Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Roberta 26/08/2016

Realmente surpreendente
Fico feliz ao encontrar livros nacionais de tanta qualidade. O que me chamou atenção e fez com que colocasse ele na minha lista, foi o nome e principalmente a nota que estava avaliado aqui no Skoob. Nem olhei sobre o que se tratava o livro, mas valeu a pena e realmente me surpreendeu!!! Um livro emocionante e inspirador, que fala de esperança, coragem, alegria de viver e principalmente amizade!! O otimismo do protagonista é cativante e nós faz sorrir em vários momentos!!! Além de tratar sobre cinema que é um assunto que gosto bastante!!!
O livro conta a história de Pedro, um jovem idealista recém formado em cinema, que acredita que sua missão é usar o cinema para melhor o mundo. Trabalha em uma locadora de vídeos e comanda o último cineclube de São Paulo. Pedro planeja seu próximo filme e para pôr em prática seus planos vai em uma viagem com os amigos para o interior de Goiás realizar a filmagem. Somando-se a isso Pedro tem um doença degenerativa na visão e um segredo que leva consigo durante esta viagem.

Amarildo 26/08/2016

Bom demais
Um livro realmente surpreendente. Comecei a leitura sem expectativas, mas me surpreendi realmente. Fui fisgado pelo enredo e não parei até que não li a última página. Recomendo.

Gaby 22/08/2016

Resenha Surpreendente! | Leio na Rede | Gaby Monteiro
O livro conta a história de Pedro, um jovem de 25 anos que sonha em ser cineasta. Porém, ele tem uma doença degenerativa genética de visão, possuindo apenas 70% da visão central. Seus pais são primos e é a isso que ele atrela a doença.

Pedro, o maior defensor do Cinema Felicidade, trabalha em uma locadora de vídeos em um bairro de periferia e tenta mudar a vida de seus clientes com indicações de clássicos. No bar onde sua amiga Mayla trabalha, ele faz sessões de filmes que tem um público mínimo, mas ele não desiste de tentar mudar a vida daqueles que ali aparecem.

Fit, melhor amigo de Pedro, é um dos maiores incentivadores do futuro diretor e juntos eles tentam produzir um filme para concorrer ao prêmio do Cacau Dourado. Cristal, a garçonete do bar, encanta Pedro desde a primeira vez que ele a viu e sonhou com seus cabelos cor de fogo.

Após se envolver em uma briga, os olhos de Pedro voltam a doer e ele vai ao médico. O resultado é algo que ele não esperava e deprimido resolve embarcar em uma viagem para a casa de sua avó em busca de algumas respostas. Pedro, Fit, Mayla e Cristal formam a melhor equipe de cinema que o mundo já viu em uma aventura divertida e perigosa!

Durante a viagem, os amigos descobrem muito mais do que esperavam sobre amizade, amor e companheirismo. O livro te faz refletir sobre diversos temas da vida com passagens fortes e bem narradas.

Assim como o outro livro que já li do autor, Surpreendente me conquistou nas primeiras linhas e só consegui me desgrudar da história muito depois do ponto final. Adorei as dicas cinematográficas de Pedro e a lição de amor, esperança e fé presente no livro. Surpreendente! deveria ser leitura obrigatória para todos!

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2016/08/resenha-surpreendente.html

Kenia 07/08/2016

"O cinema, a música boa, e a literatura são instrumentos da Santissíma Trindade para salvar o ser humano."

Pedro é um cara apaixonado por cinema. Ele acha que a música, cinema e literatura irão salvar os seres humanos de serem dissipados. Com seu projeto chamado Cinema Felicidade, ele embarca nessa missão de tocar as pessoas, com debates de filmes no subsolo do Café Cultural. Além disso, ele trabalha como gerente na Vip, uma das últimas videolocadoras de São Paulo. Tem em mente que se o Quentin Tarantino trabalhou em uma, porque com ele seria diferente?
Recém-formado em audiovisual, ele leva essa vida simples, mesmo vindo de uma família bem financeiramente. Sua paixão pela sétima arte o impulsiona a não desistir, mesmo quando tudo parece perdido: seu projeto anda mal, já que não aparecem muitas pessoas para a discussão dos filmes; na videolocadora, clientes mal apareciam, já que sites disponibilizam filmes para download, além das tvs a cabo.
Pra completar essa onda de azar, ele recebe uma notícia meio chocante em relação à sua doença degenerativa, o colocando em uma depressão profunda. Ele não quer mais sair e começa a desistir de seus sonhos, entre eles o de ganhar o Cacau de Ouro, que é o maior prêmio do cinema brasileiro. Nem mesmo sua nova paixão, a ruiva e física nuclear Cristal, é capaz de tirar o jovem dessa depressão.

