A Desconhecida

A Desconhecida Peter Swanson

Resenhas - A desconhecida

Luanna.Klem 21/07/2021

Esperava mais
A história tinha tudo pra ser boa mas faltou alguma coisa. Não consegui me conectar com nenhum personagem, se qualquer um morresse nem ia ligar e o george é um trouxa q me estressou o livro inteiro.

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

A Desconhecida
George Foss tem uma vida comum e simples, trabalha em uma editora e tem uma relacionamento sem compromisso com sua colega de trabalho, Irene. Durante os últimos 20 anos ele manteve um segredo e uma esperança, reencontrar Liana Decter.

Há mais de 20 anos, quando entrou na faculdade, ele conheceu essa jovem e com ela viveu um tórrido amor durante o primeiro semestre, porém ao retornar para casa, a jovem cometeu suicídio e uma nova história surgiu. A garota que ele namorou não era a jovem que havia se matado e talvez ela não tivesse realmente cometido suicídio, mas sido assassinada por aquela que assumiu sua identidade e com quem realmente George se envolveu.

“Alguma coisa fez um estalido distante na casa, e suas pernas começaram a ficar tensas. Ele percebeu que qualquer coragem e desenvoltura que o tivessem levado até ali estava indo pelo ralo.”

Sem nunca mais ter visto essa mulher em duas décadas, a vida de George está prestes a mudar quando ele a encontra no bar que sempre frequenta, e ela lhe pede um favor. Liana está de volta e com ainda mais segredos.

CAPA E EDIÇÃO
Acho que o nome e essa capa são as principais armas desse livro e são realmente o que mais instiga o leitor ao primeiro contato. Por dentro, entre suas quase 300 páginas, a narrativa varia entre o presente e o passado, para que possamos conhecer de onde nossos personagens vieram e o que os levou até o momento atual do livro.

A diagramação é padrão Novo Conceito, com bom tamanho de fonte e espaçamento, e sendo a história super acelerada, a leitura flui bem, podendo ser um livro para ser lido em apenas um dia.

MINHA OPINIÃO
Depois que eu conheci os livros da Gillian Flynn, sempre que vejo um livro que promete suspense psicológico eu fico bastante empolgada. O problema é que nem todo autor tem a mesma capacidade de encantar o leitor e de trazer reviravoltas interessantes como essa autora, e foi assim que A Desconhecida acabou se perdendo no meio do caminho e não atendendo a todas as expectativas.

Por a capa e a sinopse serem intrigantes, estava esperando uma história empolgante e cheia de mistério. Porém, apesar da leitura fluir super bem e o leitor ansiar pelo final, quando ele chega é de forma abrupta e inconcisa, além de não trazer nenhuma grande surpresa, permitindo que se descubra o que está acontecendo, antes mesmo de o autor apresentar a proposta.

Achei que faltou uma sacada final para que não ficasse tão previsível, já que a história não é ruim, porém carece apenas de um bom fechamento.

Além é claro, de termos o protagonista mais babaca dos últimos tempos. Imaginem comigo… você sabe que a mulher é treta pura, porque sabe que ela roubou a identidade de alguém no passado e possivelmente cometeu assassinatos, mesmo assim você tem sonhos de reencontrá-la, 20 anos depois. E tcharã, ela aparece e te pede um favor que é basicamente sinônimo de encrenca, e o que você faz? Bate continência e faz tudo o que ela pede em nome do amor. Pediu pra levar né amigo? E ele é realmente aquele homem esperançoso e até um pouco romântico que, apesar de ter um relacionamento aberto, nunca se envolveu profundamente com mais ninguém em função dessa obsessão por Liana.

Pra mim, sendo esse um livro com enredo interessante e história acelerada, o desapontamento veio realmente com o final, onde faltou o evento ser algo mais chocante e menos previsível, mas claro, serve como um bom entretenimento se você não é muito familiarizado com outras tramas do gênero ou não esteja com grandes expectativas.

site: http://resenhandosonhos.com/a-desconhecida-peter-swanson/

JennRLeal 28/11/2021

3/5
No início pensei em abandonar a leitura, depois foi melhorando, embora muita coisa tenha sido tão previsível.
A leitura muitas vezes foi lenta, no final, por mais que eu desconfiasse de muita coisa ainda tinha umas pontas que foram explicadas. Tudo muito fantasioso, com várias chances de dar errado e "milagrosamente" dá certo porque a pessoa é "ótima no que faz".
Diálogos soltos, cenas soltas... Não seria um livro que eu recomendaria pra um amigo.

