso e o meu conto favorito tb foi o da Babi

Paula793 24/02/2023minha estante
Eu comecei o livro e o da Paula normal gostei do da babi mas a primavera me decepcionou é horrível mas o da Thalita desisti de ler

Ana 15/07/2023minha estante
concordo em gênero, número e grau

Ximenex 16/07/2023minha estante
Eu adorei esse livro ele é muito bom é uma leitura fluída e bem fácil de ler, as histórias são legais e algumas te surpreende, é um livro muito leve, ele é bom para quem só quer se distrair um pouco

Pereira93 05/08/2023minha estante
A sensavao é essa mesmo, mas só discordo do conto da Paula. Pra mim foi o mais chato kkk

Juliana.Cezar 05/01/2024minha estante
Melhor resenha! Resumiu tudoooo!

VerAnica.Pontes 05/02/2024minha estante
Amei seu pondo de vista!

VerAnica.Pontes 05/02/2024minha estante
Melhor resenha!

Brenda.Brandao 16/03/2024minha estante
Resenha excelente!!! Tbm tive essas mesmas impressões. Rs... inclusive fui fazer a minha resenha e dei estrelas separadas por conto. E foi exatamente, 5 estrelas pra Outono, 4 pra primavera, 3 pra inverno e 2 pra verão. Esperava mais do livro tbm. Mas, a Babi, o conto de outono e as referências musicais salvaram a leitura pra mim. ???? enfim... assino embaixo na sua resenha tbm... kkkkkk.

Danielle.Severino 05/09/2021

Um Ano Inesquecível
Nesse livro eu tive meu primeiro contato com a escrita da Babi, da Bruna e da Thalita. Por outro lado já li diversos livros da Paula Pimenta.
A história da Paula Pimenta foi muito boa, como todos os outros livros da autora, a leitura foi muito rápida, ágil. Sempre tendo aquele toque mágico.
A história tanto da Babi, quanto da Bruna, não me cativaram. Foram histórias realmente boas, mas parece que estava faltando algo a mais, um tchan.
Mas a história que mais me surpreendeu foi a da Thalita. De verdade, eu não colocava expectativa nenhuma na escrita dela, mas me envolveu tanto o livro que eu fiquei abismada. É uma história leve, descontraída e cheia de emoções.
Por contar de ter poucas páginas pra cada livro, parece que faltava um final para as histórias.

Marla11 11/01/2024

Vamos lá
Os meus favoritos foram os contos da Babi Dewet e da Bruna Vieira, além de extremamente fofos, acabei me identificando em várias partes. O conto da Paula Pimenta é muito bom também mas a personagem me irritou muito no início, por sorte, o final compensou porque o casal ficou uma fofura só. O conto da Thalita Rebouças não me agradou, achei muito nada a ver sinceramente.

Mii Lima 25/03/2021

Legalzinho...
ahh eu fiz uma pequena resenha de cada história no meu perfil, assim que eu lia eu escrevia aqui no skoob! Então entrem lá pra poder ver!

Bom, vou começar pela história da Paula Pimenta: eu gostei bastante, a única coisa que ficou chato foi a Mabel no início da história, que implicava e ficava emburrada com tudo, mas tirando isso o resto da história é muito legal!!
Nota: ???? (4,0)
Babi Dewet: foi a que eu mais demorei pra ler, a história era repetitiva, sempre era a mesma coisa, e não aconteceu nada de muito interessante
Nota: ?? (2,0)
Bruna Vieira: PERFEITAAAA, a melhor história com certeza! Devorei todas as páginas em menos 1 dia, a história dela me prendeu de uma forma... eu não conseguia desgrudar do livro!! Tds os personagens são legais, o desenrolar da história foi incrível, eu amei
Nota: ????? (5,0)
Thalita Rebouças: gostei muito da história dela!! Achei tão fofa, e li super rápido também, assim como a da Bruna!!
Nota: ????? (5,0)

Bia 02/06/2023

Esse livro é super fofo! eu era completamente apaixonada por ele na adolescência, peguei pra reler atualmente por conta de uma publicidade que eu tinha que fazer e gostei demais ?

são quatro escritoras que têm estilos de escrita COMPLETAMENTE diferentes mas encantam demais com suas histórias únicas e divertidas :)

Mariana 17/08/2015

Inesquecível
Adorei o livro, li em um dia. As quatro histórias são sobre amores que acontecem em uma das estações do ano. O inverno é passado no Valle Nevado, o outono e a primavera em São Paulo e o verão no Rio de Janeiro.

