Um Ano Inesquecível

Bruna Vieira

Resenhas - Um ano inesquecível

Júlia 26/10/2022

MT BOMMMM
Mas ai,quando te vi no meio daquela neblina,foi como se você tivesse me trazido uma segunda chance. Como se tivesse me dado de presente uma nova vida ???

De todas as coisas que tinha aprendido durante os últimos meses,notar as pequenas coisas da vida era que mais fazia seu dia feliz ??

Tenho tantas expectativas com os personagens fictícios que os garotos da vida real se tornam completamente desinteressantes ??

Verdade seja dita,o tal do príncipe encantado faz sucesso há muito tempo ????

juliaememo 08/12/2021

Um Ano Inesquecível - Quatro contos, e quatro opiniões
Vejo este livro na biblioteca há muito tempo, e agora eu resolvi pegar emprestado e ler.
Aqui nós temos quatro contos, cada um se passando em uma estação do ano.

O primeiro, "Enquanto a neve cair", da Paula Pimenta, foi um amorzinho. Eu adorei os personagens, a ambientação, o humor, achei muito fofo!!! (surtei toda vez que o _____ apareceu, porque sabia que alguma coisa especial ia acontecer).
Nota: 4,5/5

O segundo, "O Som dos Sentimentos", da Babi Dewet me encantou de um jeito... sério, a relação dos personagens com as músicas foi fantástico. Várias músicas que eu conheço apareceram aqui e eu não consigo ouví-las do mesmo jeito.
Nota: 4,5/5

O terceiro, "A Matemática das Flores", da Bruna Vieira foi interessante. Não foi tão bom quanto os dois primeiros, mas rendeu algumas risadas (e desesperos. Ódio de coisas que aconteceram aqui). Acho que nesse conto aqui, o elemento da estação do ano acabou um pouco menos relevante, o que foi um pouquinho ruim na minha opinião.
Nota: 4/5

E o último, "Amor de Carnaval", da Thalita Rebouças, foi mais ou menos. Fiquei decepcionada por ser de uma autora tão boa (e os livros que eu li dela, gostei bastante). Não consegui me apegar aos personagens e achei o romance não muito bem desenvolvido. Gostei das referências a alguns famosos e também das fofocas entre os personagens (apesar de ao mesmo tempo eu querer dar um tapa na cara desse pessoal.). Mesmo com esses elementos, foi um conto legal para passar o tempo.
Nota: 3/5

Em geral, gostei bastante da coletânea. É um livro bem clichê, vibe filme de sessão da tarde, mas foi bem divertido!

(Classificação indicativa: +12)

jovana 28/11/2021

li esse livro a um tempo atrás e o que eu mais gostei foi a ambientação dos contos. o meu estilo mudou um pouco mas não esqueço dessa história pq foi com ela que me apaixonei pela leitura

Isa 24/02/2021

Fofo e envolvente
Que livro gostosinho de ler! As histórias são muito fofas, bem água com açúcar, mas que deixam o coração quentinho. Além disso, amei que o livro é repleto de referências à cultura POP e ao universo musical.

Meus contos favoritos foram o da Paula (Inverno) e da Thalita (Verão), mas gostei de todas as histórias.

Mesmo com algumas das narrativas tendo ficado meio atropeladas, por conta da quantidade pequena de páginas, amei essa divisão de contos curtos e rápidos, ideais para uma leitura rápida e envolvente.

Isabela.Baldotto 03/12/2022

Assim, li já tem um tempo. As histórias de Paula Pimenta e Bruna Vieira são maravilhosas, mas não gostei tanto das outras, demorei um pouco para conseguir terminar de ler. Ainda assim, recomendo, acho que vale a pena pelas histórias das duas.

