Os Sombras

Resenhas - Os Sombras

Marcy 12/11/2016

Maravilhoso e Emocionante.
Simplesmente apaixonante..

Ótimo desenrolar da história, só achei que deveria ter mostrado mais a história do iAm e de Maichen pois amei o casal e queria mais e mais detalhes sobre eles.
Ainda continuo muito ansiosa sobre o livro de Xcor e Laila, isso está me matando. kkkk
Adoro o jeito que autora conta várias histórias ao mesmo tempo e nos deixa a par de todas, amo isso.

Este livro terminou totalmente diferente de como eu imaginava, confesso que fiquei um pouco triste com o acontecido e mas compreendo que as vezes devemos nos sacrificar por amor, além disso é o que ele mais deve ao seu irmão.
Meu coração está em pedaços até agora, mas infelizmente a vida segue.

Priscila 22/09/2016

Esse livro foi de longe uma leitura empolgante, gosto bastante da autora e da série, mas esse romance de Trez e Selena foi um pé no saco, me senti lendo uma história de Nicholas Sparks, pelo amor de Deus!
Queria muito ler mais sobre iAm, porém o personagem foi tão pouco trabalhado, tudo sobre ele girou em torno de Trez.. Pelo menos o final pra iAm foi bom, mas não achei fantástico, como geralmente é o desfecho da autora, pareceu um final corrido e pouco emocionante.
Quem me fez feliz nesse livro foi Layla e Xcor, to ansiosa para o livro deles!
Ju 16/01/2020minha estante
Também achei chatinho o casal Trez e Selena, primeiro porque não senti química, achei a paixonite dele pouco convincente e lonnnngos trechos de sexo,teve hora que deu vontade de pular as páginas...
Também to muito ansiosa por Layla e Xcor, acho o casal tão fofo!! Pensando até em pular esses livros dos recrutas, só não vou pular A Besta porque acho que vai ter mais deles dois...

Taisa 11/09/2016

Infelizmente fui uma das várias pessoas que acabaram pegando spoilers que NÃO QUERIAM, então acabei me ensebando para ler, mas Irmandade é Irmandade, tiro certo e mesmo lendo um tempo depois, a cada livro me sinto mais em casa.

Esse casal é de longe meu preferido dentre os vários presentes na casa mas mesmo assim foi lindo acompanhar a trajetória deles. Não sei o que está acontecendo com a homarada aqui, mas estão todos tão covardes!!! As meninas estão tomando a liderança sempre na relação. Saudades do tempo em que os irmão não lutavam TANTO contra. Ou melhor, eu gostaria que eles lutassem por elas, se empenhassem em conquistá-las também.

Preciso dizer que estou louca por um livro do Ex's, desde sua aparição,se não me engano no livro do Quinn, ele já me intrigava e nesse lacrou! Não vi a autora falar nada sobre sua história então imagino que vá demorar mais um pouco. =/

Os redutores estão praticamente extintos e estou achando esse silêncio um pouco assustador. O grande vilão aqui não serão eles e sim o destino e o tempo. Inimigos bem mais implacáveis e difíceis de combater.

iAm também tem um papel muito importante e achei legal a reviravolta, já esperada na realidade mas não deixou de ser bonita.

Assim como o final. Foi lindo. Não quero falar muito sobre ele mas só queria dizer que fechei o livro com um sentimento muito bom, de paz mesmo. Coisa que só a Ward consegue fazer depois de acabar com o nosso psicológico!

Só mais uma coisinha PRECISO abrir meu coração e falar da Layla!!!! Danada!!! Me surpreendeu demais! Eu estou aqui morrendo de ansiedade pelo livro dela, louca para ver o Xcor passar mau com tanta pressão.....kkkkkkkkkk.

Gente, IRMANDADE, simplesmente....LEIAM!!! Para quem gosta de romance quente....LEIAM, não se assustem com os quinhentos mil livros que série tem, só.... LEIAM, leiam e leiam!!!

