A Desconhecida

A Desconhecida Peter Swanson

Resenhas - A desconhecida

Memórias de uma Leitora 23/08/2016

Tive um atrativo quase que instantâneo por esse livro assim que o vi e li a sua sinopse. Tudo nele fez-me lembrar de A garota Exemplar, desde a capa até o enredo; como eu havia assistido Garota Exemplar antes de ler o livro -e amei- dei uma oportunidade para esse também - por que não?

O enredo conta a história de George Foss, um solteirão -em um relacionamento enrolado- que leva uma vida pacata e sem graça até Liana a garota do seu passado voltar a sua vida. É assim que o livro começa, quase que diretamente ao ponto em que a ação da história irá acontecer, quando essa mulher controversa de tantos anos atrás retorna para- pelo que parece- fazer o que sabe de melhor, bagunçar as coisas a sua volta. George nunca superou a paixão que teve por Liana nos tempos de faculdade devido a ruptura abrupta do relacionamento deles. Ela fora descoberta em uma fraude de identidade quando a menina que ela fingia ser na faculdade morre, o que fez todos virarem suspeitos no inquérito policial. E agora tantos anos depois ela surge das cinzas para pedir um favor que ela bem sabe que George não negaria, mais uma vez metida em uma confusão que envolve um crime, Liana pede que seu ex devolva uma quantidade bem grande de dinheiro ao homem que ela havia roubado.

Ao entrar cegamente nessa empreitada George afunda o pé e o corpo inteiro em uma trama que envolve roubo, assassinato, traição e farsa um terreno que Liana conhece bem.
"Aproximando-se dos quarenta, George sentia como se o se mundo estivesse sendo lentamente privado de suas cores. Ele tinha passado da idade em que podia, razoavelmente, esperar se apaixonar loucamente por alguém e constituir uma família, ou se impressionar com o mundo, o ver algo que o surpreendesse em sua existência cotidiana"
O enredo não é cansativo pois os capítulos são alternados entre o passado -período da faculdade- e o presente. Apesar de George não ser totalmente leigo na história por diversas vezes ele mostra-se estúpido e descabido considerando todo o passado traumático já conhecido por ele. Já Liana não é uma personagem empática e com um quê que tremula entre a ardilosa mente criminosa ou um desequilíbrio mental sem tamanho. É esse empasse que surge a cada capítulo, uma pessoa que não possui sua própria identidade e parece não se reconhecer em sua própria pele. A DESCONHECIDA é um título perfeito para ela!

Envolvente e com uma linha de pensamento por vezes confusa de ser seguida, precisamos ser convencidos a cada capítulo a dar credibilidade na história dos personagens para que se torne palpável. Trama bem entrelaçada mas perto do fim acaba perdendo um pouco a consistência e deixa alguns nós importantes desatados o que me deixou -confesso -um pouco desanimada com o desfecho.
"- Eu sei disso. É que... Eu não conseguiria viver comigo mesmo se algo acontecesse com você. Se estou exagerando, então esse é o motivo."

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2016/02/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

Talita 29/03/2023

Quero reembolso do meu tempo
Fiquei com raiva do protagonista, muito burro, se metendo em várias enrascadas por causa de uma mulher que não passava credibilidade nenhuma. ele contava a mesma história p cada pessoa que ele ia conhecendo deus me livre muito repetitivo e o final ainda por cima é aberto

Sangelo.Silveira 05/08/2021

A Desconhecida se mostrou um livro muito bom já nas primeiras páginas. A escrita rápida e como os capítulos são finalizados me deixou sempre curioso para ler o próximo.

Intercalando a trama principal que se passa no presente e a secundária que mostra o passado dos personagens tive uma visão bem completa da trama que é misteriosa, cheia de ação e nos faz pensar em muitas teorias.

gabie 01/07/2021

meio enrolado e sem graça
muito enrolado em tudo, tem pouca coisa acontecendo em muitas páginas, o que me fez perder o interesse e ficar e ficar me arrastando pra ler o livro

Cami ð 10/03/2021

Tinha tudo para ser perfeito
George Foss, um adulto com uma vida pessoal confusa e complicada, está desfrutando de mais um dia normal com a sua ex-namorada (que atualmente é a sua melhor amiga) em um bar quando avista seu antigo amor da juventude: Liana Decter. A partir daí, ele vê a sua vida sendo atrelada a homicídios, roubos e muitas, muitas mentiras.

Essa leitura me envolveu tremendamente do começo ao fim. E, devo confessar, que são poucos os livros que me deixam dessa maneira. Quanto mais lia, mais eu queria descobrir o que o autor tinha reservado para o final e, por causa dessa grande expectativa, acabei me decepcionando um pouco quando esse "final" chegou. Da maneira em que foi colocada a conclusão do mistério, tudo sendo dito pelo George, pareceu bastante irreal. Fantasioso até. Afinal, como pode alguém chegar em uma conclusão teoricamente tão exata? Acho que o autor pesou a mão nessa exatidão, além de ter deixado o fim maçante ao querer colocar o mistério todo nas últimas páginas do livro.