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"

Mas ainda bem que Pedro tem amigos excepcionais! Fernando, ou melhor, Fit, seu melhor amigo e conhecido por usar gírias de entrada e frases de efeitos vindas dos clássicos da animação, é o responsável por reanimar o amigo, o convencendo a escrever o roteiro do filme que quisesse, e que embarcaria nessa aventura junto com ele.
Sem um roteiro, mas pelo menos um destino, Pedro decide ir para a casa de sua vó, no interior de Goiás, e com ele vão Fit, Mayla e Cristal. Eles caem na estrada rumo a Pirenópolis (cidade linda!) a bordo do Diablo, para fazerem o melhor filme de todos os tempos!

"Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos."

Em Surpreendente, Maurício Gomyde consegue conectar cada momento e nos passar a mais bela das mensagens! Em meio à indicações de filmes, livros e músicas que encontramos na trama, Surpreendente consegue mexer com todas as emoçoes possíveis! Esse livro é engraçado, triste, um pouco revoltante em meio as adversidades da vida, mas de certa forma apaixonante!
As citações que econtramos durante a trama são lindas. Eu fiquei apaixonada com as frases que são citadas no livro, principalmente as que o Pedro falam. Ele é um personagem apaixonante, sua força de vontade é muito inpirador.
Com certeza um dos livros que me tocaram bastante esse ano e não tem como não recomendar! Leiam e se apaixonem!

Orlando 03/08/2016

Surpreendente!
Tem uns livros que a gente pega e não consegue largar. Aconteceu poucas vezes comigo ao longo da vida. Daquele tipo que você nem vê a hora passar e quando se dá conta já está nas últimas páginas. O Surpreendente foi um deles. Achei os personagens bem construídos, a linguagem algumas vezes leve, outras com reflexões mais profundas. É um tipo de road book de que gosto muito. O final é bem amarrado com as pistas que vão sendo deixadas no final. Terminei com o gosto de que pode ter continuação ou o spin off de algum dos personagens. Literatura nacional de qualidade.

Sa 02/08/2016

Esperava por uma história surpreendente.... mas não se trata disso. É uma história de superação em que o protagonista tem que enfrentar seu maior medo e como todo ser humano diante de situações difíceis tende a desistir.
A história não é muito empolgante... não curti muito.

Ca Melo 01/08/2016

Surpreendente! - Por Maurício Gomyde
A premissa do livro me agradou logo de cara e ainda essa capa linda nesse azul com certeza contribuíram ainda mais, a Editora Intrínseca caprichou na edição abusando desse azul que deixaram o livro muito caprichado!❤

O olho turco na capa faz referência a um colar que o personagem principal usa desde os 12 anos, quando ganhou da sua vó, um amuleto da sorte que enquanto ele estivesse usando nada de mal lhe aconteceria.

A leitura se dá de forma muito rápida, já que os capítulos são bem curtos e a escrita do autor é bem leve e fluída. Na história conhecemos Pedro, um jovem de 25 anos apaixonado por cinema, que tem o sonho de vencer um prêmio na direção de um filme. Pedro é sonhador, acredita sempre no lado bom da vida, mesmo em meio às dificuldades que a vida lhe impõe, e ainda tenta transformar a vida das pessoas a partir da sétima arte, o cinema.

“Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.” (Pág. 76)

Narrado em 3ª pessoa o livro descreve a jornada do cineasta, conhece Cristal, a estudante de física nuclear de olhos verdes e cabelos de fogo, e logo de cara começa a nutrir sentimentos por ela. Entretanto, Pedro tem de enfrentar alguns segredos e revelações do seu passado que podem mudar para sempre a sua vida.

“Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?” (Pág. 49)

Outro ponto que o livro aborda é a possível cegueira na vida de Pedro, e a forma como o autor abordou o tema quase me fez chorar (aguentei firme, rs) pois me coloquei no lugar do personagem principal, não sei ao certo qual seria minha reação se tivesse que lidar com uma doença dessas, na verdade não sei se saberia lidar com qualquer doença que me fizesse depender dos outros, ou que mudaria drasticamente a minha liberdade e rotina.

“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.” (Pág. 50)

A aventura também se faz presente no livro, Pedro sai em viagem de carro com os amigos em busca da tal revelação sobre o seu passado, e descobre quanto o poder da amizade é importante e essencial para enfrentar qualquer adversidade.

“O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo da vida. Afinal de contas, a própria vida é uma busca.” (Pág. 90)

E por falar em amigos, Fit, Mayla e Cristal tem um papel super importante no decorrer da história, a relação dos quatro é muito forte e a união que tem é muito bonita. Fit fez faculdade com Pedro e sempre tem algum jargão dos desenhos animados para iniciar uma conversa, Mayla é sobrinha da dona do Centro Cultural onde trabalha com Pedro.

Outra relação muito bonita é a de Pedro com seus pais, o que no final do livro se faz mais forte ainda, mesmo com tantos altos e baixos. Essa relação foge muito dos clichês da relação entre pais e filhos, sobre desentendimentos e compreensão. É muito amor mesmo, de verdade!❤

A história aborda ainda o conceito de CHANCE, seis letras que podem ter vários significados dependendo do jeito que se vê as coisas, sendo positivas ou negativas.

Para finalizar quero deixar uma citação de Victor Frankl que o autor utilizou no texto:

“Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.” (Pág. 147)

Foi o primeiro livro que li do autor e super recomendo!

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2016/05/03/surpreendente-por-mauricio-gomyde/

@naluentrepaginas 22/07/2016

Resenha - Surpreendente! (Blog Entre Páginas)
Surpreendente! é um livro sobre superação, amizade, família, valor. Desperta um milhão de emoções, e a cada página me surpreendia mais com a sensibilidade do Maurício Gomyde, e sua capacidade de escrever uma história com tanto sentimento, de uma forma tão simples e ao mesmo tempo tão emocionante.

"- Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um momento inesquecível? "

Pedro é um rapaz de 25 anos, recém formado em audiovisual, cheio de planos e expectativas. Reflete bem a “geração dos 20” de hoje (a qual eu me identifico muito), imediatista, sonhador, com uma necessidade cada vez maior de independência e realização. Quando muitas coisas em sua vida dão erradas e Pedro recebe notícias que não espera, decide partir em busca de respostas para todas as suas dúvidas, e no caminho, descobre muito mais do que esperava.

Junto à Fit, Mayla e Cristal, formam um quarteto pronto para várias aventuras, onde o laço de amizade se consolida cada vez mais ao longo da jornada, que é repleta de emoção, revelações, autoconhecimento e muito amadurecimento, principalmente por parte do Pedro.

A roadtrip feita pelos amigos é cheia de momentos significativos e emocionantes, chorei em algumas cenas, sorri muito em outras, e fiquei com uma sensação enorme de “querer fazer parte daquilo”. O companheirismo dos quatro é maravilhoso, e a forma como Fit, Mayla e Cristal estão sempre dispostos a realizar as ideias mirabolantes de Pedro, pelo bem do amigo, é tocante.

Um dos pontos que mais me agradou no livro, foi como Maurício Gomyde trabalhou os laços familiares e de amizade. A reunião de família da Cristal, o drama vivido pelos pais de Pedro, a relação de Pedro com a sua avó, são todos laços muito reais e fáceis de identificar. Assim como as situações vividas entre os quatro amigos, relacionamentos amorosos, o “nascer e florescer” dos sentimentos. É tudo muito humano, real, em vários momentos eu me lembrei de situações da minha família, pensei “eu já passei por isso!”, senti a raiva dos personagens, seu pesar, sua dor, alegria e amor.

“- Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena…”

A sétima arte é parte integrante do livro. Filmes, trilhas sonoras, cenas icônicas: tudo tem uma razão de ser e de estar na trama e fazem toda a diferença na hora de contextualizar o leitor. Ao longo de todo o livro são feitas referências aos clássicos do cinema, cenas marcantes, atores, diretores, trilhas sonoras... e tudo isso aumenta a “magia” do livro. Fiz uma lista (bem grande) de todos os filmes citados que eu ainda não conheço, para assistir posteriormente.

Além de todas as coisas maravilhosas que já citei acima (eu sei que foram muitas) o livro ainda é repleto de frases maravilhosas, cheias de significado, com as quais também me identifiquei em vários momentos. A edição está maravilhosa, com uma diagramação linda de ver.

“A vida é como um jogo da velha. Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado dá sempre velha.”

"(...) O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca."

“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada”.

“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos […]”.

site: www.entrepaginas.com.br

fredec 18/07/2016

Autor nacional que vale a pena
Foi o primeiro (e único) livro que li do Maurício até agora, que conheci pessoalmente na 1ª Bienal de Juiz de Fora, mas mais do que gostar do livro, gostei muito do estilo do autor. É um livro que mostra que Maurício não perde em nada se comparado a muitos autores famosos e consagrados, apesar de não ser uma história realmente supreendente (pelo menos não pra mim).

O enredo se fecha bem mas muitos pontos são percebidos desde quando foram plantados... ok, acredito muito mais no potencial do autor do que nessa história em si. De qualquer forma me convenci que temos sim bons autores nacionais e quero ler outros livros dele. Indico, porque a história é leve e empolgante, pra ler rápido e dormir com a cabeça tranquilinha depois. Mas com certeza ainda não é o melhor que ele pode fazer...

Cah 14/06/2016

SURPREENDENTE
O livro conta a história de Pedro, um homem de 25 anos, e quando tinha 12 anos de idade foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina, causando a perca de sua visão aproximadamente antes de poder completar 20 anos. E diante desses anos todos, ele desafiou todas os tipos de probabilidades da medicina, quando em seus 19 anos conseguiu parar sua degeneração, assim então permaneceu tendo sua visão ainda mesmo deficiente.

Vendo essa vitória em conseguir parar sua degeneração ele entende que a vida lhe deu uma segunda chance de continuar lutando pelos seus sonhos. E assim ele começa a ter uma maneira muito positiva á tudo que ele faz, ajudando sempre a ensinar os outros a olhar o lado bom de todas as coisas. E consegue concluir sua faculdade de Cinema que é sua maior paixão.

Um dos seus maiores sonhos é conseguir gravar um curta e conquistar o prêmio Cacau de Ouro que um dos prêmios mais desejados no meio artístico. Mas tudo muda quando uma triste notícia chega para atrapalhar seu trabalho e seu modo de ver a vida.

Pedro planeja seu próximo filme, e para não perder sua fé e tentar levar seu trabalho a diante, ele decide viajar com Fit seu melhor amigo, e Mayla. E pra tudo ficar melhor ainda Pedro conhece Cristal, uma ruiva muito intrigante e cheia de atitude que acaba se encantando por ela. E logo então a viajem segue em rumo á Pirenópolis-GO com os quatros juntos Pedro, Fit, Mayla e Cristal.

A história traz vários segredos a serem descobertos, na viajem Pedro e seus amigos fazem diversas descobertas. Essa viagem vai fazer com que Pedro tenha a chance de descobrir
os verdadeiros significados de sua vida e quem sabe ganhar o prêmio que tanto sonhou.

O livro é literalmente SURPREENDENTE, Maurício Gomyde você mais que merece toda repercussão que seu livro esta tendo!!! A história foi maravilhosamente escrita, os capítulos super bem interligados deixando o leitor cada vez mais preso na leitura! Isso é fantástico!

