Cidade de ladrões

Resenhas - Cidade de Ladrões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata CCS 03/09/2014

Sobre coragem e amizade.

"Contrariando a crença popular, a experiência do terror não torna a pessoa mais corajosa. Mas talvez seja mais fácil esconder o medo quando se tem medo o tempo todo." (Lev, protagonista de Cidade de Ladrões).

Em 1941, no cerco alemão a Leningrado, dois jovens, Lev e Kolya, têm a missão de encontrar uma dúzia de ovos para o bolo de casamento da filha de um coronel, e isso em apenas seis dias. A missão não seria tão difícil se as pessoas na cidade não estivessem comendo cola de livros para não passar fome, onde qualquer legume quase podre é objeto de disputa e o pão é misturado com serragem, além de um inverno rigoroso, dos bombardeios constantes e o cerco formado pelos nazistas.

CIDADE DE LADRÕES traz uma história banal, mas contada de um jeito nada banal. Em sua aparente simplicidade, a obra consegue conquistar o leitor com seus personagens simples e, principalmente, humanos. Os protagonistas Lev e Kolya são tão carismáticos que entraram para aquele grupo de personagens que ficam na memória por muito tempo. Lev, um judeu russo de apenas dezessete anos, cativa pela sua inocência, medo e paixão; Kolya, um desertor do exército de vinte anos, de humor fino e sarcástico, nos conquista pela nobreza das ações e pela alma de poeta. Dois estranhos que se tornam grandes amigos, e que fazem o leitor rir e ficar triste. Os diálogos entre os dois são deliciosos, inteligentes, provocativos e imaturos, e a amizade que desenvolvem em pouco tempo de convívio é um dos grandes atrativos do livro.

Benioff possui uma linguagem ágil e precisa, e muito me chamou a atenção pela maneira dinâmica e delicada de contar a história. Pode parecer uma história triste, mas não chega a ser chocante, pois ele consegue mostrar como as pessoas criam formas de conviver com a guerra e suas mazelas. Há muita aventura, tensão, doçura e diversos momentos que me fizeram sorrir, apesar do penoso contexto histórico. E não são poucos os momentos de reflexão, descontração e graça literária.

O livro me surpreendeu de uma maneira muito positiva. Posso dizer que é um livro bastante completo e original, leve e divertido, inteligente e emocionante. Eu realmente me envolvi com a história, torci, chorei, ri e fiquei enfurecida com tanta insanidade cometida pelo homem.

Um romance fascinante sobre guerra, coragem e sobrevivência. Um livro sobre a amizade. Sobre o amor. Tem todos os requisitos que uma bela história deve ter.

Altamente recomendado!
C@rl!nho$ 04/09/2014minha estante
Gostei muito da sua resenha, e nunca tinha ouvido falar desse livro. Vou ler, com certeza!

VICKY 09/09/2014minha estante
Já foi pra estante!

Dudu 21/07/2010

"Cidade de Ladrões" me encantou em vários aspectos:

- Personagens que cativam o leitor, no melhor estilo dos clássicos das histórias de aventura. Ou seja, não espere por profundidade e multilateridade de caráter. Os habitantes desta estória conquistam nossa simpatia exatamente por terem uma personalidade marcante.

- Uma narrativa muito bem costurada que parte de uma peculiar tarefa para descrever com maestria uma cidade cercada, um país em guerra, terminando com um inteligente desfecho.

- O capacidade do autor de conseguir criar uma estória com um ritmo e elementos de filme, mas com uma linguagem literária, de modo que não largamos o livro com a sensação de ter visto um filme (rápido e facilmente esquecível), mas sim de realmente ter feito uma leitura.

Enfim, recomendo muito esse livro. É rápido de se ler, gostoso e leve.
Marlo R. R. López 06/10/2010minha estante
"A capacidade do autor de conseguir criar uma estória com um ritmo e elementos de filme, mas com uma linguagem literária, de modo que não largamos o livro com a sensação de ter visto um filme (rápido e facilmente esquecível), mas sim de realmente ter feito uma leitura."

É verdade. Muito bem colocado. :)

Suelen 20/01/2013minha estante
Esperando que seja isso aí mesmo,bem empolgada pra começar,acho que promete!

Sinésio 03/01/2018minha estante
Anotado!

Paty 24/03/2014

Benioff é capaz de brincar com uma trama que, através da aparente simplicidade e da carga de questionamentos, comovem o leitor naturalmente, sem que para isso haja a necessidade de passagens clichês. É um livro que comove, sim, mas a dose forte de emoção foi adiada apenas para as últimas páginas, o que revelou-se ser uma decisão acertadíssima do autor.
Arsenio Meira 24/03/2014minha estante
NA MEDIDA!
Abraços

DIRCE 26/03/2014minha estante
Paty,
Não tinha ouvido nem lido nada sobre esse livro, mas sua resenha chamou minha atenção, e pelas avaliações aqui do Skoob parece que ele promete mesmo. Vai para minha Estante.

jota 14/10/2012

Ritmo cinematográfico
A cidade dos ladrões aqui é Leningrado, atual São Petersburgo, nos anos finais da Segunda Guerra Mundial. Cidade informalmente conhecida como Piter - por conta de Pedro, o Grande, também já foi chamada de Petrogrado.

