O Jardim Esquecido Kate Morton

Resenhas - O Jardim Secreto de Eliza

Leticia.Viviane @livrosdaleticiah 25/06/2019

O Jardim Esquecido
Dez anos após um trágico acidente, Cassandra sofre um novo baque com a morte de sua querida avó, Nell. Triste e solitária, ela tem a sensação de que perdeu tudo o que considerava importante. Mas o inesperado testamento deixado pela avó provoca outra reviravolta, desafiando tudo o que pensava que sabia sobre si mesma e sua família.
Ao herdar uma misteriosa casa na Inglaterra, um chalé no penhasco rodeado por um jardim abandonado, Cassandra percebe que Nell guardava uma série de segredos e fica intrigada sobre o passado da avó.
Enchendo-se de coragem, ela decide viajar à Inglaterra em busca de respostas. Suas únicas pistas são uma maleta antiga e um livro de contos de fadas escrito por Eliza Makepeace, autora vitoriana que desapareceu no início do século XX. Mal sabe Cassandra que, nesse processo, vai descobrir uma nova vida para ela própria.
💬O que eu achei:
Que livro minha gente!! Fiquei sem palavras para escrever essa resenha.
A história é intercalada entre o passado de Nell e presente de Cassandra, fazendo com que nós entremos na historia de ambas e sintamos na pele o sentimento de cada uma. O livro é tão cheio de detalhes que me foi possível até visualizar o lindo jardim que envolve a trama.
Em varias partes do livro fiquei com o coração apertado. Como a vida foi injusta com essas personagens! A luta de Nell até sua morte para descobrir os mistérios que rondaram sua vida toda, e o amor que levou a neta a continuar essa investigação deixou-me emocionada.
💬Mas até que ponto alguém pode ir para satisfazer os desejos da pessoa amada?! Este livro testa nossa capacidade de raciocinar sobre isso.
💬Sem dúvida é uma trama repleta de suspense, mistérios e escândalos familiares, sem falar no paralelismo dos contos de fadas do livro, que deixarão o leitor a querer devorar este livro

Coisas de Mineira 06/05/2019

“O chalé é um lugar solitário, isolado de dia e mais ainda de noite. A estrada não ia até o alto do penhasco, a entrada do jardim secreto fora fechada e, do outro lado do muro, havia um labirinto cujo caminho era, claro, difícil de percorrer. Era o tipo de lugar onde uma pessoa podia viver sem nunca enxergar outra alma.”

Em “O Jardim Esquecido”, Cassandra sofreu uma perda terrível que mudou toda sua vida, dez anos depois ela perde Nell, sua querida avó que sempre esteve ao seu lado. Depois de saber que herdou de sua avó uma misteriosa casa na Inglaterra, ela começa a descobrir e entender que a vida de Nell era cheia de segredos que nunca tinha compartilhado com ninguém. Cassandra então sai em busca de descobrir o que sua avó guardava.

Nell amava seus pais e suas irmãs, estava noiva de um homem que adorava e tinha a benção da família. Mas em uma noite, após um segredo que fora guardado por anos ser relevado, tudo mudou e Nell se trancou para ela mesma. A propriedade Blackhurst foi palco de coisas terríveis e guarda os segredos da família Mountrachet.

Um pouco confusa a sinopse? Mas não sabia como dar um resumo sem entregar várias coisas chaves do enredo. Para quem gosta de uma trama cheia de mistérios e segredos que vão sendo desvendados ao passar das páginas, “O Jardim Esquecido” é a história perfeita. A autora consegue nos levar ao longo de pouco mais de quatrocentas páginas, entretidos e querendo descobrir o que diabos aconteceu.

