Zoo

Resenhas - Zoo

Emmanuely.Mattos 22/03/2019

Esperava mais!
Nota: 3/5.
Nessa estória James Patterson nos leva para uma realidade onde o caçador vira a caça, onde animais passam a caçar e matar brutal e cruelmente os humanos. Inicialmente apenas os animais selvagens pareciam ser afetados por essa misteriosa "doença", mas logo os bichos de estimação também mostram seu lado selvagem.
No livro acompanhamos Jackson Oz, um jovem biólogo, em sua ocorrida contra o tempo para alertar à humanidade do que pode significar o fim da civilização. Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant e outros doutores, iniciam um corrida frenética em busca da cauda das mudanças e dos ataques que se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
A idéia em si é muito boa, mas infelizmente o escritor não consegui desenvolve-la. Dei essa nota pelo começo, que é realmente empolgante e nos faz criar grandes expectativas.
Em alguns momentos a narração é muito superficial e arrastada, personagens rasos (não consegui ter empatia por eles).A estória em muitas vezes é um pouco confusa, e foi possível notar a pressa do autor em apresentar os fatos.
Quanto ao final... sinceramente àquilo não foi um final pra mim. As perguntas sem resposta, continuaram sem respostas. Ao meu ver ele simplesmente colou um ponto final, sem ter realmente um final.
Essa foi minha primeira experiência com o autor, não sei quanto as suas outras obras, mas esse foi uma decepção completa para mim.

@_dear_book_

Miry 21/02/2019

Legal mas a série é melhor
Eu achei que ia me decepcionar com a história depois de já ter visto a série. Mas até que foi uma boa experiência. São duas histórias totalmente distintas. Não curti o final aberto, mas ainda assim é ?compreensível? com algum esforço.

Gramatura Alta 12/02/2019

O caos está instaurado, algo não está certo… leões machos estão se unindo em bandos para dizimar aldeias; leopardos, rinocerontes e ursos pardos estão invadindo cidades e atacando qualquer ser humano. Até mesmo os cachorros, melhores amigos do homem, estão fazendo parte dessa loucura… cães de família estão arremetendo violentamente contra seus donos, completamente enlouquecidos. Algo não está certo, os animais estão ficando malucos… Não é raiva, nem qualquer outro tipo de vírus… o que é capaz de transformar o mais doce dos bichos em uma máquina mortífera?

Em ZOO, Jackson Oz se tornou motivo de chacota da Comunidade Científica, após apresentar sua teoria CAH, Confrontos entre Humanos e Animais. Nesta, os animais estão se tornando cada vez mais violentos, comprometendo a segurança da sociedade, ou seja, mais uma famosa teoria da conspiração em que os bichos irão dominar o mundo.

Os anos se passaram, com a carreira completamente arruinada e desempregado, o biólogo recebe uma ligação de um amigo capaz de comprovar que seus estudos estavam certos desde o início e recuperar sua posição de prestígio. Leões africanos – uma das primeiras espécies a manifestar o CAH – estão formando bandos, trucidando vilas e acampamentos. Rumo à África, toda a loucura de ZOO começa. Com direito a várias descrições macabras e muitas vísceras para todos os lados, começamos a acompanhar de perto os efeitos da “doença” sobre os animais.

Em 271 páginas de uma narrativa extremamente movimentada, fluida e envolvente, vemos de perto o banho de sangue que a humanidade toma em virtude de suas posturas egoístas e infundadas. O interessante da obra é que, mesmo se tratando de uma narrativa de ficção, é capaz de nos fazer refletir sobre os impactos a longo prazo da corrupção e do egoísmo dos homens sobre os próprios homens. Em alguns momentos, eu me senti até em meio à REVOLUÇÃO DOS BICHOS, na qual alguns são mais iguais do que outros.

Com capítulos curtos, poucas descrições e uma estrutura narrativa simples, ZOO mantém o ritmo do início ao fim e também a coerência. Diferentemente de grande parte das obras pós-apocalípticas, a resolução realmente faz sentido, é inteligente, bem explicada e não deixa espaço para dúvidas. Embora permaneçam alguns furos, nada suficiente para comprometer a qualidade do livro.

