O Cair da Noite

O Cair da Noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

O pânico da humanidade diante de um eclipse sem fim...
Em mais um clássico do mestre da ficção científica Isaac Asimov, temos uma história de tirar o fôlego. Kalgash é um planeta que possui 6 sóis, de modo que não existe noite, sempre é dia por lá. Este fenômeno faz com que a população de Kalgash tenha um verdadeiro pavor da escuridão, de modo que até mesmo as construções são muito iluminadas por meio de grandes janelas. Ocorre que uma arqueóloga descobre ruínas de civilizações antigas e percebe que novas cidades foram construídas sobre o local onde haviam outras antigas cidades que foram devastadas por algo. As coisas ficam ainda mais tensas quando um grupo de cientistas se juntam à pesquisa e percebem que o intervalo de tempo entre as devastacões é examente o mesmo, como se algo, de tempos em tempos, simplesmente destruísse a face de Kalgash e posteriormente o povo se reconstruísse quase que do zero. Os cálculos levam os cientistas a concluírem que estão a poucos dias de um novo fenômeno como aquele e o pior dos pesadelos se mostra iminente: apenas 1 dos 6 sóis estaria no centro do céu e ao mesmo tempo uma lua passaria em frente dele, causando um eclipse total, levando o planeta a um longo período de escuridão. Mas como é possível que a escuridão possa destruir todo um planeta? Um livro que nos faz refletir sobre o medo e de como o descontrole pode nos levar a ruína. É impressionante que o livro não traz nenhum fenômeno paranormal, monstro ou algo do tipo, mas sentimos o pânico por conta da escuridão junto dos habitantes de Kalgash. A loucura traz mortes, incêndios e a destruição de toda uma civilização por mero medo do escuro. Um livro publicado originalmente em 1941 e que foi considerado em 1968 o melhor conto de ficção científica pela Science Fiction Writers of America. A obra me tornou ainda mais fã de Asimov, que consegue com suas histórias impressionantes impactar pessoas no ano de 2020, fico imaginando qual foi a experiência das pessoas que leram isto em 1941.

Leonardo.Broinizi 15/06/2021

Um conto interessante.
Eu estava ansioso pela leitura quando vi que este havia sido eleito por uma revista de ficção científica como o melhor conto do gênero de todos os tempos, mas minhas expectativas não foram correspondidas. Mas é um livro legal.

Curto, de rápida leitura e com a ideia de fundo bem interessante, só não gostei mais porque o enredo não foi bem explorado, na minha visão. Mas não foi tempo perdido, eu recomendo pra quem gosta do gênero e o encontra barato (o que não foi bem o meu caso rs).

John 05/06/2021

Merece a fama
Um conto sensacional.
É daqueles que depois que você termina a última página, você fecha o livro e fica pensando sobre o nosso mundo e as conjecturas que o livro aborda.

Adorei.

Mas precisa ler levando em conta a data em que foi escrito, existem muitas coisas desatualizadas e com alguns conceitos que já não se encaixam na nossa sociedade.

Sem dar spoilers, deixo aqui, para todos que já leram, a indagação sobre o que pensam sobre algumas realidades da nossa sociedade em relação ao desconhecido. Será que aconteceriam coisas no mesmo sentido do que acontece na história do livro?

Dayane.Persil 31/05/2021

Esse é justamente o tipo de livro que me faz amar os livros do Isaac Asimov.

Por mais que você saiba sobre o que fala ele sempre consegue te surpreender com sua escrita e as reflexões que aborda em cada livro.

Toda a parte de ficção cientifica é muito legal, mas nada supera os discursões de religião vs ciência, a influencia e responsabilidade da mídia, comportamento humano e por ai vai... esse é definitivamente um livrão!

Marcio 30/03/2021

Sem luz
Nesse conto original Isaac apresenta um mundo que nunca passou pela escuridão, e pela primeira vez todo um planeta vivenciará esse evento místico e inusitado e nesse conto o autor apresenta os problemas que isso trará para toda sociedade e os seus efeitos psicológicos.

Flávia 26/02/2021

Bem legal
É um livro bem curtinho do Asimov, que fala sobre o que aconteceria se surgisse um momento de escuridão total em um planeta que não passa por isso por um longo tempo. Achei interessante, com uma leitura fluida e fácil.

AleixoItalo 31/01/2021

Isaac Asimov não é meu escritor de ficção científica favorito, seu estilo narrativo por vezes datado, contrasta por exemplo com o realismo tecnológico de Arthur C. Clarke, que nos brinda com as melhores explorações espaciais que a literatura já experimentou. Asimov porém criou várias das obras mais famosas do Scifi, que acabaram por moldar e influenciar o gênero.

'O Cair da Noite' é considerado por muitos uma de suas obras mais importantes e impactantes. Se trata de um conto curtinho, que narra a história de um planeta com seis sóis, que irá presenciar um eclipse "pela primeira vez". Por trás disso, todo medo do escuro, do fim do mundo e de uma amedrontadora profecia sobre supostas estrelas que espreitam na escuridão, vem à tona.

Um exercício recorrente que a ficção científica faz, tendo Asimov e Clark como pioneiros, é imaginar como seriam outros planetas situados em diferentes lugares do universo, usando como princípio nossa filosofia científica, a história e nossa evolução biológica.

Em poucas páginas, Asimov discorre sobre as teorias daquela civilização em explicar os Sóis, e tentar entender o que seriam as hipotéticas "estrelas". Debates cientifico-filosóficos, refutações de teorias e a batalha entre a razão e os dogmas religiosos são ingredientes que compõe essa obra prima.

