O Jardim Esquecido

O Jardim Esquecido Kate Morton

Resenhas - O Jardim Secreto de Eliza

Cami @leiturizar 22/10/2018

Mágico!
E se toda a sua vida fosse uma mentira?

Dez anos após um trágico acidente a vida de Cassandra muda drasticamente com a morte de sua avó Nell, aos 95 anos.

Porém ao morrer, Nell que sempre foi taciturna e misteriosa deixa de herança para Cassandra um chalé na Cornualha. Então a neta viaja para a Inglaterra para saber mais sobre o tal chalé e além de descobrir os segredos de sua avó, descobre também sobre si mesma.

Narrado em épocas temporais diferentes Kate nos presenteia com mais uma história emocionante e envolvente que vai deixar o leitor de coração apertado.

Um mistério bem construído e com um desfecho imprevisível nos tirando de nosso conforto e nos jogando no meio do furacão.

Kate tem uma escrita fluida e constrói a história aos poucos, de modo que nada é apressado ou postergado.

Passado e presente se chocam com violência e é libertador descobrir o que foi escondido com tanto esforço, afinal não há nada oculto que não seja revelado.

Além disso a autora presenteia o leitor com contos de fadas durante a leitura.. Me peguei me imaginando no futuro lendo esses contos para minha filha.

Um livro arrebatador e hipnotizante, que toca bem no fundo de nosso ser. O Jardim Esquecido fala sobre segredos, traições, passado, futuro e família. Sem dívida o melhor livro que li nesse ano.

site: https://www.instagram.com/leiturizar/

@lendosonhando 26/04/2022

Suspense, mistério, segredos de família, drama, amores. Tudo isso junto e misturado em uma narrativa incrível que mistura os anos de 1900, 1975 e 2005 de uma maneira tão entrelaçada que faz total sentido que a história tenha sido estruturada dessa maneira.
Uma história épica sobre escolhas, obsessões, inveja, loucura e o desejo de amar e ser amado.
Panfleto esse livro!

Monica Sobrinho 19/03/2022

Conhecer Eliza, Nell e Cassandra foi uma jornada cheia de surpresas e muito gostosa. A autora construiu sua história intercalando entre 3 períodos diferentes, cada um para uma das personagens, e essa dinâmica fez com que eu ficasse mais pra na história e querendo saber o que estava por vir. Foi muito gostoso acompanhar o desenrolar da história.

AndyinhA 28/01/2019

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Uma trama interessante, dividida em várias linhas do tempo, uma busca pelo passado e muitas reviravoltas. Essa é a premissa básica de ‘O JARDIM ESQUECIDO’, ele acompanha a busca de Cassandra sobre o passado da avó, ao mesmo tempo que tenta entender a sua história e dar algum sentido na sua vida.

Nell, a avó de Cass foi encontrada num porto na Austrália sozinha com a idade de 4 anos, ela acabou sendo adotada pela família do controlador do porto, após anos, ela descobre que não é sua verdadeira filha e começa a correr atrás de quem ela é e quem seria/foi a sua família real.

A história intercala momentos diferentes da história, como o da Cass no presente indo atrás das pistas deixadas pela avó, pela própria avó quando ela começou (no passado) a tentar descobrir quem ela era e onde poderia conseguir informações e de uma terceira personagem, que aos poucos começamos a entender qual é a relação entre elas.

A história é densa e muitas vezes confusa, as linhas do tempo foram bem exploradas e em cada uma delas trazem informações e momentos diferentes da mesma história, ou seja, se a personagem A descobriu algo no tempo X, no tempo Y da personagem B ela já sabe aquilo, assim evita que a gente veja a mesma coisa se repetindo em todos os tempos e principalmente matando com algumas xaradas e reviravoltas da história.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2018/10/JardimPoison.html

Ariane.Cruz 19/02/2023

História encantadora
Eu achei esse livro por um acaso em um sebo e foi a melhor compra que eu poderia ter feito. Acho que se tornou meu livro favorito! A história é cativante do início ao fim e eu estou triste por uma certa personagem não ter tido um bom final, ela merecia ser feliz.

