Doce Perdão

Doce Perdão Lori Nelson Spielman

Resenhas - Doce Perdão

Nay 10/10/2022

Então... esse livro foi um misto de emoção, achei o início um pouco chato, depois a história foi se tornando muito boa, a abordagem sobre o perdão é incrível, me fez refletir bastante, mas quando foi chegando o final... não gostei muito, poderia abordar melhor, foi um assunto sensível que não deve ser deixado de lado desaa forma. Mas no geral, é uma boa leitura.

Aline A. 10/12/2020

Lori, só gostaria de ler mais livros seus...
Eu gostei demais desse livro, depois que li a Lista de Brett precisei partir pra outro da autora, e este livro não me decepcionou.
Gostei demais!

Mari 07/12/2015

"Você nunca vai encontrar seu futuro enquanto não se reconciliar com seu passado."
Conheci a escrita de Lori Nelson Spielman através de seu primeiro livro, A Lista de Brett, e me encantei. Tive a chance de conhecer mais da autora quando a entrevistei e, nesta oportunidade, ela falou sobre Doce Perdão e já me deixou super curiosa a respeito do livro com poucas palavras.
"Às vezes, não há maquiagem que possa encobrir nossos defeitos mais feios."
Hannah é uma apresentadora de TV que possui milhares de fãs graças ao seu programa diário. Ela é adorada em New Orleans e sua vida parece estar caminhando perfeitamente bem até que ela recebe duas pedras e um pedido de perdão. Acontece que as chamadas Pedras do Perdão se transformaram em febre no país quando Fiona, uma advogada, resolve que sua vida só será boa quando ela conquistar o perdão de pessoas com quem errou no passado. A ideia é, basicamente, enviar duas pedras e uma carta com seu pedido sincero de desculpas para a pessoa, assim, caso ela aceite o pedido, enviará uma das pedras de volta e a outra pedra para uma pessoa para quem deseja pedir perdão. Se a pessoa não devolver uma pedra, significa que você não está perdoado, e Hannah é exatamente essa pessoa.
"Será que ela ainda está esperando pela minha pedra? Será que as outras trinta e quatro que ela enviou foram mandadas de volta para ela? A culpa me sufoca."
Fiona foi a culpada por algo que mudou o passado de Hannah drasticamente. Bom, talvez, Fiona não seja tão culpada assim. Hannah está decidida a não perdoar a antiga colega, porém a cada dia que passa, ela pensa mais na carta de Fiona e, consequentemente, no que aconteceu, até que se dá conta de que Fiona não é a única que precisa pedir desculpas. Ela é quem precisa ser perdoada.

"Mantemos segredos por duas razões: para proteger a nós mesmos ou para proteger outras pessoas."

É impressionante a forma como Lori consegue nos fazer ler suas palavras sem sentir a quantidade delas. O tempo passa rápido durante a leitura. Sua escrita continua detalhada na medida certa e a narrativa em primeira pessoa nos aproxima da personagem principal de modo que não conhecemos apenas seus pensamentos e, sim, seus sentimentos. Senti uma evolução na escrita de Lori nesse sentido já que, apesar de seu livro anterior ter sido espetacular em todos os sentidos e me feito pensar sobre minha vida durante toda a leitura, dessa vez a história não foi extremamente tocante para mim, porém pude compartilhar dos sentimentos da protagonista graças a escrita da autora.

[...] LEIA A RESENHA COMPLETA: http://www.magialiteraria.net/2015/12/resenha-doce-perdao-lori-nelson-spielman.html

É muito mais fácil se surpreender com uma história quando você não espera nada dela. Da mesma forma como é possível um livro não superar suas expectativas. Infelizmente foi o que aconteceu com Doce Perdão, mas isso não significa que o livro tenha sido ruim. A trama que Lori criou é profunda e verdadeira, nos traz vários questionamentos e não há como não se perguntar como seriam nossas vidas se não deixássemos assuntos mal resolvidos no passado. A autora ainda nos faz dar conta de que, sem perceber, podemos magoar alguém mais do que estamos magoados e nos deixa perguntas como: vale a pena perdoar alguém só para poder seguir adiante mas viver com a culpa diariamente? Vale a pena perdoar alguém em nome do amor mas conviver com a desconfiança?

