Homens sem mulheres

Homens sem mulheres Haruki Murakami

Resenhas - Homens Sem Mulheres

Henrique Fendrich 17/12/2020

O título me seduziu, pois sou um eterno "homem sem mulher", e por isso achei que me identificaria com histórias que fatalmente girariam em torno da solidão, mas a verdade é que não me identifiquei em nenhum momento com os personagens dos contos. Todos eles não eram realmente homens sem mulheres e no máximo passavam um período sem elas, sem que houvesse neles nada de especialmente impeditivo para que continuassem a ter outras mulheres. São, em geral, personagens com dinheiro, de classe média ou alta, que não passam as agruras financeiras que eu passo, o que também contribuiu para que eu não me identificasse com eles. Ademais, a forma como eles vivenciam a experiência amorosa, em alguns casos, me lembrou do que disse uma vez dos contos do Marcelo Rubens Paiva, que praticamente tornavam o amor uma coisa repulsiva. O melhor momento do livro para mim é a história que a personagem Sherazade conta no meio da história principal. Ou seja, a subtrama era melhor do que a trama e lamento que não tenha sido essa a verdadeira história. A história inspirada no Kafka tem lá a sua graça, mas nada como o próprio mestre.
Maria 17/12/2020minha estante
Alguém precisa dar voz aos verdadeiros homens sem mulheres, não é? :p Gostei da resenha, embora discorde das duas estrelas. :p Afinal, sou uma eterna admiradora de Murakami

Henrique Fendrich 17/12/2020minha estante
Mas cê já leu esse?

Li. E curti. Talkey?

Henrique Fendrich 17/12/2020minha estante
Gostei mais do Kafka à beira-mar, pra esse eu dei 4 estrelas.

Maria 17/12/2020minha estante
Eu dei cinco e um coraçãozinho.

jota 21/01/2022minha estante
Não sou fã de Murakami, mas peguei o livro porque queria ler o conto Drive My Car, que deu origem ao filme indicado pelo Japão ao Oscar internacional em 2022. Felizmente é o primeiro da coletânea porque depois de terminá-lo abandonei a leitura logo no início de Yesterday, que é entediante. Drive My Car, o filme, apesar de extremamente longo, conseguiu ser mais interessante do que o conto porque incluiu outros personagens, subtramas e colocou grande parte da peça de Tchekhov, Tio Vânia, dentro do filme, que no conto é apenas levemente citado, uma ou duas vezes. É isso, então.

Diego Lima 24/09/2021

Livros de contos (sete ao todo) do Japonês Haruki Murakami, cujo foco é nas relações amorosas entre homens e mulheres: dos desejos iniciais até as marcas deixadas.

Leitura muito fluída, sem personagens carismáticos; romances sem muita profundidade, todavia, veremos que deixaram uma mácula nos protagonistas - assim como na vida, onde pessoas passam e deixam um pouco seu conosco, seja positivo ou negativo.

Apesar de serem histórias curtas, elas carregam um mistério que nos fazem querer o mais rápido possível saber o que irá acontecer, e somos apresentados a finais abertos, nos levando a construir o final com as informações as quais nos fora fornecida. Apesar disso, é deixado muitos aprendizados e reflexões em cada conto. E o autor toca em temas, mesmo que breve, sobre suicídio, solidão, traição, abandono, sentido da vida.
Márcio M. 25/09/2021minha estante
Ótima resenha! Preciso ler esse. :)

Diego Lima 26/09/2021minha estante
Valeu, Márcio. Espero que curta a leitura. Tem algum do Murakami para indicar?

Márcio M. 26/09/2021minha estante
Diego, você já leu o meu favorito: ?Norwegian Wood?. Eu indicaria ?O Incolor...?, mas você também já leu. Então me resta indicar ?Kafka à Beira-Mar? e ?Minha Querida Sputnik?. :)

Báu do Norte 17/10/2021minha estante
- Após o anoitecer

Diego Lima 21/10/2021minha estante
Eita. Aumentou a lista que tenho que ler desse autor. Anotado aqui. Obrigado ^^

Báu do Norte 21/10/2021minha estante
??????? amo literatura japonesa. Quando quiser recomendações, é só pedir! ?

