O Jardim Esquecido

O Jardim Esquecido Kate Morton

Resenhas - O Jardim Secreto de Eliza

Ceci 26/09/2022

Encantadora história
Linda história, daquelas que atravessam oceanos, misturam um século de tramas familiares, aventuras, tragédias e contos de fadas?
A herança de uma senhora sem passado é deixada para sua neta, e esta viaja ao seu encontro e ao local onde sua avó nasceu para descobrir os segredos por trás de uma história triste, mas que trará novas possibilidades para reerguer a vida da neta.

Beta 18/04/2020

Empolgante a maior parte da estória !
A estória se passa em 3 épocas distintas, 1900, 1975 e 2005 ente Austrália e Inglaterra. Recheada de suspense o que nos prende e nos faz querer descobrir o passado de Nell e da misteriosa Autora ( Eliza), em alguns momentos senti que o enredo poderia ir mais rápido, mas no geral é empolgante. Primeiro livro da Kate Morton que eu li, achei semelhante à Lucinda Riley de quem sou fã. Recomendo.

Andreia508 04/10/2021

Uma criança abandonada, um antigo livro mágico, um jardim secreyo, uma família aristocrática, um amor negado.
Uma história que nos conduz por um labirinto de memórias e encantamento como um conto de fadas.

HoneyBookss 22/12/2020

Surpreendente
Não esperava metade do que aconteceu nesse livro.
O livro conta a história de Cassandra que ao perder sua avó, herda um chalé na Inglaterra e pistas para descobrir o passado misterioso da avó que pode estar interligado com o sumiço de uma autora de histórias infantis.
O livro tem um enredo longo e um pouco cansativo. Mas não é uma história que você consegue largar. É como pegar um quebra cabeças todo desmontado e começar a montar. É fascinante. A escrita da autora é detalhista e repito, cansativa,mas é muito bem amarrado, bem encaixado e não fica devendo em nada. Recomendo pra quem não se importa com um pouco de enrolação.

Clarissa 29/11/2021

Uma criança abandonada num navio que atraca no porto de Austrália é o começo desse mistério... Quem é essa menina? Quem e porque deixaram, sozinha uma criança de 4 anos?
A narrativa nos envolve na vida de mulheres fortes, lutadoras, apesar dos inúmeros obstáculos que vida impôs.
No decorrer da leitura, vamos viajar por épocas diferentes, tudo isso para preencher as lacunas da vida de Nell.
Com desfecho surpreendente... uma narrativa cativante!

Jessica 14/02/2020

Aqui temos a história de 3 mulheres que se interligam através de um segredo.
Primeiro, temos Cassandra, a garotinha que foi abandonada pela mãe aos cuidados da avó. Segundo, temos Nell, a avó, que morre deixando um testamento com um chalé de herança para a neta. E num passado mais distante, temos Eliza, a Autora, cujo livro foi deixado com Nell quando era criança e que dará pistas sobre o passado de Nell. Acompanhando cada personagem vamos sendo mergulhados nos dramas e mistérios de cada uma. Senti falta de mais detalhes sobre o passado de Cassandra e de um epílogo sobre o romance dela com Christian.

Ana Taffy 15/03/2020

Bonzinho mas enrolado...
A autora não se desprendeu de seu último livro, A Casa do Lago, para escrever este. Os mesmíssimos elementos do outro se encontram nesse: uma casa abandonada na Cornualha, uma criança desaparecida, flashbacks de 300 personagens interrompem a leitura quando ela finalmente fica interessante. Eu gostei muito da leitura durante os flashbacks da Eliza, mas o tempo presente deixou a leitura muito enrolada e chata, não é um livro ruim, mas poderia ter sido mais conciso.

Lizziane 31/01/2011

Romance gótico! Está aí um gênero literário que espero que só venha a crescer.
Depois de "A sombra do vento" e "O jogo do anjo", do espanhol Zafón, esse livro da australiana Kate Morton, com seus mistérios e clima sombrio, não me deixou desgrudar de suas páginas.
As três personagens femininas principais são muito interessantes e acompanhamos sua história de forma alternada. A narrativa assim desenvolvida prende o interesse do leitor e faz com que se queira adiantar algumas páginas para saber a conclusão de cada personagem.