Doce Perdão não conseguiu superar minhas expectativas, mas Lori Nelson Spielman não deixou de apresentar uma leitura rápida e uma história significativa. Ela nos faz pensar sobre como seria mais fácil se disséssemos o que pensamos de forma sincera para todas as pessoas que são ou não importantes para nós, além de nos lembrar a importância de saber perdoar e pedir perdão. Chegando ao final, depois de tantas perguntas, só nos resta uma conclusão: viver sempre pensando no passado só atrasa ainda mais o futuro.

Raquel 28/12/2021

Li esse livro em 2016 e senti a mesma emoção agora. Um livro tocante, com várias micro-histórias que tornam esse livro impecável. Recomendo.

Aline Planellas 13/03/2017

Doce Perdão - Lori Nelson Spielman
Encantada com este livro.
É da mesma autora de A Lista de Brett, portanto quem já leu sabe que é uma escrita bem gostosa de se ler.
O tema principal abordado aqui é o perdão.
O livro reflete diretamente em nos, é impossível fazer essa leitura sem analisar como estamos lidando com situações parecidas em nossa vida.
Já até quero aplicar o método, utilizado no livro, em minha vida. Confesso que já até comecei escrever uma carta rs
Ele já se inicia de uma forte bem profunda:

“Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que o prisioneiro era você.” – Lewis B. Smedes.

Este, foi um dos que mais me fez refletir. O ato de perdoar vai muito além de uma simples frase: "Eu te perdoo.". São muitas barreiras para derrubarmos. Não é fácil, mas também não é impossível. Requer coragem e muita sabedoria, pois da mesma forma que perdoamos, também buscamos perdão. Portanto perdoe assim como gostaria de ser perdoado.

O livro é de uma profundidade muito grande e nos toca em pontos que deixamos bem escondidinhos de nós mesmos.
Esta leitura vale muito a pena, é de um ensinamento muito grande.
Eu super indico ;)

Van Pereira 22/06/2022

Pedras do perdão
Esse livro estava na minha lista de desejos e ganhei de aniversário, em maio.
Esse livro é de uma delicadeza, que nos faz questionar nossa própria vida. Nosso perdão, nossos erros.
Só achei o final um pouco rápido demais, queria um desenvolvimento melhor.

Apesar de em alguns momentos ter achado a nossa protagonista, Hannah, externamente ingênua em algumas situações, recomendo essa leitura com certeza.

"Mas, ao longo do caminho, algumas chamas são extintas por egoísmo e crueldade. Então, veja bem, nós acendemos algumas velas e apagamos outras. No fim, só podemos desejar ter criado mais luz que escuridão nesse mundo." Pg 47.

Karin 24/06/2021

O livro mostra a importância de lidarmos com nossos erros ea importância de respeitar e confiar nas escolhas nossa e dos outros

Fabi | @ps.leitura 22/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Se você tivesse oportunidade de pedir perdão, para quantas pessoas você pediria?

Em Doce Perdão conhecemos Hannah Farr - ela tem um próprio programa de TV chamado The Hannah Farr Show. É adorada por milhares de pessoas e tem um namorado, que no seu ponto de vista, é perfeito. Michael é o prefeito da cidade e eles já namoram há dois anos e ainda não há planos de casório - o que deixa Hannah sempre aflita. Mesmo tendo conquistado quase tudo, sua vida vai mudar após a aparição das Pedras do Perdão.

As Pedras do Perdão foram criadas por Fiona Knowles. O intuito dessas pedras é enviar para as pessoas que você um dia causou algum dano e, se recebe-las de volta, significa que você foi perdoada. No passado Fiona causou certo sofrimento em Hannah, então decidiu envia-la para ser perdoada. E é onde Hannah sente-se pressionada em ter que enfrentar novamente o passado que sempre temeu. O passado que ela sempre temeu não é só com Fiona, mas, principalmente, com a sua mãe.