Lavinia.Maira 31/03/2021

Um Ano Inesquecível
Livro recomendado para pessoas que querem começar ao hábito da leitura. Gostei demais da ideia de por quatro autoras para escreverem cada uma uma história de cada estação. Fiquei interessada por que já comecei minhas leituras com os livros da Paula e queria conhecer a escritas das outras meninas que admiro demais. Amei todas as histórias, sendo todas bem interessantes e fazendo com que você desejasse descobrir a conclusão de cada uma, mas a que mais me identifiquei foi com a da Babi e adorei conhecer a escrita dela, da Bruna e da Thalita.
E leitura bem leve para galera de infanto-juvenil.

Aline 03/04/2021

Será que me tornei uma velha chata?!
De cara tentei me culpar por não ter gostado da leitura. "Será que me tornei a velha chata que não tem paciência pra historinha e romancinho de adolescente?!?! " Porém, logo me toquei que não, pois amo livros teen e que romântica de carteirinha eu seria se não curtisse um romancinho clichê de adolescentes?!?!? A questão é que achei a escrita fraca mesmo.
Na primeira história se salva um tiquinho graças ao romance do Mabel e do Ben, embora em alguns momentos a Mabel te dê nos nervos.
A história de João Paulo e Anna Julia não me conquistou por mais que falasse muito sobre outra paixão minha além da leitura: música. Tem uns momentos fofinhos, porém achei a maior parte muito superficial, meio sem graça, meio "sei lá".
A história de Jasmine e do Davi acho que foi até mais ou menos, porém bem mais ou menos.
O último conto acredito ter sido o melhor pois, apesar de algumas situações bem forçadas e uma boa dose de "sem noçãozice", as amigas Inha, Kaká e Tati conseguem ser bem divertidas. O romance com o Guima foi o auge da forçação de barra, contudo dá pra passar em consideração às interações da autora que também são bacanas.
Em resumo, acho que seja um bom livro pros pré-adolescentes que estão se iniciando no mundo da leitura.

Gomes 04/04/2021

Li ele no começo de 2019,não me recordo bem,mas o meu conto fav com toda certeza é o de Outono!O relacionamento dos dois se construíram nas ruas indiretamente,foi incrível!Não recomendo o de verão,achei devagar demais e não entendi quase nada.
O de Primavera nos mostra como ser fortes e empenhados,foi muito bonito!
O de Inverno foi o mais divertido,amaria passar nas montanhas cheia de neve!Amei.
???

nat 07/04/2021

ok
reli pra um trabalho, achei bem ok. amava quando eu tinha 11 anos, agora relendo com 16, não achei nada demais kkk

soso.oliveira 10/04/2021

Um ano inesquecível
Okay esse livro tirou um monte de emoções de mim, me emocionei, fiquei com raiva, abandonei, voltei com tudo, tive vários surtos e muito mais. Dei quatro estrelas porque achei os começos dos contos muito cansativos e longos, por serem contos pequenos de pouco mais de 100 páginas, se a introdução de cada conto fosse menor mais ao mesmo tempo detalhada, acho que o desenvolvimento de cada história poderia ser muito maior e mais intrigante prendendo mais o leitor.

Uma coisa que notei bastante da diferença de um conto pra outro é que em cada conto tem um narrador totalmente diferente, isso acabou me incomidando um pouco pois demorava pra me adaptar de uma narração para outra.

Meu ranking foi
1. Conto da Paula Pimenta
2. Conto da Bruna Vieira
3. Conto da Babi Dewet
4. Conto da Thalita Rebouças

O da Paula desde que comecei a ler mexeu comigo, de todos os contos foi o único que me emocionei de verdade e consegui me "conectar" e entender a protagonista.

O da Bruna é muiti fofo, algo que é raro de acontecer mas ao mesmo tempo é dentro da realidade e um pouco pé no chão.

O da Babi é completamente pé no chão, é o mais provável de acontecer de todos eles, mas só não ficou em 2° porque o final ficou em aberto e isso me incomodou bastante

E por fim o da Thalita, gostei, mas não me apeguei, abandonei o livro quando começei esse conto porque tava muiti chato e irritante por só falar de fama, mas quando começou a história com o Guima me interessei e li em menos de um dia.

