Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

LeandroBurla 01/09/2016

Nem tudo é tão simples
Sou fã da série Politicamente incorreto. Recentemente li o dos Presidentes do Brasil, que não foi escrito pelo meu xará, e senti a diferença - pra pior, ainda que não tenha sido uma experiência ruim. Os primeiros livros são incríveis e apostei que este também seria. Mas não curti.
Meu xará "nada de braçada" em História. Agora, mesmo alicerçado em seu ponto forte, se arriscou demais numa seara que não é a sua. Sim, usou bons exemplos para fazer valer suas opiniões, mas nem tudo é tão simples. Não sou economista, mas sempre acompanhei o tema. Muito é deixado de fora e não é mencionado pela simples conveniência de sustentar o argumento. Me pareceu uma busca desenfreada de polêmica e uso extremo do Politicamente Incorreto, a ponto de perder a mão.
Perna 09/09/2016minha estante
Apesar de tratar de personagens simples com uma análise um pouco rasa, o livro dá seu recado. Não acredito que o escopo da obra seja esmiuçar os temas. Para isso existe uma vasta bibliografia na sociologia e economia. Ficou, acredito, uma reflexão de se ter um pensamento "um pouco" mais liberal no Brasil atual, pode para alguns parecer ofença.

MauricioTiso 05/06/2016

O Livro é chocante...chocante na concepção literal da palavra, chocante por entrar em rota de colisão com uma série de verdades que nunca contestamos por não encontrar em meio as opiniões pasteurizadas um viés diferente daquele que traz o conforto cognitivo acessado através da memória afetiva dos brasileiros com o mito do Herói que salva o povo oprimido de uma inimigo imaginário (Mais conteúdo em A Revolta de Atlas de Ayn Rand, Rápido e Devagar de Daniel Kahneman e nos livros de Laurentino Gomes e Jorge Caldeira).
O Autor ataca com uma série de fatos as vacas sagradas do assunto economia brasileira, fazendo uso de uma visão Nietzschiana da História (Escritos sobre História - Nietzsche) e nós trazendo um ponto de vista que nos leva à uma reflexão mais profundo sobre os motivos que nos levam a ser eternamente o "país do futuro".
O texto é claramente enviesado ao liberalismo, mas esse viés é justamente o que guiará a reflexão através do antagonismo ao que somos condicionados desde a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil.
Recomendo a leitura à todos que desejam aprofundar sua reflexão sobre nosso momento atual e sobre as ideias das possíveis soluções que nos impedem de prosperar (Mais conteúdo em Complacência de Giambiagi e Schwartsman).

leandro.sanches 16/05/2016

Bom livro, mas nada excepcional
Primeiramente duvidadava da capacidade de Leandro Narloch conseguir elaborar um bom livro na área de economia, comecei minha leitura com pessimismo em relação ao conteúdo. Ao avançar as páginas fui progressivamente mudando de opinião, pois o autor em todas as afirmações utiliza dados e informações de órgãos e de economistas renomados.
Muitas pessoas que leem esse livro vão pensar que Narloch não respeita os direitos individuais das pessoas com a forma que escreve e que despreza as garantias do trabalhador brasileiro. Parece injusto se vermos do ponto de vista de virtudes (Desigualdade, probreza ,etc) porém a justiça que Leandro Narloch defende está na Liberdade das pessoas, com um Estado mínimo , com menor intervenção nas pessoas, como dizem , chego a conclusão que Narloch é um libertário.
Ninguém vai concluir esse livro e ser um expert em economia, mas vai te dar um ponto de vista a mais, algo para refletir, que pode fazer você mudar de opinião em algumas situações, não por alienação , mas sim por uma análise moral das coisas.

Pedro 16/05/2016

Bom livro, nada excepcional, mas divertido
Bom livro, nada excepcional, mas divertido, com boas ilustrações e de leitura fluída, sem rodeios desnecessários. A despeito do autor utilizar vasta bibliografia e sustentar todos os argumentos apresentados, alguns pontos são questionáveis. Ainda assim, acho interessante conhecer opinião divergente, ou algumas até convergentes mas com argumentos novos. Ao final da leitura, não pude deixar de observar que um detalhe, as páginas do livro medem 15 centímetros de largura, e só há texto em 9 centímetros, ou seja, desperdiçou-se 40% do papel... Se as margens fossem reduzidas para a metade, continuaria bom e economizariam-se cerca de 60 páginas!

Veronica.Scalet 21/02/2016

bom!
é um livro bom, algumas partes é nítido que o autor é tendencioso, mas acho importante conhecer a opinião dos dois lados, e num momento em que o país está claramente dividido acho normal alguns posicionamentos, é saudável para a discussão e crescimento.

Claudia Cordeiro 25/01/2016

Mto. bom, deveria ser leitura obrigatória em escolas.

Raphael.Soares 22/01/2016

literatura desanimadora. Você encontrará nessa obra o ponto de vista do autor sobre a economia brasileira e não uma análise baseado em estatísticas e dados mais precisos. Para um livro que fala sobre economia deixa muito a desejar. Alguns exemplos são incoerentes, e como jornalista tem a tendência de manipular a informação de acordo com sua própria opinião. Mas dá para aproveitar uma ou outra informação.
Bruno T. 29/01/2016minha estante
Entendo a sua decepção, pois, de acordo com suas próprias palavras, a expectativa era de "uma análise baseado em estatísticas e dados mais precisos" e acabou encontrando "o ponto de vista do autor sobre a economia brasileira". Na verdade, para quem conhece os outros "guias politicamente incorretos" do mesmo autor (que é jornalista e não economista), o resultado foi o esperado: uma visão pessoal diferente e bem humorada da economia brasileira..

Fajopa 24/12/2015

OBRIGATÓRIO
Sou Economista e sempre fui muito realista em relação a algumas ideias de mundo que a esquerda tenta impor. No papel são ideias lindas, normalmente quando somos mais jovens acreditamos nelas, mas com o decorrer do tempo, com as responsabilidades que vão surgindo, estudando e se aprofundando um pouquinho e entendendo o funcionamento básico desse mundo que vivemos, tais ideias vão sendo demolidas uma a uma, como faz Leandro Narloch em mais um politicamente incorreto, agora da Economia.

Anda fácil demolir tais argumentos com tanta incompetência reunida pelo nosso governo em vários sentidos, por isso ler esse livro torna-se um bálsamo para que sim, podemos sair dessa crise econômica, mas precisamos de menos Estado, mais empreendedorismo, mais coragem em combater tudo aquilo que nos torna um país extremamente atrasado e burocrático. Nesse cenário o liberalismo e conservadorismo em suas várias vertentes cresce e quem sabe possamos sonhar com um futuro melhor.
Zito 19/10/2016minha estante
undefined

Luan Sperandio 15/12/2015

Essencial a leitura para não passar vergonha ao postar opiniões econômicas em suas redes sociais
Leandro Narloch faz diversos contrapontos a mitos que os brasileiros tem, como o fato do estado ter de prover de tudo, o temor a privatização, explica a tragédia dos comuns, mostra a importância do lucro e da cooperação social, por meio de trocas livres e voluntárias.

Muito bem fundamentado em sua bibliografia e com uma capacidade de argumentar de forma simples, clara, leve e objetiva, é uma obra que se passa sem que o leitor perceba. Extremamente empolgante, ensina tudo que os brasileiros deveriam saber antes de vociferar bobagens e críticas nas redes sociais sobre economia.
alex 01/01/2016minha estante
curtiu o livro? tb o li na semana passada.

1 | 2 | 3 | 4