Nós não estamos apenas vendo Cassandra, no ano de 2005, a história também vai nos mostrando um pouco da vida de Nell, desde a sua infância, até a sua velhice. Além da autora, Eliza Makeapeace e a família Mountrachet por volta de 1900. O bacana que Kate faz com o enredo é que ela faz intercalando a vida de três gerações e em cada capítulo entrega apenas o necessário para que o leitor fique ainda mais curioso sobre o que aconteceu com os personagens.

“Cassandra e continuou sentada por algum tempo, observando as sombras que dançavam nas paredes enquanto refletia sobre o que Ruby dissera. Sobre a vida que ela, Cassandra, tinha construído com as coisas, as pessoas, que não estavam mais ali. Fora isso que Nell fizera? Ela tinha ignorado a vida e a família que lhe haviam sido dadas e se voltado para a que lhe tinha sido tirada? Cassandra deitou-se e fechou os olhos.”

Sabe algo que eu achei interessante, durante a leitura? A personagem, Eliza Makeapeace foi uma escritora de contos de fadas que teve apenas um livro publicado. Durante a narrativa, vemos referência a suas histórias, quando outros personagens citam como são boas e interessantes, e para uma leitora isso gera certa curiosidade. O que eu gostei foi que logo, essa curiosidade acabou quando Kate introduziu alguns dos contos dentro do livro.

Preste atenção, os contos são sensacionais, casam com a trama de uma forma surpreendente, mostrando o caminho para os personagens descobrirem os segredos e os mistérios que os envolvem.

Se gosta de uma boa história com segredos de família, essa é uma boa pedida. Ao final, Kate conseguiu fazer com que eu chorasse até soluçar, com o desfecho que ela deu para o livro. Direi apenas isso, para que eu não tire a emoção de ninguém: para mim, foi a melhor forma de concluir uma história, foi emocionante e tocou de uma maneira sensacional. 5 estrelas foi a minha avaliação no skoob.

Com mais de 10 milhões de livros vendidos no mundo, Kate Morton é autora de seis romances, todos eles na lista de best seller do The New York Times, do Sunday Times e número 1 em todo mundo. Sua primeira história “The House at Riverton” foi a estreia mais bem sucedida, do Reino Unido, de todos os tempos. Seus livros, já foram publicados em 42 países e traduzidos para 34 idiomas. No Brasil, “O Jardim Esquecido” e “A Casa do Lago” foram publicados pela editora Arqueiro.

Essa leitura foi meu primeiro contato com Kate, mas não quero que seja a última. Ela é aquele tipo de autora que nos encanta e nos faz querer sempre mais.

Uma curiosidade: “O Jardim Esquecido” foi lançado pela primeira vez no Brasil como “O Jardim Secreto de Eliza” pela editora Rocco, assim como os livros “A Guardiã dos Segredos de Amor”, “As Horas Distantes” e “A Casa das Lembranças Perdidas”.

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/2019/05/resenha-o-jardim-esquecido-kate-morton.html

Nay 29/04/2019

Sempre boa leitura
Gosto muito dos livros de Kate Morton. Ela sabe como descrever personagens, ganhar nossa atenção, prender até o ultimo capitulo.

Assim como nos demais livros, inicialmente é preciso um pouco de paciência pois é uma historia detalhada, então pode parecer um tanto quanto monótono na primeira metade e depois ganha mais força.

Mesmo sendo muito bom livro o final me incomoda um pouco. Assim como uma outra obra da autora, pra mim tudo poderia ser diferente muita tragédia poderia ter sido evitada se as se a protagonista gastasse mais cinco minutos pensando, eu acredito que outra solução seria encontrada.

Essa opinião nao afeta a qualidade do livro, vai ser uma boa leitura.

Bia 15/02/2019

Um livro mágico.
Meu primeiro contato com a autora e estou encantada com sua delicada escrita, que combina tanto com a história. O poder de uma amizade, a transformação de uma perda. Gerações em busca de um passado oculto, sombrio. Uma pessoa precisa conhecer sua origem, não? Mas as vezes basta muito pouco para descobrirmos quem realmente somos.

