Os Sombras

J. R. Ward

Resenhas - Os Sombras

Brina.nm 11/02/2016

Melhor livro da Ward. Nunca chorei tanto lendo
Sabe quando você termina um livro, e precisa desesperadamente gritar pro mundo a sua opinião sobre ele? Então, esse é o livro. Os sombras foi o livro da Ward que mais mexeu comigo dentre os 13 da série Irmandade da Adaga Negra, por isso resolvi fazer a resenha o mais rápido possível, e futuramente um vídeo comentando o livro com spoilers também.

É meio difícil falar desse livro sem soltar spoilers, então vou falar um pouco dos núcleos que mais gostei, me atentando somente a minha opinião sobre a obra.

O núcleo de Selena e Trez é o principal aqui, ele é o que leva o leitor a rir, se emocionar e principalmente a chorar. Selena tem uma doença rara entre as escolhidas, e eles não sabem a gravidade disso e ‘quanto tempo’ ela terá, então Trez finalmente esquece aquela nóia que não é puro, pra ficar com a vampira que ama. As cenas dele tentando realizar os desejos dela são lindas, acho que nenhum outro livro foi tão romântico quanto esse.

O de iAm é incrível! Ele finalmente decide pensar um pouco nele e deixar Trez ficar ‘por conta própria’ alguns minutos, quando ele encontra uma possível companheira, eu surtei ao ver quem era! E principalmente por entender um pouco mais pelo lado dessa personagem, que sempre foi vista como a má da história, Ward foi simplesmente genial nesse núcleo, e me emocionei bastante aqui também, porque a autora liga todos os pontos, esclarece várias dúvidas e fecha o casal majestosamente, de modo que não tem como não se apaixonar por eles.

Rhage tem um núcleo bem confuso nesse livro, ele está instável e a beira do pânico quase o tempo todo, chegando a se arriscar muito mais que o necessário nas missões em que é escalado para a Irmandade. Muito é pela sua companheira não estar tão presente, por causa do seu trabalho no Lugar Seguro, e como sabem, nosso vampiro precisa de certas ‘coisas’ para que a Besta não desperte, e sua mulher é uma delas. Há outro motivo também, mas ele seria spoiler… rsrs

Xcor também é bem explorado nesse livro, você fica com pena do Bastardo quando começa a entender seus motivos e seus planos futuros, e espero que Ward escreva mais sobre ele no próximo volume, e que ele encontre sua redenção, principalmente perante os irmãos.

Outra coisa muito bacana introduzida nesse livro é a personagem Paradise, uma jovem aristocrata, que tem conceitos muito diferentes dos esperados para a sua condição social. Ela não quer encontrar um marido forte que lute por ela, ela quer ser independente e aprender a lutar, principalmente pela Irmandade, já que Thor vai reabrir o centro de treinamento, e expandiu o convite a todos os vampiros, independente da sua condição social ou gênero, mas é claro que não vai ser fácil ela conseguir isso, pois seu pai é muito tradicional.

Foi muito bacana também conhecer mais sobre a tradição dos Sombras, como as armações, poderes, tradições, instalações e principalmente as crenças que levaram Trez e iAm ter a vida complicada desde seu nascimento.

Em fim, quanto mais eu lia pensava o quanto Ward é má! Nunca vi um livro com tanta sofrência coletiva, e ao mesmo tempo com cenas tão lindas que me faziam suspirar e torcer para os casais darem certo no final. Sério, como eu sofri lendo esse livro. Ward conseguiu destruir meu coração, e mesmo ela tentando colocar uma mensagem bonita de superação e com um propósito maior, eu não aceito. SÉRIO. Ela foi muito má e eu me senti muito iludida.

Um dos aspectos mas lindos, e com certeza o que mais me tocou, foi ver como os irmãos Sombras são leais e se apoiam até o fim, colocando sempre a necessidade do irmão em primeiro lugar. E também, como a Irmandade acolheu os dois como um dos seus, mesmo eles não sendo ‘vampiros normais’ e tendo todo aquele problemão com o s'Hisbe que lhe assombraram a vida toda, para O Rei, nada disso importa, só que eles fazem parte da família e que sempre terão seu apoio e proteção.

