Irmãs em Auschwitz

Irmãs em Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - Irmãs em Auschwitz

18/10/2020

O melhor relato
Dos relatos reais que li sobre o holocausto esse é o melhor. Recomendo para quem quer ler sobre o tema.
A descrição e a maneira como Rena enfrenta a escravidão é maravilhosa.

CrisPujol 07/10/2020

Amei esse livro!
A renúncia e o cuidado de Rena com a irmã são uma das maiores provas do amor humano.

sbaranhuk 27/09/2020

Não importa quantas biografias e relatos eu leia sobre esse período, a sensação de desamparo e o choque com a crueldade impostas a seres humanos por seres humanos nunca passam (e acredito que nem devam).

Eduarda 07/09/2020

Extremamente importante
É preciso ter estômago forte para ler esse livro, que trás o relato de duas irmãs que sobreviveram ao holocausto. Um dos períodos mais cruéis da humanidade.

Malu.Rodrigues 04/09/2020

A história por quem a viveu
Irmãs em Auschwitz relata a história de duas irmãs - Rena e Danka - que estavam no primeiro trem feminino rumo ao campo de concentração de Auschwitz. A história é contada por Rena à jornalista Heather - que organiza seus pensamentos e monta o livro. Heather afirma, no prólogo do livro, que sua intenção era trazer ao livro a sensação de como se fosse Rena contando sua história ao leitor - o que, ao meu ver, ela conseguiu amplamente.
O livro torna-se um diferencial por basear-se na história verdadeira de uma mulher que sobreviveu à Auschwitz, passando por todas as fases da guerra no campo de concentração, e relata tudo pelo qual eram submetidas as mulheres presas lá. Apesar de não ser um livro extremamente detalhado, já que a história foi contada por Rena quando já era idosa, este livro nos expõe aos absurdos feitos pelos alemãs aos judeus nos campos de concentração - e admito que me deu náuseas em algumas passagens.
Achei um livro muito importante para quem se interessa sobre o assunto e é uma pena que não tenhamos tantos livros com a história verdadeira de judeus que sobreviveram aos campos de concentração para relatar a realidade que viveram dentro do regime nazista.

Manda 26/08/2020

forte, emocionante e importante
acho que de muitos livros que li sobre a segunda guerra, esse foi o que mais me deixou emocionada. o modo como conta a trajetória das irmãs nos campos, com tantos detalhes que me deixavam nervosa, fez a leitura fluir muito bem e me fez entender e enxergar ainda mais tudo o que de fato se passava naquele cenário dos campos.
o final é muito lindo, e é interessante como elas falam da dificuldade em permanecer tranquila em meio a sociedade novamente.

jessica.guidolin 13/08/2020

A polonesa Rena se entregou de forma voluntária ao exército alemão e foi levada aos campos de concentração, acreditando ser campos de trabalho. Ela fez parte do primeiro transporte de vítimas levadas a Auschwitz onde ficou exatamente por 3 anos e 41 dias. ⠀

Logo no caminho percebeu que foi uma péssima escolha, porém mais do que a dor das atrocidades foi ver sua irmã mais nova, Danka, chegar ao mesmo local. A jovem se entregou também com a intenção de seguir Rena.⠀

Irmãs em Auschwitz relata o que Rena e Danka passaram no campo de concentração. Porém, o título do livro não representa apenas as duas, e sim outras irmãs que estiveram no campo de concentração. Tanto que o subtítulo original do livro é Uma história de irmãs em Auschwitz. ⠀

É possível acompanhar a rotina delas, todas as dificuldades, as pessoas que cruzaram os seus caminhos até o momento da libertação. ⠀

Para este livro, Rena contou com ajuda da escritora Heather que ouviu sua história de forma cuidadosa e registrou tudo em primeira pessoa. A intenção de Rena com o livro foi homenagear todas aquelas pessoas que a ajudaram durante este período triste de sua vida e também esperava que a dor de sua experiência fosse diminuída ao contar o que não tinha coragem por muito tempo.⠀

Heather e Rena se tornaram amigas e a escritora esteve lado da sobrevivente do Holocausto até o último momento da vida, em 2006.⠀

Eu costumo ler livros deste período da história, mas confesso que este me marcou e foi um dos que mais chorei no final. Apesar de muito triste, recomendo a leitura com toda certeza por admirar a coragem de Rena e sua irmã e a empatia que você encontra entre as vítimas, de como em meio ao caos pode haver uma pontinha de esperança.

Cláudia Beccari 11/08/2020

Irmãs em Auschwitz
Livro emocionante e cheio de detalhes sobre como funcionavam os campos de extermínio durante a segunda guerra mundial. Faz a gente sentir como se estivéssemos lá dentro, vivenciando todos os horrores e medos da guerra.

Iraci.Messias 28/07/2020

Um dos meus livros preferidos da vida. História real que faz chorar e te envolve 100%. Tão explicativo que se um dia eu for a Auschwitz vou levar como guia.

Suh Oliveira 28/07/2020

Acabo de chegar ao fim dessa obra. Começo dizendo que foi muito bem escrito. Em alguns momentos tinha que me lembrar que não se tratava de ficção mas sim de fatos historicamente cruéis. Fica um sentimento de vazio. Uma leitura que deveria ser obrigatória para todos os estudantes, para todas as pessoas.
No meio de tanto ódio, maldade de destruição Rena nos presenteia com inocência e amor.

Haislan 21/07/2020

História empolgante, dá vontade não parar mais de ler.

Jefferson Vianna 15/07/2020

Simplesmente estarrecedor...
Antes é preciso dizer que este livro é incrível e que a narrativa é muito envolvente. No entanto, confesso que eu deveria ter lido num outro momento, visto que não se trata de um livro fácil e leve. Os relatos de Rena K. Gelissen, uma das poucas sobreviventes do Holocausto é simplesmente estarrecedor, em muitos momentos fechei o livro e por um momento me recusei a acreditar nas atrocidades que Adolf Hitler foi capaz de causar a humanidade, por mera vaidade e ignorância. O livro é um relato biográfico, onde Rena narra as experiências vividas desde a sua entrega voluntária para o exercito alemão, até os incontáveis dias em que foi subordinada a escravidão nos campos de concentração nazista. A protagonista relembre com lucidez o período de aprisionamento, assim como a fome, as doenças e as torturas que encarou para sobreviver. É um relato assustador e apesar de ter sido escrito com simplicidade e elegância, deixa-nos um sentimento de incompreensão, revolta, mas, sobretudo de esperança, afinal, o relato de Rena faz-nos acreditar que a persistência e a fé podem nos levar além, para lugares melhores, onde encontraremos uma solução, mesmo em meio ao horror e a escuridão. Por um bom tempo não me esquecerei desta história. Leitura Recomendada.

Macshime 13/07/2020

História emocionante, dolorosa e necessária.

Janine 05/07/2020

Nunca li um relato tão detalhado e que transmitisse tanto a realidade do que foi ser vítima dos horrores da guerra. É extremamente difícil assimilar como Rena, Danka e os demais sobreviventes do holocausto conseguiram ter forças para superar tanto medo, angústia e tristeza, além das situações mais degradantes pelas quais um ser humano pode ser exposto.
Recomendo fortemente a leitura!