O Jardim Esquecido

O Jardim Esquecido Kate Morton

Resenhas - O Jardim Secreto de Eliza

Angelina 18/01/2021

Incrível e misterioso
O livro prende demais e eu não conseguia largar.

Uma menina fica escondida atrás de uns tonéis em um navio porque a Autora disse que estavam jogando um jogo. Ela não podia dizer quem era ela e nem o que fazia lá. O que a menina não contava é que a Autora não iria voltar e ela seria criada por uma nova família. A única coisa que lhe restou foi uma pequena mala branca, com um livro infantil ilustrado e uma muda de roupas.

Cassandra, por sua vez, perdeu a avó e descobriu que ela possuía um mistério que a envolvia. Quem era sua família e porque a abandonaram? A única coisa que lhe restava era também uma pequena mala branca. Ao ler o testamento, Cassandra descobre que sua avó tinha lhe deixado uma casa na Inglaterra. E desde quando sua avó possuía uma casa em outro país?

Recomendo demais esse mistério, muita coisa acontece e você vai ficar viciado em descobrir a relação de toda essa família.

Raquel del Valle 05/04/2022

Suspense dramático!
Não queria largar esse livro.

Trata de Como as histórias paralelas de 5 gerações (mais focada em 3 mulheres, na verdade) se relacionam!

Escrita intercalada nos Anos de: 1900-1914 . 1975 . 2005
Localização: Inglaterra e Austrália

Um suspense na família que logo percebemos já nas primeiras páginas.
Personagens com seus dramas e segredos.

Fiquei encantadísdima pela escrita, pela forma como a trama foi conduzida!

Carina Vasconcelos 16/04/2021

Uau!
O livro conta a história de uma criança abandonada e, apesar de amada pela familia que a acolheu, toda sua luta para descrobrir quem é e o que aconteceu.

O Jardim Esquecido é uma trama muito bem amarrada e cheia de segredos. Transita entre 1907 e 2005, alternando entre passado e futuro. As versões se misturam e a todo momento temos uma revelaçao, o que torna a leitura entusiasmante.

Foi meu primeiro livro lido de Kate Morton e eu amei! Super recomendo!

Daniela 11/10/2021

Maravilhoso!!
A Kate Morton consegue-me deixar imersa na história e querer respirar a atmosfera que descreve. Amei o livro e a aura de mistério que me envolveu do início ao fim. Sofri imenso com todas as injustiças.

Isa @isabellagraton 05/07/2020

O Jardim Esquecido
O Jardim Esquecido, da autora Kate Morton é um livro que pertence ao gênero literário de suspense e mistério. Ele foi publicado pela primeira vez dia 3 de setembro de 2018, originalmente publicado pela como O Jardim Secreto da Eliza. Ele chega até o Brasil através da Editora Rocco, e recebe uma nova edição da Editora Arqueiro.

Depois de um trágico acidente e da morte da sua querida avó Nell, Cassandra volta para cidade depois de 10 anos para se despedir dela. E acaba descobrindo uma herança na Cornualha, um pequeno Chalé que fica na Inglaterra. Cassandra então viaja até lá para ver esse lugar que sua avó nunca tinha falado e acaba descobrindo vários segredos sobre o passado de Nell. " ??????? ?? ??? ???í??? ????????, ????? ?? ?? ????? ??? ? ????? ? ??? ? ???çã? ?? ???í???, ?? ??? ???? ?? ????? ???? ???? ? ?????. ? ?? ?????? ?? ?? ?????. "

Cassandra fica chocada e surpresa pelos segredos que envolvem o passado da sua avó e decide então ficar na Cornualha para investigar. Presa em um mistério surreal e com meias verdades por toda parte, a única pista que Cassandra tem para solucionar esse caso é um livro infantil de contos de fadas, escrito por Eliza Makepiece.

Esse é um dos melhores livros que eu já li na minha vida, o suspense nos intriga desde a primeira página e me vi obrigada a devorar essa história em menos de três dias. A riqueza de informações tão complexas, o labirinto no qual Kate Morton nos coloca nos deixa ávidos para descobrir o final dessa história tão marcante.

Além disso, a história nos apresenta três mulheres como protagonistas, Cassandra, Nell e Eliza. E que apesar de todas as diferenças, estão profundamente ligadas. Os três pontos de vistas se passam em épocas diferentes, vemos a infância cruel e dolorosa de Eliza em 1900. A busca de Nell pelo próprio passado em 1975 e Cassandra procurando respostas em 2005.
A interação das vidas dessas personagens que sofreram tanto e são tão guerreiras nos passam uma lição de vida surpreendente. E não tenho medo de dizer que esse é um livro que vou levar comigo pela vida inteira.