A história que mais gostei com certeza foi a da Paula Pimenta, achei tão maravilhosa que fiquei desejando que tivesse mais, me peguei com saudade da Mabel e do Ben depois que terminou, gostaria que tivesse um livro inteiro só para os dois! Foi tanta fofura que meu coração até bateu mais forte em algumas partes, já estou relendo!
Luiza.Nunes 19/10/2015minha estante
concordo plenamente , o da paula foi perfeito , estou apaixonada pelo ben , esperando super ansiosa que a paula aumente a história transformando num livro

Vitória Farias 24/11/2015minha estante
a que menos gostei foi a da Babi!

Pereira93 10/08/2023

Mds estou ficando chata
Eu gosto muito de romances clichês, mas esse livro definitivamente me fez gostar menos.
Muito infantilizado e, juro que não queria falar isso, mas nem parece que foi escrito por escritoras profissionais de tanto que as histórias são bobinhas e previsíveis, e de um jeito nada legal!

O que salva no livro é o conto de outono! Diferente dos outros é uma história mais madura que vai construindo um contexto do casal e para além do romance, fala também sobre esse período de se descobrirem após o ensino médio. Muito bom! Amei de verdade. Super leria um livro só deles ou uma continuação.

Os outros três contos me surpreenderam por que eu não sabia que conseguia revirar os olhos tantas vezes lendo um livro. Foram muitas vezes que eu pensei em largar a leitura e olha que eu não faço isso. Foi um sacrifício terminar.

Comecei a ler porque eu queria ver os filmes, mas pela sinopse eles são diferentes. Comecei o filme do inverno e não passei dos 20 minutos. Ruim do mesmo jeito. Tomara que não tenham estragado o de outono.

Não sei se se eu tivesse lido ele quando eu era adolescente eu teria gostado mais, mas sei que não vou ler outro romance juvenil tão cedo kkk
Acho que meu gosto literário tá mudando ou só tô ficando mais chata mesmo.
Stephanie 10/08/2023minha estante
talvez se tivesse lido na adolescência iria gostar mais, eu amava

isabeuly 10/08/2023minha estante
me senti desse mesmo jeito, o da Babi Dewet é o único que se aproveita

Queria Estar Lendo 10/06/2016

Resenha: Um Ano Inesquecível
Quatro estações. Quatro autoras. Quatro amores. Um Ano Inesquecível nos leva, através de narrativas e visões tão diferentes, mas tão igualmente marcantes, através de mudanças climáticas e mudanças emocionais, até quatro histórias marcantes.

Um Inverno Inesquecível é o primeiro conto, de autoria da Paula Pimenta. Estamos viajando até o Chile na companhia da Mabel, que vai passar as férias com a família lá - obrigada, porque ela queria mesmo é viajar com os amigos para passar um tempo ao lado do garoto de quem gosta. Entre altos e baixos, acaba que a Mabel se apaixona não só pelo inverno no Chile, mas por um rapaz que faz parte daquela estação.

A narrativa da Paula é bem juvenil, e é a primeira vez que pego algo escrito por ela. Tinha muita curiosidade, porque a Bianca adora, e gostei do que encontrei. Meu maior problema com esse conto foi a correria; a Paula demorou sessenta páginas para desenvolver a chegada da Mabel no Chile, as picuinhas dela, a birra, problemas com a família, e só então começou o romance. Soou muito forçado para mim, especialmente pelo jeito como acabou. Foi aquela coisa de "amor à primeira vista" que não cola. Se tivesse ficado mais em aberto, acho que eu teria gostado mais. Foi fofo, mas foi corrido. A protagonista é adolescente, então ou eu ia amá-la desesperadamente ou ia desgostar dela imediatamente. Não gostei. Não curti o jeito da Mabel, apesar de entender. Ela está começando a viver, começando a perceber que não dá pra entender o amor, começando com tudo. Com quatorze anos, suas decisões são um pouco mesquinhas, mas verossímeis à sua personalidade, e ela tem seus momentos adoráveis. Benjamín, seu interesse amoroso, é um garoto um pouco mais velho, com uma atitude engraçadinha muito fofa, e os dois dividem ótimos momentos. Mas, de novo, queria ter tido mais desenvolvimento para os dois, ou um final menos fechado. A fórmula de amor instantâneo não funciona tão bem quando não usada corretamente, e foi o que rolou com esse conto.

