After - Depois da Promessa Anna Todd

Resenhas - After

Cris 15/06/2016

Série inesquecível! Não sei explicar meu amor por ela...
(...) Uma pessoa só sabe como tem sorte de poder passar a vida com a outra metade da sua alma quando é obrigada a viver sem ela. - Hardin Scott.

Hoje fechei um ciclo. Terminei de ler uma série na qual sou COM-PLE-TA-MEN-TE apaixonada... de verdade!

Assim que fechei este último livro, 'After - depois da promessa', logo pensei: "O que farei agora? Eu já me acostumei com o casal... praticamente os escuto em minha cabeça. Oh meu Deus, que vazio... eu não quero ficar de ressaca."
Dito e ( não) feito, nada mais me importa - de novo, pois fiquei bem mal quando conclui a Fanfic há quase 2 anos -, apenas quero ficar no meu cantinho chorando e lembrando de tudo... das brigas, das idas e vindas, do relacionamento explosivo, e acima de tudo, da maluca e linda história de amor que Anna Todd conseguiu retratar.

'After', inicialmente, era apenas mais um New Adult recheado de ingredientes batidos conhecidos no gênero em questão, a primeiro momento beirava o clichê e a superficialidade. Contudo, ao terminar cada livro, fui percebendo sua complexidade psicológica, e depois de tudo, apenas diagnostiquei: Só quem ,verdadeiramente, ama e entende as complicações de um relacionamento perturbado e tóxico consegue chegar ao fim e enfim ler o esperado felizes para sempre. Sim, temos um final feliz!!! Hardin Scott e Tessa Young, finalmente, conseguiram. E isso é tão bom, o sentimento de alegria e êxtase está exalando do meu peito.

Assim que finalizei 'After - depois da esperança', tinha em mente que o casal estava mais maduro, mais estável. Entretanto, quando abri sua sequência pude ver e sentir que eu não sabia de nada! A dificuldade de enfrentar os problemas de Hardin, apenas dá ao leitor a certeza de que ele, realmente, precisa de ajuda médica. A apatia e a falsa fortaleza de Tessa, apenas retrata sua total e derradeira dependência pelo namorado, e isso, me irritava em níveis inaudíveis. Por mais que eu ame o casal e a história, tenho a consciência de que eles não fazem bem um para outro e, embora não vivam separados, precisam e devem se separar por um tempo. Ponto! Pois bem, e com essa premissa Anna Todd trilhou capítulos surpreendentes, emocionantes, e a meu ver perfeitos.

(...) Mesmo em meio a inevitável tragédia que era o nosso relacionamento, eu não retiraria nada dele. Eu não faria de novo, mas não me arrependo de nenhum momento que passei com ele. – Tessa Young.

Falar dos personagens principais desta série é algo que me confronta, pois, mesmo sabendo que ambos sofriam e traziam dentro de si problemas psicológicos, eles não conseguiam ficar longe um do outro. Eles lutavam contra todos, inclusive contra eles mesmos a fim de ficarem juntos ao final de tudo... e pô... se isso não for amor, eu não sei o que é!
Poderia falar que a Tessa é fraca, mas, eu não concordo. Na verdade, ela é uma personagem extremamente forte e altruísta; generosa e inteligente. Uma das melhores que já conheci. Quanto ao Hardin... bem, ele é doido, controverso e apaixonante. Hardin Scott me tentou desde o início, e isso EU NUNCA VOU ESQUECER.

Deixando de lado os protagonistas, Anna Todd soube inserir muitíssimo bem outros personagens à trama, e, mesmo sendo principiante nessa selva de pedras que é o universo editorial, conseguiu deixar sua marca e milhares de fãs espalhados pelo mundo. Devo dizer que sou sua fã número 1. Um outro fato confirmado.

Não quero mas preciso encerrar esta resenha, e, como ainda não me encontro preparada para esmiuçar tudo de maneira concisa, só posso completar dizendo, novamente, que amo esse universo autodestrutivo e viciante que é 'After'. Vou finalizar minhas palavras usando uma boa definição da série pelo ponto de vista do meu eterno bipolar, Hardin Scott:

" ... É o tipo de história de amor que lida com os problemas de verdade. Não é uma história sobre perdão e amor incondicional, e mostra quanto uma pessoa consegue mudar, mudar de verdade, se tentar bastante. É o tipo de história que prova que qualquer coisa é possível quando se trata de superação. Mostra que, se você tem alguém com quem contar, alguém que ame você e não desista de você, pode encontrar o caminho para sair da escuridão. Mostra que, apesar dos pais que tivemos, ou dos vícios que adquirimos, é possível lidar com qualquer coisa que atrapalhe, e superar tudo para se tornar uma pessoa melhor. É esse o tipo de história que After é."

Bem, já prolonguei demais. Agora só posso encerrar e indicar os livros àqueles que desejam conhecer uma história de amor real, de altos e baixos. Clichê e ao mesmo tempo diferente e perturbadora.

