O amante japonês

Resenhas - O Amante Japonês

1 | 2 | 3 | 4

Flavinha 12/03/2016

Razoes para ler...
Para comecar, o livro sendo da Isabel Allende e garantia de uma leitura fluida e gratificante. Todo tempo disponivel que tinha, lia. A vontade era cancelar todos os compromissos para apenas ler.
Em seguida, o romance, em muitas vezes apresentado de forma implicita,possui varias formas de amor, seja cuidado/carinho, cumplicidade ou desejo/paixao. Como o livro possui como pano de fundo entre 1930 aos dias de hoje, varios momentos o preconceito estava em voga adicionado a necessidade de manter as aparencias. Elementos atuais (infelizemente)
Outro aspecto interessante e como personagens de diferentes culturas, seja Polonia, EUA, Japao, Moldovia e Fraca/Israel, estao relacionados. Personagens que se completam !

Tatinha 29/10/2016

"Se eu fosse morrer[...] o que eu faria? Nada! Eu me esvaziaria de tudo, menos do amor"
" O que fazer com essa felicidade que nos chega sem motivo especial, esta felicidade que não requer nada para existir?"

Eu sou suspeita para falar desse livro, porque gosto imensamente de Isabel Allende! Desde a primeira vez que li um livro dela foi algo como uma paixão permanente, algo para a vida toda! A narrativa de Isabel é toda estruturada de forma a encantar, ela escreve algo como pura poesia!
Esse livro em especial me encantou pela delicadeza e pela força dos sentimentos aqui retratado, ela conseguiu falar de diversos assuntos, assuntos delicados, de forma extremamente singela!
Me fez me apaixonar pela força do caráter e do amor de Ichimei e pela tenacidade e dureza de Alma, o que a torna uma mulher formidável, a prova disse é que foi amada por dois homens incríveis, e nos faz nos encantar pela resiliência e no final o carinho por Nathaniel, eu nunca o considerei um coitado e no final ele nos prova que era apenas mais um ser humano incrível combatendo seus próprios demônios ( ou assim os considerava, até a aceitação total do sue próprio eu), nada diferente de Alma, Ichimei ou Irina.

É um livro que traz uma narrativa de uma simplicidade e delicadeza impressionante!

Recomendo muito a leitura!

Só não gostei de uma coisa, e deixo aqui meu pequeno aborrecimento com a editora BB, Bertrande Brasil, havia muitos erros de português no livro, BB isso foi triste de ver! Mas fora isso, estava tudo perfeito, e... adorei a capa!

Livia Barini 20/11/2016

Bom livro
Um livro bem escrito, com o ritmo típico da Isabel. Faz pensar nas decisões que tomamos ou deixamos de tomar em função de medos, orgulho, preconceito ou ambição.
Resta-nos saber se Delphine achou a história de amor assim tão linda como o livro quer nos convencer ...

Fêh Zenatto 13/08/2017

Um amor proibido por toda vida!
Nunca tinha lido nada da Isabel Allende mas, obviamente, já conhecia a fama dessa autora e óbvio que não me decepcionei.
Nesse O Amante Japonês, Allende constrói um romance tocante e profundo em apenas 290 páginas e consegue explorar as diferentes facetas da personalidade dos seus personagens, especialmente da protagonista, Alma.

Aliás, Alma virou uma das minhas protagonistas preferidas da literatura. Por acompanharmos sua vida desde quase o começo até o final, passamos a enxergá-la com toda a profundidade de sua história; Alma é uma mulher sofrida mas muito forte, muita talentosa e também muito apaixonada.

O amor de Alma e Ichimei também é um dos mais lindos dos livros; os dois se conhecem ainda criança e, sem terem maturidade ainda para descrever seus sentimentos, acabam sendo separados pela Guerra de modo abrupto e doloroso. Contudo, o sentimento é mantido vivo através de belíssimas cartas que os mesmos trocam e que rendem muitas lágrimas durante a leitura!

Eu, que não sou a maior fã de romances, me peguei apaixonada pela história e pelo clima do livro, que ainda traz uma pitada de drama conforme acompanhamos Alma durante os percalços da vida adulta.
Livro lido, aprovado e indicado!
Agora quero ler mais obras da Isabel Allende especialmente A Casa dos Espíritos, que já ouvi falar muito bem.

