A Desconhecida

A Desconhecida Peter Swanson

Resenhas - A desconhecida

Ellen 17/12/2019

Gostei, mas não gostei
O livro é tem uma história interessante e acontece muitos eventos que deixa o leitor curioso pra saber o isso tem a ver com a outra coisa, Enfiim, um mix.

Mas o personagem do livro é trouxa demais, muito cansativo. Já sei todos os passos dele, assim que ele tem que tomar uma decisão.

A parte final do livro, entendi o desfecho, mas é bastante previsível, que na metade do livro já tinha consciência que isso ia acontecer.

Amiga Leitora 07/03/2016

Este livro conta a história de George Foss e Liana Decter, dois jovens que se conheceram na faculdade Mather College durante uma festa de calouros. Após algumas cervejas e conversas fiadas eles ficam e a partir daí engatam um relacionamento prematuro, passaram então a ser inseparáveis mas tal conexão mudaria. Quando George retornou para Mather College em Janeiro ansiava em ver Liana novamente, mas o campus da faculdade estava denso, algumas pessoas chorando; ''por qual motivo'' se perguntava George, e quando descobre tal notícia o deixa estupefato.
Liana Decter não voltaria para a faculdade pois havia cometido suicídio na casa de seus pais na Flórida; ela não aparentava ser o tipo de garota que cometera suicídio e o que a levaria a tal? Tudo estava muito mal esclarecido, fatos irrelevantes, detalhes não ditos, espaços vagos quais precisam ser preenchidos. George os buscariam para tenta entender tudo que estava acontecendo.

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/01/resenha-desconhecida-editora_4.html

Thamires 26/02/2016

Ardilosa mente desconhecida
Tive um atrativo quase que instantâneo por esse livro assim que o vi e li a sua sinopse. Tudo nele fez-me lembrar de A garota Exemplar, desde a capa até o enredo; como eu havia assistido Garota Exemplar antes de ler o livro -e amei- dei uma oportunidade para esse também - por que não?

O enredo conta a história de George Foss, um solteirão -em um relacionamento enrolado- que leva uma vida pacata e sem graça até Liana a garota do seu passado voltar a sua vida. É assim que o livro começa, quase que diretamente ao ponto em que a ação da história irá acontecer, quando essa mulher controversa de tantos anos atrás retorna para- pelo que parece- fazer o que sabe de melhor, bagunçar as coisas a sua volta. George nunca superou a paixão que teve por Liana nos tempos de faculdade devido a ruptura abrupta do relacionamento deles. Ela fora descoberta em uma fraude de identidade quando a menina que ela fingia ser na faculdade morre, o que fez todos virarem suspeitos no inquérito policial. E agora tantos anos depois ela surge das cinzas para pedir um favor que ela bem sabe que George não negaria, mais uma vez metida em uma confusão que envolve um crime, Liana pede que seu ex devolva uma quantidade bem grande de dinheiro ao homem que ela havia roubado.

Ao entrar cegamente nessa empreitada George afunda o pé e o corpo inteiro em uma trama que envolve roubo, assassinato, traição e farsa um terreno que Liana conhece bem.

O enredo não é cansativo pois os capítulos são alternados entre o passado -período da faculdade- e o presente. Apesar de George não ser totalmente leigo na história por diversas vezes ele mostra-se estúpido e descabido considerando todo o passado traumático já conhecido por ele. Já Liana não é uma personagem empática e com um quê que tremula entre a ardilosa mente criminosa ou um desequilíbrio mental sem tamanho. É esse empasse que surge a cada capítulo, uma pessoa que não possui sua própria identidade e parece não se reconhecer em sua própria pele. A DESCONHECIDA é um título perfeito para ela!

Envolvente e com uma linha de pensamento por vezes confusa de ser seguida, precisamos ser convencidos a cada capítulo a dar credibilidade na história dos personagens para que se torne palpável. Trama bem entrelaçada mas perto do fim acaba perdendo um pouco a consistência e deixa alguns nós importantes desatados o que me deixou -confesso -um pouco desanimada com o desfecho.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/

Fernanda.Guimaraes 14/04/2020

A desconhecida
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece cheio de mentiras.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás.