Mayara945 31/07/2020

Homens sem mulheres
Primeiro contato que tive com esse autor. A leitura fluiu bem. Os contos giram em torno de homens e suas relações com as mulheres e com eles mesmos. Gostei muito do conto Sherazade, dei muitas risadas enquanto aguardava na fila pra fazer exame de coronavírus rsrs
É um livro com várias referências a músicas e filmes clássicos, livros e cultura pop ocidental.
Afegc 05/08/2020minha estante
Pela sua resenha, fiquei curioso em ler esse livro.

Mayara945 05/08/2020minha estante
Que bom! É um livro bem rápido de ser lido

Christofaro 27/03/2021minha estante
Sherazade também foi o que mais gostei. Os finais inconclusivos nos deixam com uma vontade que buscar mais do autor.

Esther 16/01/2023

Mais um do Murakami
Este é meu 4o livro do Murakami e esse livro me decepcionou. Uns contos sem pé nem cabeça. Não consegui achar uma moral. É mais entretenimento mesmo. Valeu a leitura, mas não leia, de jeito nenhum, esse livro como seu primeiro Murakami.
Laura972 23/01/2023minha estante
qual você recomendaria dele como primeiro? :)

Esther 24/01/2023minha estante
Sul da fronteira, oeste do sol é muito bom e curto. Bom para começar. O incolor Tsukuru... também é bom para começar. Os outros 2 que li dele não recomendo começar. O cão que guarda as estrelas é lindo também.

julia 04/12/2023

Gostaria parabenizar a mulher que traumatizou tanto o murakami ao ponto de fazer ele escrever esse livro
Marca texto verde 26/12/2023minha estante
Esse comentário me quebrou kkkkk

Belizia 07/02/2024minha estante
Ahahaha sim! Ele é muito traumatizado e super acho que deve enxergar a situação de uma maneira muiiiiiito exagerada.

Wercton 25/03/2023

A solidão de Murakami transborda para além dessas páginas
Existe um conforto pra mim muito grande em ler histórias sobre pessoas solitárias - não o tipo de solidão ocasionado pela ausência de pessoas na sua vida, mas uma solidão que vem de dentro e reside lá independente das pessoas que você tem -, a contemplação de que não sou o único e outras se sentem assim acalenta meu coração.

Mais do que a ausência de mulheres na vida dos homens narrados nessa coletânea de contos, aquilo que une todas essas histórias é o profundo sentimento de solidão que assola esses personagens do Murakami. Todos os contos desse livro, em maior ou menor grau, me fizeram sentir um homem sem mulher.

Gostei particularmente dos contos "Drive My Car" (que tem uma adaptação para o cinema que foi uma das melhores coisas que já assisti), "Órgão Independente", "Sherazade" e, o último conto, "Homens Sem Mulheres" que fecha o livro com chave de ouro.

Os diálogos e digressões dos personagens são muito bem desenvolvidos; são personagens não convencionais, que vão na contramão da maioria, que se entregam aos prazeres e são sinceros - pelo menos consigo mesmos - a respeito do que sentem, sem se autoflagelarem com algum falso moralismo. É o tipo de leitura que me agrada imensamente.

Meu primeiro livro do Murakami e o sentimento que fica é que eu e ele ainda vamos trilhar uma longa jornada.
Ricardo 25/03/2023minha estante
Personagens sinceros consigo mesmo são uma das coisas mais belas e poderosas que uma história pode ter ??

Ricardo 25/03/2023minha estante
Vou tentar reler o último conto de novo em algum momento pra ver se vejo ele com outros olhos kkkkj

Bianca 07/01/2022

"Como um dos homens sem mulheres, eu rezo do fundo do meu coração. Parece que não há nada que eu possa fazer agora a não ser rezar. Por enquanto, possivelmente."

