Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Karisma 17/02/2020

3 dias...
Um livro introdutório de uma perspectiva econômica liberal.

Joao.Magalhaes 08/02/2020

Narloch ataca, novamente
Mais uma vez Narloch vem, munido de dados e argumentos fortes, para acabar com muitos aforismos e postulados da economia tupiniquim. "Autossuficiência é coisa de pobre" é um ótimo capítulo que poderia ser pregado nas paredes dos cursos de economia brasileiros, especialmente das federais.

O livro pode ser lido sem uma ordem sequencial, o que agiliza a leitura para alguns.

Michel 13/12/2019

AOS INICIANTES EM ECONOMIA
Livros que abordam temas complexos de um modo fácil e sustentando linguagem coloquial, deveriam ser obrigatórios em nossas escolas. Não é a primeira vez em que expresso essa opinião, mas é que ela retorna à minha mente sempre que leio uma obra com tais características.

GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA ECONOMIA BRASILEIRA escapa dos termos técnicos, dispensa a linguagem acadêmica e entrega seu conteúdo de modo a parecer uma conversa descontraída entre amigos num bar. Ou seja, os elementos aqui são fundamentais para quem deseja se inserir em assuntos herméticos.

Num primeiro momento a condução informal da obra pode soar um pouco displicente, como se o autor estivesse lidando com economia de forma leviana. Mas o truque é encarar o livro como porta de entrada para o assunto proposto. E exatamente isso que o autor faz: uma crítica ao pensamento raso e automático que está incutido na mente da maioria dos brasileiros. Colocar uma interrogação sobre aquilo que parece obvio na truncada economia desse país é um convite do autor para que se acione o pensamento crítico tomando esse livro como ponto de partida para leituras mais abrangentes.

Alguns temas levantados aqui parecem superados num primeiro momento, como, por exemplo, o pensamento do trabalhador brasileiro que considera o patrão um ser maléfico e que deve ser vigiado em rédeas curtas pelo estado, que neste mesmo pensamento equivocado, enxerga nossa legislação trabalhista como um mecanismo divino a proteger os pobres e indefesos trabalhadores. A inclinação libertária e direitista do autor talvez incomode possíveis leitores extremistas de esquerda, o que não é o meu caso. Raramente me desassossego com algum tema, pois me considero um leitor curioso demais para me render a rótulos restritivos.

Leandro Narlock é jornalista e foi repórter da revista Veja. Também foi editor da Superinteressante e Aventura na História. Portanto, o teor jornalístico é notável por todo conteúdo deste volume, assim como também a devida inserção de suas fontes estão expostas para quem quiser se aprofundar ou verificar a autenticidade do que está sendo dito (mesmo que algumas dessas fontes sejam parciais, pelo menos elas estão aqui para serem contempladas).

Eu até poderia considerar a escassez de profundidade na maioria dos temas (tive esse mesmo incômodo ao ler o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, escrito pelo Luiz Felipe Pondé), mas acredito que não é essa a premissa em nenhum dos volumes da série Politicamente Incorreto. A contradição é levantada aqui como pontapé inicial, o que nos leva a pensar um pouco no escopo do título, ao usar o termo “guia”. Não dá pra dizer que estamos diante de um guia, pois falta aqui a mecânica instrutiva que compõe um livro que sirva como manual de instrução de verdade.

GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA ECONOMIA BRASILEIRA não chega a ser um livro indispensável, mas vale como porta de entrada para quem deseja entender um pouco os entraves de nossa economia. De linguagem descomplicada, também pode agradar aos leitores que, embora gostem de ler sobre economia, não desejam se tornar doutores sobre o tema.

site: outras resenhas: https://dimensaoreluzente.blogspot.com

Dan 09/04/2019

Como todo guia politicamente incorreto....
Como todo livro da familia politicamente incorreto, ele traz opinião e dá bons argumentos para quem quer debater com o pessoal da esquerda. Você não precisa nem concordar nem discordar dos argumentos do livro (todos vindos com fontes).
É como se estivesse tendo uma conversa de bar com o autor.

Ingrid.Oliveira 04/09/2018

Já disse e repito
Esse livro, como todos os outros, deveriam ser de leitura obrigatória nas escolas!

Os adolescentes PRECISAM de um ponto de vista diferente no que a gente costuma ouvir: aquela mesma ladainha que vem sendo repetida há séculos!

Mas, como ainda não chegamos nesse ponto, seria ótimo os pais lerem e passarem aos filhos. E não parar por aí: amigos, colegas de trabalho, crushs...

Desmistificar o que a gente ouve todos os dias nas rádios, programas de tv, livros, etc. é bom para exercitar o cérebro.

Na pior das hipóteses, vai te ajudar a construir senso crítico. Pq, convenhamos, sem ver o outro lado não se pode dizer que houve opção de escolha.