Ana 20/11/2022

Gostei bastante do livro, um drama familiar envolvendo segredos. Narrativa bem feita e personagens bem construindos.

Maí Macedo 15/08/2022

Zero empolgante
Decidi ler O Jardim Esquecido porque era um dos poucos livros físicos que estavam há anos em casa e eu não tinha lido. A sinopse logo de cara não me cativou, mas pelo menos me deixou curiosa suficiente pra dar uma chance. Pena que ainda assim não rolou.

Foi muito difícil chegar ao fim dessa obra por causa da trama zero empolgante. Em nenhum momento eu me importei com os personagens, me envolvi com a história ou fiquei ansiosa pra chegar ao fim do mistério. É tudo muito morno. Além disso, pra ajudar, a leitura não é fluida. As páginas são formadas basicamente por descrições e fluxos de pensamentos. E pra mim, que adora ler diálogos, foi bem difícil não dispersar.

Apesar de O Jardim Esquecido não ter funcionado pra mim, não posso ignorar o bom trabalho de Kate Morton. O enredo é interessante, bem escrito e sem pontas soltas. Nós vamos montando o quebra cabeça dessa história conforme as personagens vão descobrindo, o que é bem legal. E, ao contrário do que a sinopse possa sugerir, não tem nada de sobrenatural aqui. Se você gosta de livros assim, acho que vale dar uma chance.

@estantedamarcia 23/10/2022

Que história encantadora, recheada de suspense que narra um segredo de família; ao mesmo tempo, lindo mas sem sombra de dúvidas triste.
Um mistério que é contado por três protagonistas. Mas a história de Elisa, consegue apagar aos poucos as outras.

IvAnia17 23/05/2020

Primeiro livro que leio da autora. A narrativa é envolvente, os personagens bem construídos. Porém, o enredo não me surpreendeu tanto e ficou um pouco cansativo devido ao aparecimento de muitos personagens e às idas e vindas no tempo (que deu certa agilidade à trama, mas a partir de certo ponto passou a ser exaustivo).
É um bom livro, com muitas emoções e sentimentos dos personagens que tocam o leitor.

Inalda 15/08/2021

O jardim esquecido
Livro emocionante, derramei tantas lágrimas. Nada é o que parece, a autora no começo até conseguiu me confundir. Maravilhoso!

@somaisumparagrafo 18/02/2021

@somaisumparagrafo
Após ser abandonada pela mãe, Cassandra foi criada por sua avó Nell, uma senhora introspectiva e especialmente fechada em relação ao passado. Com o seu falecimento, a neta herda um misterioso chalé nos penhascos da Cornualha e uma maleta infantil que contém um livro de contos de fadas escrito por Elisa Makeapece. A curiosidade a respeito da inesperada herança faz com que Cassandra siga rumo à Inglaterra a fim de desenterrar uma série de segredos obscuros guardado a sete chaves sobre os antepassados de sua avó.

???

Em seu aniversário de 21 anos, Nell teve uma confissão sussurrada por seu pai que mudou por completo o rumo de sua vida. O que uma criança abandonada em um navio, uma maleta contendo um livro de contos de fadas, uma família aristocrática e um jardim secreto tem a ver com o seu passado? Com o falecimento de Nell, resta a sua neta unir as peças desse intrincado quebra-cabeças e enfim encontrar as respostas que a avó passou a vida toda tentando descobrir.

Com uma narrativa não linear que se envereda entre passado e presente, acompanhamos a vida de três mulheres: Nell, Cassandra e Elisa, que terão suas histórias entrelaçadas no decorrer do enredo. Apesar da narrativa causar certa confusão inicial devido a sua grande quantidade de personagens protagonistas e secundários, a autora soube dosar perfeitamente a quantidade de informações e os momentos certos para revelá-las, soltando migalhas a nós leitores até chegar à reta final onde todas as peças se conectam com perfeição, nos proporcionando uma leitura envolvente, com direito a escândalos, dramas familiares, mistérios, segredos e um delicioso toque fantasioso dos contos de fadas.

Os personagens são complexos e foram muito bem construídos. Elisa foi quem mais me chamou atenção por sua mente criativa e astuta e por seu amor incondicional. Essa é uma história sobre amar tanto alguém a ponto de se doar até as últimas gotas do seu ser e sobre percorrer qualquer caminho para proteger a quem se ama. Simplesmente fiquei fissurada por essa história e devorei avidamente as páginas desse livro. Recomendo demais.