Iniciei esse livro com intenção de assistir depois o filme Drive My Car (que com certeza vai estar indicado ao Oscar 2022).
E com os 7 contos apenas 1 não me chamou atenção, gostei muito do Sherazade, toda a trama da personagem fez com que eu lembrasse do filme Chungking Express do Wong Kar-Wai, e blablabla, leiam! a leitura do Haruki Murakami é uma leitura facil na qual você se enrosca com a vida dos personagens, meu eu fofoqueira implorou por mais kkk
Ana Maria 08/01/2022minha estante
VOU LER DEPOIS DE VER VC FALANDO ISSO

Bianca 09/01/2022minha estante
eu lendo: hmm misoginia
terminei: amei a leitura, vou começar outro

GilbertoOrtegaJr 11/05/2016

Homens sem mulheres- Haruki Murakami
Este é o sexto livro que leio de Haruki Murakami, e o primeiro que leio em papel, todos os outros quatro foram em e-books. A primeira coisa que noto neste livro é a capa, feita meticulosamente e de muito bom gosto, com algumas linhas, e pequenos círculos que lembram bolhas de sabão, porém em cores preto, branco e rosa (que em mãos formam uma peça linda, como a grande maioria dos livros da editora Alfaguara).

O livro é formado por sete contos, que em comum têm protagonistas solitários, e buscam analisar relações ou momentos passados de suas vidas, quando já estão na meia idade como são alguns dos casos, em outros, ao contrário do que sugere o título do livro, não está em jogo uma história de amor, somente personagens que convivem entre si, sem que necessariamente tenham ou já tiveram um relacionamento passado.

Em Dri my car , um ator contrata uma motorista particular por estar com sua carteira suspensa, aos poucos os dois vão se aproximando e se conhecendo melhor, até que o ator decide contar ao motorista que após o falecimento de sua mulher ele decidiu se tornar amigo do último amante dela.

Yesterdey é o conto onde o narrador relembra um amigo que ele tinha, este amigo mesmo tendo uma namorada linda, vive em conflito por causa da pressão que ele mesmo se exerce para que entre em uma determinada faculdade, e ele acaba pedindo ao narrador para que tenha um encontro românico com sua namorada. E anos depois o narrador se encontra com a ex-namorada do seu amigo, e ambos relembram deste estranho garoto.

No conto Órgão independente um escritor relembra seu amigo Tokai, um cirurgião, que costumava fazer bastante sucesso com as mulheres, mas sem nunca se envolver profundamente de forma emocional. Até que um dia ele acaba se apaixonando por uma mulher, que passa a não corresponder ao sentimento de Tokai, e então ele começa a literalmente sofrer de amor.

Sherazade traz ao leitor a história de um homem que é impedido de sair de sua casa, e cujo único contato com o mundo exterior é a sua empregada, que ele não conhece o nome, e nem nada da identidade dela, mas além da faxina ela faz sexo constantemente com ele, e após o sexo ela acaba lhe contando histórias do seu passado, sejam elas reais ou imaginários.

Kino é de longe meu conto preferido, onde após ser traído e abandonado por sua mulher, um homem decide abrir um bar, este bar não faz muito sucesso, mas tem entre seus clientes está um homem que sempre aparece no bar para ler, e uma misteriosa mulher que se envolve com Kino. Este é um conto lindo, ao menos para mim já valeu o livro todo, onde um dos principais temas é a autodescoberta.

Em Sansa apaixonado Murakami faz o inverso daquilo que Franz Kafka fez em seu livro A metamorfose, neste conto um inseto acorda em forma de humano, em uma casa onde não sabe de nada, e pela manhã ele recebe a vista de uma chaveira corcunda, pela qual ele acaba se apaixonando.

Por fim no conto Homens sem mulheres, que dá nome ao livro, um homem é acordado no meio da noite por um telefonema que o informa que uma de suas ex-namoradas acabou se matando. E isso é o fio condutor para que ele passa a criar uma teoria sobre todos os homens que estão sem mulheres, ou foram deixados por elas.

Eu escolhi este livro para ler, pois conheço o autor e que gosto muito do seu estilo, mas não consideraria este livro imperdível, apenas para quem tem interesse em conhecer a obra toda de Haruki Murakami. Seus contos são divertidos e tem toques inusitados, que nos deixam pensando naquilo que acabamos de ler, valendo a pena como ótimo livro para quem deseja conhecer o estilo do autor antes de se aprofundar na leitura de seus livros.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2016/05/12/homens-sem-mulheres-haruki-murakami/
Márcio_MX 12/05/2016minha estante
Sim, a editora Alfaguara faz um ótimo trabalho em suas capas do Murakami. A capa de "O Incolor Tsukuru Tazaki..." é de uma sutileza ímpar.
Obrigado pela ótima resenha, esse será mais um Murakami na lista.