Lêeninha 13/02/2022

Surpresa a cada capítulo
Uma história incrível, com reviravoltas a cada capítulo.
Um suspense a cada nova descoberta e a certeza de sempre achar que tinha resolvido o mistério, foram sensações que me acompanharam o livro todo.
Com capítulos mostrando presente e 2 passados em épocas diferentes, a escritora vai desenrolando sua incrível história.
Simplesmente não consegui parar de ler ?
Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Leticia.Viviane @livrosdaleticiah 25/06/2019

O Jardim Esquecido
Dez anos após um trágico acidente, Cassandra sofre um novo baque com a morte de sua querida avó, Nell. Triste e solitária, ela tem a sensação de que perdeu tudo o que considerava importante. Mas o inesperado testamento deixado pela avó provoca outra reviravolta, desafiando tudo o que pensava que sabia sobre si mesma e sua família.
Ao herdar uma misteriosa casa na Inglaterra, um chalé no penhasco rodeado por um jardim abandonado, Cassandra percebe que Nell guardava uma série de segredos e fica intrigada sobre o passado da avó.
Enchendo-se de coragem, ela decide viajar à Inglaterra em busca de respostas. Suas únicas pistas são uma maleta antiga e um livro de contos de fadas escrito por Eliza Makepeace, autora vitoriana que desapareceu no início do século XX. Mal sabe Cassandra que, nesse processo, vai descobrir uma nova vida para ela própria.
💬O que eu achei:
Que livro minha gente!! Fiquei sem palavras para escrever essa resenha.
A história é intercalada entre o passado de Nell e presente de Cassandra, fazendo com que nós entremos na historia de ambas e sintamos na pele o sentimento de cada uma. O livro é tão cheio de detalhes que me foi possível até visualizar o lindo jardim que envolve a trama.
Em varias partes do livro fiquei com o coração apertado. Como a vida foi injusta com essas personagens! A luta de Nell até sua morte para descobrir os mistérios que rondaram sua vida toda, e o amor que levou a neta a continuar essa investigação deixou-me emocionada.
💬Mas até que ponto alguém pode ir para satisfazer os desejos da pessoa amada?! Este livro testa nossa capacidade de raciocinar sobre isso.
💬Sem dúvida é uma trama repleta de suspense, mistérios e escândalos familiares, sem falar no paralelismo dos contos de fadas do livro, que deixarão o leitor a querer devorar este livro

Nay 29/04/2019

Sempre boa leitura
Gosto muito dos livros de Kate Morton. Ela sabe como descrever personagens, ganhar nossa atenção, prender até o ultimo capitulo.

Assim como nos demais livros, inicialmente é preciso um pouco de paciência pois é uma historia detalhada, então pode parecer um tanto quanto monótono na primeira metade e depois ganha mais força.

Mesmo sendo muito bom livro o final me incomoda um pouco. Assim como uma outra obra da autora, pra mim tudo poderia ser diferente muita tragédia poderia ter sido evitada se as se a protagonista gastasse mais cinco minutos pensando, eu acredito que outra solução seria encontrada.

Essa opinião nao afeta a qualidade do livro, vai ser uma boa leitura.