Renata 18/01/2023

Legal...
A história até que é boa , mas não prende tanto, acontecimentos bem previsíveis, achei que faltou algo !

Aline221 07/11/2019

(Em off: Talvez o fato de eu ter achado o personagem muito trouxa, tenha influenciado na minha opinião sobre o livro)

É bom... Mas não é muito bom, deu pra entender?

Eu gostei da narrativa e foi isso que me levou a ler o livro até o fim, mas achei a trama confusa, algumas coisas não se rencaixavam - e continuaram sem encaixe no final - mas com eu disse antes, valeu a pena a leitura por conta da boa narrativa. Isso acontece, nao é minha gente? Às vezes a trama nem é muito boa, mas forma como é narrada faz toda a diferença e... o contrário também acontece, aquela trama que tinha tudo pra ser um estouro, mas é narrada de forma cansativa e lá se foi o livro pro saco

Bem... no geral, eu gostei. Mesmo com algumas- muitas - pontas soltas e um personagem vindo diretamente do mundo dos trouxas.

3.5 estrelinhas.

No Instagram: @meulivrochegou

Horroshow 31/01/2016

Resenha por Marina Borges (Blog Horrorshow)
Este livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito

O que aconteceria se alguém por quem você se apaixonou na época da faculdade reaparecesse em um bar 20 anos depois, desesperada, pedindo favores cada vez mais absurdos? Eu sei que a minha atitude seria certamente muito diferente da que o protagonista teve, mas então não haveria livro algum, não é mesmo?

George é um cara que não demonstra ter muitas alegrias em sua vida. Tem um relacionamento razoavelmente estável com Irene, que é uma personagem tão sem graça, tão desligada, que muitas vezes esqueci até seu nome. Embora eu reconheça essa ideia de relacionamentos 100% liberais, e que muitas pessoas se dão super bem vivendo esses relacionamentos, não é muito meu estilo. Assim, muitas das atitudes que um tem com o outro me incomodam muito ao longo do livro. George se importa com ela, mas não tanto assim.

Liana é uma mulher muito peculiar, que fez escolhas seriamente questionáveis na vida, embora não pareça uma pessoa ruim. Deve ter sido difícil lidar com tantos nomes falsos. A questão é que ela estava morta, na teoria, depois de um breve relacionamento com George, na faculdade. A morte foi considerada um suicídio. Ela parece ter um imã de problemas e confusões, mas não o típico tráfico de drogas. Teve uma infância problemática, como de costume para esse tipo de personagem, e claramente alguns problemas psicológicos que deveriam ter sido tratados, pelo amor de deus. Liana é quase a definição de “Daddy Issues”.

(Continue lendo no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/01/a-desconhecida-peter-swanson.html

Inaí.Botelho 16/04/2020

Esse conseguiu ganhar 5 estrelas
Um livro muito bom e com leitura bem fluida, eu consegui ler em 2 dias e ele me tirou de uma ressaca literária enorme.
A história é particularmente diferente, pelo ponto de vista do protagonista e pela forma como ele age, mas não deixa de ser interessante. Pode ser um pouco frustrante para algumas pessoas, mas eu pessoalmente me diverti muito com ele e aproveitei cada linha da trama complexa.
Não é um livro policial, então não esperem isso dele. Mas ele expõe com muita maestria o psicológico dos personagens e seus pensamentos na medida certa.
É um livro incrível e eu com toda certeza vou recomendar ele para outras pessoas.

Gabi Martins 04/07/2020

Uma leitura agradável
O livro conta a história de um homem que conheceu uma mulher no seu primeiro semestre da faculdade. Desde o primeiro contato com ela tudo entre os dois foi una mentira, mas a paixão que ele sentia por ela sempre fez com que ele acreditasse e ajudasse ela sempre..

Gostei muito do livro. É um thriller bem construído e instigante, fiquei sedenta por saber como o livro terminaria. Gostei da construção dos personagens, da forma da escrita e da história em si. O desenvolvimento do livro é muito bom, porém não gostei muito do final, poderia ter sido melhor.

