Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Nanda 14/06/2021

Água para elefantes
Sempre fui fascinada pelo universo circense , acho incrível como eram os grandes circos antigos, tirando a parte dos maltratos aos animais, é claro. Toda aquela emoção e encanto. Me emocionei demais com as partes em que Jacob já era um idoso, e me senti realmente em sua pele, vivendo suas dificuldades e limitações, acho q esse foi um ponto forte do livro. O romance foi meio fraquinho, mas entrar no mundo do circo compensou todo o resto. A Rosie é um amor, e quanta sensibilidade da autora, dedicar o livro aos elefantes!

Gabriele.Fernandes 09/06/2021

Bem ok, um bom livro
É um livro muito bacana, tem uma história criativa e não está 100% focado em ser um romance, trata da adaptação do protagonista a um novo modo de vida e como ele salva uma elefanta que o salva também. Fala bastante da realidade do circo. Achei fácil de ler e envolvente, mas nada demais. Um bom livro mas nada que destaque muito.

Matheus656 07/06/2021

A capa do livro (cartaz do filme) engana
Sempre tive uma curiosidade para ler esse livro. O começo até ali pra metade quando a personagem Rosie (a elefanta) aparece se mantém bom, agora por outro lado o romance com a Marlena é algo totalmente sem sal, em nenhum momento eu consegui sentir uma química no casal. A escrita sobre os acontecimentos do circo, sua apresentações e a vida do Jacob no presente e no passado é muito boa, agora quando focada no romance não é a mesma coisa. Já sobre o final, achei muito falso a forma que aconteceu, muito irreal para uma narrativa que até então era mais voltada para o "realismo" fazendo críticas à exploração de animais e mostrando como os bastidores de um circo pode não ser tão atraente quanto sua apresentação para o público.

Frumigas 06/06/2021

O circo é minha casa
Eu adorei a leitura. Senti o baque de cada mudança de narrativa. Me emocionou muito e me trouxe muitas reflexões. Terminei o livro chorando e gostando muito do final. Senti raiva muitas vezes mas adorei a forma como ele falava a verdade sobre o circo, mostrando as duas facetas de uma mesma história. A narrativa sobre seu ponto de vista mais idoso foi particularmente dolorida de se ler, nos faz refletir sobre como tratamos o nosso futuro. Olhamos com saudade para o passado e com desdém para o futuro. As vezes nos falta um olhar mais realista e afetuoso para com os que nos rodeiam, tirando as vendas das classes sociais, idades ou cargos exercidos.

dressa 27/05/2021

Este livro é para Topsy e Old Mom
Confesso que eu esperava um pouquinho mais. É uma história envolvente no início mas depois fica estacionada e gira em torno de acontecimentos cotidianos.

Senti falta da elefanta em si na história. Esperava que ela fosse parte da história principal e que o relacionamento dela com o Jacob e Marlena fosse ser mais abordado. E falando nisso, esperava também que o romance dos dois fosse algo parecido com uma chama que queima sem parar... isso foi mais pra um pedaço de papel pegando fogo por alguns segundos.

Alguns pontos na história me decepcionaram um pouco, mas mesmo assim não consigo odiar o livro e nem encontrar motivos para odiá-lo, visto que achei tocante, emocionante e diferente de tudo aquilo que eu já li.

O final é simples mas totalmente maravilhoso e comovente. E além disso, a nota da autora na última página me fez derrubar mais lágrimas do que o livro inteiro.

Afinal, este livro é para Topsy e Old Mom ??

gi.gesuele 26/05/2021

Comecei a leitura bem relutante, só estava lendo porque ganhei de presente e o livro já estava parado na estante há anos. Mas fui positivamente surpreendida. Amei esse cenário de circo antigo e a narração alternada entre presente e passado.