Hester1 26/09/2013

Eu nao sei exatamente o que dizer do livro.
Achei excelente, sem dúvida. Abri para dar uma olhadinha, ver se ia gostar e só consegui deixar o livro quando terminou. Foi uma tortura ter que interromper a leitura. Mas tinha que ser feito. :-)) Mas a estória ficava dando volta na minha cabeca e assim que tinha um tempo voltava à leitura, até finalizá-la.
Bem eu acho que a autora é muito fan da Frances H.Burnett, tanto que a cita no livro. Achei muito similar a descricao da Eliza morando às margens do Tâmisa. A pobreza e miséria nao só humana (caso da proprietária da casa) como a miséria em si. Isso para mim foi referência a The Little Princess. Também o jardim secreto, é o mesmo tema. Crianca doentia mais pelo ambiente que a envolve do que a doenca em si. E também a garota que vem de fora e trás vida para a crianca doente. Depois a própria autora (F Burnett, como F.Burnett) comparece a uma festa na casa.(Nao li o Pequeno Lord, (mas foi para minha lista de quero ler), mas acho que tb ai, porque uma pessoa da nobreza resgatada para ser educada como tal)
E já que se fala de contos de fadas, a Adeline era a própria bruxa malvada. Transformava em mal tudo que tocava e tudo que a cercava. E é tao triste pois o marido de Rose e a própria Eliza se deixaram levar, embora com boas intensoes, mas se deixaram contaminar. Podemos até dizer que foi por amor à Rose, mas acho que ela tb nao merecia tudo isso. Era, tb ela, egoista e manipuladora.

Carol 22/10/2018

Três mulheres e a história de um jardim
Acredito que esse seja o terceiro livro que leio da autora. O segundo desde que comecei o blog, e já posso adiantar que é, de longe, o meu predileto deles. A questão do mistério na história é certamente o que carrega ela do início ao fim.

Vemos esse livro em três momentos diferentes. Com Eliza, no passado, com Nell em um passado diferente e com Cassandra, que seria o nosso presente. Três mulheres fortes e maravilhosas, e que em nenhum momento deixaram a peteca cair. Sabe quando a gente está lendo um livro com vários narradores e fica torcendo para passar logo um deles e ir para o próximo? Isso não acontece aqui. Eu estava totalmente envolvida nas histórias das três. E aqui bato palmas para a excelente teia de acontecimentos que a autora teceu e que enlaçou essas mulheres.

Quando eu pego um livro da Morton, já espero um tipo de romance. Mas no caso de Jardim Esquecido ele não acontece. Não realmente como se está esperando. É mais sobre a trajetória dessas três mulheres como pessoas individuais. Como elas fazem para se encontrar no mundo. Sinceramente? Achei de uma delicadeza e de um primor sem tamanho.

Não posso dizer que fui apaixonada por qualquer uma das três narradoras de maneira excessiva. Gostava de coisas específicas em cada uma delas e penso que se juntasse tudo isso em uma única pessoa, seria de um resultado maravilhoso. Mas tinha uma certa magia no jeito como Eliza enfrentava as situações, como Nell descobria verdades e como Cassandra seguia em frente. Todas impulsionadas por uma constante vontade de saber quem eram e a que lugar pertenciam.

Não venham para essa leitura esperando uma paixão arrebatadora, porque nenhuma delas pareceu ter sorte nesse quesito, com exceção de Cassandra, que no fim da história parece ter encontrado o seu "felizes para sempre". O livro não é sobre se apaixonar, é sobre se descobrir.

O jardim não é respirável, como muitos jardins de livros com o título ou temática semelhantes. É apenas um lugar por onde essas mulheres passaram e deixaram suas marcas para que as próximas da geração pudessem colher. Pensando comigo nesse minuto, vi muito de O Jardim Secreto, aquele filme maravilhoso e antigo, nessa história. Principalmente na época de Eliza. Talvez haja alguma ligação, e talvez não.

É um ótimo livro! Mesmo. Comparado ao outro livro que li da autora, esse ganha em disparado. E prende o leitor até a última página, ainda que eu tenha decifrado o que estava acontecendo um pouco antes. Só precisava de uma confirmação.

Amei com gosto e super indico!

site: www.terradecarol.blogspot.com

Cami @leiturizar 22/10/2018

Mágico!
E se toda a sua vida fosse uma mentira?

Dez anos após um trágico acidente a vida de Cassandra muda drasticamente com a morte de sua avó Nell, aos 95 anos.

Porém ao morrer, Nell que sempre foi taciturna e misteriosa deixa de herança para Cassandra um chalé na Cornualha. Então a neta viaja para a Inglaterra para saber mais sobre o tal chalé e além de descobrir os segredos de sua avó, descobre também sobre si mesma.

Narrado em épocas temporais diferentes Kate nos presenteia com mais uma história emocionante e envolvente que vai deixar o leitor de coração apertado.

