Zoo

Michael Ledwidge

Resenhas - Zoo

Van 18/01/2021

Homem x natureza
A relação do homem com a natureza quase sempre foi predatória. Queimadas, caça, pesca, desmatamento, poluição e aquecimento global são alguns exemplos de como as ações humanas interferem no equilíbrio ambiental.

Tendo como ambientação a conflituosa relação do homem com a natureza, James Patterson, em parceria com Michael Ledwidge, nos apresenta o sensacional Zoo, lançado pela editora Arqueiro.

Na trama acompanhamos a luta do jovem biólogo Jackson Oz para alertar o mundo acerca de um estranho comportamento entre os animais, que tem os deixado mais agressivos, fazendo com que eles ataquem os humanos.

"A vida e a existência nunca puderam ser totalmente entendidas. Estrelas nascem só para explodir. Criaturas caçam outras criaturas e depois morrem. O Universo é um caos de forças irracionais enfrentando-se numa guerra sem fim. A raça humana está agora na outra ponta."

Apesar da premissa homem x natureza não ser original, vide que nos últimos anos vimos lançamentos de filmes como Deus Branco, Fim dos Tempos e Planeta dos Macacos; a obra de Patterson faz alguns alertas muito pertinentes, a exemplo da importância da ciência, da inabilidade dos governos em lidar com crises e do equilíbrio ambiental para as nossas vidas.

Ao longo da leitura de Zoo, logo somos fisgados pela história, graças aos personagens humanos, mas principalmente, pelo ambiente aterrorizante que se é criado - destaque para as locações nos Estados Unidos, África e Índia. Dividir o livro em blocos, nos quais somos apresentados a situações que nos permitem acompanhar o progresso da pandemia e o tamanho de sua gravidade, foi um grande acerto, afinal a todo momento nos sentimos dentro da história. Cabe destacar ainda, as diversas cenas de ação/terror - em especial, a que envolve os golfinhos e a horda de animais liderada por um macaco (te lembram algo?).
Alguns momentos foram estarrecedores pela semelhança com nossa realidade, principalmente o negacionismo da ciência pelos militares (em tempos de pandemia, não lembra um governo de um certo país?). Ah, e não podemos deixar de enaltecer a capa incrível que o livro possui.

Apesar da obra ter me deixado empolgado, alguns contrapontos são necessários. Me incomodou um pouco o fato de Chloe ter ficado em segundo plano da metade pro final da história, mesmo tendo entendido os motivos, creio que essa transição poderia ter sido melhor trabalhada. Outra questão que me deixou com alguns questionamentos foi sobre o desfecho de alguns personagens, como Bárbara e Atilla - o livro deixa um gancho para continuações, que eu espero que aconteça.

Zoo é um livro que possui uma importante mensagem para todos nós. Ele nos questiona que tipo de futuro deixaremos para as próximas gerações; critica os políticos, que estão mais preocupados em manter o próprio status do que o bem do povo; enaltece a importância da ciência, principalmente diante de situações de calamidade pública; e, acima de tudo, engrandece à nossa resiliência, clamando que a gente possa estar sempre refletindo sobre nossas ações, afim de que possamos deixar um legado voltado para o bem comum.

site: http://aartedelervan.blogspot.com/2021/01/resenha-zoo-james-patterson-e-michel.html

Adriana 03/01/2021

"Zoo" James Patterson e Michael Ledwidge
Zoo realmente nos faz pensar a maneira que nossos atos e tecnologias estão perturbando os animais e meio ambiente. Fazemos parte da natureza e nossas ações possuem reações nem sempre agradáveis.

Bell 31/08/2020

Sensacional
Os animais de uns anos pra cá vem sofrendo alterações inexplicáveis, tornam-se cruéis, perigosos para a raça humana. Um livro maravilhoso, impossível parar de ler quando a leitura é começada.

Mariana 14/08/2020

Adorei! Nunca imaginei uma história assim! Fiquei bem apreensiva

Rafa 22/06/2020

Zoo
Mais uma leitura que me deixa reflexiva e aterrorizada pela possibilidade de se tornar real um dia. Os animais, em todas as partes do mundo, mamíferos, especificamente, começam a ter comportamentos diferentes do habitual e a atacar os humanos.
O biólogo Jackson Oz, responsável pela descoberta do problema e respectivamente sua solução, se vê no meio da situação tentanto lutar pelas suas descobertas, sua vida e a sobrevivência de sua família.
O livro traz de forma bem descrita, na minha opinião, a descrição dos ataques. Também conta com algumas partes em que temos a impressão de ser a narrativa pela perspectiva dos animais.
” Era mesmo um zoológico, pensei, fechando o chuveiro, observando a rua abaixo pelas grades da janela. Só que agora começava a parecer que o Homo Sapiens era o único animal confinado em jaulas."
Zoo é uma leitura para refletirmos nossas atitudes como sociedade e como parte de um ecossistema, no qual nossas ações podem ter impactos cruciais para continuidade da vida.
O fim do livro me remeteu ao que estamos vivendo atualmente (2020, pandemia COVID-19), onde o isolamento social, utilização de máscaras e higienização das mãos são fatores essenciais para o controle do Coronavírus. Entretanto, muitos não respeitam, se acham no direito de "regalias" pelo status social que possuem ou relaxam na prevenção ao ver o número de casos diminuir. O mesmo ocorre no livro. Após as medidas para solucionar o problema serem decretadas, a população depois de um curto período de tempo, pela diminuição dos ataques, começa a retomar as atividades como se a normalidade já estivesse estabelecida e esse comportamento faz com que os ataques retornem.
Oz não desiste de continuar buscando um jeito de consertar as coisas, mas sem a colaboração da humanidade, é cada vez mais difícil.
"O grande apagão está encerrado.
Assim como a civilização humana."

