Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Tardin 24/02/2016

Um batismo ao final
Esse é o 5° livro da saga do Witcher Geralt de Rívia. A narrativa de Sapkowski me encantou desde o primeiro conto do "O Último Desejo", o primeiro da série; e quanto ao universo, a quantidade de conteúdo baseado nele serve de testemunho mais do que o suficiente para a sua grandeza. Se você leu os outros livros, é natural que leia esse também. Se apenas jogou o videogame é altamente recomendado que leia. E se você está aqui por acaso, também deve ler.

[Spoilers]

Não vou me estender sobre a trama, mas apontar os pontos altos do livro para aqueles que sentem ainda mais vontade de ler depois de saberem o que acontece.

Temos Jaskier constantemente cristalizando o cenário da guerra à que somos apresentados como "um puteiro em chamas".

Temos a introdução do personagem de Regis, (finalmente!) um vampiro que tem umas das melhores sequências do livro, onde desconstrói toda a mitologia do vampiro no melhor estilo de Sapkowski.

Temos a introdução de Zoltan Chivay e o seu papagaio (filho da puta), que para quem jogou o videogame é uma figurinha carimbada.

Temos uma sequência de eventos conspiratórios por parte das feiticeiras, e uma caçada a esmo por parte de Geralt, que aponta um quase plágio (do bem) por parte do terceiro jogo (Wild Hunt).

E por fim, temos um fechamento com chave de ouro, na batalha da ponte. Para aqueles que não sabem, Geralt teve de escolher um nome para facilitar as suas transações comerciais com o mundo exterior, como todos os witchers. Geralt sequer foi o primeiro nome que ele escolheu. E ainda teve que aprender o sotaque riviano para fingir ser de Rívia. A questão é que ao final da batalha da ponte ele salva a Rainha de Rívia. E o presente que ela lhe dá é o mais surpreendente e engraçado que poderia haver.

ANDERSON 05/01/2017

Avanço no misticismo
Esse livro avança mais no ponto da lenda e dos porquês de muita coisa, os protagonista não se desenvolvem, não espere Grandes acontecimentos da parte de evolução dos protagonistas. É uma leitura mais amarrada, menos expansão do universo mas bons diálogos e boas aventuras.

Felipe.Bonifacio 13/02/2017

Personagens incríveis
Antes de falar da história em si eu preciso falar um pouco sobre a expectativa que eu tinha com esse livro por ser o primeiro traduzido por uma nova tradutora, Olga Baginska-Shinzato. O tradutor anterior, que trabalhou até o quarto livro, Tomasz Barcinski tinha todo um cuidado com nomes e adaptação e era conhecido pelo excelente trabalho que fazia na tradução e adaptação direto do polonês. A nova tradutora porém não fez um trabalho com menos qualidade, senti apenas uma estranheza no começo do livro pelo modo como as coisas eram apresentadas, mas logo me acostumei.

De longe nesse livro é que são apresentados os melhores personagens, a humana criada como dríade Milva, o nifgaardiano que insiste que não é nifgaardiano Cahir, o barbeiro-cirurgião Regis e o já conhecido Jaskier formam a estranha companhia que acompanha Geralt em sua jornada, além da participação do anão Zoltan.

O livro nos leva nessa jornada de Geralt em busca de Ciri, enquanto esta também passa pelo seu próprio batismo de fogo. Este é sem dúvidas um dos melhores livros da saga.

marianarisos 16/06/2024

Finalmente
Demorei muito muito pra ler, não sei se pela minha vida corrida ou pelo livro mesmo. confesso que me perdi completamente em nomes de pessoas e lugares, mas gostei dessa forma de narrativa por 3 pontos de vista diferentes. me deixou curiosa pra saber mais

Pedro Almeida Prado Castro 24/01/2019

Jornada Fantástica
Pra mim, é o melhor da saga até agora. Continuamos seguindo o bruxo Geralt em sua aventura em busca de Ciri, seguimos sua jornada na companhia de outros personagens bastante improváveis. Esse livro desenvolve vários personagens, adicionando a eles camadas e nos apresenta ainda um pouco mais do universo fantástico criado por Sapkowski. O Começo do livro achei um pouco entediante, mas ainda interessante. As peças no tabuleiro começam a se encaixar, a forma que o autor escreve deixa um clima de suspense no ar, dando pequenas participações de novos personagens sem dizer quem são, para deixar um gancho pro próximo livro.
Particularmente acho que os livros estão mais do que prontos para se tornarem uma série de TV (que já está sendo produzida pela Netflix).
Torço muito para que essa série seja muito bem sucedida, esse mundo fantástico com personagens ricos merece uma ótima adaptação. Já fico ansioso esperando pra ver na tela a batalha da ponte do rio Jaruga.