Não posso deixar de citar essa capa maravilhosa do livro físico, e agradecer imensamente a Universo dos Livros por atender ao pedido dos fãs e manter a capa original, ao invés da capa do Ebook. As páginas continuam com o padrão de folhas amareladas, letras em bom tamanho de leitura, e sem nenhum erro.

Por fim, Os Sombras foi um livro que despertou lágrimas e sorrisos em mim, Ward com certeza sabe conduzir as histórias da série sem deixar nada maçante ou repetitivo, mesmo sendo o 13º livro da série. Você verá uma história profunda, nunca antes vista na série da Irmandade, que fala muito sobre fraternidade, sacrifícios, e principalmente altruísmo. Os fãs com certeza vão amar esse volume, e já deixou avisado: prepare seus lencinhos!

Quotes:

Não existe nada mais romântico no planeta do que amar alguém com o coração pleno, mesmo sabendo que essa pessoa vai embora.

- Eu te amo… Ninguém conseguiria fazer isso por mim… Me fazer esquecer todos os meus medos.

Vamos viver cada noite como se tivéssemos mil delas a nossa frente.

Ela era uma serva virtuosa da Virgem Escriba, ele um viciado em sexo em remissão com um tipo de sentença perpétua pendendo sobre a sua cabeça. Mesmo assim, de acordo… aquela era a receita do amor verdadeiro.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/01/os-sombrasjr-ward.html

Man 24/09/2022

Essa série é ótima. Esse livro em questão é mais sofrido um pouco, mas tão bom quanto.
Trez e Selena são lindos demais e iAm foi bom conhecer o passado e o futuro dele.
Continuo amando a Irmandade da Adaga Negra e sigo lendo os livros.

Roberta Maruki 07/06/2021

Só emoção a cada página!!
Não vou entrar em muitos detalhes desse livro, o que posso dizer é:
Prepare o coração, e não busque por muitas resenhas, deixe o livro te levar!

Nando 05/11/2022

Como todos os volume dessa série, a cada livro fico mais apaixonado pela história tão bem escrita, recomendo para todos.
Marcelo.Antonio 07/11/2022minha estante
Adoro esse livro. Estou relendo a IAN... parei em Beijo de sangue.

Rose 09/04/2020

Está ficando insustentável a situação de Trez. A qualquer momento a Rainha dos Sombras pode exigir seu retorno para assumir seu cargo de ungido e se casar com a Princesa. Ele prefere morrer a fazer isso, ainda mais agora que seu coração tem uma dona: Selena.

Ele sabia que a relação com Selena era impossível. Ela era uma Escolhida, enquanto ele um qualquer que durante anos usou o sexo como válvula de escape.

Mas quando a doença fatal de Selena é descoberta, nada mais importa. Eles não sabiam quanto tempo tinham, mas queriam aproveitar ao máximo do jeito que fosse possível. Quem sabe uma cura surgiria?

Procurando por uma cura para Selena, iAm acaba conhecendo maichen, uma das inúmeras servas da Rainha que os irmãos tanto odiavam. A única mulher por quem ele quis olhar mais uma vez.

O tempo de Selena e Trez estava se acabando e a Rainha dera seu ultimato: ou o ungido voltava ou uma guerra aconteceria. Wrath e seus guerreiros não entregariam os gêmeos. Eles iriam para a guerra para protegerem iAm e Trez. Mas nenhum dos dois queria isso. iAm já tinha um plano de fuga traçado para ele e o irmão. Trez estava disposto a colocar um ponto final em tudo e ninguém sabia dos planos um do outro.

É quando maichen, cansada de tanta opressão e não tendo mais nada a perder, faz uma aposta alta que pode causar sua própria morte, Com a ajuda do executor s’Ex, ela acaba descobrindo um segredo que muda tudo, inclusive o próprio Território, las dos Sombras.

