O Cair da Noite

O Cair da Noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Boonie 14/04/2023

Sci-fi é vida
Finalmente comecei a ler Asimov, e não poderia ser de um jeito melhor. Que obra incrível e atemporal.

Gostei bastante do estilo do autor, mais diálogos e menos descrições, algumas pessoas podem não gostar, mas pra mim foi perfeito, pois me disperso muito facilmente. O universo é construído de uma forma muito única, através da perspectiva de vários personagens de áreas acadêmicas diferentes, de forma que as pesquisas de cada um se complementam e constroem uma base científica muito rica dentro da história. Também tem todo o constraste do misticismo dos Apóstolos do Fogo, e ele usa isso pra construir discussões políticas e filosoficas muito reais e atuais!

Outro detalhe que também gostei foi que, diferente de milhares de outras histórias de apocalipse em que os protagonistas são super porradeiros, tem background militar e estão fisicamente preparados pra lidar com os perigos, aqui os personagens são apenas intelectuais que não fazem ideia de como manusear uma arma! Essa vulnerabilidade super humana e o medo deles de não fazer ideia de como seguir em frente me passa um sentimento de identificação muito genuino, me fazendo apreciar muito mais a história ? menção honrosa à Siferra, minha musa.

P.S. adaptação pra graphic novel já!!
Brujo 14/04/2023minha estante
Que legal, esse livro é difícil de achar pra comprar ! Você leu edição física ?

Boonie 14/04/2023minha estante
Não, li o e-book

Brujo 14/04/2023minha estante
Ahhh sim... Já ia te perguntar onde comprou... Hehe

Georgeton.Leal 23/03/2023

Esperando o anoitecer de uma era
"O cair da noite" foi escrito por Asimov no início de sua carreira, em 1941, e eleito "o melhor conto de ficção científica de todos os tempos" vinte e três anos depois pelo Science Fiction Writers of America.
A premissa do conto é fantástica e narra a história de um planeta chamado Lagash, que possui seis sóis e só consegue ver a noite uma vez a cada 2049 anos por meio de um raro fenômeno de alinhamento. Quando esse momento finalmente está prestes a acontecer, um clima de pavor e confusão toma conta dos habitantes que não sabem o que fazer, pois imaginam apenas catástrofes inevitáveis em meio à escuridão eterna, ideia essa já perpetuada através de antigas superstições.
Nesse curto relato, Asimov trata do medo perante o desconhecido fazendo paralelos com a tensão entre ciência e religião, assim como a fragilidade da humanidade diante do universo e sua futura extinção. Uma leitura indispensável para quem ama temas do gênero.
OBS: Devido seu grande sucesso, esse conto foi transformado em romance no ano de 1990, tendo o escritor Robert Silverberg como coautor. Apesar da ampliação do enredo nesse novo formato, considero a versão original bem mais certeira e apropriada. As edições brasileiras que recomendo são da Hemus (1981) e Arte & Letra (2012).

Atualização (27/07/23): Há também uma nova edição pela Aleph a ser lançada num box juntamente com o conto "O Homem Bicentenário".

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/09/esperando-o-anoitecer-de-uma-era.html

Diego 03/01/2023

Uma história surpreendente relevante e atual
O Cair da Noite é uma história surpreendentemente relevante e atual mesmo tendo sido escrita há mais de 70 anos. A trama acompanha a jornada dos personagens enquanto eles lutam para entender e lidar com uma crise inesperada que ameaça a sobrevivência de sua civilização.

O que mais chama atenção neste conto é a forma como Asimov aborda o tema da mudança e da adaptação. Os personagens enfrentam a escolha de tentar salvar a civilização como eles a conhecem ou de se adaptar a uma nova realidade. Essa escolha não é fácil e os personagens debatem intensamente sobre qual caminho tomar.

Outro ponto forte do conto é a forma como Asimov constrói seus personagens. Cada um tem suas próprias crenças, opiniões e motivações, o que torna a história ainda mais interessante. Além disso, o autor consegue equilibrar o lado científico da trama com o lado humano de forma muito eficiente, o que torna a história acessível para um público amplo.

No geral, O Cair da Noite é uma leitura muito agradável e que certamente agradará aos fãs de ficção científica. É uma história que faz pensar e que traz reflexões importantes sobre a natureza da mudança e da adaptação.

Ezer.Ribeiro 03/01/2023

Leitura gostosa
Bom, esse é um escritor clássico mas é o primeiro conto dele que eu leio, então eu preciso ser equilibrado e justo ao falar do livro, se fosse um conto atual eu diria que foi morno, mas levando em consideração a época escrita e a importância deste conto para o desenvolvimento de outros escritores, eu digo que é um bom conto, mas vá sem muita cede ao pode, acredito que é uma leitura fácil(sou leitor iniciante) mesmo sendo de ficção científica, então achei uma boa leitura, lerei mais livros do autor.

