A Colina Escarlate

A Colina Escarlate Nancy Holder

Resenhas - A Colina Escarlate

Maria Eduarda Velasco 23/06/2022

Maravilhoso
Sou uma grande fã do filme e sempre quis ler o livro? tenho que admitir que apesar do livro ser baseado no filme, ele é MUITO melhor.

Eu amei a narrativa, é muito cativante e rápida, você não consegue parar de ler até terminar.

Único ponto negativo e o motivo de não ser 5 estrelas é a repetição de palavras, a autora repetiu tantas vezes a palavra ?noiva? durante os parágrafos que até me irritou.

Roberta Irds 26/05/2023

"Amor.
Morte.
Fantasmas.
O mundo estava encharcado de sangue"

Sou extremamente suspeita em falar sobre A Colina Escarlate. Primeiro, por ser um dos meus filmes favoritos e segundo, por toda a ambientação e narrativa desta obra. Então, para quem não assistiu o filme ou não sabia da existência do livro, segue um breve resumo:

Edith Cushing, uma jovem da era vitoriana, alimenta o sonho de escrever um livro. Sem medir esforços para realizar seu sonho, ela acaba conhecendo Sir Thomas Sharpe, um homem misterioso, dono de terras na Inglaterra e de uma mente criativa como a dela. Isso logo desperta o interesse da jovem, que busca mais informações sobre ele e sobre Allerdale Hall, a propriedade ancestral da família Sharpe. No entanto, o que Edith não encontra em suas pesquisas são os segredos terríveis guardados pelo nobre inglês, que irão assombra-la para sempre.

O livro é uma adaptação do roteiro do filme. Ou seja, é quase completamente semelhante, com apenas algumas nuances diferentes. A história é muito bem escrita, possui uma narrativa envolvente e fluída. Eu simplesmente não vi o passar das páginas. O mistério envolta de Allerdale Hall e dos irmãos Sharpe deixa tudo mais viciante.

"As coisas que fazemos por um amor como este são feias, loucas, cheias de suor e de arrependimento. Este amor queima, mutila, vira do lado avesso. É um amor monstruoso, que transforma todos em monstros."

Mesmo que eu já tenha assistido o filme inúmeras vezes, o livro ainda conseguiu me instigar tanto quanto sua adaptação cinematográfica. Os fantasmas são realmente assustadores, a ambientação faz sua função e deixa o leitor totalmente imerso na época e contexto da obra. Enfim, não tive como não me apaixonar por essa obra sombria, gótica e misteriosa!

"Cuidado com a Colina Escarlate!"

Gii.assis 31/03/2024

Gostei nao em ?
No inicio é melhorzinho, até vai. Mas do meio pro final, meus amigos? nao da pra defender nao.
Tinha tudo pra ser legal mas é nada a ver!!
Não tem explicações plausíveis, é mal escrito e fajuto, com acontecimentos feitos apenas pra chocar, mas sem lógica alguma.
Decepção
Quero ver o filme pra ver se é mais interessante um pouco

Gabi Gomes 26/01/2016

Descobrir o que tememos é descobrir quem somos
LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://equacaoliteraria.blogspot.com.br/