Rogerio.Luiz 12/06/2020

Decepção
A primeira parte foi ótima mas do meio para frente perdeu a mão...

Aline 08/06/2020

Superficial
O que mais gosto nos livros do James Patterson (mesmo aqueles escritos em parceria, como é o caso desse) é que os capítulos são pequenos e ele costuma ir direto ao ponto. Com esse livro não foi diferente, mas o tema exigia um pouco mais de desenvolvimento.
O plot é muito bom (mudança de comportamento animal), mas foi tratado com muita superficialidade e o final deixou a desejar. Por outro lado, os comentários sobre os bastidores da política foram certeiros.
Não sei o que pensar do protagonista, achei ele meio chato. Mas mesmo assim considero um bom livro pra passar o tempo e, de repente, sair da ressaca literária.

Rê Lima 19/05/2020

Esperava bem mais desse livro.

Gerson 28/04/2020

Gostei muito dos capítulos curtíssimos. Vc começa a leitura e quando percebe a leitura já vai bem avançada. A história narra uma ficção não de todo impossível de acontecer quando o homem não tem o devido cuidado com o meio ambiente. O personagem principal, no meu ponto de vista, não é alguém que chega a ser apaixonante, mas consegue segurar a trama com eficiência.

TioBriel 18/04/2020

A capa e a ideia são bonitas mas o desenvolvimento é péssimo
A história basicamente conta que em determinado momento no mundo os animais se tornam agressivos, e seu comportamento é algo totalmente diferente daquilo que é o normal. Nisso o protagonista que já vem estudando esse evento a anos, tenta encontrar uma solução para esses acontecimentos, bem como uma explicação plausível.
No decorrer da história são apresentadas ideias interessantes, algumas coisas inexplicáveis e que prendem a atenção do leitor, simplesmente são esquecidas ou dão a solução mais mequetrefe possível. Alguns capítulos foram muito bem escritos e essa é a ressalva do livro. Mas a explicação para o problema claramente foi feita pra ser fácil de entender e ainda por cima para dar uma lição de moral. Poderia ter sido emblemático e verdadeiro? Poderia. Mas infelizmente, na minha opinião, o autor não conseguiu.
O fim do livro para mim foi bastante plausível na questão dos seres humanos a facilidade de resolução torna-se inscontante na medida que o ser humano quer fazer o que der na telha e o que está acostumado, tudo girando em torno do PODER.
Claramente existem duas narrações totalmente diferentes, isso me incomodou bastante ao passo que alguns capítulos vemos algo sério plausível e instigante e em outros algo escrito para adolescentes apenas para mero entretenimento.
Apesar de não ter gostado, não quer dizer que o livro é ruim, percebi que várias pessoas gostaram quando fui observar as resenhas. Recomendo tirar as suas próprias conclusões, afinal o gosto é singular, cada um tem o seu.

Daniel.Malaquias 09/04/2020

Obra instigante
Obra do mundialmente famoso autor James Patterson, Zoo é um livro intrigante, pra lá de futurista e com teor apocalíptico. Uma trama instigante, que nos deixa críticos e pensativos sobre nosso mundo e nossas relações com o planeta e seus seres vivos, em especial os outros animais.

neide 15/03/2020

zoo
Achei o livro incrível. Muito interessante a forma como o autor descreve o ataque dos animais. Parece real. Achei o final surpreendente. Me agradou bastante e me fez pensar em como seria nosso futuro se acontecesse isso em nosso planeta.
Recomendo muito a leitura.

Tati Pic 11/02/2020

Série melhor
Pela primeira vez o seriado é melhor que o livro, pois é mais instigante, tem mais personagem e ação. Mas no livro a explicação sobre o porquê dos animais atacarem é melhor esclarecida. Este livro conta sobre a reviravolta dos animais e sua convivência com os homens, onde aqueles passam a atacar os humanos sem uma razão ao aparente.

Luis.Fellipe 29/06/2019

bom do meio para o final
O começo do livro é meio bobo e o personagem principal parece perfeito demais, bonito, filho de família rica, namorando uma modelo médica, ambientalista, não é formado mas é um gênio, com um senso de moral inabalável, só faltou ser surfista. Precisei ignorar tudo isso pra continuar lendo, felizmente a partir da África a história engrena e tudo isso passa a não valer nada
skuser02844 18/07/2019minha estante
Não acho que a história engrena, a mim me pareceu uma idéia muito boa em um livro pretensioso que desmente a si próprio