Lucas1806 09/11/2022

Uma ficção científica repleta de suspense, tensão e reflexões
Kalgash é um planeta semelhante à Terra, mas que possui seis sóis em sua órbita, de modo que sua população desconhece o conceito de noite e escuridão, pois sempre ambos os hemisférios estão iluminados.
Entretanto, uma perturbação em uma importante teoria científica leva os astrônomos a uma investigação que, como por acaso, descobre que, a cada dois mil anos, um planeta semelhante a Kalgash passa pela órbita, provocando um eclipse em um dos sóis em uma ocasião em que apenas um sol está presente no céu. O evento, capaz de mergulhar o planeta inteiro em escuridão total, está previsto para o próximo ano.
Junto à descoberta dos astrônomos, acompanhamos as tramas de um psiquiatra que estuda o efeito causado pelo escuro nos habitantes de Kalgash, e de uma arqueóloga que descobre as ruínas de uma antiga civilização que, periodicamente, era destruída pelo fogo e depois reconstruída.
O grupo de cientistas chega à conclusão que os incêndios das antigas ruínas ocorriam exatamente nos períodos em que houve o eclipse. E que esses períodos coincidem com as datas que, segundo a desacreditada seita dos Apóstolos do Fogo, o mundo é periodicamente destruído pelos deuses, a escuridão se abate sobre o planeta e coisas chamadas Estrelas aparecem no céu para lançar fogo sobre a civilização.
A medida que os cientistas tentam alertar a população sobre o evento astronômico e as precauções que devem ser tomadas para impedir o pânico total, a imprensa faz o possível para ridicularizar a ciência, não dando o menor crédito para suas descobertas.

Nesta obra repleta de suspense, podemos traçar diversos paralelos com a realidade de nosso planeta Terra. Como o pânico moral de uma catástrofe de grandes proporções conduz a sociedade à barbárie, despertando seus instintos mais primitivos. De como o conceito de líderes e nações, autoridades e instituições surge da necessidade de se organizar em nome da sobrevivência. De como o ódio pelos intelectuais se manifesta, quando os cientistas e professores passam a ser anátemas em um mundo agora dominado pela superstição. Por fim, das consequências de quando a humanidade ignora seus cientistas, algo tão visto na ficção e - infelizmente - na realidade.

Bruno Lucas 06/09/2022

Suspense bem trabalhado
Este livro deixa nos leitores com uma expectativa absurda sobre o que vai acontecer o tempo todo, sabe trabalhar muito bem o suspense, o sentimento de aflição e entrega um final digno de acordo com a história contada

Ana Claudia 18/08/2022

Livro de contos do Isaac Asimov. O primeiro conto é o que da nome ao livro. Os contos seguintes são também interessantes.

Lucy 05/08/2022

Ação e plot twist
Eu iniciei a ler sem ler qualqjer sinopse antecipada e como estou le do na sequência dos livros de robôs, que encontrei na internet, posso dizer que tem a ver com o universo do império e não com robôs, assim comoo livro anterior que li que era sobre viagem no tempo.
Pois bem, eu fiquei fissurada pelo livro e queria ler sempre que tinha tempo, o que não acontecia há muito tempo.
Encontrei um personagem carismatico que é o Beaney, não tinha essa expectativa.
Também gostei muito de Sheerin, e fiquei mal com seu desfecho.E é claro que amei a Sifera.
A proposta da escuridão e das estrelas, a disputa entre a ciência e a religião, tudo é muito empolgante, assim como a parte em que os sobreviventes estão explorando o lugar após o auge da destruição, como em madmax.
Recomendo muito, mas o final... mano... mano... mano... tio Isack tirou uma da nossa cara.

uu 21/06/2022

Sóis
Muito bom!! Leitura super agradável. Personagens interessantes e um mundo muito maneiro. Podia ter um segundo livro ? gostei muito!

@leiturasdabreh 05/06/2022

E se nunca tivéssemos visto as estrelas?
Um conto rápido de ler que vai falar sobre ceticismo e de um planeta que tem 6 sóis. Nesse planeta nunca é noite, mas depois de muitos mil anos, ocorre um eclipse onde tudo vira escuridão.

O Asimov trabalha muito bem justamente essa ideia de se as estrelas não fossem vistas todos os dias, seria algo totalmente insano e místico, até mesmo profético o aparecimento delas, causando até histeria em todo o planeta.

Gostei bastante mas achei um pouquinho cansativo. Acho que acabou ficando só na ideia e conversa o tempo todo.

Rafael 11/03/2022

Nada excepcional
Um bom conto, porém nada excepcional. Em se tratando de Asimov, tem coisa melhor na minha opinião. Mas vale a pena a leitura.

Jubs 03/02/2022

Queria mais!
Esperava mais desenvolvimento do que acontece quando finalmente cai a noite. Achei que cria um clima legal, mas que te abandona no melhor momento rs

Larissa.Cifarelli 02/02/2022

Negacionismo e ignorância
Esse livro me lembrou bastante o filme "Não olhe para cima", livrinho curto com uma dura crítica ao negacionismo da ciência.

Vitaaria 10/10/2021

Interessante
Minha primeira leitura de ficção científica e de Asimov e estou muito satisfeita.
Esse conto começa e termina quando deve, se atendo apenas à reflexão que pretende passar, a qual eu tenho certeza que se fixará pela minha mente por muito tempo.