Carlinha 25/05/2021

Romance Gostosinho
Resolvi pegar um romance levinho para curar minha ressaca de suspense.
Esse livro me deixou muito feliz! Já tinha visto o filme, aliás a capa do filme me desagradou um pouco, mas o livro foi uma grata surpresa.
Temos uma história de um rapaz e suas aventuras no circo.
Um "quase" veterinário que encontra seus amores da vida em um circo.
Um romance com aventuras, sem pieguices e dramas.
Recomendo!!!

Viviany.Fernandes 24/05/2021

perfeitoooo
eu amo o filme, amo o livro, por mais que tenha uns gatilhos nele, eu amo demais a história e ler esse livro depois de anos na estante jogado é um prazer incomum!

Sara.Rodrigues231 23/05/2021

Eu achei uma boa história para ler, achei que alguns assuntos podiam ter sido melhor aprofundando e o final um pouco corrido.
Mas no geral eu gostei, a história é bonita e revoltante, me revoltei com a situação desumana do circo, e com o descaso das pessoas idosas.
Espera um final um pouco mais triste, mas foi satisfatório saber o que aconteceu com jacob

Gizele 11/05/2021

Eu nunca estive num circo. E não consigo pensar em circo sem relacionar a maltrato animal. Com essa história não é diferente, infelizmente. Ainda assim, é uma história envolvente. Só acontece tudo muito rápido né? Mas pelo menos não é aquele livro enrolado.

O livro é dedicado à elefantas! Isso me arrancou lágrimas na última linha do livro. Adorável s2

Francinne 09/05/2021

?A vida é o maior espetáculo da terra.?
Vou colocar todo mundo para chorar pois eu não sou obrigada a chorar sozinha não.
Em Água Para Elefantes vamos conhecer o Jacob Jankowski, um senhorzinho que particularmente achei meio ranzinza, mas uma fofura que da vontade de colocar dentro de um potinho, esse senhor vive em uma clínica de repouso e escondeu de todos que na sua juventude viveu em um circo. Com 23 anos e quase formado em veterinária, Jacob teve a perda precoce dos pais, devido essa drástica mudança em sua vida ele decide largar tudo para trás e viver a aventura de um circo. Porém nessa aventura ele se depara com diversas situações horríveis que todo aquele espetáculo lindo apresentado ao público esconde.
Eu simplesmente amei a narrativa desse livro, rica em detalhes, mas sem tornar a leitura cansativa. Achei perfeito o livro ser intercalado entre Jacob mais velho na clínica de repouso e sua juventude no circo, muito bem desenvolvido.
É um livro que me tocou de uma forma profunda, ele aborda diversos assuntos, mas mostrar a realidade ruim de muitos seres humanos foi a que mais me deixou abalada. Mas é um livro que apesar de te fazer chorar a maior parte do tempo, tem momentos que te faz rir um pouquinho.
Eu simplesmente amei, só odiei o Tio Al e junto com ele August (Apesar de August ter algum tipo de transtorno que faz ele de uma pessoa encantadora a uma pessoa assustadora), não dei nada por esse livro, mas acabou sem um livro com um misto de emoções e vale ressaltar também que tem o filme e eu já estou doida para assistir.

DearieSarah 02/05/2021

Encantador
A trajetória de Jacob é linda e muito bem construída pela autora, que consegue contar a história da forma perfeita.

Jacob, aos 23 anos e no fim de sua faculdade de medicina veterinária, tem uma grande perda e se vê totalmente desamparado. Como um bom solucionador de problemas, o que ele faz? Ignora os problemas e se junta ao circo. Na verdade, ter se juntado ao circo foi bem sem querer, mas mudou totalmente a vida de Jacob pra sempre. Ele se torna o veterinário do circo, mesmo sem diploma, e faz amizade com muitos animais negligenciados, inclusive uma elefanta um tanto quanto divertida. Seria muito bom se todos tivessem o senso de justiça de Jacob em relação aos animais.

A história vai se alternando entre o Jacob de 23 anos, jovem e apaixonado, e o Jacob de 93, em um asilo, sozinho e abandonado. O coração chega dói ao ver o personagem nessa situação, mas podemos ver que ele ainda é cheio de sonhos e guarda histórias incríveis.