Bia 15/02/2019

Um livro mágico.
Meu primeiro contato com a autora e estou encantada com sua delicada escrita, que combina tanto com a história. O poder de uma amizade, a transformação de uma perda. Gerações em busca de um passado oculto, sombrio. Uma pessoa precisa conhecer sua origem, não? Mas as vezes basta muito pouco para descobrirmos quem realmente somos.

Danilo.Andrade 08/08/2022

Gostei muito dessa história cheia de mistério é drama familiar. Minha personagem favorita foi a Eliza Makeapeace que foi uma escritora de contos de fadas e também gostei dos contos dela que estão no livro é que são importantes para descobrir os segredos.

Tamara 14/09/2018

A primeira vez que tive contato com um livro de Kate Morton foi no início desse ano, com A casa do Lago, embora há anos eu via as sinopses dos livros dela por aí e elas já me despertavam muita curiosidade. Já durante aquela leitura, percebi que a autora tinha uma escrita fantástica e que sabia muito bem como construir romances históricos, mas foi só em O jardim esquecido que ela me deixou completamente encantada. Essa foi uma leitura incrível, daquelas que quando começamos não temos mais vontade de parar, e devorei as quase 500 páginas em 24 horas, o que surpreendeu até a mim mesma. Essa é uma história que traz mulheres fortes, mulheres que viveram em diferentes épocas e em diferentes condições, mas possuem alguma ligação seja ela de sangue ou afetiva. O enredo possui uma aura meio mágica, e acho até difícil falar sobre como me senti, pois por um lado tem um clima meio deslumbrante, encantador, um estilo intenso de conto de fadas devido ao jardim secreto, e também devido a uma das personagens ser justamente uma autora de conto de fadas, o que fez com que em alguns momentos fosse aplicada a expressão "a vida imita a arte", ou vice-versa, mas por outro lado trata na verdade de assuntos muito sérios, vidas que foram modificadas pela imprudência e maldade de alguém, e tem também sua dose de sofrimento e de solidão para cada personagem, embora não seja nada dramático ao extremo. No começo, o leitor pode se confundir um pouco, pois cada capítulo se passa em uma época, e trata de alguma das três personagens principais, no entanto, no início destes há a identificação de que ano vai tratar o capítulo, e à medida que vamos evoluindo na leitura, logo estamos familiarizados com todas as personagens, e quando estamos no capítulo de uma já sentimos uma vontade intensa de saber o que vai acontecer com a outra, e assim segue. Além disso, gosto muito dos finais da autora, que embora sejam bem fechados, também não tem aquela história toda de "no fim todo mundo viveu feliz para sempre", e sim aquele sentimento de sim, no final as coisas deram certo, ainda que não tenham ocorrido como todo mundo queria, mas alguns acontecimentos são irreversíveis e tudo bem, isso é vida real. Obviamente, no decorrer da trama tive minhas preferências e achei que houveram personagens que brilharam mais do que outras, mas sem sombra de dúvida a minha favorita foi Elisa, aquela chamada de autora e que é quem enfrenta os maiores sofrimentos e também proporciona toda a magia para a história. Além disso, ao contrário de A casa do lago, que foi um livro no qual achei que a autora enrolou demais e deu muitas voltas das quais não precisávamos, nesse aqui acho que tudo foi perfeito, e valeu a pena cada uma das 496 páginas. Recomendo muito, especialmente para fãs de Lucinda Riley, pois acho os estilos de ambas as autoras parecidos no modo de construir histórias que navegam simultaneamente entre passado e presente e também vejo certa semelhança na forma de construir tramas do destino que influem na vida de muitas pessoas ao longo dos tempos. Vale ainda destacar que O jardim esquecido é um relançamento, agora pela nova casa editorial de Kate Morton aqui no Brasil, a editora Arqueiro, mas antes disso a editora Rocco o lançou com outra capa e com o título de O jardim secreto de Elisa.

