O Cair da Noite

O Cair da Noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Bcvc 03/01/2024

O cair da noite
Foi uma ideia muito interessante do autor mostrar que pra uma sociedade que não conhece a noite, um eclipse é o apocalipse.

Alessandra.Adams 29/12/2023

Infelizmente não consegui gostar. Por ser uma história bem curta, não consegui me conectar com os personagens e com a história em geral.

Leila171 27/12/2023

Boa leitura de ficção científica.
Esse texto parece ter onfluenciado muitos textos que vieram depois.
Experiência interessante.

Steffani5 18/12/2023

É bom, uma histeria coletiva
Demorei um pouco para entender o contexto da história (não li sinopse, não sabia nada da história).
Entendi, faz sentido toda a reação histérica diante de um evento incomum à esse mundo.

Mas o que não me fez dar 5 estrelas é que achei um pouco arrastado, apesar de ser um conto.

Talvez releia.

Campos 15/12/2023

Amei
Que livro gostoso de ler, me conquistou e se tornou um dos meus favoritos desse ano de 2023. História muito bem construída, personagens brilhantes e cheio de reviravoltas.

Victor225 12/12/2023

Um início espetacular dos vários contos do Azimov
Um conto muito incrível, amei como foram incorporados vários temas nele? Ele tem um pouco de sci-fi, religiosidade, debate questões mais humanas e também tem um pouco de terror nele. Faz vc ficar por muito tempo pensando nos detalhes que acabou de ler.

A história é um ?what if?, onde somos questionados com: E se a humanidade presenciasse a noite apenas por um breve tempo entre milhares de anos?

Então é aí que somos introduzidos ao planeta Lagash, onde ele é banhado por 6 sois e nunca chega a anoitecer? Até que certo dia talvez isso aconteça.

As implicações nesta sociedade em relação as suas tecnologias, sua filosofia, religião, sentimentos em relação a esse fenômeno é algo incrivelmente imaginativo e intrigante de ler.

Vale muito a pena por ser bom, por ser histórico em relação a obra do Azimov e é uma leitura bem curta pra ser lida e apreciada em uma boa tarde.

Rauecker 06/12/2023

O cair da noite
A humanidade tem alguns medos primordiais como o de cair e o medo do escuro, que basicamente já nascem conosco. Neste conto Asimov explora o medo do escuro.

O enredo é simples, um planeta que possui seis sóis e uma civilização que não conhece a noite em hipótese alguma (aqui já somos intrigados a pensar como seria uma sociedade que não conhece a noite, teriam energia elétrica ? Como evoluiriam?), os estudiosos chegaram a conclusão que de 2500 anos acontece um eclipse geral e a noite cai no planeta, como as pessoas desconhecem o fenômeno ficam loucas e a civilização se encerra ali.

A obra gira em torno dessa ideia e Isaac consegue complementar com muitos assuntos polêmicos como por exemplo a mídia e a religião, e acima de tudo como as pessoas agem em situações que desconhecem e que estão desesperadas. As reflexões que o conto trás são excelentes.

Recomendo muitíssimo essa leitura, é um conteúdo simplesmente genial e tudo isso em menos de 100 páginas.

Citação preferida:

?Não consegue imaginar isso. Seu cérebro não foi feito para essa concepção, assim como não foi feito para a concepção de infinito e eternidade.?

Larissa.Herbsthofe 04/12/2023

Essa história é um pouco de loucura mas faz um certo sentido.
Acho que se o sol deixasse de existir talvez a sanidade também deixaria...

¨Cain¨ 21/11/2023

Medo do escuro
Pra começar, digo que eu queria MUITO ter gostado mais dessa história. Não me entenda mal, o tema é super interessante. Imagina se não conhecêssemos a escuridão? É compreensível todo o medo dos personagens.
O livro não é ruim, mas eu me sinto roubado. Sério, Editora Aleph? 45 reais nisso? Eu gostaria que meu primeiro contato com o autor fosse melhor.

Não vou babar ovo aqui só por conta do conto ter um prêmio, ou o autor ser um ótimo autor pra muitos.

A escrita é boa e a história é interessante. Se alguém for ler, leiam o da Editora Arte e Letra.

Regis 17/11/2023

Considerado o melhor conto de ficção científica
Esse conto foi escrito em 1941 por um jovem Asimov a partir de uma frase de Ralph Waldo e acabou sendo considerado o melhor conto de ficção científica de todos os tempos.
"Se as estrelas aparecerem uma noite em mil anos, como poderiam os homens acreditar e adorar e preservar por muitas gerações a lembrança da cidade de Deus" ? Ralph Waldo Emerson

Em um planeta com seis sois (Lagash) onde os abitantes não conhecem a noite, um eclipse vem trazer a escuridão, a loucura e a destruição.
O conto inicia com o diretor do observatório de astronomia discutindo com um repórter; se a escuridão vai trazer o fim do mundo como os astrônomos dizem ou se é tudo um engano, como crê o repórter e a grande maioria da população do planeta.
A autor faz um exercício para imaginar o que os habitantes de Lagash farão diante da escuridão total, desconhecida por todos, que chegará em breve e que era prevista pelo livro das revelações de uma ceita religiosa chamada o Culto.

Asimov tem a habilidade de trazer o mesmo assunto investigado pela ciência e pela religião e mostrar que o método científico é o melhor modo de analisar a realidade. Entregando uma exame consistente da loucura causada pelo medo do desconhecido e a proporção que o medo primitivo do escuro pode alcançar em uma população despreparada pela constante interferência do jornalismo que deveria informar, mas que faz exatamente o contrário, descreditando a análise científica.