Manuella_3 10/09/2014

Essa trama enredada que é a vida...
Uma menina de quatro anos encontrada sozinha num navio que partiu da Inglaterra rumo à Austrália. Uma escritora de livros infantis que sumiu, misteriosamente. Uma mulher que tenta reunir os pedaços da vida da avó e descobrir os mistérios que cercaram sua infância. Eis um quebra-cabeça que Kate Morton nos desafia a montar e que, com sensibilidade, percorrerá as mais de 500 páginas. Deixando o leitor cheio de expectativas, as vidas dessas mulheres vão sendo costuradas lentamente pela autora, num vaivém do tempo, com alguma nostalgia, muita tensão e surpresas reveladoras.

O livro começa com o drama da garotinha Nell, abandonada no navio no começo do século XX, com uma mala na mão e um livro de contos infantis. É o grande mistério do livro: quem a deixou lá e por quê? Já madura, em 1975, Nell parte para a Inglaterra, em busca de sua
história. Então conheceremos Eliza, a autora de livros infantis, de infância muito sofrida, resgatada pelo tio e levada para a Mansão Blackhurst, uma propriedade que guarda muitos segredos...

Além dessas duas mulheres, há Cassandra, a neta de Nell, que refaz o caminho da avó em busca da solução do mistério ainda não solucionado. Ao receber como herança um chalé na Inglaterra, a personagem torna-se a maestrina da narrativa, amarrando as pontas soltas do enigma, encontrando as peças fundamentais para recontar a verdade sobre a vida de Nell. Com um diário da avó na mão, Cassandra vai descobrir bem mais que o passado obscuro da avó: é uma viagem de autoconhecimento, também.

É um livro para ler com atenção, pois são muitos os detalhes. A autora avança e recua no tempo em cada capítulo, alternando as histórias das três mulheres, além das personagens secundárias e igualmente importantes na trama. Essa estrutura narrativa é muito rica e interessante, amplia a visão do leitor e, ao mesmo tempo, joga pistas como iscas (nem sempre verdadeiras) e revela segredos.

A autora faz referência aos contos de fadas através da personagem Adeline, uma figura arquetípica da madrasta má, amargurada e invejosa, manipuladora e cruel. Além de inserir no livro os contos que Eliza escreve.

Foi uma leitura maravilhosa e instigante pelos mistérios e descobertas, encantadora pelas descrições belíssimas dos lugares, como o jardim secreto e o chalé do penhasco. É um deleite para quem ‘viaja’ numa descrição bem feita - e esta é uma habilidade da autora. Para quem prefere o mistério e o suspense, as doses de tensão são bem generosas.

Além das emoções da narrativa, as personagens femininas são muito fortes, cada uma a seu modo. Entre alegrias e decepções, todas revelarão suas verdades e encontrarão caminhos um tanto espinhosos, sofridos, mas que caberão perfeitamente nessa trama enredada que também é a vida.

Quero todos os outros livros da autora. Merecidas cinco estrelas!

Resenha publicada no blog Ler para Divertir:

Pam 22/09/2022

Demorei pra me acostumar com o estilo de escrita da autora mas quando engrenei no ritmo, não quis parar mais de ler.

Eu amei a história e o drama familiar com pitada de mistério.

Já quero ler os outros livros dela
Michelle 22/09/2022minha estante
Também me perdia nas linhas temporais mas curti muito e já quero ler mais livros dela

Driza 01/08/2011

Linda história!

O livro conta a história de três gerações de mulheres: Eliza, Nell e Cassandra. Todas com uma vida riquíssima de acontecimentos. E todas as vidas ligadas.

Esse é o segundo livro da autora Kate Morton e li que na época do seu lançamento ele entrou na lista dos mais vendidos do The New York Times. Aqui no Brasil ele foi publicado pela Editora Rocco em 2008.

O livro conta alternadamente trechos das vidas das três protagonistas vividos em épocas e locais diferentes. Em 1.900 Eliza tinha uma infância bem sofrida. Quando adolescente foi levada para morar com os tios na mansão da família e lá ela vai construir um jardim especial quando adulta. Ela é uma fascinante contadora de histórias infantis. Terá um livro publicado. Mas por amor a sua prima Rose, vai ser capaz de cometer uma loucura.

Nell foi abandonada em um navio a caminho da Austrália em 1.913. Quando adulta ela vai querer desvendar seu passado e descobrir sua origem, mas quando estiver bem próxima disso sua neta Cassandra irá morar com ela, impossibilitando-a assim de conhecer sua história.

Cassandra viaja para a Inglaterra em 2.005 para conhecer a herança deixada por sua avó Nell e descobrir o que ela não conseguiu. Essa viagem será de cura para Cassandra porque lá, além de descobrir a origem da avó, ela ainda vai encontrar o amor.

É uma trama construída maravilhosamente pela autora, que faz com que o leitor não tenha vontade de deixar a leitura. Um capítulo mais fascinante do que os outros entremeados por contos de fadas, surpresas e muitas emoções.

Esse livro é daqueles para ler, reler e recomendar.