Duda 01/12/2020

Bem fraquinho
Apesar do Peter ter superado o clichê, ele pecou em várias partes do livro. Muuuuitas descrições desnecessárias, um começo nada empolgante, não consegui sentir um pingo de empatia pelos personagens então a morte deles não me afetaram de forma alguma. O personagem principal foi um péssimo protagonista, e os secundários eram chatos demais. Um péssimo thriller.
Nina Rosa 27/12/2020minha estante
Acho que vc esta dando spoiler não?

Rebekka O'Brien 20/06/2022

Horrivel, serio muito ruim, demorei demais para ler, não conseguia avançar, e o motivo principal: George Foss, este problematico, que não teve nenhuma situação no livro em que ele foi competente e além dele ser um personagem totalmente problematico, com serios problemas em todo o seu ser, e com toda certeza ele foi o principal motivo de eu nao conseguir prestar atenção em nada da história. Os outros personagens também não são nenhuma maravilha.

@retratodaleitora 28/11/2015

Uma narrativa envolvente que prende o leitor do começo ao fim
Ela deixa rastros de caos por onde passa.

George Foss está satisfeito com sua rotina calma e seu relacionamento aberto de muitos anos com Irene. Mas, de maneira nada previsível, sua vida é revirada quando uma antiga namorada, dos tempos da faculdade, reaparece. 20 anos depois de ter sumido de sua vida sem dar satisfações e com 2 acusações de assassinato.
Ele a conheceu como Audrey, mas Liana é seu verdadeiro nome. Uma fugitiva. Assassina e manipuladora. E George sabe de tudo isso. Então porque iria ajudá-la quando ela volta tantos anos depois pedindo ajuda?
Mas, vinte anos atrás, o curto relacionamento que tiveram não terminou nada bem, deixando-o devastado e até hoje com muitas questões sem respostas. Ele irá ajudá-la, esperando entender os porquês que o atormentam, mas também esperando ter algum relacionamento com ela.

Liana Decter está fugindo da policia há quase vinte anos quando surge, do nada, para pedir a ajuda de George para que ele devolva, em seu lugar, o dinheiro que ela roubou do ex namorado milionário. Uma mulher manipuladora e fria. Que sabe fingir muito bem, já que, até o momento, a polícia ainda não conseguiu pegá-la.
George será apenas mais um degrau para alcançar seus objetivos ou ela realmente quer concertar seus erros com ele?

"George imaginara esse momento muitas vezes, mas, de alguma forma, nunca tinha pensado no que poderia ocorrer. Liana não era apenas uma ex-namorada que tinha partido seu coração; ela também era, até onde ele sabia, uma criminosa procurada, uma mulher cujas transgressões estavam mais alinhadas com as de uma tragédia grega do que uma simples indiscrição da juventude."

Ao ajudá-la com o que precisa, ele não estará apenas permitindo que ela se aproxime novamente, mas colocando sua vida e a de todos os que o cercam em risco. Ao fazer aquela entrega quase inofensiva, ele estava entrando em uma rede de intrigas e perseguições muito maior do que poderia imaginar.
Emboscadas, tiroteios e desencontros. A vida de George nunca mais será a mesma.

Sua obsessão por essa mulher pode significar problemas. De novo.
***

A Desconhecida é um Thriller de perseguição com um ritmo de leitura bem agradável e uma narrativa que une presente e passado com maestria.
A escrita do autor é simples e, ao mesmo tempo, descritiva e interativa. Mantem uma aproximação com o leitor mesmo sendo narrado em terceira pessoa.
Os capítulos são curtos e divididos entre presente e passado.
No presente somos apresentados ao George e sua rotina pacata e desinteressante, quando tudo isso é quebrado com a chegada de Liana e todas as questões que ela trás consigo e que foram acumuladas em vinte anos de espera.
No passado acompanhamos o relacionamento dos dois. Do dia em que se conheceram até o dia em que ele descobriu quem ela realmente era e tudo o que se seguiu para que ele desvendasse os mistérios que a rondavam.

Essas mudanças de tempo e ambientação são fundamentais para que o leitor entenda os dilemas do protagonista, mesmo que não concorde com suas ações e possa então saber sobre os crimes que envolvem Liana.

Como protagonista George não convence muito bem. Suas ações são impulsivas e algumas me levaram a questionar o personagem sobre sua idade mental. Aos quarenta anos, não me pareceu, em quase que momento algum, um personagem confiável e maduro, que pesa as consequências de seus atos.

