O Cair da Noite

Resenhas - O Cair da Noite

Ana 30/10/2023

Um Planeta Sonho
Lendo a história, me veio à mente aquela letra de música do 14 Bis:
"Aqui ninguém mais ficará depois do sol
No final será o que não sei, mas será
Tudo demais, nem o bem, nem o mal
Só o brilho calmo dessa luz"
O conto narra a curta experiência de um jornalista com um grupo de estudiosos em um momento (talvez) pré-apocalíptico. Apesar de ser uma narrativa brevíssima, tem uma escrita tão cativante quanto qualquer obra de Asimov. Vale a pena conferir esse pôr do sol!

bardo 17/10/2023

E aqui temos mais um conto interessante e provocativo de Asimov, talvez um dos menos sutis na sua provocação. O autor nos propõe um mundo sem noite e os efeitos de um eminente quebra de paradigmas com o advento desse evento até então dado como lendário.
Chama a atenção o uso que Asimov faz da religião, a forma ao mesmo tempo respeitosa, o acúmulo de algum tipo de conhecimento, ainda que ligeiramente distorcido e a crítica ao uso político desse conhecimento como forma de controle e dominação. A despeito dos óbvios paralelos à religião cristã, a crítica se estende muito além desta.
Asimov alfineta também a imprensa e o desvio de seu papel informativo e questionador, é implícito no conto que a ação desse ente em alguma medida impediu talvez uma melhor preparação para o evento.
Alguns dos postulados propostos são curiosos e fico a pensar o quanto deles de fato se aplicam à nossa realidade, a despeito disso a discussão que Asimov propõe dos efeitos de uma quebra generalizada e irrefutável de paradigmas é brilhante.
Sentimos é verdade falta de um maior desenvolvimento, Asimov nos propõe as ideias, mas não está muito interessado em aprofundá-las. O final abrupto e aberto nos mantém em suspenso refletindo sobre o quão avassalador seria uma total subversão de nosso sentido de realidade.

edisik 15/10/2023

Em tão poucas páginas Asimov consegue apresentar uma boa história mas com um desenvolvimento e final que deixam a desejar. Prometia muito.

Henrique Sanches 12/10/2023minha estante
Maratona Asimo?

Caio.Victor 24/09/2023

Conto simples que poderia ser um livro
Nunca tinha lido um conto do bom doutor, sendo esse o primeiro e posso dizer que gostei bastante. Como coloquei no título da resenha: "merecia um livro". A possibilidade de narrativas possíveis para essa história é ampla e, associada aos aspectos científicos, ficaria bem interessante!

italoSpassos 21/09/2023

O ensaio sobre a escuridão de Isaac Asimov
Aqui, o jovem Asimov deixa de lado o seu lado mais científico e cria um conto onde a primeira noite em mais de 2.000 anos em um planeta com 6 sóis, pode desencadear na destruição de uma sociedade. Além do estudo social bem pontuado, criam-se várias alegorias sobre a fraqueza humana ao se deparar com o desconhecido e de como a ignorância pode afetar diretamente o discernimento da sociedade. É difícil por em palavras o quanto esse conto é magnífico!

Pablo.Arvellos 19/09/2023

Azimov é BÁRBARO!
Impressionante como me apaixono cada vez mais por Azimov a cada livro novo que leio dele.
Quando comprei o Box da Aleph, que vinha com duas edições lindíssimas de "O Cair da Noite" e "O Homem Bicentenário" eu não dei muita bola, nem liguei muito, na verdade. Mas, se a vida não fosse uma caixinha de surpresas... E posso dizer, me surpreendi MUITO!
Nesse conto, Azimov se aprofunda de maneira clara e objetiva no medo do desconhecido, em um planeta distinto, ele mistura ciência, religião, medo e esperanças com uma sintonia atroz! Poucos conseguem escrever tão bem em tão poucas páginas como Azimov consegue.
Não me arrependi nem um pouco e super vale a pena dar uma chance para O Cair da Noite!

borocochxo 18/09/2023

Me deixou muito empolgada para adentrar no umiversi de Asimov? É um conto extremamente complexo e cheio de nuances sociais tão atuais. Deixa claro o quanto o ?mundo civilizado? e racional tem uma coesão frágil.

O final deu um frio na espinha só de imaginar

IGuittis 12/09/2023

O planeta Lagash, iluminado por 6 sóis está somente algumas horas longe de sua primeira noite, e os cientistas do planeta estão convictos de que uma mitologia ligada a um cultismo do planeta é, na verdade, a realidade, e que em pouco tempo, após a escuridão total a realidade do planeta será alterada completamente.
A expectativa da escuridão naqueles seres completamente acostumados a terem a luz solar durante a vida toda traz uma onda de desespero e de expectativa do que será.
É muito intrigante esse conto, claro que temos que suspender um pouco a nossa noção, porque eu me perguntei se os cientistas gastaram tanto tempo pesquisando o que ocorreria em uma escuridão total, porque ninguém pensou em como gerar uma iluminação artificial. Mas é muito interessante, de rápida leitura e a genialidade do Asimov que eu simplesmente amo.

Leitor Franco 12/09/2023

Uma reflexão inesperada
Cada livro que passa Asimov me surpreende mais e mais. Esse pequeno conto é indubitavelmente maravilhoso. Confesso que inicialmente foi difícil me atentar aos diversos personagens devido seus nomes um tanto quanto peculiares, porém, após a engatar a leitura de vez tornou-se uma história muito bonita e como de costume do autor um final que me fez refletir.

Luuizafkr 09/09/2023

Como sempre, perfeito
Eu fico impressionada em como o Asimov conseguia pegar coisas simples e transformar em histórias fascinantes.

s4mi1y 05/09/2023

E se as estrelas fosse um mito?
Que livro sensacional!!!! O medo da chegada da noite é real, concreto, e há uma tensão cortante no ar.
O pavor me lembrou a "Cor que caiu do espaço" de Lovecraft. Esta é uma leitura que exige atenção, porém vale muito a pena. A inteligência do Asimov em criar esse planeta foi espetacular, de uma maestria única. O final deixa a gente com gostinho de quero mais! Amei demais!

Lucianalg 11/08/2023

O medo do desconhecido
O conto nos apresenta uma sociedade que sempre viveu em mundo de dia eterno e que de repente tem que lidar com a morte de seu sol.