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

Raquel Comunale 21/06/2016

Esse livro, como todos os outros da série, vai intercalando entre nichos de história. Vou falar um pouco sobre cada uma delas para contextualizar.

Vampiros, Sombras e Sympathos
Nesse livro vemos as duas espécies dentro da raça vampírica: Sombras e Sympathos.
Os Sympathos tem a capacidade e desejo de manipular emoções nos outros e são representados nesse livro por Rehv, o rei dos Sympathos.
Os Sombras ou s’Hisbe são letais, podem se desmaterializar e também virar fumaça. Vivem no Território do s’Hisbe bem longe da cidade e totalmente desvinculado das outras espécies. O mais importante é: a vida dos Sobras é definida pelo alinhamento dos astros. Ao nascer o destino de cada indivíduo é definido pelo mapa astral.

Trez e Selena
Selena já começa o livro com mais um ataque da sua doença conhecida como a Prisão que atingia uma minoria das Escolhidas ao longo da história. Basicamente a pessoa acaba aprisionada dentro do seu corpo sem conseguir se mover. Quando Selena começa a entender que o pouco tempo que tem está acabando aceita a reaproximação de Trez mesmo após passarem meses longe. Trez mergulha de cabeça no desejo de cumprir todas as vontades de Selena enquanto eles ainda tem tempo e condições de seguir juntos. Os dois acabam discordando sobre algumas coisas mas sabem que precisam aproveitar o pouco tempo que ainda possuem.

iAm e Maichen
iAm acompanha o sofrimento do irmão e ao tentar ajudá-lo acaba conhecendo Maichen dentro do Território do s’Hisbe. Com a ajuda do executor s'Ex ele entra no território e conta com a ajuda dessa mulher para ir em busca do seu objetivo. iAm, até então virgem, pela primeira vez em séculos se sente atraído por uma mulher e a conexão deles é assustadora. Os dois não conseguem negar a atração que sentem mesmo que Maichen saiba de todos os riscos envolvidos. Particularmente eu amei a personalidade de Maichen, me lembra bastante a personalidade da Rainha Beth.
Layla e Xcor
A escolhida grávida segue tentando se aproximar de Xcor sem sucesso. Em um dilema eterno entre proteger as Irmandade e se aproximar do homem que ama Layla acaba se ferindo física e psicologicamente. Xcor sabe que o correto a fazer é afastar a escolhida mas ela não facilita as coisas. Eu amo esses dois e morro de curiosidade para saber como isso vai terminar mas achei meio arrastado nesse livro.

Throe
Insatisfeito com o perfil romântico de Xcor ele tenta convencer o Bando dos Bastardos a deixar seu líder para traz mas, para surpresa do próprio Xcor, todos os homens se mantém leais a ele. Sem alternativas Throe promete vingança e começa a se organizar para alcançar seu objetivo.

Rhage e Mary
O irmão mais gato precisa lidar com crises de ansiedades cada vez mais sérias. Rhage começa a se sentir cada vez pior ao ver o sofrimento de Trez e a fragilidade de Layla. O fato dele e Mary terem ficado juntos acaba causando uma crise existencial em Rhage ao ver tanto sofrimento e dor no seu grupo. Mary tenta ajudar o quanto pode mas Rhage faz questão de esconder seus medos.

Abalone e Paradise
Abalone segue sendo o braço direito do Rei Wrath ajudando os súditos a interagirem com ele. Paradise, sua única filha, se mostra cada vez mais insatisfeita com a falta de liberdade. Quando ela, uma dama prestes a ser anunciada para um casamento, se mostra interessante em se inscrever no programa de treinamento da Irmandade seu pai tem uma crise. Enquanto tenta convencer o pai ela percebe o quanto se sente refém do seu próprio destino.