Liana é uma personagem secundária misteriosa e inconstante. As cenas em que aparece são as mais movimentadas, quando o ritmo da leitura aumenta e nos deixa rapidamente ligados no enredo.
Talvez, se possuísse um ponto de vista seu no livro, a atmosfera sombria da narrativa se elevaria ainda mais.

As revelações na estória me deixaram surpresa, enquanto outras foram totalmente previsíveis.

O final foi rápido e deixa uma perguntinha sem resposta. Como se o autor desse aos seus leitores pano branco para criar seu próprio desfecho. Isso particularmente não me incomodou, mas sei que pode ser um ponto negativo para algumas pessoas.

Como uma grande fã de Thrillers fiquei extasiada quando li sobre esse lançamento e, assim que pus as mãos nele, comecei a leitura. Li em pouco mais de um dia e foi uma leitura bem gostosa e despretensiosa. Não é o melhor do gênero, mas conseguiu me entreter e me deixar bem imersa nos mistérios que rondam os personagens.

O enredo me lembrou um pouco o livro Seis Anos Depois, do Harlan Coben, então quem gostou dele, pode gostar desse aqui também ;)

A edição interna está bem simples, mas a arte da capa está simplesmente magnífica. Não só a primeira capa, mas a contracapa também.
Encontrei um ou outro erro de revisão, mas nada que comprometesse a leitura.

Como é um livro curto, tentei ser o mais objetiva possível sem revelar muito do livro, para não estragar as surpresas de ninguém :)
Espero que tenham gostado!

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/11/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

Memórias de uma Leitora 23/08/2016

Tive um atrativo quase que instantâneo por esse livro assim que o vi e li a sua sinopse. Tudo nele fez-me lembrar de A garota Exemplar, desde a capa até o enredo; como eu havia assistido Garota Exemplar antes de ler o livro -e amei- dei uma oportunidade para esse também - por que não?

O enredo conta a história de George Foss, um solteirão -em um relacionamento enrolado- que leva uma vida pacata e sem graça até Liana a garota do seu passado voltar a sua vida. É assim que o livro começa, quase que diretamente ao ponto em que a ação da história irá acontecer, quando essa mulher controversa de tantos anos atrás retorna para- pelo que parece- fazer o que sabe de melhor, bagunçar as coisas a sua volta. George nunca superou a paixão que teve por Liana nos tempos de faculdade devido a ruptura abrupta do relacionamento deles. Ela fora descoberta em uma fraude de identidade quando a menina que ela fingia ser na faculdade morre, o que fez todos virarem suspeitos no inquérito policial. E agora tantos anos depois ela surge das cinzas para pedir um favor que ela bem sabe que George não negaria, mais uma vez metida em uma confusão que envolve um crime, Liana pede que seu ex devolva uma quantidade bem grande de dinheiro ao homem que ela havia roubado.

Ao entrar cegamente nessa empreitada George afunda o pé e o corpo inteiro em uma trama que envolve roubo, assassinato, traição e farsa um terreno que Liana conhece bem.
"Aproximando-se dos quarenta, George sentia como se o se mundo estivesse sendo lentamente privado de suas cores. Ele tinha passado da idade em que podia, razoavelmente, esperar se apaixonar loucamente por alguém e constituir uma família, ou se impressionar com o mundo, o ver algo que o surpreendesse em sua existência cotidiana"
O enredo não é cansativo pois os capítulos são alternados entre o passado -período da faculdade- e o presente. Apesar de George não ser totalmente leigo na história por diversas vezes ele mostra-se estúpido e descabido considerando todo o passado traumático já conhecido por ele. Já Liana não é uma personagem empática e com um quê que tremula entre a ardilosa mente criminosa ou um desequilíbrio mental sem tamanho. É esse empasse que surge a cada capítulo, uma pessoa que não possui sua própria identidade e parece não se reconhecer em sua própria pele. A DESCONHECIDA é um título perfeito para ela!

Envolvente e com uma linha de pensamento por vezes confusa de ser seguida, precisamos ser convencidos a cada capítulo a dar credibilidade na história dos personagens para que se torne palpável. Trama bem entrelaçada mas perto do fim acaba perdendo um pouco a consistência e deixa alguns nós importantes desatados o que me deixou -confesso -um pouco desanimada com o desfecho.
"- Eu sei disso. É que... Eu não conseguiria viver comigo mesmo se algo acontecesse com você. Se estou exagerando, então esse é o motivo."

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2016/02/resenha-desconhecida-peter-swanson.html