Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Zeantonio 26/10/2021

Leandro Narloch como sempre acertando as doses entre fontes e opniões. Defendendo ideais liberais e indo contra a desinformação do cidadão.

Lindenberg 05/08/2021

Economia sem agrados?
Faz uma análise sobre a história econômica brasileira, os erros e acertos políticos, o que funcionou e o que não funciona. E principalmente fala sem querer agradar ninguém, apenas se atentando aos fatos e aos números. Leitura muito boa para quem quer aprender um pouquinho sobre economia.

Gabriella.Davet 12/06/2021

Gostei bastante, com esse livro consegui entender um pouco mais sobre a economia no Brasil e evitar falar alguma besteira em discussões. Recomendo para todos que queiram entender um pouco maus sobre economia e política.

Lany Rocha 25/02/2021

Uma leitura que ajuda a entender que ideias liberais até podem ser boas para o país. Mesmo eu ainda tendo uma cabeça burocrata.

Whermeson 27/12/2020

Livro 18 - 2020 - Guia Politicamente Incorreto Da Economia Brasileira – Leandro Narloch
“Entre 2002 e 2014, o salário-mínimo aumentou 75% acima da inflação. Pela cartilha liberal, esse aumento deveria resultar em desemprego e aumento da informalidade. Mas o que aconteceu no mesmo período foi o contrário. O desemprego desabou e a informalidade caiu de 43% para 22%. Como explicar tantos dados a contrariar a economia econômica?
Bem de várias formas.
A primeira é que, em economia, é impossível isolar todas as variáveis.”

site: https://portalgatilho.wordpress.com/2017/07/27/resenha-guia-politicamente-incorreto-da-economia-brasileira-de-leandro-narloch/

Vini 23/12/2020

Opinião muito própria do autor
O livro é muito bom para entender alguns conceitos básicos de economia e absorver boas ideias de práticas econômicas. É importante avisar apenas que o livro é extremamente tendencioso para a perspectiva libertária da economia.

denis.caldas 01/11/2020

Já tem um tanto de resenha falando sobre o livro, mas sempre cabe mais uma, não?! Depois que participei do Desafio Skoob 2020, onde o nosso ponto é contabilizado se fizer uma resenha, viciei nesse negócio! Acho que era isso que a Vivi e o Linderberg queriam, não?! Mas vamos lá!

Quando um negócio é estudado por alguém que não é do ramo, pode sair uma boa coisa, pois se beneficia do beneplácito da dúvida e da generalidade, ou seja, não é escrito por um especialista intelectual que reside na torre de marfim, mas por alguém como você e eu, de carne e osso. Esse é o maior mérito de um jornalista, como o Narloch, escrever sobre economia brasileira,

Isso posto, o livro traz um estudo sobre as forças econômicas que atuam no Brasil desde o século passado e, porque deu errado. Ora, é fácil se compararmos com a força da gravidade, tudo que vai pra cima, uma hora cai. Assim é com a economia, a força da oferta/demanda, as ações voluntárias dos indivíduos ou de um grupo têm resultados econômicos previsíveis, porém politicamente incorretos.

Veja bem, reduzir o teto dos gastos públicos não é popular, pois (quase) todo mundo esbraveja que a educação, a saúde e a segurança (trio adorado pelos políticos, até do Partido Novo) serão prejudicados pela sanha neoliberal satânica, mas essas mesmas pessoas não sabem, por má fé ou ignorância que, quanto maior o gasto público, comprovadamente ineficiente no caso do Brasil, maior a impressão de dinheiro sem lastro e, consequentemente, maior a inflação e o custo do brasileiro pobre.

Pois quem você acha que mais sofre: quem ganha 10 mil reais e passa a receber 5 mil, ou quem recebe R$ 1.000 e passa a receber (ou ter poder de compra) de R$ 500? É o resultado de políticas populares. Não adiante, meu chapa, a economia é cíclica e, quando você interfere nela, no melhor modo keynesiano, progressista ou socialista, a conta é empurrada pra frente, mas será muito maior.

Ah, e pra encerrar, interessante ver nos agradecimentos o nome do Joel Pinheiro da Fonseca, que participou dos protestos contra a Dilma, foi colunista do Instituto Mises Brasil até 2016, mas hoje banca de social-democrata na Jovem Pan, no melhor estilo MBL arrependido-fora-Bozo...

Duda Nascimento 26/09/2020

Informativo
É um livro interessante para quem busca entender um pouco mais sobre economia. Apesar de não concordar com alguns pontos, vale muito a pena para sair do lugar de mesmice e desenvolver um pouco mais o senso crítico.

Lilo Dias 07/09/2020

Mesmo não concordando com a maioria do que foi falado no livro, o considerei extremamente interessante e útil no dia a dia!

Kaique.Cedro 15/07/2020

introdutório, fácil leitura
Pela ótica liberal, o autor cita bons argumentos para uma discussão de bar, nada além disto. Aborda temas ainda atuais(2020) de economia/ política brasileira e introduz ao leitor com pouco conhecimento em economia, a termos básicos da área. Mistura argumentos verdadeiros com opinião, sendo perigoso pra um desavisado.

Classifico como entretenimento, porém pode aguçar o aprofundamento no tema em alguns leitores.
Canaverde 09/02/2021minha estante
Melhor resenha! Concordo

André 21/05/2020

Economia brasileira
O livro vem com a proposta de retratar a economia brasileira de uma forma a questionar o senso comum e as ideias tradicionais sobre o assunto. Vale a pena a leitura com o intuito de confrontar ideias pré concebidas que temos.

(@jr__barboza) 18/05/2020

112.Guia politicamente incorreto da economia brasileira - Leandro Narloch (2015)
Este livro explica exatamente o motivo do Brasil não dar certo nunca, estamos presos no mesmo filme desde 1900 onde a história se repete: reformas, crescimento, gastança e crise.

Templário 04/05/2020

O filme da história brasileira
Um passeio pela burocracia estatal perniciosa, que prende o Brasil em um eterno filme que só mudam os nomes dos personagens, resumo de como o estado atrapalha o povo com a velha desculpa de que está querendo ajudar os pobres.

Anderson.Rossi 28/04/2020

O título é uma licença poética
A leitura nos leva a algumas reflexões de alguns pontos que são interessantos, porém por um outro lado ela é carrecada de esteriótipos e pré-conceitos, juntamente com uma abordagem totalmente liberal.
Sincereamente eu esperava mais do livro, principalmente por causa do suscesso que este fez em seu lançamento.

Chokito Kakarico! 09/04/2020

Leandro Narloch e eu na mesa de bar...
Sabe quando você está numa mesa de bar tendo aquela conversa agradável e inteligente com um amigo sobre economia, política e afins, acompanhado de uma cerveja bem gelada?
Então, este livro se resume basicamente a isso!
Leandro Narloch traz uma análise de tão fácil compreensão e com uma escrita informal que fica divertido entender um pouco sobre o modus operandi da economia brasileira. Sem o intuito de ser uma obra aprofundada e complexa sobre o assunto, o autor nos fisga pelo seu ponto de vista ponderado e pela coleta de interessantes dados e pesquisas.
Há no livro bastante argumentos convincentes que fazem cair por terra muitos mitos acerca de nosso entendimento sobre economia.
Leitura OBRIGATÓRIA para quem deseja iniciar no assunto com um autor que escreve de forma clara e sem aquele academicismo maçante.

1 | 2 | 3 | 4