Acho que é valido ressaltar, já no começo, que eu sou uma pessoa muito medrosa para filmes, livros ou qualquer coisa que tenha o gênero "Terror", e por quase pouco deixei de lado a leitura de A Colina Escarlate, mas enfrentei o medo e acabei descobrindo um mistério fabuloso.
A narrativa começa nos apresentando a sociedade americana dos séculos passados, com todos os vestidos pomposos, festas elegantes e muito dinheiro. No início da história, tudo parece um livro de Jane Austen, sem muita emoção e nada que cative o leitor, e já nessa parte, quis desistir da leitura, pois não gosto muito de enredos de época. Uma dica: Não pare a leitura aí.
A verdadeira história começa quando Thomas e Edith se mudam para a Inglaterra, após o casamento, e a garota conhece a Colina Escarlate, começando a viver todos os mistérios que aquele lugar esconde. Depois de anos, Edith volta a rever fantasmas, entretanto esse é um ponto no livro que vale muito a pena citar: muitas histórias de terror abordam os espíritos como sendo algo ruim, que sempre farão mal para a personagem principal, contudo, em A Colina Escarlate, os fantasmas são uma forma de ajudar Edith, quando na verdade, o verdadeiro mal está nos seres humanos, os quais mostram ganância e frieza durante o enredo.
O mistério que envolve Allerdale Hall é minucioso e muito detalhado, portanto é necessária uma leitura bem centrada, pois pequenos detalhes serão de grande importância no desfecho, pois tudo se monta como uma peça de quebra cabeça, como um verdeiro livro de mistério.
Para os que, assim como eu, tem muito medo do gênero terro, garanto que o livro tem muito pouco do que é taxado, sendo muito mais carregado de suspense e drama, mesmo trazendo os fantasmas para a história.
As personagens são muito bem trabalhadas, e ao entrar na cabeça de Lucille e Thomas vemos duas pessoas muito perturbadas e que revolucionam toda a narrativa da história, já Edith, como uma boa protagonista é um tanto lerda, e chega a dar raiva muitas vezes. Mais tudo isso é para envolver o leitor ainda mais no mistério.
Um enredo tão bem elaborado faz o leitor criar hipóteses e a leitura flui com facilidade, assim é A Colina Escarlate.
A narração ajuda muito na desenvoltura do mistério, pois viajamos entre a cabeça de Edith, Thomas, Lucille e todas as outras personagens que sempre têm algo novo para adicionar no quebra-cabeça que é a história. Um fato importante, é a curiosa personagem que se intitula como "coisa", pois para mim, é uma parte essencial de todo o livro, pois ela influencia em todas as cenas, personagens e sentimentos.
Para quem busca um clássico de terror, o livro tem cenas fortes e cheias de sangue com as lutas entre personagens, mas para quem procura um romance de tirar o fôlego, não vai encontrar, pois a paixão é explorada de uma forma mais sombria e nada idealizada.
Todo o mistério do livro o tornaram um dos meus favoritos, entretanto, o começo da história, sem muita ação e meio repetitivo não fez A Colina Escarlate ter cinco estrelas.

site: http://equacaoliteraria.blogspot.com.br/
Jossi 11/05/2016minha estante
Assisti o filme e simplesmente A-DO-REI! Gosto de terror, mas do terror gótico, exatamente o tipo que é mostrado nesse livro/filme.

Agora vou passar ao livro, sempre considero os livros bem mais profundos e marcantes. Boa resenha, obrigada!

Bricya.Fernanda 15/01/2024

A Colina Escarlate ??
? Um livro que para mim deixou muito a desejar, muitas coisas ficaram sem explicação; tem parte que realmente dão medo, a leitura é simples e rápida, mas queria mais desenvolvimento da história!

doepic_angel 31/10/2023

Surpreendentemente incrível
Eu não sou muito fã de coisas com suspense/terror, então quando comecei por conta do clube do livro, não imaginava o que estaria por vir. Esse livro me prendeu do começo ao fim com uma escrita deliciosa e um "mocinho" que me fez arranjar um milhão de panos porque me conquistou na primeira aparição. Super recomendo, foi um livro que me surpreendeu do começo ao fim.

Jaque Moreira 23/02/2022

Assustador
Uma história muito boa, houve momentos que tive medo. É uma leitura que prende. As doses de romance dão um toque fantástico na obra. Amei!

Raiane197 11/12/2021

Faria uma releitura? Não, nunca! Porém, amei.
Esse livro definitivamente é um achado, a forma como o autor induz sua mente a pensar uma coisa, porém, ao mesmo tempo, ser outra completamente diferente, é surreal! A manipulação feita aos poucos pela irmã de Thomas, os espíritos da casa que ao longo da trama passam de simples assombrações para pessoas alertando a protagonista. Enfim, amei!

Fernanda 21/12/2015

Resenha: A colina escarlate
CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/12/resenha-colina-escarlate-nancy-holder.html

Doug 25/02/2016

A surpreendente visita à Colina Escarlate

Adaptação literária oficial do filme homônimo, "A Colina Escarlate", lançado pela editora Record em 2015, é um romance de terror.