site: http://www.blogcoisaetal.com/2017/08/oamantejaponesisabelallende.html

Vivi 22/02/2018

Um amor que nem o fim de tudo separa
Esse é aquele tipo de livro que é pra vida que temos que ler cada pagina em doses homeopáticas e viver essa história.
Amei a escrita da autora a forma como ela conseguiu com tanta maestria contar a tragetória da geração de uma família de uma maneira tão suave e cheio de sensibilidade. Tudo é contado entre o presente e o passado. Passado o enredo é sobre Alma que um dia foi a menina polonesa e judia que os pais mandaram para a casa dos tios em Varsóvia para fugir da crueldade dos nazistas. E ali o seu destino começa e encontra seu eterno amor já aos 8 anos. Ichimei filho de um jardineiro são separados pela primeira vez devido a descriminação que os japoneses sofreram dos Estados Unidos pôs o Ataque Pearl Harbor. Conhecemos o que os japoneses passaram no campo de concentração. E também muito da cultura deles. É um livro sim de romance mas ele é muito mais que isso com certeza. Alma era mulher que tinnha tudo e ao mesmo tempo não teve 100% o seu amor principalmente por causa de diferenças sociais gritantes ela viveu conforme foi moldada pela familia que a criou mas ao mesmo tempo a tudo isso conheceu a verdadeira amizade.Aquela em que o outro se dá sem querer receber como foi com o primo Natanael. E se falando do presente temos tb Irina que cruzou o caminho de Alma. Uma moça com seus traumas e sofrimentos que tb não só conhece a história de amor de Ichimei e Alba mas conheceu o seu prorio amor com o neto de Alba.
O que dizer... um livro rico em detalhes históricos, uma linda e emocionante história de amor , encontros e desencontros, amizade, redenção.
Eu ameiiii cada pagina e esse final... 💝💝😢😢😢😢😢💘💘💘

Biblioteca Álvaro Guerra 30/04/2018

Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver em segurança com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados. Décadas depois, presentes e cartas misteriosas são descobertas trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes, O amante japonês explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528620276

Adriana 22/08/2018

Tão delicado
Isabel nos prende nessa história magnífica, que se constrói aos poucos em sua narrativa delicada e cautelosa, que aos poucos leva o leitor a mergulhar em cada detalhe, a buscar junto dos personagens a verdade por trás da história de Alma e Ichimei.

É um livro que te faz pensar na intensidade do amor, nas adversidades que o impedem de maneira tão cruel e ao mesmo tempo tão fúteis.

Um verdadeiro balé literário.

Júlia Gam 29/12/2018

O Amante Japonês
Alma é levada para a casa de seus tios e lá, ainda quando criança se apaixona pelo japonês ichimei, mas por causa da guerra e do tempo em que viviam não foi possível falar sobre esse relacionamento ou casar. Durante a vida vão se reencontrando e seu amor nunca morreu.
É uma história que nunca pensei que fosse gostar, além da história de Alma temos em paralelo a história de Irina e o neto de Alma, Seth que é apaixonado e não é correspondido.
O livro também trás diversos ensinamentos sobre relacionamentos e amizades além do próprio ser humano.

Chris Silveira 22/01/2019

Emocionante
A narrativa envolve muitos personagens, como já é previsível em Allende, e, por contemplar todos eles, é lenta até a metade do livro. São muitas histórias que se cruzam e esse panorama geral, ainda que cansativo, é necessário para o fôlego das últimas 100 páginas. O que era uma leitura que não prendia muito passa a ser voraz no final. Momentos emocionantes e reveladores que nos fazem chorar. O final também é muito bom. Adorei!

Luiza.Thereza 30/11/2015

O Amante Japonês
Irina Bazili é uma cuidadora de idosos zelosa em seu ofício, sempre cuidado dos residentes como se cuidasse de sua avós que ela deixou para na Moldávia. No asilo, ela tem o que há muito tem procurado para si: um trabalho que a aproxima de pessoas amadas e um lugar onde ela pode trabalhar sem que lhe façam perguntas sobre seu passado.

Após um curioso caso com um dos velhinhos residentes, Alma Belasco, uma senhora reservada, lúcida, e que propositalmente se mantem distante de todo os outros residentes, a contrata como sua secretária particular.

Junto com Seth, neto de Alma, Irina começa a descobrir o passado de Alma Mendel, uma menina de origem polonesa mandada à América pelos pais na esperança de que a filha escapasse do horror nazista indo morar com os tios em São Francisco, e que conhece o amor com Ichimei Fukuda, o filho mais novo do jardineiro da família.

A narrativa desde livro é bem suave, e os capítulos, intitulados de acordo com o que será abordo (que pode ser um personagem, um lugar, um objeto ou um sentimento) ajudam, e muito, a reforçar essa suavidade.

A autora foi econômica com as palavras a ponto de não cometer excessos e conseguiu contar o que se propôs a contar sem ser abstrata demais, arriscando jogar as protagonistas em um romantismo exagerado, e nem seca demais a ponto de Alma e de Irina parecerem alheias demais às questões do coração.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/11/o-amante-japones-isabel-allende.html

1 | 2 | 3 | 4