AndyinhA 28/01/2019

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Uma trama interessante, dividida em várias linhas do tempo, uma busca pelo passado e muitas reviravoltas. Essa é a premissa básica de ‘O JARDIM ESQUECIDO’, ele acompanha a busca de Cassandra sobre o passado da avó, ao mesmo tempo que tenta entender a sua história e dar algum sentido na sua vida.

Nell, a avó de Cass foi encontrada num porto na Austrália sozinha com a idade de 4 anos, ela acabou sendo adotada pela família do controlador do porto, após anos, ela descobre que não é sua verdadeira filha e começa a correr atrás de quem ela é e quem seria/foi a sua família real.

A história intercala momentos diferentes da história, como o da Cass no presente indo atrás das pistas deixadas pela avó, pela própria avó quando ela começou (no passado) a tentar descobrir quem ela era e onde poderia conseguir informações e de uma terceira personagem, que aos poucos começamos a entender qual é a relação entre elas.

A história é densa e muitas vezes confusa, as linhas do tempo foram bem exploradas e em cada uma delas trazem informações e momentos diferentes da mesma história, ou seja, se a personagem A descobriu algo no tempo X, no tempo Y da personagem B ela já sabe aquilo, assim evita que a gente veja a mesma coisa se repetindo em todos os tempos e principalmente matando com algumas xaradas e reviravoltas da história.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2018/10/JardimPoison.html

Liliane 11/03/2023

Pra quem gosta de um romance com toque de mistério, drama familiar, segredos e histórias que são contadas num misto de passado e presente.
Nell quer entender sua origem, mas para descobrir de onde veio, caberá a Cassandra decidir ou não sobre as buscas que remontam um emaranhado de informações que envolve Giorgiana, Linus, Eliza, Adeline, Rose, entre outros personagens.
Ao ler o livro parece que estamos lendo mais de uma história, porque para entender o vida de Nell se faz necessário entender muita coisa, inclusive os contos de fadas escritos por Eliza.

Laris 03/04/2022

Um dos mistérios mais misteriosos
Sabe aquele livro que vai te dando pistas extremamente concretas pra um lugar e do nada vem o plot twist bombástico? Eu fiquei extremamente viciada nessa história. Elisa, Rose e Nell, três histórias que se entrelaçam e fazem a gente ficar entusiasmado. Três versões principais para uma história intrigante que envolve 4 gerações. Vale muito a pena a leitura!!

Aione 28/11/2018

O Jardim Esquecido foi meu segundo contato com as obras de Kate Morton, iniciado por A Casa do Lago. O segundo livro publicado da autora foi primeiramente trazido para o Brasil pela editora Rocco, sob o título O Jardim Secreto de Eliza, recebendo agora uma nova edição pela Arqueiro.

Após a morte da avó, Cassandra recebe de herança um chalé na Cornualha e a notícia de que Ness tinha um passado misterioso. Em uma tentativa de descobrir os segredos de sua família, ela parte para a Inglaterra tendo como única pista um livro infantil de contos de fadas escrito por Eliza Makepiece, que pertencia à Nell.

Assim como em minha outra leitura de Kate Morton, encontrei em O Jardim Esquecido uma narrativa repleta de esmero: cenários, eventos e personagens são construídos com cuidado e detalhamento, de maneira que o livro se desenvolva com mais calma. Da mesma forma que em A Casa do Lago, a leitura é mais lenta justamente por toda sua riqueza de informações, ainda que, agora, meu envolvimento inicial tenha sido menor do que da primeira vez, na qual devorei o livro mesmo com sua densidade de informações.

