Sherlock Holmes - Volume 3

Sherlock Holmes - Volume 3 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Claudia 29/12/2022

Ótimo
O volume 3 é ainda mais impressionante. Tem "A volta de Sherlock Holmes" com diversos contos, e o romance "O vale do medo". Este maravilhoso, bem escrito e intrigante. Uma leitura fácil e que é impossível parar de ler.

Ingrid 25/12/2022

Resenha - Sherlock Holmes: Vol. 3
Hoje a resenha é do terceiro volume do box de Sherlock Holmes da editora HarperCollins. Considero esse box o melhor com as histórias de Holmes, a tradução é excelente, a edição é linda, boa de ler, e capa dura.

Hoje vamos falar do volume 3, que abrange os livros “A Volta de Sherlock Holmes” (Contos) e “O Vale do Medo” (Romance).

O livro de contos me deixou bem animada, pois eu já sabia que Holmes não tinha morrido, mas foi muito legal ver sua volta. Contextualizando: Em uma história anterior, Conan Doyle decidiu matar Sherlock e seu inimigo, Moriarty. Entretanto, após revolta dos fãs, ele trouxe-o de volta à vida, como mais um dos feitos inteligentes do detetive.

E as aventuras trazidas nesses contos foram, como sempre, bem interessantes. Apesar de que hoje em dia eu consigo “adivinhar” mais o que vai acontecer, não acho que isso diminuiu a qualidade das histórias. Eu adoro ver a explicação final que Sherlock dá em todos os casos. Meus contos preferidos foram “A Aventura da Priory School” e “A Aventura dos Homenzinhos Dançantes”.

Por fim, o livro “O Vale do Medo”, quarto romance escrito pelo autor, foi provavelmente meu preferido. Ainda tenho dificuldade em escolher entre eles. Mas, essa história realmente me empolgou. Li bem rápido, depois de ter demorado bastante nos contos.

Aqui, a história começa nos lembrando do professor Moriarty. Sherlock desvenda uma mensagem, e logo em seguida descobre que essa mensagem tem relação com um assassinato que acaba de acontecer em Sussex.

E é lá que a história se desenrola, em uma casa enorme, rodeada por um fosso, e com uma ponte levadiça que é levantada todas as noites. Essa é outra história que dá pra imaginar o desenrolar, mas o flashback que é mostrado na segunda parte do livro nos surpreende ainda mais.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Daniela354 20/12/2022

Sherlock Holmes 3
Não me agradou muito algumas partes, achei meio lento mas os finais são sempre bons, inclusive o do último conto eu já achei q ia ter algum plot, mas me surpreendeu.
Não sei se perdi algo, ou não lembro pq demorei muito lendo esse... mas, oq aconteceu com Mary ?

Vivian Costa 19/12/2022

Arthur Conan Doyle não decepciona nunca quando se fala de Sherlock Holmes a forma como ele cria um personagem tão complexo e os contos tão completos é impressionante.
Ainda tenho problemas com os parágrafos grandes cheios de descrição mas ainda assim não tenho nenhuma vontade de parar de ler

Thay262 18/12/2022

Sherlock volta mais controlador com Watson que nunca, KKK. E Vale do Medo baseado numa história real!! Chocada!!! Mas amei esse volume!!
Gostei muito dos casos apresentados, todos de forma geral me agradaram, me prenderam e instigaram até o final. (Obs: atenção pra possíveis spoilers).

Sherlock Holmes definitivamente retorna triunfalmente para seu querido camarada Dr. Watson. Gente Sherly aqui tava meio possessivo e controlador com seu amigo, kkkk, ele não só pede que Watson torne a viver com ele na Baker, como pede que deixe o consultório médico, e Holmes ainda tranca os talões de cheques do Watson na gaveta/cofre tendo John Watson que pedir as chaves se quiser usa-lo. Também achei estranho, kkkk, mas Watson nem liga pra isso, continua admirando Holmes mais que tudo. Nesse livro cabe ao doutor apenas seguir Holmes em aventuras e escreve-las ao público, isto é, quando Sherlock Holmes o autoriza. Que isso, Sherly??? Nunca te vi tão controlador! Kkkk
No último conto desse livro, Doyle já começa a delinear o "fim da carreira" de Holmes, já engatando no volume 4.

Já "Vale do Medo" (que se passa antes de "O problema Final", no volume anterior) me surpreendeu de forma positiva, quase ninguém fala desse Romance dando preferência a Um Estudo em Vermelho e Cão dos Baskerville (que são ótimos), mas esse Vale do Medo pra mim foi inclusive bem melhor que O Sinal dos Quatro.

