O Cair da Noite

O Cair da Noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Daniel Pedrosa 18/08/2016

Ótima coletânea
Contos e depoimentos de Asimov que destacam sua criatividade e contam também um pouco de sua história.
Vale a pena para os apreciadores de ficção científica !

Ale 13/08/2015

Inovador!
O Cair da Noite, no Brasil) é um conto de ficção científica escrito por Isaac Asimov ,publicado originalmente em 1941. Em 1968, o Science Fiction Writers of America considerou ele como o melhor conto de ficção científica de todos os tempos.
Com somente Beta no horizonte, o jornalista Theremon 762 provoca Aton 77 a fim de conseguir uma declaração sobre o desaparecimento dos seis sóis do planeta Lagash, a acontecer naquele dia, a despeito de ter desmoralizado a campanha movida pelos cientistas Beenay 25, Faro 24, Yimot 70, Sheerin 501 e o próprio Aton para organizar o mundo contra a ameaça prestes a acontecer. A história se passa no ano de 2049 e a ameaça se refere à chegada da escuridão sobre Lagash, onde não existe noite, e já havia sido descrita pelos Cultistas, mas a explicação científica fora descoberta na última década quando a rota da órbita deste planeta já não coincidia com a Lei da Gravitação Universal.

Minha opinião:
É um conto curto e interessante. Não achei uma obra prima, gostei muito da ideia centra da estória. Imagine um mundo e pessoas que nunca viram ou vivenciaram uma noite. Somente o dia e no caso os seus sóis.Asimov mais uma vez nos brinda com sua originalidade e criatividade. O livro é curto e a leitura é feita rapidamente. Indico para os apreciadores ou não de ficção científica. Seria um bom começo ou dica para quem nunca leu Asimov.
undefined

null

Samuel 24/12/2018minha estante
Essa edição é um resumo da obra original.

Alberto 14/07/2015

Uma homenagem a ciência
Este conto é uma deliciosa obra, onde se conhece um mundo prestes a passar por uma das maiores mudanças de paradigma de sua história! Ao longo desta luxuosa edição de capa dura, o leitor é levado a se questionar sobre vários temas, de psicologia a astronomia, enquanto Isaac Asimov demonstra mais uma vez seu talento para a escrita, ao fazer uma homenagem implícita para todos os amantes da ciência.

site: https://youtu.be/Wd1yz-STfIM

Laura 18/01/2015

O CAIR DA NOITE - GENIAL!
Isaac Asimov foi um dos maiores escritores de ficção cientifica - muitos dos filmes sobre o futuro que vemos hoje se inspiram em situações e cenários que ele descreveu.

No conto em questão "Ao cair da noite", o autor parece partir do seguinte questionamento: como a humanidade se portaria se não conhecêssemos a noite, o escuro, se vivêssemos sempre a luz do dia? O texto em questão é uma reflexão que aborda as diversas implicações desse fato numa sociedade complexa (semelhante a nossa), que possui religião, tecnologia e ciência.

Nesse pequeno conto, o autor consegue demonstrar e especular de forma inteligente sobre o comportamento dos diversos macro atores da sociedade (políticos, cientistas, lideres religiosos) perante uma situação desconhecida e potencialmente apocalíptica.

Vale muito a leitura, é um dos meus contos preferidos! :)
null

General ELL 12/09/2013

O melhor conto de Asimov
Já li a edição da foto. É uma coletânea de contos que incluem o do título. Empatado com O Fura-Greves que acho que está até no mesmo livro é o melhor conto que já li dele. Contar alguma coisa do conto já seria um spoiler, mas dá pra falar que ele trata de um grupo de cientistas que investigam a relação do período cíclico de destruição e reconstrução de sua civilização e de um suposto raro eclipse. O conto vai num crescendo até o seu desfecho que te deixa totalmente absorto na leitura, se você pegar o livro vai ler ele na hora, sem chance de você deixar ele pra lá. Deve ter 0 de abandonos no Skoob...

Heitordealmeida 09/11/2012

Ao Cair da Noite - Ou o que acontece quando todo mundo tem medo do escuro.
"Se as estrelas aparecessem apenas por uma noite a cada mil anos, como os homens haveriam de crer e adorar, e preservar por muitas gerações a lembrança da cidade de Deus?"

"Ao cair da noite" é um livro SciFi de coautoria de Isaac Asimov e Robert Silverberg, datado de 1990, embora o conto que originou o livro tenha sido escrito em 1941.

Quando você ouve ou lê o nome de Asimov, a primeira coisa que você pensa é nas famosas " 3 leis da robótica" o que é totalmente compreensível dado o fato de que, não importa a obra, meio ou mídia, as ditas 3 leis são sempre lembradas e tomadas como "verdade irrefutável" no que se refere a inteligencia artificial.

Já eu a primeira coisa que penso é em costeletas.

Mas vamos ao livro!

"Ao cair da noite" se passa no planeta fictício de Kalgash, um mundo pertencente a um sistema que contém seis sóis, de forma que, sempre há pelo menos um sol a iluminar o céu planeta, (embora a média seja 3 ou 4 sóis ao mesmo tempo) o que significa que nunca escurece. Os habitantes de Kalgash são tão acostumados com a luz, que muitos tem fobias ou sofrem outros efeitos psicológicos com relação a escuridão. Tamanho é o medo que eles sentem, que mesmo para dormir a grande maioria tem pelo menos uma lampada ao lado da cama.

Tudo ia bem em Kalgash até que dois cientistas destintos fazem descobertas em seus ramos de atuação. Sifera 89, arqueóloga, descobre ruínas de uma antiga cidade, sobreposta a outras ruínas de uma civilização ainda mais antiga, que também está sobreposta sobre outras ruínas. Depois de uma analise mais apurada, ela descobre que as ruínas são separadas pelo mesmo intervalo preciso de tempo.