Sociedade Redutora e Assail
Assail descobre a Sociedade Redutora está sendo usada para disseminar as suas drogas. Ele não considera isso um problema até o Rei Wrath exigir que ele pare de negociar com o inimigo que está usando o dinheiro para ter armas cada vez mais letais. Assail tem que lidar com o dilema de arruinar seus negócios ou ignorar as ordens do Rei e acabar morto pela Irmandade.

Eu amei o livro. A reta final é absurdamente emocionante. O amor entre Trez, Selena, iAm e todos da Irmandade é muito tocante. Esse livro traz questões sensíveis como o amor entre irmãos, a dor da perda e o sentimento gostoso que é ser acolhido incondicionalmente por um grupo. Recomendo demais a leitura.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Bruna 27/05/2016

Após 3 livros absolutamente elétricos e cheios de ação e reviravoltas, Os sombras nos traz uma narrativa mais calma, porém mais profunda e bem triste. J.R. Ward não estava em um bom momento quando escreveu esse livro, na verdade ela estava muito triste por questões pessoais, e acabou repassando isso para as páginas de Os sombras, e consequentemente aos leitores. Então, esse é definitivamente um livro para te fazer chorar!

iAm e Trez são irmãos gêmeos e pertencem ao s'Hisbe , uma sub-espécie dos vampiros, também conhecida como Sombras, e que tem alguns poderes bem interessantes, como a habilidade de se dissolver e locomover no formato de sombras, e também a capacidade de andar à luz do sol. O s'Hisbe é uma sociedade matriarcal (o que é interessante, considerando que o quanto a sociedade dos vampiros, sua raça irmã, é patriarcal), e o destino de Trez está intimamente ligado a princesa da raça, por determinações astrológicas e místicas. Porém, esse é um futuro que ele não almeja, e há pouco mais de 20 anos os irmãos deixaram seu povo, e tem vivido entre vampiros e humanos. Mas, agora chegou a hora de Trez retornar a seu povo e cumprir seu destino, o que ele não deseja minimamente.

Além do fato de simplesmente não desejar voltar a viver com os o s'Hisbe, Trez tem outro motivo para ficar onde está, e este é Selena, uma Escolhida (como se fossem sacerdotisas vampiras), por quem ele se apaixonou. Porém, na vida nada são flores, e Selena esconde um grande segredo, que pode impedir os planos e sonhos de Trez de se realizarem.

“Ela era uma serva virtuosa da Virgem Escriba, ele um viciado em sexo em remissão com um tipo de sentença perpétua pendendo sobre a sua cabeça. Mesmo assim, de acordo… aquela era a receita do amor verdadeiro. Isso mesmo. Que bela matemática.”

Como eu disse no início, Os Sombras tem uma dupla de casais protagonistas. O outro é iAm e seu par, que não direi o nome, pois esta demora para entrar na história. E mesmo tendo dois casais, devo dizer que nenhum deles me convenceu muito. Achei o desenvolvimento do relacionamento de Trez e Selena superficial a princípio, para o nível da profundidade dos sentimentos mostrados depois. E quanto a iAm, fiquei decepcionada mesmo, pois ele é um personagem que eu absolutamente adoro, e teve sua história contada muito rápida. A impressão que tive foi de que Ward jogou esse relacionamento às pressas no livro, porque tinha prometido que ele teria a sua história aqui.

Apesar de não ter gostado dos casais, eu amei Os sombras. Por quê? Por causa da tal história triste, que nos rendeu a cena mais triste, emocionante e devastadora da série. Meu Deus, o que foi aquilo?! A impressão que tive foi de que a autora acordou e pensou: é agora que eu acabo com o emocional dos meus leitores. E ela conseguiu!

“Às vezes a linguagem não adiantava. Só o que se pode fazer é gritar.”

