Pssica Edyr Augusto

Resenhas - Pssica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana Tambara 18/02/2021

Intenso!
Livro muito bem escrito.Extremamente pesado e com descrições minuciosas. Achei interessante a forma como o autor apresenta essa realidade.
Recomendo pra quem curte uma leitura mais pesada e intensa. Cuidar com possíveis gatilhos também.

Artur 15/02/2021

Pssica é frenético, violento e cheio de regionalismos
Me interessei por Pssica porque estava procurando um livro curto e vi que o autor Edyr Augusto é daqui da terrinha, de Belém do Pará, e parei pra refletir que até mesmo eu sendo nortista não tenho o costume de ler autores do Norte do país, então dei uma chance e já adianto que não me arrependi.

Pssica é frenético, direto, cru, violento e cheio de regionalismos (que eu adorei pois conheço todas essas expressões desde pequeno).
A história começa com o pé afundado no acelerador, o que causa até um espanto inicial por não ter uma descrição tridimensional da paisagem, como o Stephen King, ou uma construção detalhada sobre o jeitão dos personagens, mas não precisa, o foco não é esse, o foco é da história como uma sucessão de fatos narrados sem desperdiçar nenhuma linha, o que deixa o livro bem fácil de ler.

Os fatos apresentados no livro são triste e lamentáveis, mas reais, a violência, o perigo dos rios, a exploração sexual infantil é tudo contado de maneira crua.

Em certa parte do livro ele cita um padre que luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, eu tenho pra mim que o Edyr estava fazendo referência ao Bispo Dom José Luis Azcona que denuncia esse tipo de crimd na região.
O Bispo cita um exemplo em entrevista para a globo:

"Já vi uma mãe que levava uma menina de 10 anos para uma dessas balsas. Depois um homem aparecia com R$ 2,40 e um pequeno balde com vísceras de porco ou de boi. Isso é o que vale uma menina em algumas regiões do Marajó"

Enfim, já me alonguei demais nessa resenha então concluo que Pssica é um livro curto e viciante, justamente por sua escrita crua e sem rodeios, por uma história frenética e surpreende a cada capítulo. Por isso recomendo a leitura desse livro.

Helena 14/02/2021

Pesadíssimo
Eu não conhecia o Edyr Augusto, soube desse livro através de uma amiga francesa! Fiquei com vergonha da minha ignorância, e fui conferir. Livro pesado e frenético, daqueles que a gente lê poucas páginas, e parece que passamos horas lendo de tanta coisa que acontece! Enfim, precisa ter estômago.

@shaneingrado 09/02/2021

Pssica
Aviso de gatilho: abuso sexual, prostituição infantil e violência excessiva.
O livro retrata uma realidade (as vezes um pouco distorcida) crua, bruta, visceral e chocante. O estilo da escrita incomoda um pouco no início pelo seu ritmo frenético, mas depois de algumas páginas você se acostuma e a leitura flui melhor.
Leia se tiver estômago.

Vanildo 01/02/2021

Pssica
Escrito num ritmo alucinante pra deixar o leitor sem fôlego, Pssica (azar, maldição) é um thriller policial que mergulha no submundo das drogas e prostituição no estado do Pará.
Investigação policial, assassinatos, cocaína, sexo, vinganças, garimpo, ouro e até romance se misturam na trama onde os personagens estão interligados de alguma forma louca.
A escrita de Edyr Augusto mostra temas e problemas atuais que muita gente desconhece. É tipo um soco no estômago!

Miguel 22/01/2021

Quem não é do Norte pode estranhar a linguagem do livro... mas depois q pegar o ritmo vai de boas! Tem umas partes da História que são muito pesadas... talvez uma pequena amostra da crueldade humana. Gostaria de imaginar que tudo não passa de ficção e que não ocorrem coisas semelhantes às narradas pelo autor. Quero ler outras obras do Edyr... gostei do estilo dele!

Luds 20/01/2021

Intenso
Direto ao ponto (e que ponto!) Edyr Augusto nos coloca no meio da confusão, que aumenta cada vez mais. Traz vários assuntos sensíveis e muito atuais. Me fez mal pensar que eu estava acompanhando uma história de ficção mas completamente factual.

Camis 15/01/2021

Impossível de largar esse livro. Começo, meio e fim destruidores ?

fev 13/01/2021

Forte, vertiginoso e quase sem nenhum filtro ao tratar a violência em suas diversas formas. Ao finalizar essa novela fiquei me questionando o quanto dela é ficção e o quanto é realidade. O meu sentimento é que só os nomes dos personagens são fictícios e que todo o resto é verdadeiro de um jeito torto e totalmente cruel.

