Pssica

Pssica Edyr Augusto

Resenhas - Pssica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Joseane 04/09/2021

Realidade, crueldade e desgraça.
O livro é frenético, com frases curtas e grossas, nunca tinha lido um livro com esse tipo de narrativa. É uma frase colada na outra que transmite o desespero que o livro quer te passar.
Já li muitos livros pesados, mas esse aqui ta no topo. Ele narra sem um pingo de dó uma realidade que a gente finge que não acontece.
O livro é bem curto, mas eu tive que ler aos poucos, pois ele te atinge em cheio.
LIVRÃO!

Alassë 23/07/2021

Rápido, enxuto e impactante
No começo, as frases curtas sem pontuação causou-me estranhamento, mas logo depois do primeiro capítulo o ritmo acelerado me abraçou e eu estava completamente mergulhada na história de Jane e Portuga. Duas narrativas paralelas que se conectam e desconectam com a velocidade que as atribulações chegam e passam. Os personagens vivem em um trajetória em que o fundo do poço não existe, se está ruim, pode ficar pior. A incerteza da vida e o escuridão dos seres humanos são o mote dessa história cheia de adrenalina e desesperança.

moranguinho 18/07/2021

Sem tempo para respirar
? Alerta de gatilho de abuso sexual ?

Esse livro vai te contar uma série de acontecimentos que vão acontecer sem te dar nem pausas para assimilar, é uma enxurrada de informações.
Eu particularmente não gostei muito, tinha personagens e tramas que eu estava extremamente desinteressada em saber sobre, e fiquei estressada com o fim que um dos personagens tiveram.

Nunca li um livro com uma quantidade maior que esse em abusos sexuais sendo narrados, e ainda por cima em menores de idade. Isso sempre foi difícil pra mim conseguir ler, mas nesse livro era feito de uma forma que parecia ser "forçada" pra eu me sentir desconfortável, e eu me senti incomodada, acontece umas coisas absurdas, mas lá pro meio do livro você já acostumou e não se surpreende mais com as desgraças.
Não me impactou nem me emocionou por conta disso, acredito eu. Acho que o livro realmente tentou ser o mais pesado possível nessa área. Inclusive, parece que todos os personagens (em especial os do sexo masculino) só existem exclusivamente para uma única função: transar. Nunca vi tanto personagem com fogo [*****] na minha vida. Não pode nem ver uma mulher que já quer ficar com ela. Gente, meu Deus? E pior: não pode nem ver uma GAROTA que já quer ficar com ela. Cristo amado.

E todo esse desejo absurdo pela personagem Jane, por conta de ela ser muito jovem, branca e loira. Todas as vezes que o livro a descrevia tinha que ressaltar muito isso "branquinha", "certinha", "seios grandes". Eu espero que não tenha sido o intuito do livro, mas isso deu uma reforçada boa num padrão europeu que todo mundo já está cansado.

Outra coisa que me irritou é como praticamente quase todo mundo é morto nessa história. Meu Deus quanto assassinato. É tipo um game of thrones que não deu certo: muita vontade de vingança, muito assassinato, muito estupr0 porém sem enredo ou personagem cativante. A Jane mesmo parece ser apenas exatamente o que descrevem dela: branca, loira, de seios grandes. Não sabemos mais nada sobre ela. Se ela tinha sonhos, do que ela gostava, nada. Porque não teve tempo, a história estava contando sobre outros personagens que ninguém se importa invés de acompanhar mais a história dela.

Eu fico muito chateada que essa seja/tenha sido a realidade de certas regiões aqui do Brasil, e até fora também. O que mais me deixa triste não é a história em si, mas sim pensar no quanto realmente existem pessoas passando de verdade por isso nesse exato momento.

Não é uma leitura que eu recomendaria pra alguém. Pra ninguém mesmo. Mas não é de todo uma leitura ruim, só é "complicada".

Diego 30/06/2021

"Pssica" é o livro mais BRUTAL que eu já li. A violência contida no livro é cuspida numa velocidade alucinante. Não há charme, não há glamour nem alívio cômico. É tudo seco, direto. Cenas que em outros livros seriam descritas em quatro ou cinco páginas aqui acontecem dentro de um parágrafo. O horror dessa história não soa inverossímil em nenhum momento, é chocante justamente porque tudo parece ser real demais, a impressão que dá é que tudo aquilo pode estar acontecendo nesse exato momento. Livraço.

Debora 25/06/2021

Um romance policial brasileiro eletrizante
Como é difícil conseguir um livro que fale do norte do nosso país. Por meio de várias histórias entrelaçadas, isso é o que Pssica faz. E, ao mesmo tempo, faz várias denúncias de violências que ocorrem na região.
A leitura é alucinante, frases curtas, ritmo rápido. E muita violência. Muita.
Quantas vezes tive vontade de fechar o olho e virar a cara.
A sensação dos personagens se resume a uma fala de um deles "Jogaram pssica em mim. Só pode ser". Pssica é praga.
Como fio condutor, a história de Janalice (Jane), menina linda raptada após um desentendimento com a família. No entorno dela, vários outros personagens.