Quem conhece a série sabe que outras histórias acontece paralelamente a principal. É uma série que precisa ser lida na ordem certa. Me emocionei muito na reta final e a raiva por Layla continua firme e forte. A lealdade entre os guerreiros é algo muito bonito de ver. Uma série que continua me agradando.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites/

Grace 26/03/2020

Mesmo ficando triste com o final. O livro foi perfeito.

Larissa 08/03/2020

Estou apaixonada pelo iAm e pela Selena
Encantada pela Paradise
Em prantos com o livro

Dannyella.Rodrigue 07/02/2020

Aguenta coração
Você não vai consegui larga,enquanto não termina.

Taisa 11/09/2016

Infelizmente fui uma das várias pessoas que acabaram pegando spoilers que NÃO QUERIAM, então acabei me ensebando para ler, mas Irmandade é Irmandade, tiro certo e mesmo lendo um tempo depois, a cada livro me sinto mais em casa.

Esse casal é de longe meu preferido dentre os vários presentes na casa mas mesmo assim foi lindo acompanhar a trajetória deles. Não sei o que está acontecendo com a homarada aqui, mas estão todos tão covardes!!! As meninas estão tomando a liderança sempre na relação. Saudades do tempo em que os irmão não lutavam TANTO contra. Ou melhor, eu gostaria que eles lutassem por elas, se empenhassem em conquistá-las também.

Preciso dizer que estou louca por um livro do Ex's, desde sua aparição,se não me engano no livro do Quinn, ele já me intrigava e nesse lacrou! Não vi a autora falar nada sobre sua história então imagino que vá demorar mais um pouco. =/

Os redutores estão praticamente extintos e estou achando esse silêncio um pouco assustador. O grande vilão aqui não serão eles e sim o destino e o tempo. Inimigos bem mais implacáveis e difíceis de combater.

iAm também tem um papel muito importante e achei legal a reviravolta, já esperada na realidade mas não deixou de ser bonita.

Assim como o final. Foi lindo. Não quero falar muito sobre ele mas só queria dizer que fechei o livro com um sentimento muito bom, de paz mesmo. Coisa que só a Ward consegue fazer depois de acabar com o nosso psicológico!

Só mais uma coisinha PRECISO abrir meu coração e falar da Layla!!!! Danada!!! Me surpreendeu demais! Eu estou aqui morrendo de ansiedade pelo livro dela, louca para ver o Xcor passar mau com tanta pressão.....kkkkkkkkkk.

Gente, IRMANDADE, simplesmente....LEIAM!!! Para quem gosta de romance quente....LEIAM, não se assustem com os quinhentos mil livros que série tem, só.... LEIAM, leiam e leiam!!!

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

Bárbara 09/01/2017

Os Sombras - J.R. Ward
Apesar de já ser o décimo quarto livro da saga já lançado e décima quarto a ocupar minha estante, titia J.R. não decepciona e é engraçado como o ritmo instigante de escrita continua o mesmo, é como se eu estivesse lendo pela primeira vez sobre esse mundo quando na verdade é quase uma volta pra essa outra realidade literária depois de anos de eu ter conhecido o Wrath e ter me apaixonado a primeira lida, ao ponto dele ser até hoje o meu amante predileto.

O que mais me impressiona é o quanto de humanidade ela consegue transferir às personagens, ao ponto de nos identificarmos tanto, cada vampiro, sombra, sympatho, humano tem suas fragilidades, nem tudo é colorido e feliz, nem sempre tudo vai dar certo, nem sempre os traumas pelos quais passamos passa ileso sem deixar sequelas (louca para ver o desenrolar da trama do Rhage no próximo livro que aliás já vou começar agora mesmo depois de terminar aqui). E o ritmo da autora, deixar a gente morto de curiosidade pelo que vai acontecer em uma cena importante e então mudar a perspectiva pra outro personagem que opa, aliás você já estava ansioso antes mesmo de começar a ficar ansioso pelo outro (eu estou louquinha pra ver mais do desenrolar Xcor e Layla também!). É uma gama rica de personagens fortes, marcantes e nem um pouco coadjuvantes e ela consegue explorar de uma maneira que não se torna cansativa e confusa.