Durante cerca de 900 dias Leningrado ficou sitiada pelas tropas nazistas e muitos russos morreram (cerca de um milhão). As pessoas comiam até cola e faziam vodca a partir de madeira; também são relatados casos de canibalismo (salsichas, p. e., eram feitas a partir de carne humana de mortos). Ter uma dúzia de ovos era o mesmo que possuir um tesouro (ainda que temporário). Matava-se e morria-se por comida.

Manter-se vivo, portanto, não era nada fácil então e David Benioff nos conta uma história de luta pela sobrevivência através das memórias romanceadas de seu avô materno, colocando no lugar dele o personagem do jovem judeu russo Lev, e também um amigo dele, Kolya, ambos tentando permanecer vivos no caos e na miséria provocados pela guerra.

Como Benioff é roteirista, a história tem ritmo cinematográfico e prende fortemente a atenção desde as primeiras páginas até o final. É ação o tempo todo, com nossos heróis russos tentando escapar dos assassinos nazistas a qualquer custo - ou matá-los, o que aqui se torna infinitamente complicado, feito um jogo de xadrez.

Não sei como o livro ainda não virou filme, pois a história tem tudo para se transformar num sucesso nas telas, e Benioff é também produtor e diretor de cinema. A propósito, foi ele quem adaptou (e Marc Forster dirigiu) para o cinema o romance O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini.

Falo de cinema pois Cidade de Ladrões é fundamentalmente um livro de entretenimento (é muito fácil visualizar tudo o que se lê aqui), mas muito bem escrito e com base em informações históricas - ainda que você perceba algumas liberdades que o autor toma aqui e ali, para tornar a história de seu avô mais cativante.

Afinal de contas, estamos lendo não um livro de História, mas um romance, uma história passada cerca de 70 anos atrás. Bastante interessante, aliás.

Lido entre 06 e 14.10.2012.
Silvia 03/10/2013minha estante
Isso sim é um boa resenha.
Sem spoiler, sem escrever o que esta na contra capa do livro como muita gente faz e sem propaganda.
Parabéns

Mahfud, Fábio 04/10/2010

'O Sabujo no Pátio'
Como é bom ser surpreendido por um livro de que nunca se ouviu falar, e que acabou vindo parar em nossas mãos por acaso. No caso de 'Cidade de Ladrões', foi um achado de última hora em uma promoção na livraria, minutos antes de ir embora sem levar nada.
Na introdução do livro, o autor David Benioff conta que seu avô tinha participado da Segunda Guerra do lado russo, mas que nunca havia falado muito sobre o assunto. Após alguma insistência, David o convenceu a contar o que aconteceu por lá.
Ficamos então conhecendo o jovem Lev, que por azar (ou sorte, ou por puro acaso) acaba sendo preso por saquear um soldado alemão morto. Na prisão ele conhece o soldado Kolya, preso por deserção, e aos dois é dada uma missão especial, ordem que vem diretamente de um coronel, de encontrar em plena Rússia sitiada uma dúzia de ovos para um bolo de casamento.
De início, Lev se incomoda com o jeito debochado e com a falta de preocupação de Kolya. Mas é exatamente a personalidade de Kolya que nos faz rir em muitos momentos e ver que existem pessoas que mesmo nas piores condições, seja passando fome ou frio, ainda encontram forças para levar seus objetivos adiante.
A jornada dos dois é incrível, mas mesmo o bom humor de Kolya não os livra de situações assustadoras e brutais.
Benioff conduz a trama muito bem, e vários personagens que aparecem durante leitura são dignos de suas participações.
E por mais que histórias de guerra possam parecer meio batidas, é incrível como esse assunto ainda possa gerar tramas encantadoras e fortes, nos emocionando e chocando ao mesmo tempo.

LuRussa 01/02/2009

Demais , um dos melhores.
Claro que amei esse livro, já que o fundo histórico tem praticamente tudo a ver comigo !! Piter, ou melhor, St Petersburgo, é a minha cidade do coração,a terra natal que adotei como minha, e entendo perfeitamente o patriotismo que os russos tem com essa cidade maravilhosa.

Fram 03/06/2021

Cuba de ovos.
Começa um caos, tudo um caos! Quando você pensa que não dá pra piorar, então bem, tudo piora.
Buscar uma cuba de ovos no meio da guerra, numa cidade abandonada cheia de canibais e gente comendo cola de livro pra sobreviver, tudo isso pra filha do general ter um bolo de casamento é algo de outro mundo.
Mesmo sendo caótico o Kolya me fez rir e quase me apaixonei por ele.
O final é.... bem, inesperado.
E eu nem sei se fizeram o bolo.