Hannah e sua mãe não se falam há 20 anos. Os seus pais se separaram quando ela tinha 13 anos. O motivo da separação? Sua mãe conheceu Bob quando se mudaram por um período para Michigan. Devido aos acontecimentos, Hannah sentiu-se perdida entre os dois e sua mãe escolheu ficar com Bob ao invés de ficar com ela. Mas será que isso mesmo aconteceu ou foi o que Hannah decidiu acreditar? Agora Hannah vai ser obrigada a enfrentar seu passado para poder viver o futuro em paz.

Sabe aquele livro que te faz sentir várias emoções a cada página? Então, Doce Perdão é assim. Em muitos momentos eu ri, pois Hannah é uma personagem engraçada, mas ao mesmo tempo, inocente. Muitas vezes senti vontade de bater para que ela "acordasse para a realidade". E em alguns momentos senti algumas lágrimas aparecendo e aquele apertinho no coração por algumas revelações.

O que mais me cativou na escrita de Lori foi como ela não esqueceu de nenhum personagem, nem dos secundários. Ela descrevia cada acontecimento com tanta naturalidade que ficava fácil você se sentir como se estivesse vivendo no meio deles. Foi o primeiro livro que li dela e já posso dizer que ela ganhou infinitamente meu coração!

O livro, como vocês podem perceber pelo título, fala sobre perdão. Mas não apenas perdoar as pessoas, mas em perdoar você mesmo. E que talvez, para perdoar, não é sempre necessário esquecer.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/05/resenha-doce-perdao.html

Laura 14/08/2021

MEU DEUS. Amei a história, amei os personagens, amei toda a mensagem por trás de tudo e não esperava por nada a reviravolta que o final teve.

Não consegui dar estrela máxima porque ainda sim, o final foi corrido, teve uma passagem de tempo/acontecimentos muito abrupta e que eu não entendi. E muitas pontas soltas, a autora (provavelmente propositalmente) deixou coisas sem explicar mas eu gostaria dessas explicações.

No geral o livro vale muito a pena

felicia. 01/04/2018

Mais um livro emocionante
Eu tenho um carinho imenso por Lori Nelson Spielman, por isso não pensei duas vezes quando decidi comprar Doce Perdão e mais uma vez não me arrependi.
Hannah Farr é uma apresentadora em New Orleans, sua vida há muito tempo foi marcada por um acontecimento terrível e vinte anos depois ela se vê obrigada a um tipo de acerto de contas. Tudo porque Fiona Knowles uma advogada e escritora de um livro intitulado "As Pedras do Perdão" envia duas pedras a Hannah, elas significam perdoar e ser perdoado. Você envia uma pedra pedindo perdão sobre algo no qual se arrepende e envia outra para que a pessoa possa fazer o mesmo, se ela enviar a sua pedra de volta significa que ela te perdoou.
Fiona procurava o perdão de Hannah pelo bullying que fez com ela quando elas eram crianças e tais ações segundo Hannah fizeram com que seus pais se separassem e isso causasse todo o desenrolar da história. Agora ela tem que lidar com uma concorrente no trabalho, seu relacionamento decadente com Michael Payne, o prefeito da cidade e a decisão se deveria percorrer o caminho até seu perdão.
Eu fiquei brava com a ingenuidade da Hannah em diversas momentos, mas às vezes nós também não somos cegos diantes de certas situações? Hanna foi uma personagem inspiradora que me fez ver facetas em mim que até então não enxergava. Amei a Dorothy que embora fosse ex sogra de Hannah era com uma mãe para ela, e que personagen excepcional, mesmo com seus erros ela irradiava luz.
Quando as pedras do perdão ameaçaram destruir a carreira e relacionamento de Hannah ela ainda não desistiu, quando tudo desmoronou vi uma mulher perder tudo o que acreditava, mas finalmente enxergar o que era realmente importante e dar a volta por cima. Ela ainda tinha dúvidas, mas a sua busca pelo perdão não parou mesmo quando ameaçava seu futuro.
Na minha opinião muitos personagens são incríveis nessa história, RJ por quem fiquei apaixonada um pouco, ou talvez muito, Jade, Jack, Marilyn e até mesmo Abby, quem ler vai me entender, rs. No entanto apesar de amar toda a história eu preferia que o acontecimento central da história fosse totalmente esclarecido, não sei se consigo viver na ambiguidade.
É uma história que te faz refletir muito sobre sua vida, me peguei muitas vezes pensando para quem eu enviaria minhas pedras do perdão e se eu realmente estava pronta para acertar minhas contas com meu passado.