E as semelhanças continuam, indicando ser esse o estilo da autora: aqui também há narrativas alternadas em épocas diferentes, de maneira a acompanharmos perspectivas de personagens diferentes em contextos também diferentes. Enquanto Cassandra investiga, em 2005 o passado da avó, vemos Ness em 1975 em busca de suas próprias origens e, paralelamente, temos a perspectiva de Eliza no início dos anos 1900, o que faz de sua história mais próxima do leitor, uma vez que ele pode acompanhá-la diretamente e não apenas pelas descobertas de Cassandra e Ness. Ao alternar os pontos de vista e as épocas, Kate Morton constrói o enredo de forma mais elaborada, mantendo o suspense em doses exatas e criando um jogo muito bem elaborado na medida em que as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar. Também, drama e romance aparecem bem concatenados, dando à leitura seu toque emocional.

Outra semelhança com A Casa do Lago é que O Jardim Esquecido também traz em seu conteúdo uma personagem escritora e, em ambos os casos, o fazer poético das personagens acaba se interligando com a história contada por Morton, dando às obras um aspecto, em partes, metalinguístico. Também, se A Casa do Lago me remeteu a obras como Reparação, de Ian McEwan, e Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, de Stieg Larsson, O Jardim Esquecido certamente teve seus tons de O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett.

Devo confessar que O Jardim Esquecido me impactou muito menos do que a outra obra da autora, uma das minhas melhores leituras em 2017. Talvez, por meu envolvimento inicial ter sido menor, eu tenha demorado mais para ingressar no universo das personagens, ao mesmo tempo em que, dessa vez, as revelações também me pareceram menos surpreendentes. De qualquer maneira, mais uma vez me encantei pela leitura, especialmente pelo livro ser tão bem construído e por trazer personagens tão palpáveis. Há um quê de magia que permeia a história, bem como há uma doçura na forma de Kate Morton narrá-la, e tais elementos certamente tornaram meu contato com a obra delicado e extremamente prazeroso.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/11/27/resenha-o-jardim-esquecido-kate-morton/

Simone 01/10/2018

Uma linda trama!
Dividido em três partes, narrando passado e presente, somos apresentados a um conglomerado de acontecimentos, em sua maioria, mistérios que afligem uma família.

O JARDIM ESQUECIDO é uma instigante história, excelentemente tecida, onde, em doses homeopáticas, somos levados às verdades que por anos estão ocultas. Trata-se de um drama embevecedor, com uma trama bem amarrada e personagens (protagonistas e secundários) cativantes. Apesar de o enredo ser um pouco arrastado, em momento algum fez com que eu caísse na mesmice. Pelo contrário, a cada virar de página queria saber mais, ou seja, qual teria sido a verdadeira história de Nell e os seus, além de, claro, me encantar com o que tais revelações estavam fazendo na vida de Cassandra, a neta herdeira. Eis uma trama que me fez ter várias teorias, ora desconfiando; ora confiando; porém sempre encantando-me com sua narrativa envolvente e cheia de mistérios. Eu não posso dizer mais senão soltarei spoilers, mas adianto para quem é fã de uma belíssima história... Essa é uma maravilhosa pedida, daquelas que ao final da trama, pensamos: "Mas isso daria uma linda adaptação!" O final é cheio de reviravoltas e surpreendente, além de emocionante. Se eu gostei?! NÃO, EU NÃO GOSTEI! EU MEGA, ULTRA, MAX, HIPER AMEI!!! 💘💘💘 Agora encontro-me assim: numa baita ressaca literária. E termino afirmando: Eu leio até mesmo a lista de compras da autora. o/

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com/2018/09/falando-em-o-jardim-esquecido-de-kate.html

@st.csouza 01/03/2019

Mágico!
Uma história completamente envolvente, escrita de forma que o livro se torna mágico. Digno de um conto de fadas

Dany 30/05/2024

Que livro incrível!
Minha 2a experiência com a Kate Morton foi MAIS incrível ainda! Estou apaixonada pelos livros dessa autora. Eu AMO dramas familiares onde as histórias entre o presente e o passado se intercalam. E aqui, Kate não deixa pontas soltas, tudo vai se encaixando a medida que a leitura vai avançando e o leitor fica vidrado a
cada mistério que lhe vai sendo revelado.