Nay 29/04/2019

Sempre boa leitura
Gosto muito dos livros de Kate Morton. Ela sabe como descrever personagens, ganhar nossa atenção, prender até o ultimo capitulo.

Assim como nos demais livros, inicialmente é preciso um pouco de paciência pois é uma historia detalhada, então pode parecer um tanto quanto monótono na primeira metade e depois ganha mais força.

Mesmo sendo muito bom livro o final me incomoda um pouco. Assim como uma outra obra da autora, pra mim tudo poderia ser diferente muita tragédia poderia ter sido evitada se as se a protagonista gastasse mais cinco minutos pensando, eu acredito que outra solução seria encontrada.

Essa opinião nao afeta a qualidade do livro, vai ser uma boa leitura.

Coisas de Mineira 06/05/2019

“O chalé é um lugar solitário, isolado de dia e mais ainda de noite. A estrada não ia até o alto do penhasco, a entrada do jardim secreto fora fechada e, do outro lado do muro, havia um labirinto cujo caminho era, claro, difícil de percorrer. Era o tipo de lugar onde uma pessoa podia viver sem nunca enxergar outra alma.”

Em “O Jardim Esquecido”, Cassandra sofreu uma perda terrível que mudou toda sua vida, dez anos depois ela perde Nell, sua querida avó que sempre esteve ao seu lado. Depois de saber que herdou de sua avó uma misteriosa casa na Inglaterra, ela começa a descobrir e entender que a vida de Nell era cheia de segredos que nunca tinha compartilhado com ninguém. Cassandra então sai em busca de descobrir o que sua avó guardava.

Nell amava seus pais e suas irmãs, estava noiva de um homem que adorava e tinha a benção da família. Mas em uma noite, após um segredo que fora guardado por anos ser relevado, tudo mudou e Nell se trancou para ela mesma. A propriedade Blackhurst foi palco de coisas terríveis e guarda os segredos da família Mountrachet.

Um pouco confusa a sinopse? Mas não sabia como dar um resumo sem entregar várias coisas chaves do enredo. Para quem gosta de uma trama cheia de mistérios e segredos que vão sendo desvendados ao passar das páginas, “O Jardim Esquecido” é a história perfeita. A autora consegue nos levar ao longo de pouco mais de quatrocentas páginas, entretidos e querendo descobrir o que diabos aconteceu.

Nós não estamos apenas vendo Cassandra, no ano de 2005, a história também vai nos mostrando um pouco da vida de Nell, desde a sua infância, até a sua velhice. Além da autora, Eliza Makeapeace e a família Mountrachet por volta de 1900. O bacana que Kate faz com o enredo é que ela faz intercalando a vida de três gerações e em cada capítulo entrega apenas o necessário para que o leitor fique ainda mais curioso sobre o que aconteceu com os personagens.

“Cassandra e continuou sentada por algum tempo, observando as sombras que dançavam nas paredes enquanto refletia sobre o que Ruby dissera. Sobre a vida que ela, Cassandra, tinha construído com as coisas, as pessoas, que não estavam mais ali. Fora isso que Nell fizera? Ela tinha ignorado a vida e a família que lhe haviam sido dadas e se voltado para a que lhe tinha sido tirada? Cassandra deitou-se e fechou os olhos.”

Sabe algo que eu achei interessante, durante a leitura? A personagem, Eliza Makeapeace foi uma escritora de contos de fadas que teve apenas um livro publicado. Durante a narrativa, vemos referência a suas histórias, quando outros personagens citam como são boas e interessantes, e para uma leitora isso gera certa curiosidade. O que eu gostei foi que logo, essa curiosidade acabou quando Kate introduziu alguns dos contos dentro do livro.