Aviso: há umas cenas de violência brutal, se você não tiver estômago não recomendo que leia.
Eu chorei ksksksk

Cristina 08/10/2022

CIDADE DE LADRÕES
Um escritor é convidado a escrever uma autobiografia, porém não achava sua vida relevante o bastante para interessar um público. Então resolve contar a história de seu avô que passou pela || Guerra Mundial e dar voz a ele, que aceita a proposta de contar delatalhamente sua sobrevivência.
Nessa história súbita conhecemos dois colegas de cela, Lev , o avô do escritor no auge de seus dezessete anos, um adolecente tímido e Kolya um rapaz falante e timidador. Os dois são presos na mesma cela e desde então ja notamos uma história sobre coragem e amizade. Em troca de suas sobrevivência com um pedido inuisitado foram ordenados a encontrar, uma duzia de ovos em seis dias, o que era impossível enquanto as pessoas para sobreviver, comiam cola de livros e estavam se tornando canibais.
Com uma elaborada narrativa, Cidade de Ladrões faz o leitor se envolver com cada personagem e embarcar na leitura, um livro com muito potencial e final inesperado. Além de contar a realidade da guerra, da fome e o desespero que a mesma trás com ela , mesmo com uma linguagem descontraída, David Benioff o autor do livro consegue ser bastante realista.

vani 02/03/2022

Perfeito
Esse é com certeza um dos meus livros preferidos, ele é pesado, porém não denso; engraçado, porém não bobo; triste e real; mas não melancólico. Não há palavras para descrever o meu amor por esse livro, eu o amo e pronto. Seu final é perfeito e facilmente vai te fazer chorar.

Arthur Sanches 23/12/2021

Esse livro foi direto para a lista dos melhores do ano! Eu adorei cada página dele e da escrita envolvente do David. Uma história de amizade, amor, aventura e sobrevivência tendo como cenário a Russia ocupada na segunda guerra.
Imperdível!

AndyinhA 14/04/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Os dois personagens – Lev e Kolya – são uma graça. Lev é introspectivo, todo razão, sério. É o sábio da dupla, aquele que quando algo não dá muito certo nos viramos e perguntamos; O que devemos fazer? É daquele tipo de pessoa que passa uma sensação de que sabe tudo. Já Kolya é completamente diferente, extrovertido, fala muita bobagem, sempre pensando em sacanagem, fala demais. E tinha algumas vezes que me pegava dizendo para ele; Cala boca senão vai morrer! Ele já é ‘mais’ vivido, já esteve nas linhas de frente da guerra, mas mesmo assim não perdeu a alegria e bom humor.

Mas não é só de coisas tristes que o livro vive. Além de toda brincadeira com ovos e comida decente, há a típica brincadeira masculina – falar de mulher – e aí que tem varias tiradas engraçadas, pois Kolya te Lev ficam nessa eterna discussão sobre o que as mulheres querem, como agradar uma e outros. Agora imagina uma pessoa totalmente tímida falando sobre esses assuntos? E ainda sendo ‘zoado’ por alguém totalmente extrovertido? Nesses momentos você quase esquece do pano de fundo e percebe que em qualquer situação, as boas pessoas irão pensar em coisas alegres, divertidas.

mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/04/poison-books-promo-cidade-de-ladroes.html

Fernanda 06/11/2010

Cidade de ladrões
Li esse livro por indicações de amigos, também gosto muito do tema (2ª guerra Mundial), me interesso muito por tudo o que aconteceu naquela época.
Livro sobre o valor de uma verdadeira amizade, que mostra de forma clara e envolvente o que realmente têm valor em momentos de dor e dificuldade.

Esse livro não tem pontos fracos, é lindo ,do principio ao fim.

Nota 10.

DUU 17/01/2009

Muito divertido. Cheguei a rir várias vezes das situações e dos persongens.
Minha opinião é que a abordagem talvez seja mais interessante para os homens.
De qualquer forma é uma leitura que dá prazer e não dá vontade de parar. Daria um bom filme.
TFC 12/09/2009minha estante
Também pensei nisso: "Daria até para fazer um filme...".

Luciane 12/09/2010minha estante
O que eu achei legal do livro foi justamente esta abordagem masculina, normalmente vemos mais o nosso lado feminino sendo descrito. Apesar de ser um livro que mostra a guerra, eu também ri de algumas situações, e, ao final, chorei. Vale muito a pena ler.

Nat Heussinger 19/02/2011minha estante
A abordagem é mesmo meio masculina. Mas nada exagerado, qualquer menina poderia ler. A não ser que não consiga aceitar bem o que Kolya diz. Mas o livro é adequado para todos, meninos e meninas.
E adoraria ver um filme desse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5