Com relação ao final em si, meu amigo, tocante e lógico, bem diferente do que eu imaginava. Adoro finais reflexivos, que mesmo não entregando verdades na bandeja e sejam de certa forma simplórios, são capazes de fechar magistralmente arcos narrativas que cabiam mudanças.

Em suma, ZOO é composto por uma história relativamente diferente, fora do comum na maior parte, mas ainda clichê em alguns aspectos. Enquadrado dentro do suspense, o livro faz parte daquele grupinho restrito, no qual encaixo obras do King e A CAIXA DE PÁSSAROS, em que você começa a ler e é impossível parar. Recomendo para todos os fãs do estilo.

site: http://gettub.com.br/2019/02/12/zoo/

Ceecii 19/01/2019

Um livro para a sessão da tarde: Zoo...
Outro livro "spin-off" de James Patterson que leio. O primeiro e único havia sido Bruxos e Bruxas e não tive uma experiência muito animadora. Zoo é um livro que tenho há vários anos, mas nunca tinha dado uma oportunidade mesmo contendo uma sinopse tão atraente para mim! Enfim, consegui lê-lo finalmente. A primeira leitura do ano! Deixa eu contar um pouquinho sobre o que achei.
As primeiras cinquenta páginas do livro passaram como se fosse um filme da tarde, um passatempo excelente para descansar e entreter ao mesmo tempo o leitor/telespectador. Porém, ainda assim, seguindo um ritmo lento. Era a introdução para onde o autor levaria a trama, a apresentação dos personagens e etc.
A magia do livro está onde o próprio autor fala na contracapa do livro, em "a humanidade é presa fácil". E realmente foi. Um dos pontos mais positivos do livro foi a forma como a humanidade se tornava uma presa fácil até chegar a sua fatalidade. Mas foi só isso mesmo.
O desenrolar do livro provocava avaliações intercalares do tipo: bom, muito bom, ruim, péssimo, péssimo, bom.
O final, bem, o final me deixou sem reação até agora. E não é pra muito bom, não. Nada de muitas emoções, arrepios na nuca ou vontade voraz de virar as páginas.
De uma forma geral, o livro não conseguiu passar mesmo de um passatempo nas horas vagas. Infelizmente, não havia uma atenção especial para as emoções dos personagens; algumas partes, ou mais especificadamente, capítulos, poderiam ter sido deletados. Entretanto, a forma como o autor conduzia uma ação era sensacional, além também de possuir uma leitura de fácil entendimento.

Peterson 22/07/2018

Começo empolgante. Da metade para o final perde a força.
Começa como uma porrada... O prólogo dá uma idéia que será uma daquelas histórias de prender o fôlego, acelerar os batimentos cardíacos. Porém, ao decorrer do livro, a história vai perdendo força. Mesmo assim é um livro que vale a pena, pois a idéia é interessante.
skuser02844 18/07/2019minha estante
Concordo que a ideia é interessante, mas a meu ver extremamente mal executada

Michel.Rodrigo 29/06/2018

Ainda faltou algo...
Você não tem problema em identificar os personagens assim que eles aparecem, a história se desenrola bastante bem e depois perde força, faltou muita coisa pra ser explorada, fiquei muito decepcionado com a falta de explicações sobre a CAH, e o final então... tem que haver uma continuação pelo amor ...
Ricardo Tavares 30/06/2018minha estante
Existe uma continuação. Mas, a Arqueiro parece que não tem pressa em lançar outros livros do Patterson. E assim ficamos esperando a boa vontade dos editores.