Preste atenção, os contos são sensacionais, casam com a trama de uma forma surpreendente, mostrando o caminho para os personagens descobrirem os segredos e os mistérios que os envolvem.

Se gosta de uma boa história com segredos de família, essa é uma boa pedida. Ao final, Kate conseguiu fazer com que eu chorasse até soluçar, com o desfecho que ela deu para o livro. Direi apenas isso, para que eu não tire a emoção de ninguém: para mim, foi a melhor forma de concluir uma história, foi emocionante e tocou de uma maneira sensacional. 5 estrelas foi a minha avaliação no skoob.

Com mais de 10 milhões de livros vendidos no mundo, Kate Morton é autora de seis romances, todos eles na lista de best seller do The New York Times, do Sunday Times e número 1 em todo mundo. Sua primeira história “The House at Riverton” foi a estreia mais bem sucedida, do Reino Unido, de todos os tempos. Seus livros, já foram publicados em 42 países e traduzidos para 34 idiomas. No Brasil, “O Jardim Esquecido” e “A Casa do Lago” foram publicados pela editora Arqueiro.

Essa leitura foi meu primeiro contato com Kate, mas não quero que seja a última. Ela é aquele tipo de autora que nos encanta e nos faz querer sempre mais.

Uma curiosidade: “O Jardim Esquecido” foi lançado pela primeira vez no Brasil como “O Jardim Secreto de Eliza” pela editora Rocco, assim como os livros “A Guardiã dos Segredos de Amor”, “As Horas Distantes” e “A Casa das Lembranças Perdidas”.

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/2019/05/resenha-o-jardim-esquecido-kate-morton.html

Sandra99 13/06/2018

O Jardim secreto de Eliza
Esta foi uma leitura que ate agora não sei dizer se gostei ou não , porque ao mesmo tempo de ter amado a escrita ,mesmo que arrastada da autora ,pois quando chega por volta da pagina 400 você já matou o mistério , eu achei este final tao , mas tão triste .
Poxa ela tinha tudo pra escrever uma historia linda ... a criatividade da Eliza pra contar historias infantis era tao linda ... mas enfim eu recomendo a leitura mesmo que o final nao tenha me agradado , pois acredito que o livro foi mais que o final .
Alcione13 13/06/2018minha estante
Eu sempre quis ler algo da autora. Mas desanimo quando falam que é arrastado.

Sandra99 13/06/2018minha estante
Eu evito fazer este tipo de comentario porque acaba desanimando outras pessoas , mas olha ele te instiga a saber o qual o fim daquela historia , leia alcione , quem sabe voce não se identifica .

Sandra99 13/06/2018minha estante
Eu li outro dela A casa do Lago e achei menos arrastado que este .

Alcione13 13/06/2018minha estante
Ja uma amiga desistiu de A casa do lago por conta disso.

Alcione13 13/06/2018minha estante
Vou deixar pra quando a vontade de romances bater. Rsrs

Sandra99 13/06/2018minha estante
Eu nao acho que seja romance , é drama ... pelo que vi essa autora so escreve isto , geralmente um fato do passado a ser investigado , quero ver sua opinião a respeito , a casa do lago demora a engranar , mas achei menos denso que este , de romance nao tem nada

Alcione13 13/06/2018minha estante
Opa!! Eu já curto muito mais um drama.