A segunda descoberta é feita pelo astrônomo Beenay 25, que percebe um erro nos cálculos da teoria gravitacional que rege os movimentos de Kalgash. Ao consultar seu tutor, formulador da tal teoria gravitacional, ambos chegam a conclusão de que existe mais um astro desconhecido circundando o planeta, uma lua, que não podia ser vista a olho nú devido a constante presença dos sóis.

Uma lua desconhecida em volta do planeta? Não parece um problema muito sério, você pensa. Pois é... Todavia, você não mora em Kalgash e o livro não chama "Ao cair da noite" a toa...

Acontece que, uma vez a cada dois mil anos, no momento em que há somente um sol no céu, a órbita da tal lua coincide com a desse sol, gerando assim um imenso eclipse, o que deixa o planeta todo na escuridão total. O problema é que ninguém lá está acostumado com a noite, e quando isso acontece, todo o planeta enlouquece, com pessoas regredindo a sua forma mais primitiva, tocando fogo em tudo (fogo = luz = afastar escuridão? Grande idéia...) e toda a civilização cai. E é ai que entra a descoberta de Sifera, pois a civilização leva outros dois mil anos para se reerguer, que é quando tem o eclipse e ela cai de novo, levando outros dois mil anos para voltar ao mesmo ponto, e... já deu pra entender né?

É claro que quando as peças são juntadas e toda a teoria sobre "a noite mais densa" é formulada e apresentada, ninguém acredita nela achando o acontecimento do eclipse totalmente improvável.

"Outro mundo! Não existe outro mundo! Toda a realidade está aqui ou em lugar nenhum."

Li em algum luga que "o romance utilizam-se de ficção científica para falar de ceticismo, tolerância (e intolerância) religiosa, interdisciplinaridade entre ciências e rigor das ciências naturais". É verdade que a religião tem um papel importante nesse conto, mas penso que, em essência, esse é um conto sobre o comportamento humano com relação ao medo do desconhecido.

Em 1968, o conto original Nightfall foi considerado o melhor conto de ficção cientifica da história e, embora não concorde muito, é notável a qualidade dele no que se refere as idéias apresentadas. Explorar tantas emoções humanas juntas, em um "ambiente alienígena", com base em uma coisa tão normal para nós quanto a noite, demonstra o talento fantástico de Asimov como escritor, que garantiu com que ele seja sempre lembrado como um dos maiores escritores de ficção cientifica da história.

Depois de ler esse livro, você vai pensar na noite de uma forma diferente. Eu pensei...

dudu28 09/09/2012

o melhor livro do mestre asimov que ja li, e um dos melhores livros que ja li na minha vida

Fábio Vermelho 16/03/2011

"Pode-se dizer sem errar que a pergunta mais frequentemente apresentada a um escritor de ficção científica é: "De onde você tira suas ideias?"
(...)
Mas a resposta é apenas esta: "Você pode obter uma ideia de qualquer coisa, desde que esteja disposto a pensar com afinco por muito tempo.""

Mais um livro e continuo me surpreendendo com a imaginação de Asimov. Se, segundo ele, tudo se baseava em pensar com afinco, fico me perguntando o quanto ele pensava! É impossível ler os contos de Asimov e não ficar com vontade de ler outros (muitos)mais.
Ótimo livro, ainda mais pelo fato de cada conto ser introduzido pelo escritor, contando um pouco de sua vida, um pouco da história do conto que será lido, sua inspiração e etc. Difícil se decidir por poucos, mas os meus favoritos são O Cair da Noite, Manchas Verdes, A Anfitriã, O Homem em Cultura, Por uma boa causa..., Sally, Fura-Greve, Ponha o pino A no furo B, O que é essa coisa chamada amor?, e A máquina que ganhou a guerra. Enfim, citei quase todos os contos como favoritos; mas num livro tão foda quanto esse, é quase impossível se decidir por alguns poucos contos.

leonardo 26/01/2010

Final ficou vago.

Lepipows 26/10/2009

Milhares de anos com somente o dia, e então... a noite cai.
A história se passa em planeta onde sempre é dia pois em sua órbita giram 7 sóis, e cada um se põe em de forma alternada. Mas, algo incrivel acontece, e a população alienígena deste planeta fica em caos completo quando os 7 sóis se põem ao mesmo tempo, e a noite pela primeira vez aparece. Todos em completa escuridão, enlouquecidos com o possivel "fim do mundo", tomam medidas drásticas. Mas mal sabem eles, que a noite durará apenas algumas horas, e suas ações serão Irreversíveis.
Alexandre 01/05/2014minha estante
São humanos não alienígenas, no futuro fomos parar naquele planeta de alguma forma.

luizabriana 16/10/2014minha estante
Alexandre, são mesmo alienígenas, isto é explicado no início de livro. Deixo este trecho: Kalgash é um mundo alienígena, não é nossa intenção levá-lo a pensar que se trata de um mundo idêntico a Terra, mesmo que as pessoas sejam retratadas falando uma língua que você pode compreender e usando meios que lhe são familiares.

Rodrigo 10/02/2021minha estante
São alienígenas sim

Tribe.br 22/07/2009

Muito bom !!
O Livro e muito bom, uma historia que te prende do começo ao fim. Realmente o roteiro desse livro e excelente não dei nota máxima por que o final não era o que eu esperava, mas é uma ótima leitura. o livro e de ficção mas não chega a ser tão avançado assim exceto pelo fato do planeta ter 6 luas brilhantes.então mesmo quem não gosta de ficção cientifica,pode ler tranqüilo.. Recomendo a todos