Bart 08/05/2019

The Witcher - Batismo de Fogo
*Andrjzej Sapkowski*

5º livro da série The Witcher, é sensível uma diminuição do ritmo da trama como um todo! Não sei pr q o autor fez isso mas, em fim...
Depois do que aconteceu no 4º livro, Geralt, Ciri e Yennefer se separam e ficam em situações bem precárias. A guerra de Nilfgaard vai aumentando cada vez mais, afetando a vida de todas as personagens nos reinados próximos.
Não sei qnt das tramas dos livros estão nos jogos, mas Jaskier continua acompanhando Geralt, logo no começo do livro conhecemos Milva, essa arqueira tem uma capítulo inteiro só p/ela, mais p/frente ela trará um assunto bem polêmico...
Zoltan um anão , Regis - barbeiro-cirurgião e vampiro, e Cahir um cara doido por Ciri.

O 6º livro já volta p/pegada mais dinâmica de antes (graças à DEUS), mais isso fica p/outro post!

Deborah341 02/08/2019

Perfeito
Meu favorito ate agora

Márcio 15/10/2019

Ótimo
Gostei muito, tem muita ação e aventura e personagens interessantes...Pelo fato do autor ser polonês percebe-sennas descrições da guerra algumas táticas e ardis usados na segunda guerra, bem como referências veladas ao racismo (humanos descriminando as outras raças). Para quem curte fantasia recomendo...

Kaemi7 15/03/2020

Fantástico!!!

Ianca 18/02/2020

A cada livro de The Witcher temos novas tramas e novos personagens (que participam dando sua visão sobre os acontecimentos). É uma saga incrível e esse livro não poderia deixar de ser muito bom!

Paulo Afonso 24/02/2020

Personagens que cativam
O ritmo do quinto livro é certamente o mais lento de todos, o que pode até incomodar em certo momento, mas que é compensado imediatamente por diálogos de tirar o fôlego, como já é de costume na obra.
Acho que o grande mérito desse livro é apresentar personagens inesquecíveis. Milva e Regis roubam a cena completamente. Além disso, Cahir se mostra um dos personagens com arco mais interessante da série, ainda com um passado cheio de incógnitas a se desvendar.
Ansioso pela leitura próximo livro da saga...

Leh 26/02/2020

...
Vai melhorando conforme a história vai avançando.

Marj 28/02/2020

Novos personagens, muita ação e perigos. Geralt de Rívia tem um caminho difícil pela frente, que nos é mostrado através da ótima escrita do autor. Grande livro

Lucas Viapiana 01/03/2020

"O Fogo queima, mas purifica também. É preciso passar por ele."
Se Tempo do Desprezo é o início do fim, Batismo de Fogo é o apocalipse. De fato guerra, fome, doença e morte são os principais agentes motores desse livro.

Ciri aparece pouco e Yennefer menos ainda. Batismo de Fogo foca principalmente em Geralt e sua improvável companhia, um bando de personagens muito diferentes e por vezes até hostis uns aos outros, que se junta por duas causas comuns: sobreviver e achar Ciri. O livro tem um tom de superação e desenvolvimento pessoal. Geralt, mesmo gravemente ferido e mal recuperado, é orgulhoso e teimoso; quer viajar sozinho e tem enorme dificuldade em lidar com o fato de que sim, há pessoas que se importam com ele, que o consideram um amigo e que viajariam com ele, mesmo arriscando suas próprias vidas. Outro ponto que traz essa ideia de superação é o fogo, elemento recorrente ao longo do livro. O batismo de fogo, termo que comumente significa “a primeira batalha de alguém”, vai além desse significado direto; também representa o passar pela dor e pelo trauma, o deixar queimar-se, para sair das chamas mais forte do que antes.

Também há outros temas secundários interessantes. Um deles é a desmistificação do vampiro; e como muitas das histórias e lendas sobre esse arquétipo são ridículas (ao menos no mundo de Sapkowski). Outro é o contraste entre as diferentes classes sociais e posições de poder quando confrontadas com uma calamidade como a guerra. Enquanto os camponeses são massacrados, convivendo diariamente com as piores misérias físicas e mentais possíveis, pequenos grupos de poderosos se encontram em torres de marfim bem estocadas com comidas finas e vinhos, e discutem se talvez a guerra não seja algo bom a longo prazo, afinal, menos gente significa menos bocas a ser alimentadas.

site: https://bibliotecadavolnania.blogspot.com/

Vinicius Nathan 08/03/2020

Cada vez mais envolvido na trama, novos personagens, além de dar uma nova enfase a outros antigos. Vamos ao próximo .