Leticia.Viviane @livrosdaleticiah 25/06/2019

O Jardim Esquecido
Dez anos após um trágico acidente, Cassandra sofre um novo baque com a morte de sua querida avó, Nell. Triste e solitária, ela tem a sensação de que perdeu tudo o que considerava importante. Mas o inesperado testamento deixado pela avó provoca outra reviravolta, desafiando tudo o que pensava que sabia sobre si mesma e sua família.
Ao herdar uma misteriosa casa na Inglaterra, um chalé no penhasco rodeado por um jardim abandonado, Cassandra percebe que Nell guardava uma série de segredos e fica intrigada sobre o passado da avó.
Enchendo-se de coragem, ela decide viajar à Inglaterra em busca de respostas. Suas únicas pistas são uma maleta antiga e um livro de contos de fadas escrito por Eliza Makepeace, autora vitoriana que desapareceu no início do século XX. Mal sabe Cassandra que, nesse processo, vai descobrir uma nova vida para ela própria.
💬O que eu achei:
Que livro minha gente!! Fiquei sem palavras para escrever essa resenha.
A história é intercalada entre o passado de Nell e presente de Cassandra, fazendo com que nós entremos na historia de ambas e sintamos na pele o sentimento de cada uma. O livro é tão cheio de detalhes que me foi possível até visualizar o lindo jardim que envolve a trama.
Em varias partes do livro fiquei com o coração apertado. Como a vida foi injusta com essas personagens! A luta de Nell até sua morte para descobrir os mistérios que rondaram sua vida toda, e o amor que levou a neta a continuar essa investigação deixou-me emocionada.
💬Mas até que ponto alguém pode ir para satisfazer os desejos da pessoa amada?! Este livro testa nossa capacidade de raciocinar sobre isso.
💬Sem dúvida é uma trama repleta de suspense, mistérios e escândalos familiares, sem falar no paralelismo dos contos de fadas do livro, que deixarão o leitor a querer devorar este livro

Liliane 11/03/2023

Pra quem gosta de um romance com toque de mistério, drama familiar, segredos e histórias que são contadas num misto de passado e presente.
Nell quer entender sua origem, mas para descobrir de onde veio, caberá a Cassandra decidir ou não sobre as buscas que remontam um emaranhado de informações que envolve Giorgiana, Linus, Eliza, Adeline, Rose, entre outros personagens.
Ao ler o livro parece que estamos lendo mais de uma história, porque para entender o vida de Nell se faz necessário entender muita coisa, inclusive os contos de fadas escritos por Eliza.

Sangelo.Silveira 08/04/2022

Intenso
As vezes nos falta palavras para descrever os sentimentos. Cheio de misticismo, mistério e história, intenso é o adjetivo perfeito para definir esse livro.

Casssandra perde a avó, mas junto à perda herda no testamento de Nell um chalé na Inglaterra e a missão de descobrir as origens do passado de sua família.

Essa leitura requer atenção, a escrita de Kate é muito envolvente, mas possuí muitos tempos. O passado de Nell criança, Nell adulta investigando seu passado, o presente, com Cassandra, a infância de Elisa e sua vida adulta. Elisa, a protagonista do passado é escritora de contos de fadas e durante o livro alguns de seus contos podem ser lidos durante a trama, gostei muito dessa forma de escrita.

Com dramas familiares, escolhas difíceis, intrigas, segredos, dúvidas, medo e sentimento, Kate consegue dar vida a todas essas mulheres que estão cercadas pelo julgamento da sociedade machista, o desejo da maternidade, a perda da beleza e a prisão em casa por conta dela fazem o texto ser denso, não de forma ruim, mas de um jeito que é preciso respirar e parar por alguns momentos.

Um livro forte de descrições que me fizeram pensar até hoje no Jardim e nos segredos que ele passou a guardar. Quer saber mais? Vem ler o Jardim Esquecido e se encantar também.

Ana Taffy 15/03/2020

Bonzinho mas enrolado...
A autora não se desprendeu de seu último livro, A Casa do Lago, para escrever este. Os mesmíssimos elementos do outro se encontram nesse: uma casa abandonada na Cornualha, uma criança desaparecida, flashbacks de 300 personagens interrompem a leitura quando ela finalmente fica interessante. Eu gostei muito da leitura durante os flashbacks da Eliza, mas o tempo presente deixou a leitura muito enrolada e chata, não é um livro ruim, mas poderia ter sido mais conciso.