Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

NAY 03/09/2021

Água para elefantes
O que aconteceria se aos 23 anos ficasse órfão e pobre ? Jacob cursava veterinaria quando seus pais morrem um acidente de carro, sem dinheiro para terminar a faculdade nem mesmo para ter o que comer e morar e passando por um momento horrível de luto, ele chega ao circo onde começa a trabalhar ajudando com os animais, mas sofre muito nesse trabalho com o dono do circo, e como se já não fosse tudo tão difícil ele se apaixona por quem não deveria : Marlena, esposa de August, o intratável chefe do setor dos animais .
Água para elefantes é um livro cheio de plot Twist e a história toda se passa nas lembranças de Jacob, fazendo com que a história tenha um pouquinho do passado e do presente simultaneamente e deixando a leitura mais cativante e difícil de largar.

Fernanda 30/08/2021

Envolvente e apaixonante
Embora tenha vários elementos que poderiam fazer dele um romance clichê, o livro vai muito além.

Jacob é um senhor idoso que, após ficar viúvo, passa a morar numa casa de repouso. A chegada de um circo na cidade reacende memórias de sua juventude, guardadas há setenta anos.

Ele tinha vinte e três anos e estava prestes a concluir o curso de veterinária, quando uma tragédia o deixa sozinho, sem casa e sem dinheiro. Totalmente sem rumo, decide abandonar o curso e acaba pegando carona em um trem, que não era um mero transporte de passageiros e sim o comboio do Circo Irmãos Benzini, onde ele passa a trabalhar como veterinário, mesmo sem diploma, e cuidador dos animais. A história nos leva aos bastidores - não tão encantadores assim - de um circo norte americano no período da depressão econômica, onde Jacob vive um grande amor proibido, faz verdadeiras amizades, além de alguns desafetos, e se encanta pela elefanta Rosie, que é vítima de maus tratos por ser considerada um fracasso.

A história alterna presente e passado e é narrada pelo protagonista. Talvez as primeiras páginas não despertem muito o interesse, mas depois a trama se desenvolve de forma envolvente. Os personagens são muito bem construídos e riqueza de detalhes leva o leitor a viajar para os bastidores circenses, a amar alguns personagens e detestar outros. Impossível não se apaixonar pela Rosie!

São abordados temas sensíveis como maus tratos a animais, violência contra a mulher e a forma como a sociedade vê as pessoas idosas, entre outros. Se tivesse que fazer uma observação, seria apenas para dizer que as cenas entre Jacob/Rosie e Jacob/Marlena poderiam ser bem mais exploradas.

É uma leitura apaixonante, que nos faz refletir sobre o quanto a vida se assemelha a um espetáculo de circo, no mau e no bom sentido.

sarahosken 29/08/2021

Esse é um daqueles livros que você só acha bom depois que termina. Enquanto estava lendo sentia falta de algumas coisas, não me prendeu tanto a história, mas após terminar, com minha mente fixa no enredo e no essencial da história, até que gostei. É um dos raros casos em que pode ser que o filme seja melhor, exatamente por não entrar em detalhes que achei desnecessários no livro etc

Clau 25/08/2021

Espetáculo mesmo!
Que narrativa deliciosa! Os personagens principais são encantadores. Esse livro além de narrar uma linda história de amor nos faz refletir acerca de como vivem as pessoas que trabalham no circo além de trazer uma reflexão acerca do tratamento que deve ser dado aos animais. Realmente uma leitura proveitosa.

Luane_gabrielly_ 23/08/2021

Água para elegantes
Foi uma leitura super gostosa, me surpreendeu bastante.

Faz a gente refletir a como tratar as outras pessoas e principalmente os mais velhos, pois na maioria das vezes nós nos esquecemos que eles existem. Me fez refletir bastante nessa questão.
Foi um livro que eu gostei tanto que até às últimas páginas eu marquei com flags.