GilbertoOrtegaJr 12/05/2016minha estante
;)

Nath @biscoito.esperto 19/02/2023

"Se um dia, por alguma razão, não sei qual, me tirassem desta vida de repente, me arrancassem todos os privilégios, fazendo com que minha existência fosse reduzida apenas a um número, quem eu seria?".
"Homens sem mulheres" é meu segundo livro do desafio Relendo Murakami, e também é o nome do meu conto menos favorito desta coletânea. Minha teoria é de que os demais contos simplesmente não tinham nomes bons o suficiente para serem o título deste livro, por isso temos o que temos.

Ainda assim, o nome "Homens sem mulheres" define bem o que encontramos nestes contos. Cada história é sobre algum homem que se desencontrou de alguma mulher.

🚘 "Drive my car" é um conto narrado em primeira pessoa por Kafuku, um ator quase famoso que se tornou melhor amigo do homem com quem sua esposa o traía. Após ser pego dirigindo embriagado, ele contrata a misteriosa motorista Misaki.

🎵 "Yesterday" é a história de Tanimura e seu amigo excêntrico Kitaru. Kitaru namora Erika, mas eles acabam dando um tempo. Com medo de que Erika namore outros rapazes, Kitaru pede que Tanimura seja o namorado dela, pois ele confia no amigo.

💀 "Órgão independente" é a história de como o bem-sucedido cirurgião plástico Tokai acaba padecendo do famoso "mal de amor".

✏️ "Sherazade" é o nome fictício da amante do nosso protagonista. Sempre que eles fazem amor, ela lhe conta uma história doida de sua vida. Por exemplo, na sua vida anterior, Sherazade era uma espécie de enguia.

🥃 "Kino" acaba de se separar de sua esposa e decide abrir um bar. Ele observa atentamente os frequentadores de seu estabelecimento, até que coisas esquisitas começam a acontecer.

🦗 "Samsa apaixonado" é a história do inseto que um dia acordou e percebeu que havia se transformado em Gregor Samsa. A famosa fanfic kafkaniana.

🧍‍♂️"Homens sem mulheres" é a história de um homem que descobre que três de suas ex-namoradas cometeram suicídio. A única coisa que elas têm em comum é que namoraram com ele em algum momento de suas vidas.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Cris.Vidal 20/02/2023minha estante
Já quero ler esse livro tbm ?

Nath @biscoito.esperto 20/02/2023minha estante
Eu adoro os contos deste livro, recomendo demais!

joaoggur 12/10/2023

Homens sem mulheres, eu sem Murakami; sou eu assim sem você.
?? Mas será que nós conseguimos compreender alguém por completo? Mesmo que amemos esse alguém profundamente??

A reunião de contos ?Homens sem mulheres? é o meu primeiro contato com o premiado escritor Haruki Murakami.

Os contos tem uma linguagem muito simples, mas cheia de significado. A escrita de Murakami prova que simplicidade linguística não é sinônimo de superficialidade narrativa. As histórias, em suma, perpassam a solidão das relações humanas, mostrando as crises internas que todos nós vivemos (ou um dia vamos viver), e que por pressão social tentamos torná-las implícitas.

Senti que cada conto canaliza um dilema humano, descreve (de forma muito poética!) alguma questão do psiquê. Sobre a solidão, temos ?Drive my Car? [um ator, viúvo e já chegando a meia idade, contrata uma motorista para levá-lo até os teatros em que trabalha. A mulher, que demonstra ser taciturna, vai cada vez mais perguntando sobre a vida do ator, e recordações do passado voltam à tona.], que ganhara uma adaptação para o cinema (vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e fora um dos meus contos favoritos. ?Sherezade? trata sobre a obsessão, e ?Yesterday? como o tempo pode amargurar nossas antigas amizades.