Serivaldo 21/06/2021

Alucinante
Uma narrativa alucinada, direta, sem espaços para respirar.
É impressionante como em tão pequeno livro são feitas tantas denúncias de uma realidade que se apresenta no norte de nosso país. A exploração sexual, a violência, o tráfico de mulheres, o roubo, o envolvimento de políticos e gente importante no mostra situações-problema que são vivenciadas na capital paraense. A morte é algo banal, é a forma tradicional de silenciar vozes, fatos e provas. Nem tudo parece ficção.

Ingrid.Pardinho 05/06/2021

Nauseante
Violência, violência e mais violência. Eu tinha altas expectativas com esse livro, mas elas não foram atendidas. A premissa da obra é boa, porém senti que o autor fez escolhas narrativas confusas. Não há descrição detalhada dos personagens, não se sabe os sentimentos deles, tudo ocorre mecanicamente. Além disso, várias vezes pensei em abandonar o livro. Um dos motivos foi a forma com que o narrador repetidamente falava sobre o corpo da Jane, uma adolescente de 14 anos (!). Na minha visão, o autor "errou a mão" ao escrever que uma mulher traficada e em situação de prostituição sentia prazer nas relações sexuais. Enfim, o livro tem algumas críticas boas, mas não é o suficiente pra salvar o todo.

Maria7976 04/05/2021

Dei 3 estrelas só pela representação do meu estado mesmo.

Achei bom, até certo ponto.
Chega uma parte que fica confuso, vc não consegue entender quem é quem, de onde surgiram algumas pessoas, a linha do tempo foca confusa.

Tem parágrafos que aconteceram com janalice, aí aí aparecem com o portuga como se fosse antes, fica confuso!

Sem falar que é tudo corrido, como se fosse oratória, o que deixa ainda mais confuso de ler.

Karinabparaujo 01/05/2021

Contém gatilhos, mas vale a leitura
Escrita super enxuta e envolvente! Vidas que se cruzam, coisas loucas e desumanas que acontecem e só não dei mais estrelas por que o fim não foi conclusivo.

Thammy 25/04/2021

Trama das melhores da literatura paraense!
Já disse que sou fã declarada de Edyr Augusto Proença e isso não é segredo para ninguém. "Pssica", para mim, é sua obra prima. Esse livro, apesar de muito áspero no trato dos temas pesados como corrupção, prostituição infantil e violência, tem um ritmo de leitura eletrizante, frenético mesmo, que te faz ficar preso até a última página. É quase impossível de largar. As palavras, todo o enredo desse romance, vão nos descendo "em seco" com o passar das páginas. Zero piedade. É uma trama que envolve o leitor e o puxa, sem dó, para a zonas mais sujas de Belém e da Amazônia. Em frases curtas sem firulas que nós, leitores, sentimos quase como socos no estômago, Edyr - mestre nisso - deixa escancarada, mais uma vez, a desigualdade social e a violência - principalmente contra as mulheres - que existe na cidade e na região amazônica e muitos se negam a ver. Leitura recomendada para quem gosta e/ou precisa de um bom choque de realidade. Nota 10!

Matthew Bates 05/04/2021

Leve decepção
A forma como o autor escolheu os temas a serem tratados foi muito boa, você percebe que tem como tudo isso se entrelaçar e fazer sentido. Mas eu senti que o autor não conseguiu passar isso de uma forma coesa.

Senti falta de algumas cenas que mostrassem pra gente os verdadeiros sentimentos dos personagens, o autor só chegou e disso o que tal personagem sentia, mas não nos mostrava isso. Esse foi um dos pontos, que dificultou pra mim na hora de me apegar aos personagens da trama.

É uma ideia boa, mas com falhas na execução.
Lais.Bentes 22/01/2022minha estante
De onde você é, querido?

Ester71 25/03/2021

Pesado porém incrível
Narrativa rápida, diálogos sucintos. De revenge porn à tráfico de escravas brancas. É um livro pesado, violento mas real. Não é fácil de digerir, poucas páginas te fazem refletir o quão nossa sociedade é violenta. Porém, surpreendente! Muito bom mesmo (mas tem que ter estômago pra lê-lo).

Bottonlina 22/02/2021

Frenético!
É um surto após o outro.
O autor explica, no decorrer do livro, o significado do título. Porém, com a trama correndo, tu já percebes o que pode ser.
É angustiante, sofrido, triste e MUITO DOLOROSO (já que é uma realidade no lugar onde a história ocorre).
Um autor conterrâneo, usou a melhor escrita que já li (se tratando de carga idiomática) de Belém, com uma triste história.
Quem quiser viajar pelo Pará, terá uma boa ambientação de vocabulário local.
Super indico.

Jaynne Borges 20/02/2021

Trágico, eletrizante e original
Perfeito pra quem gosta de muita ação, de refletir sobre o mundo trágico e infeliz em que vivemos e também pra quem procura uma escrita original (eu acho), que apresenta muito da cultura paraense e das áreas circunvizinhas.

Vai te deixar com sentimento de impotência, de injustiça, uma vontade de não ser brasileiro. Eu não sou paraense, posso estar falando bobagem e entendo que muita gente pode se sentir ofendida e mal representada pela história, mas no fundo a gente sabe que infelizmente isso tudo é muito real.

1 | 2 | 3 | 4 | 5