O Jardim Esquecido

O Jardim Esquecido Kate Morton

Resenhas - O Jardim Secreto de Eliza

Inalda 15/08/2021

O jardim esquecido
Livro emocionante, derramei tantas lágrimas. Nada é o que parece, a autora no começo até conseguiu me confundir. Maravilhoso!

jbueno2023 15/04/2022

O jardim secreto de Eliza
É um livro maravilhoso, com vários personagens bem elaborados. A história reveza passado e presente, e quando o leitor acha que desvendou o mistério, a autora apresenta um final surpreendente.

Clau Verde 08/10/2023

Amo os livros dessa autora... esse foi muito especial. Ele prende e a escrita em tempos diferentes faz viajar em estória diferentes que se conectam.

@somaisumparagrafo 18/02/2021

@somaisumparagrafo
Após ser abandonada pela mãe, Cassandra foi criada por sua avó Nell, uma senhora introspectiva e especialmente fechada em relação ao passado. Com o seu falecimento, a neta herda um misterioso chalé nos penhascos da Cornualha e uma maleta infantil que contém um livro de contos de fadas escrito por Elisa Makeapece. A curiosidade a respeito da inesperada herança faz com que Cassandra siga rumo à Inglaterra a fim de desenterrar uma série de segredos obscuros guardado a sete chaves sobre os antepassados de sua avó.

???

Em seu aniversário de 21 anos, Nell teve uma confissão sussurrada por seu pai que mudou por completo o rumo de sua vida. O que uma criança abandonada em um navio, uma maleta contendo um livro de contos de fadas, uma família aristocrática e um jardim secreto tem a ver com o seu passado? Com o falecimento de Nell, resta a sua neta unir as peças desse intrincado quebra-cabeças e enfim encontrar as respostas que a avó passou a vida toda tentando descobrir.

Com uma narrativa não linear que se envereda entre passado e presente, acompanhamos a vida de três mulheres: Nell, Cassandra e Elisa, que terão suas histórias entrelaçadas no decorrer do enredo. Apesar da narrativa causar certa confusão inicial devido a sua grande quantidade de personagens protagonistas e secundários, a autora soube dosar perfeitamente a quantidade de informações e os momentos certos para revelá-las, soltando migalhas a nós leitores até chegar à reta final onde todas as peças se conectam com perfeição, nos proporcionando uma leitura envolvente, com direito a escândalos, dramas familiares, mistérios, segredos e um delicioso toque fantasioso dos contos de fadas.

Os personagens são complexos e foram muito bem construídos. Elisa foi quem mais me chamou atenção por sua mente criativa e astuta e por seu amor incondicional. Essa é uma história sobre amar tanto alguém a ponto de se doar até as últimas gotas do seu ser e sobre percorrer qualquer caminho para proteger a quem se ama. Simplesmente fiquei fissurada por essa história e devorei avidamente as páginas desse livro. Recomendo demais.

Adri 01/08/2021

Maravilhoso!!
A autora nos prende do início até o final, e a cada capítulo num desenrolar de uma trama que envolveu todos os tipos de sentimentos.
?????

Carol 30/06/2011

O melhor livro que já li
Nos primeiros capítulos, o livro já tinha virado o meu favorito. A história consegue fazer uma ótima junção de suspense, romance e passados familiares. A história consiste em Cassandra buscando descobrir o passado de sua avó já falecida.A avó, Nell O´Connor, já havia começado a buscar pelo seu passado; Cassandra só precisava terminar esta busca, o que não foi fácil. A cada página lida, a história dava uma reviravolta e tudo o que você imaginava deixava de acontecer.
Impressionante!

Mi Hummel 03/10/2012

Um passado em três versões...
Este livro foi uma surpresa agradável. Um achado!

Não costumo comprar pela capa ou pela sinopse. Costumo sempre fazer uma pesquisa antes de adquirir a obra. Mas...Não resisti quando o vi na livraria e, não deu outra! Acabei levando para casa.

É uma mistura de tudo o que me agrada: Contos de fadas + um passado familiar misterioso + uma bela mansão na Cornualha + um lindo jardim secreto + um enredo bem elaborado.