Eu achei que o final não poderia ser mais Irmandade da Adaga Negra possível, shit happens, porém as pessoas precisam lidar com isso e amadurecer também (isso não quer dizer que eu não chorei), é o que acontece com os nossos moços e moças da história também e o que acontece em nossas vidas, por isso eu amo tanto essa série, por ser tão real e viva. Olha amei e amei muito, eu não canso de chover elogios pra série e nunca vou cansar.

Katy 19/04/2017

Os Sombras
J.R Ward em minha opinião sempre escreveu maravilhosamente. Seus livros sempre são uma montanha russa de emoções. Amo esse coquetel de sentimentos, então, sim! Sou suspeita a falar dessa série, mas vamos lá.
Iam e Trez é um amor de irmãos que eu respeito e me encanta. Iam o protetor que deixa qualquer um com vontade de ter um irmão assim.
Logo em seguina me deslumbro com o amor de Trez por Selena, que nos deixa mais emocionado que nunca.
Uma verdadeira obra de emoções, mas não nos falta risadas quando se trata de Lessiter. Esse personagem é um dos meus favoritos, nos traz a leveza que precisamos para controlar as mais fortes emoções que encontramos ao longo do livro.
Amei cada evolução e me surpreendeu com seu desfecho.
Super bem desenvolvido e puro amor!

Gigia 06/05/2021

Ai Sombras...
Realmente, é um dos livros mais tristes mesmo.
E confesso q chorei mais ja no final do livro.
O amor de Trez por Selena é invejável...
E foi muito, muito triste acompanhar o desespero dele... De um jeito ou de outro, principalmente pra quem já passou por uma situação parecida, não tem como não se ver no lugar dele, e sentir a dor dele...
Em contrapartida, enqto o amor de Trez "morre", o amor em IAm "nasce".
E foi muito bem narrado... Foi muito bem "colocado" dentro da estória.
A reviravolta no Território também foi surpreendente... Eu passei o livro todo imaginando como seria o final da estória e mais uma vez a autora me surpreendeu... Amei.
Espero que tenha uns "flash's" da Estória de IAm e Catra em outros livros...
Só fiquei curiosa com o que está acontecendo com Rhage... Mas imagino q já é a preparação para o livro deles né "A Besta".
E tb estou ansiosa com o parto da Layla... Gente, essas crianças não nascem nunca, que agonia ???
Bora lá, continuar a ler ?

myly 17/07/2023

Chorei...
Muito bom, chorei igual uma condenada o livro todo, Selene você foi incrível e merece o fade, ansiosa pelo próximo!!

Paraíso das Ideias 21/04/2017

Dois irmãos intensos

Olá

Pessoal!!!
E minha alma rebelde continua solta, por mais que tenha alguns livros obrigatórios por aqui, estou conseguindo conciliar com as minhas leituras particulares, e sendo assim, consegui colocar mais uma leitura em dia, hoje vamos falar dos gêmeos Os Sombras...

Desde o livro anterior da saga, a autora vem adentrando a intimidade e o passado dos irmãos Sombras, e apesar deles estarem presentes desde o começo da história, só agora eles ganharam seu devido espaço, e seu honrado volume.

"Às vezes, o mal que se combate não é nada que se possa socar, alvejar nem desmembrar. Às vezes, nem sequer se pode atingi-lo."

Trez e iAm fugiram do reino dos Sombras há décadas, desde o momento em que nsceu, seu futuro foi entrelaçado ao da Rainha das espécies, e assim ele se viu obrigado a fugir para não ser forçado a servir sem amor, e como na religião dos sombras se deitar com humanos é o mesmo que contaminar seu corpo, assim nosso Trez vem vivendo, se contaminando com todo tipo de humana na esperança de que a Rainha enfim desista de fazê-lo exercer sua função, pelo menos era assim que ele agia até conhecer Selena.