Experimentos realizados para simular céus escuros (que eles nunca viram) e as estrelas, e debates sobre o "centrismo" do universo, são alguns dos ingredientes que mostra os passos que uma civilização deveria passar nas primeiras tentativas para compreender a natureza (como fizemos, criando as mais variadas linhas de pensamento e paradigmas científicos).

Em poucas páginas, Asimov filosofa sobre nossa própria condição de sociedade. Em como nossas crenças são centradas no pouco que conhecemos do universo e como tudo poderia ser completamente diferente se nos localizássemos em um outro ponto qualquer do cosmos!

Daniel 20/12/2020

Bom Doutor é incrível
O Cair da Noite ? Isaac Asimov

Quando faço resenhas dos livros do Asimov acho um desserviço ao autor, é Asimov, pelo pior que escreva ainda é muito bom e esse conto é a demonstração da capacidade narrativa e especulativa do autor, para não dizer simplesmente: Incrível!!!

Pense na seguinte situação, quais seriam as implicações da chegada da noite em um planeta que nunca viu a noite, pois é o tempo todo banhado pela luz de algum, se não todos, os seus seis sois? Difícil? Por Asimov pensou.

Entre as implicações estaria que eles nunca viram as estrelas, não sabem da existência delas, encaram a possibilidade de existirem como um mito religioso. Isso muda concepção religiosas, cientificas e políticas. Outro ponto, um detalhe pequeno, mas bem construído é, não há necessidade de luz elétrica ou qualquer outro objeto para iluminar na escuridão, pois eles não sabem o significado da escuridão.

Asimov explora as implicações política, sociais, econômica, religiosas e midiáticas da possibilidade da chegada da noite. O pavor causado, o frenesi gerado, a convulsão social, tudo explorado em um único conto que você lê em uma sentada.

Medo, negacionismo e indiferença, poderia muito bem ser 2020, nossa sociedade. Faria sentido para as pessoas daquele mundo afirmarem serem o centro do universo e o único planeta em todo cosmo, sendo o cosmo algo bem curto. Duro é ver isso em uma sociedade provocada toda noite pela imensidão do universo, posta em xeque constante pela complexidade da existência e ainda assim ser cruel, arrogante e destrutiva.

Vou precisar reler para compreender melhor, em especial o final, pois o texto possui várias camas.

O livreto é encadernado a mão, por isso o valor elevado, tive a sorte de comprar em uma promoção, mesmo assim custou uns bons créditos. Se tiver a oportunidade de ler, eu recomendo.

Jacques.Bourlegat 09/12/2020

O cair da noite
Uma leitura fundamental em toda a obra de Isaac Asimov, um dos maiores autores de ficção científica de todos os tempos, é "O cair da noite". Entre conto e novela, Asimov nos leva em um mundo distante, Lagash, iluminado por seis sóis com uma sociedade desenvolvida com bases científicas. Seus habitantes desconhecem a escuridão da noite. Mas existe o "livro das revelações" no qual os místicos que nele crêem, os cultistas, "[...]dizem que a cada dois mil e quinhentos anos, Lagash entra numa imensa caverna e todos os sóis desaparecem, fazendo a escuridão total cair sobre o mundo! É quando, segundo eles, coisas chamadas estrelas aparecem, roubando as almas dos homens e os deixando brutos irracionais para que destruam a civilização que eles mesmos construíram."
Mitos e crenças. Porém, quando cientistas descobrem que em alguns meses Lagash ficará sem a luz de seus 6 sóis, encoberta pela escuridão, velhas crenças e mitos voltam com força e de forma violenta pelas mãos da seita dos cultistas. Alegando que o apocalipse previsto nas escrituras sagradas chegara e que a desmistificação ao naturalizar os fenômenos celestes pela ciência era heresia.
Essa obra nos faz refletir sobre os tempos atuais. Talvez estejamos atravessando o interior de uma caverna também. Crenças absurdas são defendidas apesar de todas os fatos apresentados contrariá-los. A irracionalidade acaparou-se de organizações decisionais na esfera pública e privada, tornou-se cada vez mais normatizada, banalizada, e não esporádica, pessoal.
Estamos num eclipse da razão? O cair da noite faz reflexões sobre os medos que temos. Sobre a irracionalidade que esses medos provocam. E que, a termo, tem o potencial de destruir nossa civilização.

L.E.Rodrigues 19/11/2020

O cair da noite
O cair da noite depois de 2 mil anos de luz é aterrorizante, e todos querem saber o que pode acontecer depois, se houver um depois. Pensamentos e teorias, mitos e lendas, tudo é levado em consideração poucas horas antes do suposto Fim do Mundo.

Nada melhor do que um bom e velho conto do Asimov, e ainda melhor quando se trata do eleito melhor conto de Ficção Científica de todos os tempos.

lucasangelooo 20/10/2020

Se a noite não viesse você acreditaria nas estrelas?
Excelente conto de ficção científica, Asimov não decepciona ao criticar nossa sociedade de forma alegórica.

Eduardo.Staque 28/09/2020

Rápido, prático e direto!
Primeira vez que leio Asimov e não me decepcionei!

Livro pequeno (queria um maior kkkk), porém assertivo: a falta de conhecimento destrói tudo e mais ainda, a falta da ciência nos deixa cegos e à deriva.