Ricardo Tavares 30/06/2018minha estante
null

Michel.Rodrigo 02/09/2018minha estante
Afff que raiva

skuser02844 18/07/2019minha estante
Não sei se leria a continuação, acho que os autores não souberam aproveitar e desenvolver a ideia que tiveram

araujonei 13/05/2018

Cãodemônio.
Zoo (James Patterson & Michael Ledwige) tem uma premissa forte: depois de anos de submissão, os animais passam a se voltar contra os humanos. Mesmo sendo interessante a princípio, os autores parecem não saber conduzir a narrativa.
A história segue Oz, um jovem biólogo que percebe esse comportamento estranho nos animais e tenta alertar a humanidade, que, obviamente, não lhes dá ouvidos. Por boa parte da narrativa, somos apresentados às ações de Oz e seus estudos, e em como as rejeições à sua pesquisa parecem estar ligadas diretamente a reação dos animais contra os humanos.
Por toda a história, mortes bizarras são jogadas na nossa frente e realmente parece o fim do mundo, em que um dócil cachorrinho se transforma numa arma letal.
O que me incomodou, no entanto, foi a pressa com que tudo é tratado, como se fosse essencial que tudo se resolvesse na página seguinte, e ao mesmo tempo, alguns capítulos pareciam revolver-se no mesmo lugar, como uma minhoca presa na terra.
Porém, a lição final do livro vale, por si só, uma dessas estrelas aqui.

warley torres 20/02/2018

Eu pensei que ao terminar de ler esse livro iria dar uma nota de 5, porém dei apenas 3 pelo seguinte motivo.

O início do livro é muito bom, me senti muito envolvido com os personagens, as cenas de ação, os capítulos curtos que vão nos dando um gostinho de quero mais. As cenas em que Oz (personagem principal) está na África são ótimas, de tirar o fôlego. No entanto, quando ele volta para Nova York as coisas vão tornando chatas e senti que o autor foi perdendo o foco e deixando a história desandar. Em consequência disso, fui perdendo o interesse em continuar a leitura. E isso foi se arrastando até o final da leitura...

Mas de qualquer forma eu recomendo esse livro pelo motivo de ser apaixonado por esse estilo de ficção, diga-se de passagem Tubarão, Jurassic Park, Cujo e Águia Assassina (de minha autoria) são alguns dos exemplos.
Agora quero muito acompanhar a série televisa para ver se supera o livro.
Digs 21/02/2018minha estante
Indico: A Colônia, do Ezekiel Boone.

warley torres 21/02/2018minha estante
Oi estou lendo agora rs mas ainda não me prendeu.

@marcosmelhado 05/01/2018

Ideia chamativa. Execução péssima.
Quando a NetFlix lançou a série eu achei o enredo muito interessante. Ao começar a assistir achei a ideia muito mal executada e acabei abandonando a série. Conversando com um amigo fui informado que ela era baseada em um livro. Como tinha gostado do plot acabei adquirindo o livro com muitas expectativas. Mas o livro consegue ser tão ruim quanto a série. Personagens rasos como um pires e uma história mal escrita. A teoria do CAH que é citada desde a primeira página nunca é explicada. O único dado cientifico que justifica a teoria é "o número de ataques de animais a humanos nos últimos anos tem crescido exponencialmente". Só. A parte cientifica nesse livro é ridícula. Quando acontece a crise, as reuniões cientificas são uma piada. Debates de minutos com conclusões assertivas sem nenhum tipo de teste. Os testes são feitos depois e sempre confirmam a teoria. Passam anos pesquisando sem nenhuma resposta para depois chutar numa reunião e acertar. Extremamente forçado. O protagonista tem inúmeros problemas, mas o que mais me irritou foi a falta de complexidade emocional. Acontecem vários incidentes sérios e você não percebe reação nenhuma. Nada. A bióloga apresentada no início e que será o par romântico dele foi colocada na história de enfeite. Por ser uma acadêmica renomada esperava-se algum tipo de contribuição. Temos uma variação de narrador entre os capítulos. Quando estamos acompanhando o protagonista o narrador é em primeira pessoa. Quando narra a passagem de outros personagens é em terceira. Alguns capítulos entramos na perspectiva de alguns animais. E tudo é feito de forma muito ruim. Personagens rasos, mal escrito, teorias nada convincentes e desfechos ruins. O que salva o livro do abandono é que é um trilher com capítulos curtos e muitas cenas de ação. Apesar dos desfechos ruins você acaba querendo ler até o final.
skuser02844 18/07/2019minha estante
Falou tudo, concordo 100% contigo, quando eles mudam a razão de o porquê os animais estarem "se rebelando" eu achei extremamente forçada, o suposto aumento exponencial da agressividade animal não convence nem uma criança, temos estopins com cara de fim de mundo e de repente tudo volta ao normal para depois termos outro estopim, e a "explicação" é desmentida pelo próprio livro, pois é algo que vem se agravando de forma gradativa, pelo menos, na teoria, e some mágica e imediatamente depois da medida tomada