Nancy Holder, a escritora, foi responsável por dar um tratamento literário ao roteiro do diretor Guillermo del Toro.

Ao me deparar com o livro "A Colina Escarlate", constatei que estava diante de um fato quase raro: um livro originado de um filme! Como o leitor deve saber, esse fato é inusitado porque estamos acostumados a ver justamente o contrário, livros que viram filmes. E ao final da leitura da adaptação de Nancy Holder, perguntei a mim mesmo: "Será que o livro é fiel ao filme?". Acho que nunca pensei que um dia pudesse dizer isso (risos)!

[...]

(Confira a resenha completa no link abaixo)

site: http://blogventonorte.blogspot.com.br/2016/02/resenha-colina-escarlate-por-nancy-holder.html

Ingrid Micthell 06/03/2016

Resenha A Colina Scarlate
“A Colina Escarlate” é uma transposição do longa dirigido por Guillermo Del Toro, e nos traz Edith Cushing, que logo após o falecimento da mãe teve seu primeiro contado com fantasmas. Os anos passam e ela vive como uma garota normal morando com seu pai, Carter Cushing, em Nova York, mas nunca conseguiu se esquecer da mensagem que ouviu naquela noite. Thomas e Lucille Sharpe são irmãos vindos da Inglaterra com uma invenção para os empresários da região. Tudo ia bem até Thomas e Edith se encontrarem, um amor surgir e reviravoltas acontecer, fazendo com que Edith vá morar na mansão Allerdale Hall no alto da Colina Escarlate, herança da família de Thomas. A partir daí coisas surreais começam acontecer, e a mensagem que Edith recebeu do fantasma da mãe finalmente começa a fazer sentido.

“Demoraria anos até eu ouvir de novo uma voz como aquela – um aviso de fora do tempo, um aviso que só fui entender quando era tarde demais”

O livro é narrado em 3ª pessoa e se passa no século XIX, a escrita é objetiva, clara e muito detalhista, mas ainda assim é um livro de leitura fácil e compreensiva. Edith é uma personagem maravilhosa, que apesar de ter muitos traumas, tem objetivos definidos e pensados, foi uma personagem que me surpreendeu e se tornou umas das minhas favoritas. A narrativa é dividida em 3 partes:
· Entre o desejo e as trevas: Antes de Edith ir morar na colina;
· Entre o mistério e a loucura: Quando Edith está morando na colina e coisas estranhas acontecem;
· A Colina Escarlate: Parte final onde acontece as revelações, e toda a “ação” da história.
Toda a trama envolve uma mistura de suspense, terror e romance, possui aquele ar sombrio de mistério, mas não dá grandes sustos, é um terror mais melancólico e reflexivo. Confesso que me interessei pelo livro assistindo o trailer do filme, mas, como não assisti ao filme não tenho um parâmetro de comparação entre os dois, porém posso firmar que “A Colina Escarlate” nos prende do começo ao fim, nos faz sentir totalmente familiarizados com os personagens e com a época, nos desperta curiosidades sobre o que vai acontecer, nos gera dúvidas mas todas são respondidas no decorrer da leitura e os enigmas e reflexões são dosados de maneira correta, o ritmo de leitura se mantém forte o tempo inteiro. É um livro de descobertas, que me surpreendeu muito, e que com certeza merece ser lido por vocês.

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/

godoy9 13/03/2021

Finalmente
Fiquei enrolando pra ler esse livro durante muitos meses e finalmente concluí a leitura. Fiquei surpresa pois gostei bastante no fim das contas, só algumas coisas não fizeram muito sentido ou me desagradaram

Gigihfernandes 22/04/2022

Que livro incrível
Que história incrível, estou sem palavras para descrever esse livro. Chegou um ponto da história que eu não conseguia mais parar de ler.
A história se desenvolve de uma maneira bem rápida, mas ainda assim consegue entregar muito terror, emoção, suspense e um pouco de romance para esquentar o coração. Com certeza lerei esse livro novamente.