site: http://www.booksemimos.com/2016/06/surpreendente-mauricio-gomyde_3.html

Mundo de Tinta 07/06/2016

O que é chance para você?
O que é chance para você?
O dicionário define chance como a possibilidade de alguma coisa acontecer. Já em matemática, é a probabilidade de ocorrência de um evento dividido pela probabilidade da não ocorrência desse mesmo evento.
Possibilidade. Probabilidade.
Para Pedro Diniz, cineasta recém-formado, essas palavras não existem.
Chance é uma palavra certa. Ele quer ganhar o Cacau de Ouro, na ficção, o maior prêmio do cinema brasileiro. Já teve duas possibilidades. Uma vez ficou com o Tatu de Madeira, na outra foi indicado ao prêmio mas ficou entre os cinco melhores. Dessa vez, essas palavras não entrarão em seu roteiro. Ele quer o primeiro lugar.
O problema é que com baixo orçamento, ele precisa de uma ideia "surpreendente" mas, ele ainda não sabe qual.
Tudo na vida de Pedro resume-se a cinema. Curador da última cinemateca de São Paulo, o Cultural, e gerente de uma locadora na periferia, Pedro é um entusiasta do cinema-felicidade e acredita que sua missão seja levar a magia do cinema à vida das pessoas. Talvez porque o script inicial da sua vida real tenha sido dramático. Filho de pais primos em 1º grau, o rapaz desenvolveu uma degeneração na córnea que o deixou com apenas 70% da visão central. Mas como nos finais felizes, ele virou um milagre da medicina quando sua degeneração estabilizou.
A teoria de vida de Pedro (e agora minha também!) é que:
"O cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano como espécie"
Pedro é um otimista. Não é o rapaz que vive para repetir o bordão "ó vida, ó azar" de Hyard, um dos personagens preferidos do seu amigo, também cineasta Fit, que coleciona bordões dos personagens Hanna-Barbera. Comparando Pedro a um filme, ele está mais para Tempos Modernos. Diante das adversidades, sorria.(smile)
"Sabe eu acho que sou um caçador de sentimentos felizes.Um Indiana Jones, com meu chapéu e chicote. Porque vida me deu um tremendo susto e depois ela se redimiu, Provavelmente percebeu que eu não deveria ficar cego. E a minha retribuição é falar sempre coisas boas,sobre felicidade, sobre como olhar pelo ângulo bom dessa vida."

Continue lendo no Mundo de Tinta

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2016/06/resenha-de-tinta-surpreendente.html

Ana Suya 03/06/2016

Foi o primeiro nacional que li em 2016. Eu tinha vindo de algumas experiências ruins em 2015, alguns livros mal acabados e com histórias desinteressantes. Mas tinha ouvido falar tão bem da escrita do Maurício que resolvi dar uma chance. E tinha tanta gente falando bem do Surpreendente que optei por começar por ele.
Não me arrependi.
Fiquei grudada na cama e só parei quando acabou. Amei as referências ao cinema e as delícias dos clichês do cinema colocados espertamente por ele na história. Agora quero mais e vou dar mais chance à literatura nacional.

Fernanda 03/06/2016

Quando peguei o Surpreendente para ler, eu já tinha vindo de duas experiências com livros do autor e tinha amado a escrita e o jeito simples dele em desenvolver as histórias. Se no "Ainda não te disse nada" o foco era um romance simples e tocante, e se na "Máquina de contar histórias" vinha uma história de amor de família, o fato de saber que o Surpreendente falava de amizade, acima de tudo, me deixou animada. Gosto de autores que conseguem passear por diversas nuances dos dramas, como é o caso do Maurício.
Surpreendente foi o tipo de livro que não consegui largar. Acho que li em umas 6 horas de uma tarde de domingo. Quando fui ver já era noite e lá estava eu, mais uma vez, com lágrimas nos olho. A trama é singela e a vontade de fazer parte da história me deixou com um sorriso bobo no rosto.

Mari Ravelli 08/05/2016

Gente, eu amei tanto o Surpreendente que nem sei direito por onde começar.
O livro tem de tudo um pouco, desde o romance (que NÃO é a temática principal do livro) até histórias de amizade, de aventura, de pura emoção. São quatro amigos que fazem uma viagem para fazer um filme, mas nem se eu quisesse tentar com todas as minhas forças conseguiria explicar o que foi aquela viagem. Eu chorava e ria ao virar as páginas e devorei o livro em poucas horas (acho que foi meu recorde - *sorrisos de felicidade*).
Já estou ansiosa para ler o próximo livro do autor.
Leiam pra ontem