Cada conto, com sua linguagem característica, tem um ar que mescla o pessimismo com o kafkiano, beirando o niilismo. Todos, por mais ?para cima? que sejam, passam uma aurea entristecida, desesperançosa. Independente de algumas questões (como um certo machismo), gostei bastante.
dani 12/10/2023minha estante
Que interessante sua experiência com esse livro, João. Depois de conhecer o Murakami romancista, não consegui me contentar com as narrativas curtas (também acrescento que não sou a maior fã de contos). Espero que tenha a oportunidade de conhecer mais o universo de Murakami no futuro. Acho que vai gostar!

joaoggur 13/10/2023minha estante
@Dani,
Espero ansiosamente para entrar de cabeça nos livros dele. Quando lê-los, os resenharei aqui. Um grande abraço.

zeoskar 02/10/2021

Livro cheio de [*****] recomendo demais
brincadeira. livro dividido em 7 contos que falam sobre relacionamentos, solidão e amor com o estilo e sensibilidade únicos do autor.

mas sério só tem [*****] msm
Polly 03/01/2022minha estante
**** como assim ? kkk

zeoskar 28/04/2022minha estante
c0rn0 ? N sei pq ficou assim skksks

svrrichard 05/03/2022

É o segundo livro do autor que leio e estou próximo de concluir que não é para mim.

Dividido em sete contos, sempre com histórias envolvendo mulheres, como o próprio nome já diz, sinto que gostei de uns dois, somente.

Sua escrita é sempre muito detalhada, mas o estilo do autor envolve finais vazios, histórias sem fim e definitivamente isso não funciona para mim, que amo desvendar histórias.

Em um dos contos do livro, 'Kino', o autor constrói todo um mistério para que o conto termine de forma abrupta, resultando em meu quase desespero e total descontentamento.

Não tenho muito mais para comentar, provável que eu leia mais um dos livros do autor e conclua se devo ou não continuar tentando.
Alê | @alexandrejjr 07/05/2022minha estante
Richard, por curiosidade: qual foi o primeiro livro dele que tu lesse? Eu tentei ler "Norwegian wood" dele e desisti, pois detestei o livro...

svrrichard 11/05/2022minha estante
Eu li esse e o ?Sul da fronteira, oeste do sul?. Nenhum dos dois me ganhou muito, não é meu tipo de leitura.

Marina516 03/06/2022

Quis chorar em todos os contos. Realmente a chave de ouro é Homens sem Mulheres. Muita poesia. Inquestionável.
gi 21/06/2022minha estante
Nossa mulher com que olhos vc leu, me mostra tua visão por favor! Eu achei alguns bem desnecessários, algumas partes tb, e talvez pq eu não entendi.

Marina516 22/06/2022minha estante
Gi, eu costumo ler livros, escritos por homens especialmente, colocando muitas coisas em diferentes compartimentos. Acho que existem muitas diferenças culturais e de gênero mesmo. Quis ler olhando mais pra complexidade das situações. E também problematizei as traições, mas não quis apontar tudo na resenha. Acho que os diálogos foram muito importantes

Dani 17/07/2017

Homens sem mulheres, por quê?
Eu criei certa expectativa pra ler esse livro, a capa era linda, e de forma frequente eu tenho visto livros desse autor por aí.
Esse é meu primeiro livro do autor e acho que não foi a melhor opção.
O livro é formado por sete contos, Drive my car, Yesterday, Órgão independente, Sherazade, kino, Samsa apaixonado e Homens sem mulheres.

Drive my car: achei o conto interessante, nesse kafuku vê suspensa a sua permissão de dirigir e resolve contratar um motorista, mesmo duvidando da forma como as mulheres dirigem, no geral, ele contrata Misaki. No decorrer do conto, os personagens criam uma intimidade que lhe permitem trocar algumas confidências, já que passam a conviver bastante. Kafuku acaba contando como e o porquê resolveu se tornar amigo do ex-amante da sua falecida esposa. Tem passagens boas, mas é uma história bem pacata.

Yesterday: conta a história de dois amigos, Kitaru e Tanimura, um pouco sem nexo, Kitaru, com alguns problemas no relacionamento com a namorada, faz Taminura sair pra jantar com ela, segundo ele, melhor sair com um amigo dele do que outro homem qualquer. Taminura se encanta pela namorada de Kitaru e não entende como Kitaru pode arriscar perdê-la dessa maneira. O desfecho do conto deixa muitas entrelinhas, mas foi o que eu mais gostei.