O início da leitura foi um pouco exaustivo. A autora estrutura sua história através de três (até quatro personagens diferentes!) em épocas distintas. E levou algum tempo até que eu me acostumasse com o estilo. Mas lá na metade do livro eu considerei uma forma bastante engenhosa. Isso dá ao leitor uma certa vantagem sobre os acontecimentos. E eu acabei sentindo um elo com cada personagem apresentada. No caso, três gerações de mulheres diferentes: Nell, Cassanda e Eliza.

" O Jardim Secreto de Eliza" sintetiza a busca do passado, o encontro de um elo familiar e de suas origens; Uma meninazinha desembarca misteriosamente na Austrália. Sabe-se apenas que ela carrega uma pequena mala com o resto de seu passado: um livro de Contos de Fadas.
Quem é ela? Como teria chegado ao porto? Quem é a misteriosa Autora que a teria levado até lá?

Kate Morton consegue levar os mistérios até o fim da obra. Embora, eu confesso que parte do enigma eu já tivesse solucionado. Mas, é interessante observar Kate jogar pistas falsas no decorrer da narrativa.

Existem até algumas referências ao ciclo arturiano: a macieira, o elo que liga Rose, Eliza e Nathaniel...Para mim, um clássico Artur, Guinevere e Lancelot, os últimos dois movidos por seu amor ao Rei. ( o mesmo ocorre na obra de Kate. É ler para observar a dinâmica dos acontecimentos.)

E, o que gostei muito, foi a utilização dos Contos de Fadas como um roteiro para os acontecimentos profundos. Para uma leitura arquetípica de quem a escreveu. E isso é fantástico! Levando em conta que Eliza é uma personagem fruto de mente de Kate Morton.

Para uma aquisição por impulso, foi surpreendente!
Recomendo Kate Morton e estou bastante ansiosa para o próximo livro
da autora.
Bia 22/10/2012minha estante
Fiquei super empolgada e começarei brevemente a leitura!!!! Obrigada pela dica.

Mi Hummel 22/10/2012minha estante
Oi, Beatriz! Realmente, é um livro bem bacana. Eu gostei bastante. (vou te falar que já comprei "As Horas Distantes" da mesma autora...Então...)Boa leitura para você e boas horas curtindo o belo jardim secreto na Cornualha...! =D

Manuella_3 18/04/2014minha estante
Adorei a leitura do livro. Ainda estou envolvida com essas mulheres fascinantes. E como a autora construiu uma narrativa saborosa em seus mistérios e a força das personagens.
Suas observações me abriram os olhos para detalhes que escaparam. Valeu.
QUero ler tudo de Kate Morton, com certeza. E me disseram que As Horas Distantes é ainda melhor! Bj

Mi Hummel 18/04/2014minha estante
Como vai, Manuella? Fiquei da mesma forma como você. Imersa no enredo durante dias! Gosto de Kate Morton justamente pela narrativa. Não há de quê! O bacana do skoob é que você pode observar diferentes visões sobre o mesmo livro e a troca de ideias acaba jogando novas luzes ao que foi lido! Bem, o meu favorito ainda é este! Mas, não deixe de ler " As Horas Distantes"! É tão envolvente quanto! =*

Michelle 28/12/2021

O Jardim Esquecido
Um velho livro de contos de fadas sombrios, um jardim secreto, uma família aristocrática, um amor negado e um mistério.
Uma história cativante, atmosférica e compulsivamente legível do passado, segredos, família e memórias. Cassandra está perdida, sozinha e sofrendo. Sua querida avó, Nell, acaba de morrer e Cassandra, com a vida já abalada por um trágico acidente há dez anos, sente como se tivesse perdido tudo que era caro para ela. Mas uma herança inesperada e misteriosa de Nell vira a vida de Cassandra de cabeça para baixo e acaba desafiando tudo que ela pensava que sabia sobre si mesma e sua família. Herdando um livro de contos de fadas obscuros e intrigantes escritos por Eliza Makepeace, a autora vitoriana que desapareceu misteriosamente no início do século XX, Cassandra usa sua coragem com as duas mãos para seguir os passos de Nell em uma busca para descobrir a verdade sobre sua história , sua família e seu passado; sem saber que, no processo, ela também descobrirá uma nova vida para si mesma.