Bea 25/04/2021

Water for Elephants!
A autora Sara Gruen, se inspirou para criar esse livro, pôr causa da história de duas elefantas.
Topsy, 4 de janeiro 1903 Coney Island, Naw  York. Recebendo uma dose de veneno e uma corda envolta do pescoço, poucos minutos depois, 6.600 volts são enviados através das sandálias de cobre presas a seus pés em menos de 10 segundos ela morre.
Ela matou seu domador quando ele deu cigarro acesso para ela comer. Os donos decidiram executa-lá, mas enfrentaram uma grande revolta contra o método escolhido: o enforcamento. Então, contrataram Thomas Edison, que vinha "provar" os perigos da corente alternadas. Convencido que isso desabonava a corrente alternada, Edison exibiu a filmagem da execução por todo o país.
   Old Mom, 1903 a elefanta que foi comprada em Dallas que, segundo se dizia, era a mais inteligente do mundo. Porém ela não fazia nada além de arrastar as patas de um lado para outro. Mas logo se descobriu que ela sabia alemão. Ela foi treinada e teve uma carreira brilhante, morreu aos 80 anos.

Assim, como uma montanha russa de emoções a autora nos transporta há tempos e cenários diferenciados, instigando nossa imaginação.
O começo da história e contada por Jacob, que com 93 anos, vive em uma casa de repouso.
Sentindo-se só e cansado, ele passa a relembrar os bons tempos de sua juventude. Assim, a narrativa mescla fatos do passado com elementos do presente, apresentando a dura realidade de Jacob, que nos comove com sua solidão e tristeza, ao mesmo tempo em que nos encanta com os elementos surpreendentes de seu passado. Assim, por meio das lembranças de Jacob descobrimos como ele iniciou sua trajetória no circo, e seu amor da sua vida, e como ele sofreu em meio às dificuldades, e quando se encontrou na profissão.
O contexto criado pela autora é extremamente envolvente, que eu queria correr imediatamente para algum circo, e como cada detalhe da trama é tão rico, que é fácil se perder na beleza da história.
À pontos negativos que eram comumente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, descriminação, entre outros elementos.
(QUE VC SO VAI SABER AINDA MAIS LENDO! )

?É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso. É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.?

Aiai, esse livro...senti um aperto no peito, uma dorzinha causada pela consciência sobre as marcas que o tempo é capaz de deixar no coração das pessoas, facilmente nos choramos.
Jacob é um senhor muito bem humorado, teimoso, e não admite limitação da sua idade.
  A chegada de Rosie, a elefanta mais querida e linda do mundo. Ela muda o rumo do livro, fortalecendo laços de amor e destruindo relações de egoísmo e dor. Esperta, carinhosa, maravilhosa, espectacular, companheira, Rosie rouba a cena, cativando qualquer leitor.

Eae, bora ler?

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 25/04/2021

Água para Elefantes
Jacob está prestes a terminar sua faculdade de veterinário, para que possa trabalhar ao lado do pai.
Mas no dia de suas provas finais, ele recebe a pior das notícias. Seus pais morreram em um acidente de carro. E Jacob se vê sem nada e sem rumo, e decide ir embora sem rumo.
E ao atrevessar os trilhos do trem, resolve subir em um dos vagões, mas não é bem recebido, a não ser pelo velho bêbedo Camel, que decide protegê-lo e mesmo sem saber nada do passado de Jacob, o ajuda a se firmar naquele trem, que não é um trem comum, trata-se de um grande circo.
Jacob se encanta por Marlena, a esposa do carrasco August. Este e o dono do circo, tio Al, tornarão sua vida um inferno. Mas ele não desistirá, pois terá dois amores por quem lutar, Marlena e a nova integrante do Circo, a elefanta Rosie.
Um lindo livro, comovente e apaixonante.
Super indico a leitura!

Ka 22/04/2021

Cativante
A escrita muito boa, e nos faz querer ler mais e mais. Eu fiquei bem cativada e inundada nessa leitura.