Digo que vale totalmente o preço e indico para todos que gostam de romance porque na minha opinião não são nada clichês nenhum dos contos.

Carol 16/04/2021

Um ano inesquecível <3
Esse livro, como a própria capa revela reúne várias autoras brasileiras renomadas na nossa Literatura. Mas confesso que eu esperava um pouco mais! Essa resenha vai ser um pouco mais curta, porque se tratando de contos, qualquer mínimo detalhe é um spoiler na sua cara :)
O livro tem esse título pois cada autora escolheu uma estação do ano e com isso criou um enredo para seus personagens. O primeiro é da Paula Pimenta e é sobre o inverno. Mabel vai viajar com sua família( graças á seus pais) e por isso precisa mais distante dos seus amigos que estão se divertindo em outro lugar. Ok, entendo que a autora deixou bem claro os sentimentos de uma adolescente, mas nossa, que vontade de bater na Mabel ás vezes. Achei ela um tico chata!
O segundo conto é outono e quem escreve é Babi Dewet. João Paulo é um músico que dedica sua vida á isso, e por um acaso do Destino, ele encontra Ana Júlia, uma menina cheia de tarefas e de trabalhos que está quase enlouquecendo pela pressão dos seus pais ao encontrar seu futuro logo. Eu não conhecia a escrita da Babi, e me apaixonei. Sério. Ela faz com que a gente realmente se sinta no Brasil, citando lugares( um dos meus favoritos, aliás) como Avenida Paulista :)
Jasmine é a personagem principal do tema primavera e está estudando muito para matemática, que é uma matéria que não entra na sua cabeça de jeito nenhum. Ela está no último ano do colégio, e com isso, a pressão de "o quê fazer do resto da minha vida" é o que rege a história toda da Bruna Vieira aqui. Com essa falta de habilidade com as exatas, Jasmine faz reforço escolar com seu professor, no entanto surge um imprevisto e outra pessoa irá lhe ajudar: um menino super gato que ela já estava de olho. Esse personagem tem MUITO da Bruna Vieira. Fala sobre os medos, inseguranças e até Nina( sua melhor amiga), não sei porque, mas achei muito parecida com a Auana, que trabalha na vida real com a Bruna. Outra coisa, já li outros contos da Bruna e posso dizer com sorriso: ela evoluiu MUITO na escrita! :)
Por último, e foi o conto que teve meu sorriso o tempo todo foi o da Thalita Rebouças: verão. Inha estava no carnaval com Tati e Kaká e parece que havia sido traída pelo seu namorado, e agora resolveu virar a página de vez. Kaká quer casar com um príncipe, Tati quer ser famosa de qualquer jeito e Inha é a mais pé no chão da turma. Gente, confesso que eu tinha um pouco de preconceito com a autora; ela não me cativava muito sabe? Mas não sei, esse conto me deixou muito feliz e me fez rir demais! E fora que né, quem não gosta de ler histórias que envolvam tretas da internet, mundo dos famosos e ainda umas paixões aleatórias né?
O conto da Thalita me salvou dos anteriores, mas confesso que eu esperava algo bem mais divertido e meloso sabe? Talvez eu tenha ido com muitas expectativas. Todas elas estão acostumadas a escrever histórias grandes, então imagino como deve ser trabalhoso escrever com uma meta de palavras né? Por isso eu até relevo :)
Espero que tenham gostado da resenha!

Lu 16/04/2021minha estante
Nossa tbm amo livros desse gênero leio de tudo, queria muito ler esse livro mas se eu colocar na minha meta vai ficar muito grande kkk, me segue aí pra ver sempre faço resenhas!

Julie 28/01/2023

Um ano inesquecível
4 contos diferentes, representando cada estação do ano, escritos por autoras diferentes. A proposta do livro é bem fofa e todos os contos são de amorzinho e bem clichês. Gostei do da Paula e do da Babi, os outros dois achei ?ok? mas nada que me prendeu muito. É fofo, mas não sei se leria novamente.