Inlectus 14/12/2017

É......
Quem é da esquerda odiaria, mas esse livro fala verdades.

Alvaro Hendrick 11/09/2017

Boa leitura
É mais um livro de leitura necessária, útil para entender o turbilhão de informações em que estamos inseridos.

Escrevi uma resenha completa sobre esse livro no meu blog, espero que gostem.

site: https://portalgatilho.wordpress.com/2017/07/27/resenha-guia-politicamente-incorreto-da-economia-brasileira-de-leandro-narloch/

Lizzmarcella 01/07/2017

Guia Politicamente parcial da Economia Brasileira
Cara... Se usar como maioria das fontes artigos da revista Veja para fazer uma análise sobre os principais problemas socioeconômicos do país e de quebra impregnar toda a exposição de fatos com o ponto de vista do autor é considerado aceitável... Então "tá serto". Rsrs
(Não que pontos de vista pessoais num livro sejam errados, na verdade é bem comum! Só que nesse caso, o autor embasou suas ideias em fontes muito frágeis e parciais)
Uma leitura recreativa, bem humorada, com temas atuais que valem uma pesquisa aprofundada BUT não me atrevo a copiar sequer uma premissa daqui para colar numa conversa séria pq posso passar vergonha!
Ana 22/11/2017minha estante
Obrigada, Lizz!
Extremamente útil sua resenha!
Boas leituras!

Digão Livros 03/11/2019minha estante
Sou formado em economia. estou nas primeiras páginas e vim procurar sobre o autor e suas obras porque algumas ideias não batem com a Teoria Econômica. Vou ler de teimoso...

Evandro.Jardini 06/06/2017

Divertido e esclarecedor
Livro leve de ler, cativante, divertido e esclarecedor. Recomendo a leitura.

Vicente 30/05/2017

O autor defende brilhantemente o seu ponto de vista sobre alguns dos temas mais polêmicos da Economia no Brasil. Além de provocar reflexões importantes e citar as fontes de onde retirou o material original de forma muito eficiente. No entanto, é contraditório ao afirmar que algumas variáveis não podem ser analisadas individualmente, e fazer isso diversas vezes ao longo do livro, como na metáfora utilizada no capitulo sobre auto-suficiência.

Axerock 15/03/2017

Manual de Economia para Iniciantes

Após três bem-sucedidos livros mostrando como a história não é aquele manual padronizado que a esquerda tanto insiste em nos mostrar na mídia, escolas e universidades, Leandro Narloch decide desmistificar falácias e clichês comuns do pensamento econômico brasileiro.

Esta obra vem em um bom momento e é extremamente necessária, pois ela vem demolir mitos da economia no Brasil que estão tão profundamente arraigados que já viraram parte do imaginário coletivo do povo brasileiro. A começar pelo mito dos mitos no panteão de ideias equivocadas sobre economia no Brasil – e o mais comum de todos: a de que o lucro é algo sujo e ruim – e que cabe aos benevolentes burocratas do estado proteger o povo da voracidade de empresários gananciosos e maldosos.

Daí em diante o autor vai demonstrando as falácias e desconstruindo argumentos da esquerda festiva, sociólogos marxistas, economistas Keynesianos e nacional-desenvolvimentistas, revelando que para o bem de todos e felicidade geral da nação, a economia funcionaria bem melhor se os políticos e intelectuais brasileiros deixassem o organismo econômico em paz.

Atenção especial ao último capítulo “Uma história muitas vezes vista nesse país”, onde a partir da história econômica da república o autor mostra uma das razões constantes do fracasso brasileiro em construir uma economia estável e próspera, mergulhando com assustadora regularidade em ciclos de depressão e crises econômicas: a de não aprender com os próprios erros (e menos ainda com os erros dos outros). Termina-se a leitura deste capítulo com a impressão de que o Brasil fatalmente jamais será um país desenvolvido nos moldes norte-americano e europeu, devido a sua compulsão por insistir em planejamento centralizado, intervencionismo e gigantismo estatal e burocrático.

Embora não seja seu propósito inicial, este livro também é recomendado como manual de economia paras iniciantes e leigos no assunto. Leitura imperdível para quem quer entender as razões de nossas sucessivas - e constantes - crises e mau desempenho econômico.

-por LMR

Yvan 07/01/2017

Razoável
Vale a leitura pra entender o ponto de vista do autor. Mas importante saber que nem tudo é a verdade absoluta e simples como escrito. Em suma, as teorias são bem parciais e tendenciosas.

Pedro 27/09/2016

Interessante, mas tendencioso.
A visão imposta pelo autor é interessante mas necessita que o leitor possua senso crítico e não acredite em tudo o que está escrito sem pensar em outros argumentos.

1 | 2 | 3 | 4