Heliene.Maia 15/11/2017

Decepcionante...
Esperava bem mais.... Não abandonei pq me apeguei a idéia de q o Patterson é um escritor q gosto.
Mas a msg final é verdadeira e impactante!

rajadrawja 14/09/2017

James é melhor que isso
Eu sou um grande fã do James Patterson, e esse livro foi uma decepção. Tanto pelo jeito que ele é escrito quanto pelo modo que os personagens foram apresentados quanto pelo final. A série é, sem dúvida alguma, bem melhor.

WallanS 16/07/2017

Terminei a leitura de Zoo com um sentimento nada bom. Criei uma expectativa que não foi alcançada porque vislumbrei uma coisa - que a sinopse nos leva a crer - extremamente versátil, com teorias diversas e personagens incríveis.
A leitura não é ruim, mas me pareceu muito enfadonha, faltando aquela adrenalina e profundidade que o tema merecia.
Sou contra as pessoas deixarem de aproveitar um livro por causa de uma resenha. O livro é barato e merece ser lido, mas não espere uma história marcante. Eu comprei pensando em ler pra depois começar a assistir a série da Netflix. Pois bem, a série me parece muito melhor.

Mariana 12/07/2017

Imagina se isso acontece!
Oz é um biólogo que estuda há muito tempo o Conflito entre Animais e Homens, denominado como CAH. Ninguém nunca o levou a sério quando ele tentava provar que esse conflito estava se tornando mais evidente. Até que uma onda de ataques de animais começa a se espalhar por todo o mundo. Animais de estimação começam a atacar e a matar seus donos e animais da vida selvagem começam a dilacerar todos os seres humanos que veem pela frente. O comportamento das espécies sofre uma total modificação, cientistas nenhum conseguem explicar o que está acontecendo. Tudo o que sabiam sobre as diferentes espécies da nossa biosfera cai por terra.

Mas por que esses animais, de repente, resolveram atacar apenas os seres humanos? É o que Oz vai tentar descobrir com a ajuda de Chloe Tousignant, uma bióloga que se junta a ele para tentar salvar a humanidade de uma possível aniquilação.

---------------------------------------------------------

Eu achei a ideia desse livro genial! Sou uma pessoa entusiasta na defesa dos direitos dos animais e sempre me perguntei como seria se a situação fosse ao contrário. Daí vem o Patterson e nos dá um belo vislumbre de como seria o mundo caso os animais se virassem contra nós.

A série é bem diferente do livro, mas a premissa é a mesma. Na série, há personagens que não existem no livro e acontecimentos que não conferem, mas é compreensível, uma vez que ela precisa de mais enredo e firulas para cativar espectadores. Como eu não gostei do motivo dado pela série sobre a mudança no comportamento dos animais, eu fui buscar no livro algo diferente e encontrei.
Não vou dizer qual é porque estarei dando spoiler, mas ela é mais do que plausível.

Por se tratar de uma história pré-apocalíptica, achei que faltou mais caos, digamos assim, mas a ideia passada é boa e basta usar a imaginação para visualizar o estado em que os próprios seres humanos se colocaram.

AmadosLivros 19/06/2017

"Era mesmo um zoológico, pensei, fechando o chuveiro, observando a rua abaixo pelas grades da janela. Só que agora começava a parecer que o Homo sapiens era o único animal confinado em jaulas."

Algo está acontecendo na natureza. Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Não, não é um livro sobre zumbis. O apocalipse aqui é diferente, inusitado, algo que eu nunca vi antes em histórias apocalípticas, mas que deu muito certo. As estrelas aqui são os animais irracionais. Inexplicavelmente, os animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal.

Primeiro, vamos conhecer o jovem biólogo Jackson Oz. Há uns 15 anos, Oz vem observando mudanças no comportamento dos animais, incluindo aumento de ataques aos humanos. Chamando o fenômeno de CAH - Conflitos entre Animais e Humanos, o problema é que, embora Jackson seja muito inteligente, ninguém acredita em sua teoria de que os animais serão cada vez mais letais e assassinos.