Eu amei a trama, tanto a primeira parte com Holmes e Watson (super entrosados e dei gargalhada nuns momentos de diálogo, a investigação do caso também é excelente).
Achei a "Parte II" desse livro ainda melhor que a "parte II" de "Um Estudo em Vermelho", principalmente porque aqui foi baseado num caso real do agente de Pinkerton, James McParland, e o grupo criminoso Molly Maguire (que inspirou Doyle a escrever esse Romance). Se já achei eletrizante no livro, descobrir que tem base real fez tudo ficar ainda mais chocante.

Esse "Volume 3" DEFINITIVAMENTE me prendeu. Meu favorito dessa Box em termos de "casos" intrigantes (isso não significa que os demais volumes sejam inferiores, pelo contrário).
Mas aqui é como se o autor estivesse mais confortável com os personagens, como se eles fossem velhos amigos do público, então ele tornou os casos mais dinâmicos que nos volumes anteriores (não há tanto desenvolvimento de personagens aqui, como teve nos outros, porque a dupla Holmes-Watson já está tão ENTROSADA que não precisa falar muito deles, dá pra "atacar" e focar nos casos direto!!).

Pontos negativos: novamente há algumas passagens racistas e/ou xenofóbicas, como já ocorreu nos livros anteriores. Uma lastima deplorável ver isso numa coleção de livros tão incrível.
Não fosse isso eu dava 5 estrelas.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com
18/12/2022minha estante
Eu amo Sherlock ?

Thay262 18/12/2022minha estante
Sim, Sherlock é apaixonante ??
E Watson é meu xodó ?

Chisanakittsune 08/12/2022

"É um erro grave formular teorias antes de conhecer os fatos. Sem querer, começamos a mudar os fatos para se adaptarem às teorias, em vez de formular teorias que se ajustem aos fatos."

"A mediocridade não enxerga além de si mesma. Mas o talento reconhece instantaneamente o gênio."

"Acredito que o cérebro humano é como um sótão, no lugar de armazenamento de fatos. Mas como o espaço é infinito, deve ser preenchido apenas com coisas que a pessoa precisa para ser o melhor."

Rebeca 01/12/2022

Outras aventuras de Sherlock
Nesse volume, tem-se uma das histórias que mais gostei de Sherlock Holmes, "O vale do medo". Achei essa história deveras surpreendente, uma vez que, quando você chega nesse volume, percebe que a maiorias das histórias seguem uma mesma fórmula padrão e as descobertas de Sherlock vão ficando mais fáceis de advinhar no decorrer da leitura sem tanto suspense.

- Citação favorita:

"Os pequenos não podem nos prejudicar. Não têm dinheiro e nem poder. Desde que não arranquemos tudo deles, podem ficar sob nosso poder." Esse é um fiel retrato da realidade ocidental, homens brancos inseridos na elite, fazem o que bem entendem e seguem impunes perante a lei."

Ceci 29/11/2022

Um Livro PERFEITO
Simplesmente um dos melhores livros que já li !!!!!!

Arthur Conan Doyle fez um trabalho incrível.

Migueleituras 15/11/2022

Conan Doyle como sempre fazendo suas histórias de forma genial e ainda assim conseguindo ser melhor em cada livro. Eu amei esse volume.

Lívia 31/10/2022

Mais mistério menos enrolação
As histórias desse eu acredito que me prenderam muito mais do que a do anterior, acredito que o mistério ficou mais difícil de ser desvendado pelo leitor, o que eu particularmente achei interessante.

Vanderlei.Augusto 21/10/2022

Este livro contém apenas contos. Porém o autor continua na sua pegada de surpreender o leitor com o desenrolar das investigações de Sherlock Holmes

Maiara 09/10/2022

Maravilhoso!
Assim como todas as histórias, o terceiro livro se saiu perfeito. Apesar da última história tenha tido pouca participação de Holmes, gostei bastante.

vitinho 09/10/2022

passei 2 MESES lendo essa bomba entre ficar sem tempo por causa da faculdade e simplesmente ficar com preguiça pq o livro é ruim. prende menos que os dois primeiros (oq já era difícil) tem um ou outro plot twist bom mas a maioria são bem medianos. é isso não leio o quarto volume tão cedo nem por dívida de jogo.

Lilia63 06/10/2022

volume 3
achei meio tediante, o início foi bom mas depois foi ladeira a baixo, ainda demorei 1 ano pra ler esse livro mas terminei