Portal JuLund 22/02/2016

A Desconhecida, @Novo_Conceito
Quando li a sinopse desse livro tive a certeza de que amaria a história. Realmente amei, mas confesso que no final das contas eu esperava mais… Mania de criar expectativas e quando elas não são atendidas a culpa não é do livro, ou é. Eu realmente não sei dizer.

Apesar da sinopse, Não achei tão convincente quanto o esperado. Gostei da intercalação entre o presente e o passado, mas as vezes me confundia um pouco porque simplesmente não conseguia focar como deveria na história de George e sua sumida namorada de tantos anos atrás.

A criatura sumiu do nada, sem deixar vestígios há vinte anos e do mesmo jeito reaparece em uma noite precisando da ajuda e o cara topa em ajudá-la. Para mim, a inocência dele beirou a tolice, assim como no Garota Exemplar, o personagem masculino é tolo, algo que, infelizmente, me deixa seriamente com a opinião comprometida.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/a-desconhecida-novo_conceito

sweetillusionss 22/09/2018

FINAL DECEPCIONANTE
nada de interessante a declarar

Maria 06/07/2017

Um livro pra ler de uma vez
Esse livro estava na minha lista há um bom tempo. Acabou que eu praticamente o li em uma "sentada". A história foi se desenrolando e a desconfiança sobre os personagens ia mudando de acordo com o capítulo! A personagem "principal", é uma mulher que a gente ama odiar! Acredito que o livro seria mais legal se fosse narrado em primeira pessoa, mas deve ser apenas um vício meu, rs. O maior problema para mim, foi o final. Uma história dessas merecia um final melhor, mais elaborado. Por fim, 4 estrelas para um bom thriller!

Maíra Batista 15/06/2018

Final decepcionante
Eu gostei muito do livro, a escrita é muito fluída, os personagens são muito reais e a trama em si é muito boa.

Mas o final dele deixou muito a desejar, parece que foi escrito com pressa e com preguiça de dar um desfecho decente para a história, muitas coisas não foram explicadas/resolvidas acho que se tivesse uma continuação com todas as respostas eu ficaria feliz mas acredito que não seja esse o caso.

Roseane 14/08/2018minha estante
Tb achei que faltou um final mais esclarecedor mas gostei bastante.

Nainha 30/01/2016

George estava em bar esperando uma amiga quando avista uma mulher, ela parece familiar para ele. Ao fixar o olhar percebe o porque de ser tão familiar, ela é a mesma mulher que desapareceu a quase vinte anos atrás sem deixar vestígios.
"Assim que tocou o solo e começou a andar na direção de George, a dúvida acabou. ... A primeira vez que a via desde o primeiro ano na Mather College, quase vinte anos antes." Pág. 14
"... algo de importante estava prestes a acontecer, e isso era tudo de que ele precisava. Boa ou má, alguma coisa aconteceria." Pág. 16
Depois de todo esse tempo, ela aparece e pede a ajuda de George, dizendo que ele é o único capaz de salvá-la.
"- George, eu preciso de um favor. Sinto muito por estar pedindo isso a você, mas você é o único para quem posso pedir." Pág. 39

O que realmente aconteceu com ela? Por que desapareceu por quase vinte anos, reapareceu agora e está pedindo minha ajuda? Esses são alguns dos pensamentos que rondam a cabeça de George. O quanto George conhece sobre essa misteriosa mulher e porque ele irá ajudá-la.
O início do livro é um pouco maçante, mas o decorrer da narrativa melhora e nos dá vontade de continuar lendo para descobrir o que realmente está acontecendo. O livro divide a narrativa entre o que aconteceu antes e os acontecimentos do presente. Nos mostrando as facetas dessa misteriosa mulher e o porque de ter ido atrás de George.
O autor soube conduzir a história para que fossemos descobrindo os fatos junto com George, deixando sempre um quê de mistério no ar.
George é um personagem um pouco manipulável, a desconhecida sabe como fazer com que ele faça o que ela quer. Mas com decorrer da história, George vai tornando-se mais esperto e percebe que as pessoas ao seu redor estão sofrendo as consequências de sua decisão ao ajudá-la.
A desconhecida é um personagem que é uma incógnita, ela é muito esperta e sabe como manipular todos ao seu redor para atingir seus objetivos.
O livro nos leva em um suspense em que nem sempre sabemos tudo sobre quem conhecemos. Porém o final do livro é um pouco corrido e deixa a sensação de que pode ter uma continuação.