Um Outono Inesquecível foi o meu favorito de lavada. Foi tão favorito que eu coloquei ele na minha listinha de "contos amorzinho para ler quando eu estiver precisando de histórias fofas" ao lado dos contos da Rainbow Rowell e da Stephanie Perkins em O Presente do Meu Grande Amor. A história da Babi Dewet é bem simples; João Paulo ama música, Anna Júlia não. João Paulo é de boas com a vida, Anna Júlia está sempre correndo com a sua. João Paulo toca violão e canta debaixo do MASP, e a Anna Júlia passa ali na frente todo dia a caminho do seu estágio. Com simplicidade, um outono casual na vida dos dois acaba se tornando o melhor de suas vidas.

"Ele não tinha visto aquela menina nos últimos dias e, se isso era possível com alguém que ainda nem conhecia, notou que estava com saudades. Saudades de um rosto que tinha visto só de passagem e que ainda não tinha um nome e nem voz. Saudades de alguém que ele nem sabia se era real ou não. Era algo estranho, mas, como Ed Sheeran dizia, people fall in love in mysterious ways."

Eu amei como a Babi construiu a trama com simplicidade e conseguiu deixar tudo tão apaixonante desde o primeiro momento. Os personagens são reais. Absolutamente reais. Você poderia esbarrar com a garota a caminho do seu estágio ou se parasse debaixo do MASP para ouvir um garoto aleatório tocando violão. Anna Júlia é bastante sistemática, e nem por isso pouco carismática. Eu a adorei desde o primeiro instante; ela está estudando para Direito, os vestibulares estão chegando e seu pai arranjou estágio com um advogado renomado. Para participar de tal estágio, ela vai de metrô, e acaba de seu caminho coincidir com o de João Paulo, um músico de bem com a vida que ganha seu dinheiro tocando músicas aleatórias quando tem um tempo livre das aulas do Conservatório. O João é um amorzinho, seu jeito de viver é apaixonante, e a química entre os dois quase salta das páginas do livro. Sabe aquele tipo de casal que te faz querer viver uma grande história de amor igual a deles? Esse casal é Anna Júlia e João Paulo.

Anna Júlia descobre a magia da música através de João Paulo, e ele apresenta a ela a beleza nas coisas simples da vida. Sem a correria e com a mente mais focada no "aqui e agora", Anna percebe que não está sendo jovem como realmente deve ser, e é com João que ela vai encontrar um cúmplice para viver a juventude. Entre sorrisos, músicas clássicas e letras que dizem tanto sobre os dois, Babi tece um conto sobre um outono inesquecível e um amor inesperado incrivelmente marcante. Não há promessas ou juras de paixão eterna. É simples, é real e é encantador. Eu queria muito ler mais sobre os dois; queria um livro só com os dois. Queria viver um outono como o deles e queria abraçar ambos até esmagá-los.

Uma Primavera Inesquecível foi a história da Bruna Vieira. Jasmine é filha de uma florista e de um taxista e ela está com problemas em matemática. É o último semestre do terceiro ano e ela precisa de uma nota incrível para não ser reprovada, e a matemática não é exatamente a matéria mais simples de todas. Eis que o professor sai com a solução: aulas de reforço. Só que acontece um contratempo e ele pede ajuda para um aluno da faculdade de engenharia ajudar Jasmine com suas dúvidas, e aí começa o romance.

A escrita da Bruna é bem descontraída e leve. Não foi uma história arrebatadora igual ao outono, mas não me decepcionou igual o inverno. Foi uma primavera adorável. A Jasmine é uma protagonista carismática - e eu super me identifiquei com ela no quesito problemas com matemática, eu era uma negação para essa matéria. AMEI o fato de ela ter cabelos cacheados porque é uma característica rara de encontrar em personagens; também adorei a mudança no visual dela que acontece lá para o meio. O romance, no entanto, não me conquistou tanto assim. Contos tendem a introduzir as situações rápido demais, mas a história anterior prova que é possível construir uma relação fofa e depressa sem soar abrupto. A Jasmine e o Davi começaram bem, mas depois rolou aquela apressada necessidade de dar um final feliz a eles. Quando as personagens não se conhecem e não tem um espaço muito grande para desenvolver a proximidade, por favor, não fechem um final tão Disney.

Um Verão Inesquecível, por fim, fecha o livro de contos com a história escrita pela Thalita Rebouças, outra que eu tinha muita curiosidade de ler! No verão da Thalita, acompanhamos as peripécias de três melhores amigas, com a história centralizando nas desventuras amorosas da Inha. A menina carismática e apaixonada vai encontrar um amor inesperado em pleno Carnaval, e vai vivê-lo com a intensidade que a época pede.