E, por falar em mistério, este me fez lembrar muito de "Cidades de Papel" do John Green. No entanto, ao contrário do titio Green, esse autor não foi nada sútil na resolução do mistério e isso contribuiu para estragar o final do livro, apesar da ideia ser boa. Todavia, a maneira como foi disposto não foi nada brilhante. De qualquer forma, ainda assim recomendo a leitura desse livro, pois acho que vale a pena a experiência de lê-lo. Por isso, aproveite!

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

A Desconhecida me surpreendeu bastante. É o livro de estreia de Peter Swanson e foi publicado originalmente no formato de contos, num periódico online.

George Foss tem 40 anos e trabalha numa revista literária em Boston. Ele vive uma vida normal, preso numa rotina meio sem graça, entre idas e vindas com a namorada, Irene, há mais de uma década.

Mas nos seus pensamentos mais íntimos, ele sonha reencontrar um antigo amor da época de faculdade. Liana Decter, uma jovem cercada por mistérios, que sumiu há 20 anos, sem deixar rastros.

É exatamente assim que a história começa, com George vendo a figura linda e misteriosa de Liana sentada no balcão do bar, como ele imaginou por tantas vezes!

No começo do livro, confesso que achei o George meio bobo, por se envolver numa história obviamente mal contada! Mas, no decorrer das páginas, pude perceber que ele era mais esperto do que aparentava inicialmente e avassaladoramente apaixonado por aquela mulher; desta forma, suas atitudes se tornaram mais compreensíveis.

A história se desenvolve no presente, intercalando passagens que revelam os acontecimentos de 20 anos atrás e o sumiço de Liana.

Boas doses de mistério e suspense são agregados à trama, reviravoltas e também personagens que não são de fato o que aparentam.

Gostei bastante deste livro. A narrativa me envolveu muito, tanto que na ansiedade de saber o desfecho e as revelações finais, não conseguia parar de ler. A Desconhecida traz uma história que realmente mexe com nossas emoções!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/
Eliana.Gomes 04/01/2018minha estante
Eu gostei da história, só acho q o final poderia ter algo mais, eu fiquei esperando outro fim pro livro.

Tatiane.Gatto 01/08/2023

Leitura mediana. O livro tem um desenrolar até que legal, que faz vc ficar imaginando toda a situação, porém o final ficou meio razoável.

Taci_ 03/05/2023

De modo geral, achei uma história bem rasa. As reais motivações de Liana Decter são muito pouco exploradas no livro deixando a desejar e tornando difícil de entender "qual é a dela" no fim de tudo. George Foss tem uma paixão platônica e um tanto paranoica, que não permite a criação de vínculo algum com o personagem.
Por vezes a história é bem repetitiva e enrolada o que dificulta a fluência da leitura. Além disso, o final também deixa a desejar porque parece que ficou faltando um desfecho de fato para a conclusão da história.

Marvin.Cross 16/02/2016

A história é boa, bem construída, mas o final deixou a desejar

Marcella 13/05/2022

me prendeu até o fim
Leitura fluída e interessante do início ao fim. Foi o meu primeiro thriller, adorei esse tipo de livro. Uma ótima leitura para quem gosta de suspense e drama (tem romance também mas mais puxado pro drama).
Ps: o final deixou um pouco a desejar ou eu que sou muito curiosa e queria tudo explicado.

Lorena Veneziani 09/02/2021

Ninguém pode se livrar completamente de sua formação inicial
Comecei a leitura dessa belezinha aqui sem dar nada pra ela. Um livro que já tinha por alguns anos na estante mas sempre deixava de lado.
Esse ano, com o intuito de ler mais os livros que já tenho antes de comprar outros, peguei este thriller e olha... Foi a melhor coisa que já fiz nesse começo de ano!

Peter Swanson cria e descreve uma história de tensão e atiçando sua curiosidade, deixando o leitor tão intrigado a ponto de não se sossegar enquanto não tiver lido toda a história.

Na história, temos o George Foss, que em uma noite qualquer em um bar, uma mulher resolve se sentar ao seu lado. E essa mulher havia desaparecido há 20 anos atrás, sem deixar nenhum tipo de vestígio. E ela precisa apenas da ajuda dele, pois corre perigo.

A leitura mistura capítulos no presente e no passado, para explicar melhor a trama. A narrativa não deixa nada a desejar desde o prólogo do livro, em que só atiça a curiosidade do leitor.
Indico para todos aqueles que gostam de um bom thriller, com bastante tensão.

Michele 28/02/2018

Decepcionou
Esperava mais deste livro. Quando li a sinopse antes de compra-lo, me deixou bem curiosa, mas o desenrolar da história me fez achar uma porcaria este livro... não recomendaria

Idanisee 25/03/2018

Não atendeu minhas expectativas
Fui lendo pra ver se melhorava mas o livro todo foi maçante, e o final não sei nem se foi final ...

Paula Juliana 09/01/2016

Resenha: A Desconhecida - Ela deixa rastros de caos por onde passa - Peter Swanson

Vamos falar sobre obsessões!