(...) A estrada foi longa ... Depois de tudo conseguimos. Seja lá qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dela são iguais.

Lays.Ordani 08/02/2018

After all...
Depois de tudo, chegamos a um final.
Se vou ler Before para saber mais de Hardin antes de Tessa? De forma alguma.
After se mostrou uma série de narrativa bastante viciante, no entanto o desenvolvimento da história me fez a cada livro desejar um final diferente do proposto.
Obsessão, neuroses, paranóias e agressividade descontrolada são doenças e eu aceitaria em um livro tratando isso como tal, mas, sinceramente? Jamais em outro livro senti tanta vontade que um casal não terminasse junto.
Terminei a leitura por teimosia crônica, e tudo que posso concluir é: After seria "interessante", se parasse no primeiro volume, com algumas alterações para finalizar uma história que se arrastou por 5 livros.

nickpereiraa 11/04/2018

Nem sei o que dizer do sentir.
Totalmente impactada!!! Eu várias vezes senti nojo do hardin. Raiva da Tessa por essa sempre perdoar o comportamento abusivo dele, mas ver o crescimento dos personagens, e a evolução da historia, não podia dizeer nada menos do que incrível. Amei demais esse último livro.

Janise Martins 04/08/2018

After - Depois da Promessa
Não é uma granada explodindo nesse livro, é uma bomba! Gente, que isso?!!!! Quase não dá para respirar devido aos acontecimentos. Uma coisa vai emendando na outra que mal dá para acreditar no rumo das coisas.
E o rumo que esse livro toma é um susto, Anna Todd vira tudo de cabeça para baixo e sacode (acho que estou gostando mesmo dela). Ela brinca com as palavras revirando a história, mexendo com nossa cabeça e coração.
Anna desenvolve, em certo ponto da história, todo um trabalho com o psicológico de Hardin e Tessa, um processo doloroso na vida deles e nos leva participar, entendendo tudo o que está se passando. Amei como ela fez esse trabalho.
Depois ela deixa o tempo passar e vamos com ela em cada acontecimento. Confesso cá entre nós que achei a Tessa “sacana”, mas foi um lindo final.
Hardin fala sobre o que se trata esse livro:
“É o tipo de história de amor que lida com problemas de verdade. Não é história de amor sobre perdão e amor incondicional, e mostra quanto uma pessoa consegue mudar de verdade, se tentar bastante. É o tipo de história que prova que qualquer coisa é possível quando se trata de superação. Mostra que, se você tem alguém com quem contar, alguém que ame você e não desista de você, pode encontrar o caminho para sair da escuridão. Mostra que, apesar dos pais que tivemos, ou do vícios que adquirimos, é possível lidar com qualquer coisa que atrapalhe, e superar tudo para se tornar uma pessoa melhor. É esse o tipo de história que o After é.”
Com certeza ressaca literária, depois de dias na companhia linda de Tessa e Hardin não tem outro jeito.
Recomendo essa série, a qual comecei meio desanimada, achando que era puro clichê, mas clichê sou eu que comentei sem ler tudo. Perdão
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com/2016/01/after-depois-da-promessa.html

Simone Pagliari 22/03/2020

Quase no fim
Graças a Deus estou quase no fim, este livro me surpreendeu com o desfecho, não foi ruim, mas o ritmo da série mudou neste último livro, o que foi bom.

Emy 13/04/2020

Eu ouvi um AMÉM?

esse livro fez a Tessa cair na real
O Hardin voltou -ou passou a ser pela primeira vez- sensato e amado pelo leitor, ah fala sério ele amadureceu demais

A falha desse livro foi o fim, qual é Anna precisava? Uma história incrível que sem dúvidas é a minha preferida, com um final ruim e acelerado desses?

Bia Aguiar 17/04/2020

After - Depois da Promessa
Sinceramente, não sei como eu cheguei até aqui. Incrível como eu cresci tanto lendo essa série de livros, em menos de 15 dias, e estou totalmente devastada por isso, escutando "Us" - do James Bay, e chorando horrores com esse final.
Nunca imaginei esse final nessa história, mas apesar de tudo não podia ser melhor. Estou sem palavras Anna Todd. Só tenho a agradecer por essa mulher ter me proporcionado amar e odiar um livro na mesma intensidade, e por todos os sentimentos e descobertas nessa experiência.

Depois de diversos gritos, segredos revelados, sexo, declarações de amor, e tragédias, Hardin e Tessa continuam nessa jornada angustiante. Mas o final vai simplesmente surpreender. A virada de mesa nesse livro chega a dá raiva de tão perfeita e por ficarmos felizes com isso. Inacreditável!

"Seja lá de que matéria nossas almas são feitas, a minha e a dela são iguais."

Isinha 17/04/2020

O Melhor
Li os 6 em 15 dias , admito que comecei a querer desistir pos os personagens estava me tirando do serio RS. Mas o primeiro e o último da série são os melhores.