A relação entre os irmãos também foi outro ponto alto. Desde a entrada de iAm e Trez na série, ainda no livro 3 ou 4, é possível perceber que eles vivem e morrem um pelo outro. E nesse livro tivemos um vislumbre da infância e juventude dos dois, das suas dores e sofrimentos, e essa ligação fraternal se tornou ainda mais linda a meus olhos. Apesar de, geralmente, o destaque dos livros da série estar nos personagens masculinos, foi Selena que brilhou. Sua alegria diante das adversidades, sua paixão pela vida e carinho pelas pessoas a sua volta, tudo foi muito lindo. A outra protagonista teve um papel mais apagado em boa parte do livro, ganhado destaque apenas no final, quando foi a responsável por importantes verdades serem reveladas.

Em Os sombras foi possível perceber o andamento de algumas das mudanças sociais inseridas no mundo dos vampiros no livro anterior, O rei, e já termos uma ideia do caminho a ser traçado. Também foi aqui que finalmente tivemos uma maior interação entre os vampiros e suas sub-espécies Sombras e Symphatos. Quanto as tramas paralelas, houve acontecimentos importantes, mas não vou entrar em detalhes, para não estragar a surpresa de quem vai ler. Por isso nem farei a parte 2 da resenha, com spoilers, pois esses acontecimentos seriam spoilers até para quem já leu o último livro.

A diagramação está bem feita e acho a capa linda, sendo a original que foi mantida. Vi alguns erros de revisão, que não comprometem a leitura, mas chamaram a atenção, porque não havia nos livros anteriores. A tradução excelente, sem a suavização dos primeiros livros da série.

“Coragem não significa que você não tenha medo.”

Mais uma vez, reafirmo minha recomendação. Quem não leu essa série, leia! É perfeita.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2016/04/resenha-os-sombras-ian13-j-r-ward.html

Lina DC 27/05/2016

"Os Sombras" é o 13º livro da série A Irmandade da Adaga Negra. Nos dois últimos livros, temos acompanhado a situação de iAm e Trez mais de perto. Os irmãos são da tribo s'Hisbe, uma tribo que acredita que o destino de cada cidadão é determinado pelos astros e que não devem fazer contato com os humanos, pois esses são indignos. Na verdade, os s'Hisbe são uma comunidade bem fechada e ficam confinada em seu território.
Quando os irmãos nasceram, foi determinado que Trez era o Ungido, ou seja, aquele escolhido pelos astros para ser o consorte da futura rainha e servi-la. A infância de Trez não foi fácil: viveu isolado, confinado com seus educadores e sem interações de amor e carinho, sua família praticamente o vendeu, pois assim que foi eleito o escolhido eles ganharam status na comunidade e não questionaram o bem-estar de Trez. O único que esteve ao seu lado foi iAm, que muitas vezes foi usado pela rainha para dobrar as vontades de Trez.
No preâmbulo desse livro, acompanhamos o momento que Trez realiza sua fuga. Uma cena arrepiante pelo excesso de mortes e um momento que definiu o personagem.
Na atualidade Trez ignora as cobranças do s'Ex, o executor, e continua seus negócios, abrindo agora uma nova boate: Shadows. Acostumado a presenciar a prostituição e as drogas, Trez tenta manter sua boate sob controle quando alguns redutores começam a traficar dentro dela. Tem também o fato de que ele não consegue deixar de pensar na Escolhida Selena e que graças a s'Ex, pode existir uma mudança entre os herdeiros do trono no território dos s'Hisbe.
Em paralelo à história de Trez, temos conflitos dentro do bando de Bastardos. Throe não está satisfeito com a liderança de Xcor, principalmente após ele ter abrandado os ânimos por causa da Escolhida Layla.
Um personagem que apareceu no livro anterior e vem ganhando espaço é Abalone. Após ter sido ameaçado pelos inimigos de Wrath, sua lealdade o tornou o primeiro conselheiro do rei e sua filha Paradise também começa a demonstrar suas ideias e sentimentos (ela será a protagonista do livro Beijo de Sangue - primeiro livro da série O legado da Irmandade da Adaga Negra).
Apesar de todas as subtramas, a que mais se destaca nesse livro é sem dúvida a que envolve diretamente os s'Hisbe. É uma nova cultura, com novos hábitos e que tem ainda muito conteúdo para desenvolver. Emocionalmente, a história da Escolhida Selena é até o momento, uma das mais tristes. Foi difícil chegar ao final do livro, pois o sentimento com esta história foi ambíguo: amor e raiva duelaram arduamente. É impossível acompanhar a história de Trez e iAm e não pensar na história de outra dupla de irmãos da Irmandade. Ambas as histórias são cheias de sacrifício, abnegação e muito amor fraternal.
Alguns personagens secundários, como Fritz, o constante mordomo que aparece em todos os livros e até Boo, o gato da rainha, causaram momentos de alegria nessa trama tão complexa e emocional. Isso sem mencionar um determinado anjo que sabe muito bem como causar cenas inapropriadas.
Se por um lado a história é triste, temos a reflexão dos outros irmãos sobre o assunto. Rhage passa boa parte do livro tentando compreender como foi abençoado com tantas coisas boas, enquanto outros irmãos perderam tudo.

