Star Wars: Troopers da Morte

Star Wars: Troopers da Morte Joe Schreiber

Resenhas - Star Wars: Troopers da Morte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rodrigo Ramos 14/08/2016

Joe Shcreiber mostra o que aconteceria se o Universo de George Lucas encontrasse o universo de George Romero!
Quando George Lucas deu início a uma das maiores sagas espaciais da cultura pop, lá nos anos 70, outro George – o Romero – já estava trabalhando no segundo filme de uma das sagas de terror mais importantes do gênero. Mais de trinta anos depois, as duas sagas se encontrariam – não oficialmente, claro – em Troopers da Morte, de Joe Schreiber, livro que leva os zumbis para o universo expandido de Star Wars, escrito em 2009 e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Aleph, em uma edição que conta com o já reconhecido capricho da editora.

A capacidade descritiva de Schreiber cria cenas nojentas e apavorantes que parecem saídas dos melhores filmes de terror atuais, recheadas de gore, mortes violentas e inesperadas, e muita, muita gosma! O que poderia soar estranho em uma história passada no universo de Star Wars, mas funcionam muito bem graças ao domínio do autor em descrever os cenários familiares das grandes espaçonaves da saga com seus intermináveis corredores, seus fossos de ventilação e suas passarelas sem corrimão.

O livro não faz mais parte do cânone de Star Wars, revisado quando a Disney adquiriu os direitos da saga. Apesar disso, o leitor vai se surpreender ao se deparar com personagens tradicionais da saga, jogados a contragosto em meio aos terríveis eventos de Troopers da Morte, ocorridos cerca de um ano antes da Batalha de Yavin vista em Uma Nova Esperança.

Porém, ao mesmo tempo em que a descrição da infestação zumbi funciona muito bem para o leitor, ela também soa deslocada uma vez que o autor se utiliza muito de anatomia e patologia humana para descrever os avanços das infecções e seus efeitos. O leitor mais familiarizado com o universo da saga vai sentir falta do “space mumble jumble” tradicional das histórias do gênero.

A mistura, apesar de parecer bastante improvável, funciona perfeitamente, graças à imaginação afiada e escrita ágil de Schreiber, fã confesso de Star Wars e zumbis, que dão um ritmo alucinante à leitura com ganchos de tirar o fôlego ao final de cada capítulo que fará o leitor devorar o livro na velocidade com que um Trooper zumbi faminto devoraria um tenro bebê Wookie.

site: http://bocadoinferno.com.br/literatura/2016/06/star-wars-troopers-da-morte-2015/

Rafael Migão 19/07/2016

Uma Aposta que deu certo.
Esse livro chamou a minha atenção pelo simples fato de misturar duas coisas em que gosto muito, Star Wars e Zumbis. Eu sou mais fã de Star Wars do que o terror sobre os mortos-vivos, mas mesmo assim me senti atraído por essa obra, gosto de como essas criatura chamam a atenção dos jovens hoje em dia, ainda mais com a Série The Walking Dead fazendo sucesso. Sobre Star Wars, é um assunto que dispensa apresentações, todo mundo conhece ou já ouviu falar.
Sobre o livro, eu gostei muito pelo fato do autor ter juntado as duas coisas. Poderia dar totalmente errado, mas a forma que ele uniu essas duas coisas sem perder a essência é sensacional.
O contexto é muito bem elaborado, você se prende à história, os capítulos são curtos e se você tem tempo de sobra, dá para termina-lo em apenas 1 dia. No meu caso, demorei em 3 dias, foi um passa-tempo prazeroso e não me arrependo de ter lido. Para os Fãs de Star Wars, aconselho que leiam sem medo, pois o conteúdo é muito bom, os personagens são bem elaborados, cada um com a sua história, além do mais, dois personagens bastante conhecidos e amados pelos fãs dos filmes participam da trama.
Esse livro me fez dar uma chance ao selo "Legends", porque para quem não sabe, todos os livros com esse selo não serão utilizados pela Disney como base para os filmes futuros.

Valeu a leitura, nota: 4

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6