Há uma grande diferença entra amar uma pessoa e ser obcecado(a) por ela, há uma grande diferença também entre viver no passado e deixar seu presente passar, perder sua vida buscando algo, ou um tempo que já foi e sentir falta dele, e há também aquelas situações que ficaram sem um desfecho, ou terminaram de uma forma que não nos deixou satisfeitos.
Conseguo buscar várias interpretações para esse tipo de história, homens e mulheres que passam suas vidas buscando algo, ou fugindo de algo, que deixam o passado guiar o seu presente e futuro.

George Foss nosso protagonista do livro A Desconhecida seria um bom exemplo disso tudo que citei. George conheceu uma mulher há vinte anos, na faculdade, uma mulher que parecia uma coisa e era outra, uma mulher que seu sobrenome ou um deles - falsos como costuma usar - poderia ser problema. O tempo passou, a mulher sumiu, e apesar de nunca mais a ter visto, ele nunca a conseguiu esquecer. Poderia ser um romance até ai, se os personagens não fossem politicamente incorretos e muito mais sombrios que os mocinhos românticos. Não, não chamaria essa obra de romance, ela está mais para um Thriller de suspense, sua atmosfera é totalmente voltada para o clima de curiosidade e agonia.

George agora tem quarenta anos, trabalha em uma revista literária, é uma homem completamente frustrado e insatisfeito com sua vida, acredita que seu tempo passou e que agora não conseguiria fazer mais nada de notável, de bom com ela, profissionalmente e na sua vida pessoal também. Entre sua obsessão pela mulher perdida, seu relacionamento fracassado com uma antiga amiga e sua torcida pelo Red Sox - Sempre lembro de Buch e V. me desculpem, eu saiu da Irmandade e a Irmandade não sai de mim - ele divide seu tempo entre o trabalho e um bar, esse que em uma bela noite acredita ter visto uma velha conhecida, aquela mulher que nunca esqueceu.

Essa é Liana Decter. Uma mulher chave de cadeia com toda certeza!
Ex-namorada, a paixão da vida de George, uma mulher obscura, enigmática como ele se refere a ela, uma mulher perigosa, ela volta e tem um pedido para fazer...

Mentiras, segredos, roubos e assassinato!

A Desconhecida tem mesmo um enredo muito bom, logo que li a sinopse, e vi a capa, que achei divina, quis muito ler, apesar de ser realmente uma boa obra, ela acabou não funcionando comigo como leitora, logo de inicio já comecei a me arrastar na leitura, o tipo de escrita é voltada para o suspense, e apesar de ter me deixado curiosa, acabou não me prendendo, mas prossegui com a leitura, ele vai e volta no tempo, contando o passado dos dois e o que está acontecendo no presente momento, Liana é uma mulher manipuladora, e a gente fica na dúvida de sua culpa em toda essa história, o autor consegue deixar o leitor desconfiando o tempo todo, mas o meu grande problema foi o protagonista!

George é um homem mole, é aquele tipo que algumas mulheres espertinhas conseguem fazer de gato e sapato, ele algumas vezes chega a beirar a burrice, e essa falta de atitude, essa submissão de vida me deixou muito irritada, e fez que eu desanimasse com a história, ainda para ajudar no fim da história aconteceu o que eu mais temia, que é um fim aberto. Particularmente o livro tem que ser muito top para acabar abertamente e eu ficar satisfeita, isso não aconteceu.

Claro que essa é uma opinião estritamente pessoal, eu tive problemas com o protagonista, o fim não foi de meu agrado, não quer dizer que é uma obra ruim, muito pelo contrário, acredito que vá agradar muitos tipos de leitores, principalmente os que não gostam daquelas histórias romantizadas, gostam da premissa suspense, curiosidade e agonia. É uma boa recomendação!
A Desconhecida foi uma obra que me deixou bem dividida, que apesar de tudo mexeu comigo, com meus sentimentos, me deixou p*** da vida em várias partes, é bem isso, o que seria da literatura se não tivesse essa formula, que com palavras consegue mudar e gerar inúmeros sentimentos e até humores. Espero que leiam e tirem suas próprias conclusões, principalmente quanto a George e seu modo de agir!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Amiga Leitora 07/03/2016

Este livro conta a história de George Foss e Liana Decter, dois jovens que se conheceram na faculdade Mather College durante uma festa de calouros. Após algumas cervejas e conversas fiadas eles ficam e a partir daí engatam um relacionamento prematuro, passaram então a ser inseparáveis mas tal conexão mudaria. Quando George retornou para Mather College em Janeiro ansiava em ver Liana novamente, mas o campus da faculdade estava denso, algumas pessoas chorando; ''por qual motivo'' se perguntava George, e quando descobre tal notícia o deixa estupefato.
Liana Decter não voltaria para a faculdade pois havia cometido suicídio na casa de seus pais na Flórida; ela não aparentava ser o tipo de garota que cometera suicídio e o que a levaria a tal? Tudo estava muito mal esclarecido, fatos irrelevantes, detalhes não ditos, espaços vagos quais precisam ser preenchidos. George os buscariam para tenta entender tudo que estava acontecendo.

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/01/resenha-desconhecida-editora_4.html