Maria Carolina 02/05/2016

Meu Coração está em pedaços!!!
Depois de terminei de ler O Rei fiquei louca querendo ler a continuação.
Por que sempre fui apaixonada pelos Sombras especialmente pelo iAm. Aquele jeito dele quieto sempre me deixou curiosa em relação a ele.
Comecei a ler e já não queria mais largar, porque tudo estava interessante, desde a história principal como as paralelas.
Com o decorrer do livro tive tantos sentimentos que parecia uma montanha russa, tinha hora que eu ria parecendo uma doida com o Rhage e o V. , eles estavam impossíveis, e teve outras que ou ficava com raiva ou chorava de soluçar.
Como o outro livro O Rei esse também foi parado no sentido Luta, não tivemos tanto sangue derramado, porém foi de uma intensidade fenomenal.
A Selena e o Trez não são o meu casal favorito, mas me emocionei junto com eles... Te juro que não esperava tudo aquilo. Chorei junto com o Trez. O iAm foi uma surpresa ele se mostrou o Homem com a pegada.
As histórias paralelas estão bombando quereo saber mais do Assail, do Xcor e da Layla.
Agora fico aqui me sentindo em Depressão querendo para Ontem o livro do meu irmão favorito o Rhage

Brina.nm 11/02/2016

Melhor livro da Ward. Nunca chorei tanto lendo
Sabe quando você termina um livro, e precisa desesperadamente gritar pro mundo a sua opinião sobre ele? Então, esse é o livro. Os sombras foi o livro da Ward que mais mexeu comigo dentre os 13 da série Irmandade da Adaga Negra, por isso resolvi fazer a resenha o mais rápido possível, e futuramente um vídeo comentando o livro com spoilers também.

É meio difícil falar desse livro sem soltar spoilers, então vou falar um pouco dos núcleos que mais gostei, me atentando somente a minha opinião sobre a obra.

O núcleo de Selena e Trez é o principal aqui, ele é o que leva o leitor a rir, se emocionar e principalmente a chorar. Selena tem uma doença rara entre as escolhidas, e eles não sabem a gravidade disso e ‘quanto tempo’ ela terá, então Trez finalmente esquece aquela nóia que não é puro, pra ficar com a vampira que ama. As cenas dele tentando realizar os desejos dela são lindas, acho que nenhum outro livro foi tão romântico quanto esse.

O de iAm é incrível! Ele finalmente decide pensar um pouco nele e deixar Trez ficar ‘por conta própria’ alguns minutos, quando ele encontra uma possível companheira, eu surtei ao ver quem era! E principalmente por entender um pouco mais pelo lado dessa personagem, que sempre foi vista como a má da história, Ward foi simplesmente genial nesse núcleo, e me emocionei bastante aqui também, porque a autora liga todos os pontos, esclarece várias dúvidas e fecha o casal majestosamente, de modo que não tem como não se apaixonar por eles.