No período que a trama começa, o número desses ataques aumenta drasticamente, inclusive o próprio Jackson Oz entra para o número de vítimas. Um velho amigo chamado Abe o convida para ir num acampamento na Botsuana, onde aparentemente os turistas sofreram um ataque inexplicado de leões. Sem querer perder a oportunidade de registrar uma prova do que vem falando, Oz parte para a África sem saber que seria a próxima vítima. Antes de chegar no acampamento, eles param em outro para encontrar com o irmão de Abe, que não entrava em contato com o irmão há dias, mas o lugar está deserto. Dirigindo-se ao próximo acampamento, encontram os jipes do primeiro abandonados no meio da selva, com sinais de que os ocupantes foram atacados, mas não encontram nenhum corpo. É nesse momento que os dois são atacados por um bando de leões machos. Oz consegue filmar tudo.

Conseguindo fugir dos leões, Oz encontra uma turista francesa chamada Chloe Tousignant, uma ecologista que também já vinha notando um comportamento estranho em animais. Preste a ser devorada por crocodilos, Oz a salva e lhe conta toda a sua aventura mortal, com o vídeo dos leões como prova de que o CAH estava mesmo acontecendo. Onde já se viu leões machos andando em bando e caçando? Bando de leões geralmente contam com um ou dois machos adultos e o restante são as fêmeas. Onde estavam as leoas e os filhotes? Leões machos não costumam caçar, a não ser que vivam sozinhos, o que não era o caso desse grupo, onde vários leões machos viviam em conjunto e ainda pareciam atacar coordenadamente.

De volta aos EUA na companhia de Chloe, ela e Oz tentam alertar as autoridades da veracidade do CAH. A partir daí, cada vez mais ataques passam a acontecer em curto prazo e em todo o mundo, inclusive com animais domésticos. Vários capítulos curtos mostram o que está acontecendo em outros países, ataques de gorilas, rinocerontes, lobos, leopardos, cães, até golfinhos! Se na década de 70 o tubarão branco de Peter Benchley era o animal marinho mais temido, agora, os golfinhos de James Patterson e Michael Ledwige demonstravam que até mesmo um dos animais mais inofensivos aos humanos estavam no mínimo agindo diferente. E o que está causando tudo isso? Um vírus? Poluição? Os animais cansaram de ser maltratados pelos humanos? É isso que Oz também precisa descobrir o mais rápido possível.

O que eu achei fantástico em Zoo foi a visão do outro lado da história. Oz tinha um chimpanzé de estimação chamado Attila, salvo por ele de uma indústria de perfumes que fazia testes em animais, e ver a história contada do ponto de vista do símio durante a expansão do CAH foi fascinante. Não só Attila, mas a visão dos leões em Botsuana e de outros mamíferos também foram importantes para a trama. Adorei. O livro é bem fluido, os capítulos são curtinhos e a escrita de Patterson/Ledwige empolga bastante. Eu descobri primeiro a existência do seriado de TV baseado no livro, mas de longe o livro é bem melhor que a série. Obrigada, Editora Arqueiro pelo livro! Zoo é uma ótima forma de repensar o que nós humanos estamos fazendo com o planeta. Não sei se seria possível um cataclisma como esse acontecer, mas não estamos livres de sofrer as consequências das nossas ações contra a natureza, o que aliás já vem acontecendo: efeito estufa, animais em extinção, mais tsunamis, mais terremotos, água e ar cada vez mais poluídos, etc. Boa leitura, pessoal!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/01/livro-zoo.html

Débora 21/03/2017

Incrível
É bem fácil fazer a leitura do livro, capítulos são curtos e fáceis de serem entendidos. Achei incrível como o autor descreveu os ataques dos animais no livro, bem interessante. E que final realista, apesar de muitas pessoas não terem agradado do final, eu achei incrível foi uma grande jogada do autor, se realmente acontecesse isso, o final seria esse, sem dúvidas. Me surpreendeu bastante.