Kate Morton me ganhou, mais uma vez ??

mirna 20/03/2019

Que história FANTÁSTICA!
Aquele tipo que leva a gente pra outras épocas, pra outros mundos. Um drama forte onde o suspense impera do começo ao fim da história. Uma criança abandonada em um navio, se torna uma mulher amargurada ao descobrir esse fato no dia de seu aniversário de 21 anos. Tudo mudou para ela. E a autora nos faz viajar no passado, no presente e no futuro com descrições fantásticas. Uma coisa interessante nesse livro são alguns contos que a autora coloca entre as páginas dessa fabulosa narrativa. São contos lindos com algumas lições de vida. Simplesmente AMEI esse livro.

Christian Homem de Melo 02/10/2018

Inesquecível
Uma envolvente trama que vai se revelando ao longo de três épocas distintas.

Dri F. @viagenscomlivros 02/11/2019

O jardim esquecido é um livro que está a um tempão na minha lista de próximas leituras. Devo ter comprado o e-book em alguma promoção a um bom tempo atrás, e ficou ali esquecido. Minha meta esse ano foi tentar ler os livros parados, tanto na minha estante quanto nos meus e-readers e esse foi um que tirei da lista finalmente.
Este livro conta a história de Nell. Hoje uma senhora já no hospital, em seus últimos dias de vida, mas que tem um passado misterioso já que foi abandonada em um navio quando tinha somente 4 anos. Ela faz uma viagem da Inglaterra a Austrália, lá é encontrada por um funcionário do porto, que a leva para sua casa e acaba ficando com a menina.
Quando Nell faz 21 anos, o pai resolve contar a verdade a menina sobre seu passado, e a partir daí tudo na vida dela muda e ela vai atrás de descobrir seu passado.

Temos uma história contada de uma forma, na minha opinião, um tanto quando bagunçada. Os capítulos se dividem por tempo e cidade, então em alguns momentos a gente está na Londres de 1913, pula para a Austrália de 1930, Austrália de 2005, Londres de 1900 e por aí a fora.
Confesso que não gostei da narrativa do livro. Embora conforme você vai lendo, vá entendendo exatamente do que está sendo falado em cada período, achei bagunçada e cansativa. Temos as histórias paralelas sobre quem são os pais de Nell, sobre os personagens de seu passado como a escritora Eliza, a mãe de Eliza, Cassandra a neta de Nell... enfim, achei cansativo, em muitos momentos a história se perdia e eu só queria mesmo era terminar para saber logo como tudo acabava.
A premissa é bacana, há um mistério a ser desvendado sobre de onde a menina saiu, porque foi abandonada sozinha em uma viagem de navio, mas achei que a narrativa se torna tão cansativa que perdi um pouco o foco e o desejo de continuar a leitura.
Não sei se é uma história muito conhecida, não ouço muita gente falar sobre esse livro, que foi lançado a primeira vez no Brasil como O jardim secreto de Eliza em 2009, e relançado pela editora Arqueiro com o nome de O jardim esquecido agora em 2018.
Mas caso você tenha lido, me conta o que achou? Vou adorar saber!

site: Instagram @viajecomlivros

Clenia 08/11/2019

Intensa
História muito intensa.

Dos livros que li de Kate Morton (foram apenas 3 até agora), achei esse o mais difícil de seguir adiante. Já prevendo alguns acontecimentos ao longo do livro, tentei adiar ao máximo o seu término. Como previ o concluí um pouco triste com o desfecho da história.

Ainda assim achei essa viagem literária interessante.

Amor e devoção são elementos fortes presentes na narrativa. Construída por personagens que, por devoção e/ou por amor, tomam decisões ao longo das décadas, que vão construindo uma teia invisível, capaz de interferir por décadas na vida daqueles que o cercam.