Nathália Corrêa 21/06/2021

Clichê gostosinho de ser lido
Um daqueles clichês que adoramos. O foco aqui não é o romance em si, e sim o poder do perdão e o amor de uma mãe e uma filha. Aquele livro ideal para um dia de chuva, que te deixa com o coração quentinho e com esperança de dias melhores ?

Thay Moreira 15/12/2015

Sobre segundas chances...
É quase irônico que esse livro fale sobre segundas chances, porque esse livro foi minha "segunda chance" para a Lori N. Spielman. Em "A Lista de Brett", os capítulos iniciais maravilhosos elevaram minhas expectativas a um nível recorde, não consegui largar o livro enquanto não terminava a estória, e no final das contas, acabei decepcionada. Por uma série de razões que expliquei melhor na resenha do livro (podem procurar no meu perfil). Quando comprei esse exemplar aqui na semana passada, peguei-o com um sentimento de uma nova chance. Tal como em "Perdida", da Carina Rissi, tinha gostado da escrita da autora, e mesmo que a sinopse não tivesse me atraído tanto, ainda queria arriscar.

"Doce Perdão" é, de fato, uma estória sobre perdão e segundas chances, sobre mentiras e o que fazemos para encobri-las. Por essa parte, a autora acerta magistralmente. A mensagem é facilmente passada, é perfeitamente compreensível isso... e ainda assim, parecia que algo ficou errado. Você vê, tanto em A Lista de Brett quanto aqui, a protagonista sofre uma mudança muito brusca em sua vida, e é isso que me incomodou um pouco. Nesse sentido, foi como se estivesse lendo o mesmo livro. Apenas nesse.

Outro fator, Hannah é uma protagonista que me divide. Ainda não sei se gosto dela ou não. Nem tem muito o que dizer sobre ela, por causa disso. Simplesmente não sei. No entanto, as outras personagens são muito bem construídas, montadas e colocadas - além de agradáveis, com exceção do Michael e o pessoal do jornal. Eu me percebi avançando na leitura apenas para ter mais vislumbres do RJ do que pela jornada da própria Hannah.

A sensação aqui foi como quando li Um Mais Um da Jojo Moyes: após uma sequência de ótimos livros, encontrei um não tão interessante, apenas uma leitura para me comprovar fã da autora. Doce Perdão soou quase como isso - uma leitura apenas porque sou fã da autora, não porque a estória, de fato, me prendeu. Em comparação, enquanto o primeiro li no mesmo dia em que comprei, esse me custou dois dias (e uma quase desistência no meio do caminho).

Meu namorado também disse que estou sendo muito exigente com os livros ultimamente. Talvez ele esteja certo...
Mas até lá, é isso.
Renata 27/02/2016minha estante
Thay, Um mais Um está entre os meus favoritos ever, achei simplesmente perfeito. Não gostei muito dos outros da autora. Ab

Sandra 22/12/2015

03 - janeiro 2016,Otimo
Muito bom. Bem escrito. Historia envolvente entre personagens humanos. Lindo, adorei.

Carolina1364 02/06/2017

Esperava bem mais!
Esses livros que tem uma proposta de "auto ajuda" nunca me prenderam... Tenho vários na minha estante para ler ainda. Esse foi um livro regular. Recomendo para quem não tiver nada demais para fazer.

Larissa 28/12/2021

O começo me cativou , no entanto achei que o final poderia ser mais desenvolvido e trazer mais respostas, o que me fez não amar o livro.