Drogas, violência, abuso, estupro, tráfico de menores, esquartejamento, corrupção, vingança, pedofilia, criminalidade são coisas que perpetuam a novela de Edyr Augusto. Acredito que ele conseguiu abordar os temas de forma sincera, clara e sem nenhum tipo glamorização. Tá ali escrito de forma clara e esdrúxula, mas não é uma texto exalta todas essas.

Pssica é o retrato de um Brasil esquecido por todos e que acaba sucumbindo na crueldade humana.

Adorei o regionalismo, mas não nego que me atrapalhou um pouquinho já que não tenho conhecimento. Super indico.

mdudalivros 17/11/2020

Mais uma vez fui arrastada pela escrita bruta e violenta de Edyr. A violência é um cenário constante nos seus livros que retratam a realidade amazônica e em ?Pssica? não foi diferente. Abordando temas como prostituição, tráfico de mulheres, corrupção e drogas, o autor nos imerge num mundo ruim e ganancioso que alfora o animal no ser humano. Estou viciada nas histórias de Edyr e indico para os de estômago e coração fortes.

Cláudia 04/10/2020

Comecei a ler, também, para matar a saudade da minha terra. Mal sabia eu que essa narrativa, que sim, acontece em solo paraense, é um retrato brutal da pobreza e miséria que está presente na história e na vida real, fruto de uma política cruel e uma sociedade deixada a míngua e que precisa lutar para conseguir algo em uma terra sem lei.
Me surpreendi, a leitura é quase um choque, que nos faz repensar o contexto em que vivemos, um banho de realidade em uma história contada em um ritmo sem fôlego. Por ser passar onde nasci e onde conheço acredito que me atingiu, é a linguagem que estou habituada, lugares que vi, uma realidade ao lado. Portanto, é preciso estômago, a violência banalizada e o exagero de desgraças me fez parar para respirar. Recomendo muitíssimo, também para conhecer um pouco da literatura paraense

Luiz Miranda 03/09/2020

Bem vindo ao Inferno
TNT pura, provavelmente um dos livros mais violentos da história, faz a pulp mais crazy parecer Pato Donald. Então de cara eu aviso que não é um livro pra todos os públicos, a pessoa tem que estar ciente da proposta: um mergulho num inferno chamado Estado do Pará.

O pontapé inicial é o vazamento de um sex tape da estudante Janalice, a jovem cai em desgraça e a partir daí, meu amigo, Pssica vai te dar um mata-leão e soltar só na última página. É a espiral da loucura, um tornado de personagens e karmas conectados.

Mas vamos falar aqui do que torna o livro memorável: Edyr Augusto. Se o mundo fosse justo estaria traduzido em tudo que é língua e vendendo milhões de cópias. O que propõe o Edyr é te oferecer a experiência telegráfica mais radical possível. É como se algum editor maluco pegasse um romance de 400 páginas e fizesse um experimento, cortando absolutamente todas as partes chatas e desnecessárias (incluindo travessão e aspas), deixando apenas o mais puro e essencial para o entendimento (e fascínio, obviamente). Pssica é isso, quase 100 páginas na velocidade de um F1 e socando como o Mike Tyson. Não é só um livro, é experiência literária.

Um dos melhores que li em 2020, claro. Agora não tem desculpa, vou ter que ir atrás da obra do escritor...você aí faça o mesmo.

4,5 estrelas

Alan360 28/08/2020

Para quem tem estômago forte
Rápido. Direto. Ágil. Seco. Ríspido. Violento. Nauseante. Repulsivo.
Um bom livro indicado pra quem pra quem tem estômago forte.

Vitor Martins 08/06/2020

Eu li: Pssica
Conheci o trabalho de Edyr Augusto quando fui à Feira Panamazonica do Livro em 2019, em Belém.

Encontrei minha antiga professora de Redação que logo recomendou a leitura do mesmo. Não errou. O enredo prendeu do início ao final.

A forma como Edyr descreve os acontecimentos e exibe os diálogos como um "bate-bola" fez a leitura fluir de forma intensa. Eu amei!

VReithler 20/03/2020

Vertigem
A escrita de Edyr Augusto é rápida, precisa, direta. As frases são limadas até restar o essencial. A abordagem é crua. O ritmo, vertiginoso.

Em Pssica (azar), acompanhamos as histórias da adolescente Janalice, do angolano Manoel Tourinhos, de Amadeu, delegado aposentado, e de Preá, chefe de um bando de ratos d?água.

De Melgaço (PA) a Caiena (Guiana Francesa), passando por Breves, Curralinho, Belém e Soure, as trajetórias dessas personagens se cruzam, tangenciam, desencontram-se.

Um romance policial de primeira qualidade, obra de um contemporâneo que merece maior reconhecimento. Leitura recomendada.

E você, já conhece o Edyr Augusto? Leu Pssica? O que achou? Comentem, compartilhem as suas impressões, sugiram outras obras do autor ou de escritores brasileiros contemporâneos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5