Rhage tem um núcleo bem confuso nesse livro, ele está instável e a beira do pânico quase o tempo todo, chegando a se arriscar muito mais que o necessário nas missões em que é escalado para a Irmandade. Muito é pela sua companheira não estar tão presente, por causa do seu trabalho no Lugar Seguro, e como sabem, nosso vampiro precisa de certas ‘coisas’ para que a Besta não desperte, e sua mulher é uma delas. Há outro motivo também, mas ele seria spoiler… rsrs

Xcor também é bem explorado nesse livro, você fica com pena do Bastardo quando começa a entender seus motivos e seus planos futuros, e espero que Ward escreva mais sobre ele no próximo volume, e que ele encontre sua redenção, principalmente perante os irmãos.

Outra coisa muito bacana introduzida nesse livro é a personagem Paradise, uma jovem aristocrata, que tem conceitos muito diferentes dos esperados para a sua condição social. Ela não quer encontrar um marido forte que lute por ela, ela quer ser independente e aprender a lutar, principalmente pela Irmandade, já que Thor vai reabrir o centro de treinamento, e expandiu o convite a todos os vampiros, independente da sua condição social ou gênero, mas é claro que não vai ser fácil ela conseguir isso, pois seu pai é muito tradicional.

Foi muito bacana também conhecer mais sobre a tradição dos Sombras, como as armações, poderes, tradições, instalações e principalmente as crenças que levaram Trez e iAm ter a vida complicada desde seu nascimento.

Em fim, quanto mais eu lia pensava o quanto Ward é má! Nunca vi um livro com tanta sofrência coletiva, e ao mesmo tempo com cenas tão lindas que me faziam suspirar e torcer para os casais darem certo no final. Sério, como eu sofri lendo esse livro. Ward conseguiu destruir meu coração, e mesmo ela tentando colocar uma mensagem bonita de superação e com um propósito maior, eu não aceito. SÉRIO. Ela foi muito má e eu me senti muito iludida.

Um dos aspectos mas lindos, e com certeza o que mais me tocou, foi ver como os irmãos Sombras são leais e se apoiam até o fim, colocando sempre a necessidade do irmão em primeiro lugar. E também, como a Irmandade acolheu os dois como um dos seus, mesmo eles não sendo ‘vampiros normais’ e tendo todo aquele problemão com o s'Hisbe que lhe assombraram a vida toda, para O Rei, nada disso importa, só que eles fazem parte da família e que sempre terão seu apoio e proteção.

Não posso deixar de citar essa capa maravilhosa do livro físico, e agradecer imensamente a Universo dos Livros por atender ao pedido dos fãs e manter a capa original, ao invés da capa do Ebook. As páginas continuam com o padrão de folhas amareladas, letras em bom tamanho de leitura, e sem nenhum erro.

Por fim, Os Sombras foi um livro que despertou lágrimas e sorrisos em mim, Ward com certeza sabe conduzir as histórias da série sem deixar nada maçante ou repetitivo, mesmo sendo o 13º livro da série. Você verá uma história profunda, nunca antes vista na série da Irmandade, que fala muito sobre fraternidade, sacrifícios, e principalmente altruísmo. Os fãs com certeza vão amar esse volume, e já deixou avisado: prepare seus lencinhos!

Quotes:

Não existe nada mais romântico no planeta do que amar alguém com o coração pleno, mesmo sabendo que essa pessoa vai embora.

- Eu te amo… Ninguém conseguiria fazer isso por mim… Me fazer esquecer todos os meus medos.

Vamos viver cada noite como se tivéssemos mil delas a nossa frente.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/01/os-sombrasjr-ward.html

Bell 13/01/2016minha estante