Fernanda 30/01/2016

Resenha: A desconhecida
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/01/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

Grazi @graziliterata 08/02/2018

Final aberto
No geral eu gostei bastante, mas a resenha completa vocês podem ver mais no link que está aqui.

site: https://blogdietaecultura.wordpress.com/2018/02/08/resenha-a-desconhecida-peter-swanson/

Paloma 05/07/2016

Aquele livro que vc fica até triste por ele não ser bom
Teimosia. Essa é a palavra que descreve exatamente o porquê de eu ter começado a ler esse livro. Já havia lido várias resenhas ruins, mas quis tirar eu mesma a minha própria conclusão, afinal já existiram vezes em que todos amaram um livro e eu fiquei tipo: “Oiii? Como assim?? Esse livro não é tão bom.” ...e houve vezes que li um livro que muitos consideram mais do mesmo e o livro tornou-se meu favorito. Achei que “A desconhecida” se encaixaria nessa categoria, mas infelizmente não foi bem assim que aconteceu.
Conforme relatado na sinopse, o livro tem como protagonista principal George e o aparecimento de uma mulher chamada Liana, com quem ele se envolveu na faculdade mas que ficará por muito tempo desaparecida por ter sido suspeita de um assassinato. Depois de 20 anos ela reaparece e coloca George dentro de um novo crime que ela cometeu mas que agora, aparentemente, ela tenta se redimir, devolvendo a um “empresário” um dinheiro que ela havia roubado dele e por isso precisa da ajuda de George.
O livro vai intercalando passado e presente, para que possamos descobrir o que exatamente Liana fez no passado, e como George irá ajuda-la agora no presente. Essa divisão de passado e presente não foi muito bem desenvolvida, por vezes me perdia dentro da história e tinha que parar para ver se eu estava no passado ou no presente de George. Além disso, o próprio George não ajudou muito para que eu me encantasse com a leitura, nunca houve para mim um personagem tão cansativo como ele.
E se não bastasse os pontos negativos já citados acima, a história termina de uma forma que particularmente não me agrada muito: com um final aberto. Não sabemos exatamente o que acontece com Liana no final da história, ela está viva? Está morta? Como escapou de Bernie? Isso sem falar nos motivos encontrados pelo autor para explicar o motivo pelo qual ela constantemente trocava de identidade, pouco plausível.
Apesar dos pesares, não irei dizer que jamais irei ler de novo algo deste autor, gostei muito da premissa da história e para mim foi uma pena ela ter sido tão mal desenvolvida.
Foca 20/12/2016minha estante
Concordo. Final muito ruim.

Paloma 18/01/2017minha estante
Uma pena néh ....Tinha me encantado com a sinopse, mostrando o enredo da historia pensei" tem tudo para ser um livro excelente" ..pena q não foi ....

Crica 05/03/2017minha estante
Discordo totalmente, o livro a toda hora tem uma reviravolta e não achei o final tão aberto assim, fiquei com a impressão que poderá vir uma continuação dele. O final tem toda a coerência com o desenrolar da trama. Já li outros com finais abertos bem mais irritantes do que este, ainda bem que não me contaminei com as resenhas negativas e resolvi fazer meu próprio julgamento.

Paloma 12/05/2017minha estante
Que bom que sua experiencia foi diferente da minha Crica, porem isto é um livro querida, cada pessoa que lê-lo terá a sua experiencia e o seu ponto de vista ,cabe a nós respeitar a opinião dos amiguinhos que não pensam igual a nós. =) 1 ano se passou dessa resenha e ainda continuo achando o livro mal desenvolvido e o final aberto irritante pra mim.