Sofia.Rocha 20/07/2021

Água para elefantes
Confesso que no início estava um pouco indecisa em relação a leitura. Mas quando comecei a leitura vi que a história era muito interessante. O livro é narrado pelo personagem principal Jacob e a oscilação que o autor fez entre o Jacob idoso e o Jacob jovem foi sensacional. É uma história que tem prende e que você fica doido pra saber o que vai acontecer, e o final é simplesmente perfeito. Água para elefantes me surpreendeu muito e vai para meus livros favoritos. Recomendo muito.

a crazy rocker 16/07/2021

Sou tão apaixonada por esse casal que já li 4 vezes em pdf, já assisti mais de um milhão de vezes o filme, sem contar que a capa do livro é o meu papel se parede do celular, passo o dia todo apreciando este casal na minha tela, sem contar que eles são incríveis, nasceram um para o outro.

angelicaafreitas 13/07/2021

O amor que você quer viver, para um dia recordar...
Confesso que comecei o livro em uma tremenda enrolação, por ter visto o filme antes, mas foi uma das histórias de amor mais LINDAS que eu li!

O filme segue muitos fatos do livro e é possível notá-los mas nada se compara as páginas que narram e detalham essa história de chorar, literalmente.

A narrativa é muito gostosa e você consegue viajar através das páginas conforme o personagem segue narrando suas experiências e vivências em uma época em que a realidade era outra. O amor construindo através das páginas , não somente entre homem x mulher, mas entre homem x animal é de tirar o fôlego!

Em poucas palavras uma história de amor que todo mundo quer viver para lembrar um dia!

Volto a ressaltar QUE se for emotiva (o) como eu recomendo o uso de lenços, porque você vai precisar.

Amanda.Nowacki 11/07/2021

Nos faz mergulhar no mundo Circense
É um livro bem descritivo que faz com que o leitor conheça e mergulhe no mundo de um circo, principalmente de seus bastidores. Algo que me incomodou bastante é que em muitos diálogos existem palavrões. Gostei muito do quanto a autora embasou suas pesquisas e também gostei da construção do romance do mocinho e da mocinha.

Dani.Costa 11/07/2021

Era um livro que estava parado na estante e resolvi dar uma chance, fala sobre as lembranças de um senhor de idade que mora em uma casa de repouso recordando da sua juventude de como ele foi trabalhar em um circo. Achei médio.

Kaah Utsch 06/07/2021

No início achei o livro bem chato, mas mesmo assim resolvi dar uma chance. E foi a melhor escolha, o livro é muito bom, fiquei triste com algumas mortes e feliz com outras. O final é muito fofo.

Ale 19/06/2021

Eu gostei do livro, mas o que foi realmente emocionante foi o final.

O começo é meio parardo, mas se você investir na leitura não irá se decepcionar.

Não gostei do August desde o começo.

Shippei Marlena e Jacob desde o começo.

Recomendo muito esse livro!

Patrícia 19/06/2021

Nessa história temos Jacob que atualmente tem 90 ou 93 anos, como ele sempre fala, ele está morando em uma casa de repouso após a morte de sua esposa. Ele fica muito feliz quando descobre que tem um circo bem pertinho da casa de repouso e começa a ter lembranças de quando ele foi morar e trabalhar em um circo a muitos anos atrás.
A história se alterna entre Jacob na casa de repouso e sua história no circo, com ele bem mais jovem, ficamos sabendo como ele foi parar no circo e vamos acompanhando como é a vida nos bastidores do circo, como o tratamento é diferente para os artistas e os trabalhadores, como os animais são cuidados ou não tão bem cuidados assim.
Eu gosto muito da temática de circo nos livros e gostei muito de ver mais sobre os bastidores da vida em um circo, em alguns momentos e situações fiquei bem triste tanto pelo tratamento com os animais como pelo pouco caso feito das pessoas que trabalham no circo.
Os sentimentos do Jacob mais velho tbem me emocionaram, em ver como ele sente em relação a família e em como ele está vivendo seus últimos anos.
Mas eu esperava um pouco mais e terminei o livro com a impressão de que estava faltando alguma coisa, algo para fechar bem a história. Foi uma leitura gostosa e rápida, pra quem gosta de histórias com circo é uma boa opção.