Com uma narrativa bem divertida e comunicativa com o leitor, a Thalita nos presenteia com um conto rápido, fofo e engraçado. A Inha foi bem carismática, e eu adorei ter a narradora expressando seus sentimentos a respeito de tudo que acontecia, porque ela era eu! As burradas que a Inha fazia, os comentários bobocas dela e do Guima, seu interesse amoroso, tudo isso era retorquido com humor e carisma pela própria Thalita. O amor entre os protagonistas foi rápido como prometido, mas, diferente dos contos onde isso aconteceu RÁPIDO DEMAIS, teve seu alto e baixo bem equilibrados. A história é cheia de referências à cultura pop e também à nossa cultura - por exemplo, a namorada do irmão da melhor amiga da Inha é uma cantora de funk. Toda a história de paixão inesperada no Carnaval acontece por causa dela, inclusive! Tem toda uma treta envolvendo a Inha e o Guima no meio do livro e a trama decorreu rapidamente, mas no momento certo. Foi o meu segundo conto favorito, sem sombra de dúvidas.

No geral, Um Ano Inesquecível foi, de fato, inesquecível. Houve bons contos e houve contos que não me agradaram, mas todos contaram histórias de amor improváveis, adoráveis e aleatórias, e foi uma leitura relaxante.

karyne.fagundes 10/01/2023

Um livro recheado de histórias de amor
Confesso que achei meio bobo no começo, mas as 4 histórias são tão fofas a minha preferida é a de outono linda demais me apaixonei pelos protagonistas! Gostaria muito de um filme, esse livro me levou a acreditar em amores reais, leiam, não esperem muito e vão ficar com o coração quentinho!

Caroline Foletto 22/09/2023

Não tenho mais idade pra isso
Postei minha opinião no histórico de leitura conforme ia lendo.
Esse livro é super pré adolescente, tenho certeza que teria amado ler ele com 11-13 anos!
Infelizmente com 26 ele não faz o mesmo efeito. Mesmo assim, foi uma leitura rápida, fofinha e que eu adorei fazer!
Na minha opinião o melhor conto foi o de outono, talvez por ele ser o mais realista, mas com certeza o mais divertido é o de verão! Me lembrou todos os livros absurdos que eu lia quando mais nova e deixou meu coração quentinho, dei risada em várias partes e achei muiiito fofinho! Thalita Rebouças sempre acerta!
A protagonista do conto de inverno é insuportável e o conto de primavera passa batido, bem comum.
Rebeca Silva de Souza 22/09/2023minha estante
Acho que sempre é uma experiência interessante ler livros que notoriamente não são mais pra nossa idade! Pelo menos em mim, tenho a sensação de revisitar a adolescente que talvez ainda viva em mim ^^

Caroline Foletto 24/09/2023minha estante
Exatamente!!! É muito bom sentir aquelas emoções de novo, mesmo q não seja da mesma forma, é gostoso relembrar como nos sentiríamos anos atrás

Isabela | @readingwithbells 05/12/2023minha estante
Parece que você leu meus pensamentos. Também tenho 26 mas teria AMADO com 11-13

Estela 05/10/2015

Quero um livro só da Mabel
O livro é todo bonitinho, mas o conto da Paula Pimenta é muito perfeito, tanto que quando terminei antes de ir pro resto do livro eu resolvi reler a história da Mabel e do Ben toda de novo, porque eu precisava ficar mais tempo com eles! Por isso que eu gostaria muito de saber mais, quero ler como era a vida deles antes de se encontrarem, quero saber como foi depois, senti como se eles fossem meus amigos e que eu estivesse lá com eles naquele pub, no lounge, na neve... Por favor, Paula, escreva uma continuação! Com certeza a Mabel entrou na minha lista de personagens preferidas junto com a Fani e a Priscila. E o Ben também entrou na lista dos mocinhos mais apaixonantes, junto com o Rodrigo e o Leo!
Drica.Motta 24/10/2015minha estante
Né? Eu fiquei querendo que a Paula fizesse que nem com Princesa/Cinderela Pop .
Que teve o conto e depois o livro com mais detalhes. Ia ser tão bom!

Leitora sem senso crítico 22/10/2021

Um ano inesquecível (+10?)
Eu amei! Super clichê, e fofinho, um ótimo livro para uma ressaca literária!