Um mistério bem construído e com um desfecho imprevisível nos tirando de nosso conforto e nos jogando no meio do furacão.

Kate tem uma escrita fluida e constrói a história aos poucos, de modo que nada é apressado ou postergado.

Passado e presente se chocam com violência e é libertador descobrir o que foi escondido com tanto esforço, afinal não há nada oculto que não seja revelado.

Além disso a autora presenteia o leitor com contos de fadas durante a leitura.. Me peguei me imaginando no futuro lendo esses contos para minha filha.

Um livro arrebatador e hipnotizante, que toca bem no fundo de nosso ser. O Jardim Esquecido fala sobre segredos, traições, passado, futuro e família. Sem dívida o melhor livro que li nesse ano.

site: https://www.instagram.com/leiturizar/

Tamara 14/09/2018

A primeira vez que tive contato com um livro de Kate Morton foi no início desse ano, com A casa do Lago, embora há anos eu via as sinopses dos livros dela por aí e elas já me despertavam muita curiosidade. Já durante aquela leitura, percebi que a autora tinha uma escrita fantástica e que sabia muito bem como construir romances históricos, mas foi só em O jardim esquecido que ela me deixou completamente encantada. Essa foi uma leitura incrível, daquelas que quando começamos não temos mais vontade de parar, e devorei as quase 500 páginas em 24 horas, o que surpreendeu até a mim mesma. Essa é uma história que traz mulheres fortes, mulheres que viveram em diferentes épocas e em diferentes condições, mas possuem alguma ligação seja ela de sangue ou afetiva. O enredo possui uma aura meio mágica, e acho até difícil falar sobre como me senti, pois por um lado tem um clima meio deslumbrante, encantador, um estilo intenso de conto de fadas devido ao jardim secreto, e também devido a uma das personagens ser justamente uma autora de conto de fadas, o que fez com que em alguns momentos fosse aplicada a expressão "a vida imita a arte", ou vice-versa, mas por outro lado trata na verdade de assuntos muito sérios, vidas que foram modificadas pela imprudência e maldade de alguém, e tem também sua dose de sofrimento e de solidão para cada personagem, embora não seja nada dramático ao extremo. No começo, o leitor pode se confundir um pouco, pois cada capítulo se passa em uma época, e trata de alguma das três personagens principais, no entanto, no início destes há a identificação de que ano vai tratar o capítulo, e à medida que vamos evoluindo na leitura, logo estamos familiarizados com todas as personagens, e quando estamos no capítulo de uma já sentimos uma vontade intensa de saber o que vai acontecer com a outra, e assim segue. Além disso, gosto muito dos finais da autora, que embora sejam bem fechados, também não tem aquela história toda de "no fim todo mundo viveu feliz para sempre", e sim aquele sentimento de sim, no final as coisas deram certo, ainda que não tenham ocorrido como todo mundo queria, mas alguns acontecimentos são irreversíveis e tudo bem, isso é vida real. Obviamente, no decorrer da trama tive minhas preferências e achei que houveram personagens que brilharam mais do que outras, mas sem sombra de dúvida a minha favorita foi Elisa, aquela chamada de autora e que é quem enfrenta os maiores sofrimentos e também proporciona toda a magia para a história. Além disso, ao contrário de A casa do lago, que foi um livro no qual achei que a autora enrolou demais e deu muitas voltas das quais não precisávamos, nesse aqui acho que tudo foi perfeito, e valeu a pena cada uma das 496 páginas. Recomendo muito, especialmente para fãs de Lucinda Riley, pois acho os estilos de ambas as autoras parecidos no modo de construir histórias que navegam simultaneamente entre passado e presente e também vejo certa semelhança na forma de construir tramas do destino que influem na vida de muitas pessoas ao longo dos tempos. Vale ainda destacar que O jardim esquecido é um relançamento, agora pela nova casa editorial de Kate Morton aqui no Brasil, a editora Arqueiro, mas antes disso a editora Rocco o lançou com outra capa e com o título de O jardim secreto de Elisa.