Selena é uma das escolhidas que escolheram viver no Novo Mundo junto com o primale, ela esta muito doente, e mais do que nunca deseja viver cada segundo da sua vida como se fosse o último, antes que ela vire mais uma das estátuas do cemitério do santuário. Selena sofre de uma doença chamada prisão, essa doença só ataca as escolhidas e consiste no enrijecimento pleno do corpo, para ela tudo parecia perdido, até Trez aparecer.

iAm passou a vida toda protegendo seu gêmeo, sua vida sempre girou ao redor do macho que foi vendido quando criança por seus próprios pais, quando enfim eles fugiram e foram "adotados" por Revh, tudo ficou mais fácil, mas a hora do acasalamento esta chegando, e o Hisbe encontrou os irmãos, com o prazo acabando e seu irmão vinculado a uma Escolhida, iAm será capaz de tudo para ver seu irmão feliz.

Depois do livro do Rhage e Z, esse foi sem dúvida um dos mais pesados para mim, tem muita coisa acontecendo, e por mais que não tenha tanta afinidade assim com os Sombras, não esperava tanto sofrimento para o Trez. Depois de passar décadas se sujeitando a qualquer sexo apenas para deixar seu corpo impuro, Trez se vinculou, ele se apaixonou perdidamente pela escolhida Selena, mas ele não esperava que sua amada estivesse prometida para a morte, e agora, com o Hisbe batendo na sua porta, Trez fará de tudo para transformar os últimos dias de sua amada nos melhores da vida dela antes de se entregar ao seu demônio do passado.

"A única coisa pior do que a minha morte é nós dois sumirmos, mesmo com o seu coração forte continuando a bater dentro do peito."

Como sempre Ward é Ward, e quem lê, sabe o que eu quero dizer... mas para quem não lê, vou explicar! Esse é o 13°livro da saga, e ainda sim, a mulher sabe levar a trama e o enredo de uma forma que deixe espaço para os próximos e não canse seus leitores! Os livros são imensos e ainda sim, você começa a ler e quando menos espera puf, acabou!!!!

Em os sombras, não só Trez irá ter destaque, iAm também irá se apaixonar e esse seu amor, trará muita luz para o problema dos irmãos. Raghe esta passando por problemas até então, psicológicos, mas vindo da Ward, não sei o que esperar para o próximo livro. Layla, vem desabrochando e se mostrando uma flor rara, ela esta cada vez mais se envolvendo com X-Cor e ainda não dá pra saber como isso vai acabar, Assail vem tendo problemas com o Rei, e claaaaaaro, temos a aparição de novos personagens que prometem dar uma movimentada e uma estendida nessa família já tão grande.

Os Sombras é um livro sensível, que aponta vários temas como amor, lealdade, amor entre irmãos e família, não a família comum, mas aquela que é formada por amigos, formada por pessoas que escolhemos para ter ao nosso lado, e que se mostram presentes no momento que mais precisamos. Apesar do livro estar meio parado no quesito lutas, a Irmandade continua mostrando que não usa esse nome à toa, e que uma vez que você se une a eles, eles lhe protegeram até o fim.

Um livro que super indico por tudo, por ser de fantasia, ser hot, ser engraçado e ao mesmo tempo emocionante, e não só por isso, mas porque a autora é uma Diva e mostra que mesmo as vezes parecendo meio doida, ela sabe o que esta fazendo, e acreditem, podem vir mais 30 livros, nos leitores e amantes de IAN sabemos que cada página vai valer à pena, e que enquanto houver livros não seremos decepcionados pela autora. E como mais um diferencial do volume, temos protagonistas negros, mostrando que na Irmandade não existe distinção.

A edição esta linda, a capa representa bem os irmãos, a diagramação esta impecável e as páginas amareladas ajudam a tornar a leitura confortável. UDL esta de parabéns e que venham mais irmãos.

"Se alguém desejasse a sensação do infinito de tempo e existência, só o que essa pessoa tinha que fazer era olhar para o céu noturno e sentir seus mortos mais queridos olhando para eles. Era a grande dualidade de união e separação."

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/