Cada conto é super leve, e curtinho (100 páginas cada conto) então os contos não são TÃO desenvolvidos, ou com um super plot...

(Spoiler)

Enquanto a neve cair - 4,5

AMEIIII a escrita da Paula Pimenta, super fluída e maravilhosa! (Paula Pimenta sempre entrega tudooo!) Acho que foi meu conto favorito (ou o meu 2 conto favorito, não consigo decidir)
A Mabel poderia ser mais velha, não ficou "legal" ela com 14 e o Ben com 17...
O Ben meu Deus que menino fofo!!! Ele junto com a Mabel fica mais fofo ainda!
A Mabel me irritou muito! Tinha vezes que ela estava tão I N S U P O R T A V E L ! quem fica irritada e triste viajando para o CHILE!
Igor= super idiota!

O som dos sentimentos- 4 (?)

Eu pessoalmente não gosto de livro em 3 pessoa, então fiquei morrendo de raiva quando vi que era em 3 pessoa! Mas o conto é tão maravilhoso que até esqueci que odiava livro em 3 pessoa KKKKK
Amei a Anna Júlia e o João Pedro! Tão fofinhossss! Amo muitooo (Acho q minha música favorita dps de ler esse conto é Anna Júlia!)
Achei que faltou mais diálogos...
(Meu sonho é ser inteligente como a Anna)
Ficou bem clichê a menina que não gosta de música se apaixona por um músico!

A matemática das flores - 4

Simplesmente amei, foi a primeira história que li da Bruna e amei a escrita, só não dou nota 5 pq não gosto de plot de assédio "aluna e professor" , mas o conto é tão perfeito que mesmo assim amei...
Eu amei a Jasmine! Que garota perfeita, fiquei o conto todo imaginado o cabelo dela!
Amei o Davi!
Que ódio que fiquei da Aline! ( ou é Alice? Esqueci o nome dela)
Achei meio dramático a Jasmine sofrendo tanto pelo Davi...

Amor de Carnaval- 3

Amo a Thalita, mas esse foi o conto que menos gostei! Não gostei tanto do plot, e não me apeguei tanto a nenhuma personagem.
Mas eu ri muito com esse conto, e amei a escrita da Thalita, super fluída!
Não gostei tanto do Guima...
Achei o Guima meio desesperado atrás da Inha ( Até agora não entendo como a Thalita colocou esse nome na personagem)
Agora a Thalita me fez ficar morrendo de vontade de ter um cavalo para colocar o mesmo nome que o ex da Kaká colocou KKKKKK

Essa foi a resenha, amei o livro mas tbm teve partes que não gostei no livro... mas no geral é perfeitinho!!!

Manuela 12/09/2021

Vou ser sincera, esperava mais. Foi o meu primeiro contato com as autoras, exceto com a Paula. Amei muito o primeiro, o segundo foi mais ou menos, o terceiro gostei também, e o quarto foi ok. Não sei na verdade o que eu realmente esperava, mas não era isso, e tá tudo bem, nem sempre a gente se agrada de tudo, mas é isso.

Isakibe 01/09/2023

O conta da babi é o melhor de longeee, muito gostoso de ler!!! o conto de inverno(não lembro de qm) tbm é bom! Mas os outros 2 contos deixaram muito a desejar?

Rafa 19/04/2021

Esperava muito mais
São 4 histórias, vou fazer minha resenha separadamente:
Paula Pimenta - 4 estrelas - Gostei da história, mas é lenta a leitura em alguns momentos e o desfecho é curto, poderia facilmente ser estendida para um livro maior.
Babi Dewet - 3,5 estrelas - Apesar de cheia de clichês bem conhecidos (pouco original) soube traçar bem a história de forma super fluída e com um final interessante.
Bruna Vieira - 4,5 - Surpreendeu, começou com coisas mais clichês, que ao meu ver não combinavam tanto com a personagem, mas se desenvolveu de forma excelente, com o final muito satisfatório, pretendo ler mais da autora.
Talita Rebouças - 1,0 - A minha maior decepção, única parte boa é que tem poucos clichês se comparado aos outros contos, é original, mas a forma de escrita ficou confusa, muitas descrições sem propósito, personagem principal totalmente sem atitude, sempre sendo levada a agir de tal forma, e quando resolve algo percebe-se que ela estava errada, ademais não é fluído, e o final que diz "não acaba por aqui" é totalmente clichê, o que não fez nenhum sentido.