Órgão independente: bem legal a ideia, com alguns trechos interessantes. Um cirurgião plástico, rico, bem sucedido, que não queria se envolver seriamente com mulher alguma. Certo dia se apaixonada perdidamente por uma de suas amantes, e precisa aprender a lidar com esse sentimento inexplicável e super novo em sua vida.

Sherazade: sem algum a meu ver, o mais chato dos contos pra mim.

kino: o mais misterioso e sobrenatural, legal a leitura das entrelinhas, mas, mesmo assim, pouco atrativo.

Samsa apaixonado: uma versão ao contrário de A matemorfose de Kafka, inseto que acorda humano, recebe a visita de uma menina corcunda e se apaixona.

Homens sem mulheres: interessante, nesse o homem em questão acorda no meio da noite com o telefone do marido da sua ex-namorada informando que ela cometeu suicídio. A partir daí, ele relembra momentos e faz várias conjecturas sobre passado e presente, fazendo uso de metáforas e outros recursos linguísticos.

Não conheços outras obras do autor, mas essa ficou abaixo das minhas expectativas.
Marina 17/07/2017minha estante
Acho que uma boa porta de entrada pra Murakami (pelo menos foi pra mim), é o livro "Norwegian Wood". Nunca havia lido nada do autor e simplesmente me apaixonei por esse livro. Vale a pena. Eu também achei Homens Sem Mulheres bem abaixo do nível que o autor costuma manter em seus livros.

Dani 17/07/2017minha estante
Marina, acho que conheci esse autor no teu skoob, tu é minha referência na vida literária, hehe. Acabei lendo esse primeiro pela capa. Mesmo achando o livro não tão bom, em alguns trechos senti que foi o livro errado pra iniciar mesmo. Obrigada pela dica, já marquei aqui e vou ler. :D

dani 28/12/2022

Homens sem mulheres, homens sem homens
"É muito fácil ser um dos homens sem mulheres. Basta amar profundamente uma mulher e ser abandonado por ela."

Murakami me fez perceber mais uma vez que ainda não me encontrei enquanto leitora de contos. Se um conto promete um desfecho bombástico, fico decepcionada quando isso não acontece. Ou se gosto muito de um, acho que foi curto demais e acabo querendo mais desenvolvimento dos personagens.

Mas vamos aos protagonistas abandonados de Murakami. Mesmo com a proposta de um mesmo tema para todos os contos, achei os personagens parecidos demais. Fiquei com a impressão que eram clones ou talvez a mesma pessoa em realidades paralelas. Eles não são apenas homens sem mulheres. Eles sofrem tanto quanto ou até mais com a ausência e o afastamento de outros homens, seja em relações de amizade ou de outra natureza que não fica clara. Também todos têm uma dificuldade terrível de lidar com suas próprias emoções. No final, temos homens sem mulheres, homens sem homens, homens sem eles mesmos.

De forma geral, achei os contos pouco memoráveis. Destacaria "Yesterday" por ser engraçado, "Samsa apaixonado" pela referência a Kafka e "Kino" por ter um estilo parecido com o romance que li do autor (só li um até agora). Não entendi muito bem aonde o autor queria chegar com "Sherazade" e "Orgão independente", "Drive my car" também não me impressionou. O último conto, "Homens sem mulheres", encerra bem a coletânea com uma pitada de humor e delicadeza.

Ainda prefiro o Murakami romancista, sem descartar a possibilidade de ler mais contos do autor no futuro. Mas por enquanto vou priorizar conhecer mais os seus romances.
Báu do Norte 30/12/2022minha estante
Eu gosto muito desse livro e o que você falou é uma verdade, são homens sem mulheres, sem outros homens, sem eles mesmos. Acredito que é isso que me faz gostar tanto dele. Boas futuras leituras de Murakami ?

dani 07/01/2023minha estante
Obrigada! Vou seguir com os romances. Gostei como ele desenvolve os personagens em uma narrativa mais longa.