HoneyBookss 22/12/2020

Surpreendente
Não esperava metade do que aconteceu nesse livro.
O livro conta a história de Cassandra que ao perder sua avó, herda um chalé na Inglaterra e pistas para descobrir o passado misterioso da avó que pode estar interligado com o sumiço de uma autora de histórias infantis.
O livro tem um enredo longo e um pouco cansativo. Mas não é uma história que você consegue largar. É como pegar um quebra cabeças todo desmontado e começar a montar. É fascinante. A escrita da autora é detalhista e repito, cansativa,mas é muito bem amarrado, bem encaixado e não fica devendo em nada. Recomendo pra quem não se importa com um pouco de enrolação.

Andreia508 04/10/2021

Uma criança abandonada, um antigo livro mágico, um jardim secreyo, uma família aristocrática, um amor negado.
Uma história que nos conduz por um labirinto de memórias e encantamento como um conto de fadas.

Ananda 26/01/2022

Bom.
O livro é cheio de segredos, mistérios, dramas e aventuras. Algumas coisas ficaram sem explicação.
Várias partes da leitura são um pouco monótonas e desnecessárias.
A história demora um pouco para se desenrolar, mas no geral o livro é bom, a história é boa.

Julinho 19/12/2021

Kate Morton sempre trás referências literárias em seus livros, autores como Agatha Christie e Charles Dickens foram homenageados em sua obra. Em "O jardim secreto de Eliza", como o próprio título em português sugere, há claras referências ao livro escrito por Frances Hodgson Burnett ("The secret garden") - encontramos uma garota mimada e doente, "curada" por um jardim semeado por sua prima, uma garota órfã - existe mesmo uma passagem da autora do clássico "visitando" blackhurst manor, a propriedade onde transcorre a história.
No entanto, o livro é muito mais uma homenagem aos contos de fadas, com sua face assustadora (como a própria era vitoriana, com um pouco das suas mazelas retratadas): encontramos alguns dos contos escritos pela "Autora" uma das personagens principais do romance, o que é bem legal, pois os mesmos são importantes no desenvolvimento do enredo como se fossem uma narrativa em abismo, revelando segredos e antecipando o entendimento de coisas que apenas ficam claras no fim.
Gostei bastante do livro, como todos da autora são bem escritos, com personagens que parecem de carne e ossos e que são muito cativantes, mas esse livro também herda de seus irmãos um problema: nos livros da autora, sempre há uma forçação no final para tentar surpreender o leitor, são plots twists com situações e acontecimentos muito absurdos. Nesse nem me surpreendi, por que já tinha adivinhado esse plot twist, o que ela definitivamente não sabe construir. Isso não estragou o livro, até por que eu já fui com expectativa baixa em relação ao final, é um bom isso livro posso afirmar no final das contas.

Ceci 26/09/2022

Encantadora história
Linda história, daquelas que atravessam oceanos, misturam um século de tramas familiares, aventuras, tragédias e contos de fadas?
A herança de uma senhora sem passado é deixada para sua neta, e esta viaja ao seu encontro e ao local onde sua avó nasceu para descobrir os segredos por trás de uma história triste, mas que trará novas possibilidades para reerguer a vida da neta.

Clarissa 29/11/2021

Uma criança abandonada num navio que atraca no porto de Austrália é o começo desse mistério... Quem é essa menina? Quem e porque deixaram, sozinha uma criança de 4 anos?
A narrativa nos envolve na vida de mulheres fortes, lutadoras, apesar dos inúmeros obstáculos que vida impôs.
No decorrer da leitura, vamos viajar por épocas diferentes, tudo isso para preencher as lacunas da vida de Nell.
Com desfecho surpreendente... uma narrativa cativante!

Leyzianne 21/04/2021

Confesso que esse foi um livro que julguei pela capa... e não errei! Que livro cativante. ?