Um conto primoroso que nos faz refletir sobre nossa existência e como as descobertas feitas através da história humana impactaram tanto racionalistas quanto religiosos, causando embates constantes entre os dois grupos.

Recomendo.
Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Eu não conhecia...

Silvia Cristina 18/11/2023minha estante
Gostei da resenha . Vou ler

Fabio 19/11/2023minha estante
Mais uma bela resenha, Regis|!???

CPF1964 20/11/2023minha estante
?????

Obrigada, Fábio. ?

Agradeço, Cassius! ?

Regis 20/11/2023minha estante
Espero que goste, Silvia.??

Regis 20/11/2023minha estante
Espero que leia, Vânia. ?

Léo 22/11/2023minha estante
Que bom que gostou, Régis. A resenha está perfeita. ??

Regis 22/11/2023minha estante
Obrigada, Léo! ?

HenryClerval 26/11/2023minha estante
Ótima resenha, Régis! ??

Regis 26/11/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ? ?

Krishna.Nunes 12/12/2023minha estante
Considerado o melhor conto de ficção científica por quem?
Porque, que eu saiba, esse não é considerado nem o melhor conto de Asimov.

Regis 15/12/2023minha estante
Ele foi considerado o melhor conto de ficção-científica pelo Science Fiction Writers of America, Krishna.

Krishna.Nunes 15/12/2023minha estante
Obrigado por responder. Eu fui pesquisar sobre isso, vi que essa associação foi criada em 1966 e resolveu fazer uma lista dos 10 melhores contos de ficção científicab até 1965, na qual esse conto ficou em primeiro lugar. Em sexto lugar está outro conto de Asimov, A última pergunta, que a maioria dos críticos (e o próprio Asimov) consideram o seu melhor conto. Estou em processo de ler todos os contos de Asimov, e na minha opinião eu consigo citar uns 6 ou 7 contos melhores do que O cair da noite, mas aí já é questão de gosto.

Regis 15/12/2023minha estante
Sim, Krishna, é questão de gosto. Eu gostei muito de No Cair da Noite, mas o meu favorito até agora é A Última Pergunta: Já li ele duas vezes e ouvi o áudio book uma vez e adorei as três experiências. ??

Regis 15/12/2023minha estante
Ah, e não agradeça: acho que eu deveria ter posto na resenha... devo ter esquecido. ?

Eduarda2103 10/11/2023

Asimov criticando uma das maiores pragas do mundo (a imprensa); talvez o "Don't look up" tenha tido inspiração nesse conto
Pevoka 10/11/2023minha estante
E a melhor coisa é dormir com a minha amada no cair da noite ?????

Cristiana 05/11/2023

Nada é mais temível que o desconhecido
Já parou para pensar como seria a Terra se não houvesse a noite?
Será que teríamos energia elétrica?
Já a mesma se inicia pela necessidade de clarear a noite
E como decidiriamos a hora de dormir, virar um dia
Num mundo onde não há noite, um eclipse se aproxima
Qual seria a sua reação ao ver o breu total pela primeira vez?

Edoarda 03/11/2023

No começo da leitura, lembrei do filme ?Não Olhe Para Cima?, pelo ponto de vista de cientistas tentando alertar a população e sendo desacreditados pela mídia. Mas é uma ideia bem interessante; num planeta em que a noite não existe, a escuridão é simplesmente intolerável. As estrelas são desconhecidas. O que seria um eclipse, senão o apocalipse?

Ana 30/10/2023

Um Planeta Sonho
Lendo a história, me veio à mente aquela letra de música do 14 Bis:
"Aqui ninguém mais ficará depois do sol
No final será o que não sei, mas será
Tudo demais, nem o bem, nem o mal
Só o brilho calmo dessa luz"
O conto narra a curta experiência de um jornalista com um grupo de estudiosos em um momento (talvez) pré-apocalíptico. Apesar de ser uma narrativa brevíssima, tem uma escrita tão cativante quanto qualquer obra de Asimov. Vale a pena conferir esse pôr do sol!

bardo 17/10/2023

E aqui temos mais um conto interessante e provocativo de Asimov, talvez um dos menos sutis na sua provocação. O autor nos propõe um mundo sem noite e os efeitos de um eminente quebra de paradigmas com o advento desse evento até então dado como lendário.
Chama a atenção o uso que Asimov faz da religião, a forma ao mesmo tempo respeitosa, o acúmulo de algum tipo de conhecimento, ainda que ligeiramente distorcido e a crítica ao uso político desse conhecimento como forma de controle e dominação. A despeito dos óbvios paralelos à religião cristã, a crítica se estende muito além desta.
Asimov alfineta também a imprensa e o desvio de seu papel informativo e questionador, é implícito no conto que a ação desse ente em alguma medida impediu talvez uma melhor preparação para o evento.
Alguns dos postulados propostos são curiosos e fico a pensar o quanto deles de fato se aplicam à nossa realidade, a despeito disso a discussão que Asimov propõe dos efeitos de uma quebra generalizada e irrefutável de paradigmas é brilhante.
Sentimos é verdade falta de um maior desenvolvimento, Asimov nos propõe as ideias, mas não está muito interessado em aprofundá-las. O final abrupto e aberto nos mantém em suspenso refletindo sobre o quão avassalador seria uma total subversão de nosso sentido de realidade.