Apologia de Sócrates

Êutifron ?
Apologia de Sócrates ?
Criton ?
Agora irei ler Fédon
Gostei bastante de todas os diálogos, conversas, Sócrates sempre muito inteligente.

Gariel Kan 17/10/2023

Sócrates
Gostei bastante desse livro, tipo durante o ensino medio eu gostava de filosofia mas, acabei não pegando um professor tão bom na ocasião que só fazia a gente decorar pra passar nas provas. E durante 2020-2021 redescobri o amor pela filosofia, mas acabei demorando pra ler esse livro fenomenal. Acho muita fascinante tudo o que Socrates sofreu desde que recebeu a mensagem do Deus Apolo pela Pitia que ele era o mais sabia, só que ele não era o mais sabio porque sabia de tudo, era sabio porque não sabia de tudo, e não ingia que sabia das coisas quando não sabia. Achei fenomenal, e como ele argumenta no livro é muito bom, ele era o cara da palavra, E legal que o mesmo povo porque ele lutou foi aquele que o condenou, e as coisas ditas por ele perpetuariam mil anos depois e que construiram a sociedade que hoje vivemos. Todo mundo deveria ler esse livro, mesmo que tenha uma escrita dificil é curto, e acho bem rapido ao se entregar a história do julgamento de Sócrates pelo seu disipulo Platão.

Anezio 16/10/2023

Livro essencial para a vida
Definitivamente esse é um livro que deveria ser lido em todo curso de segundo grau. É de uma beleza impressionante. Mostra valores que só vieram a ser difundidos na sociedade mais tarde por meio da expansão do Cristianismo.

O diálogo com Críton mostra uma resignação, uma sujeição à justiça, que só pode ser encontrada em pouquíssimos homens.

William274 02/10/2023

Essencial
A quem interessa se deter na filosofia, não ha como deixar de lado a base fundamental. Compreender Sócrates indispensável.

JoAo 26/09/2023

APOLOGIA DE SÓCRATES
Sempre gostei de filosofia era uma matéria que na escola nunca tive grandes problemas, aproveitei o gancho de que eu estava estudando pro Enem esse ano e acabei por me interessar ainda mais pela filosofia e acabou que gostei muito do livro bem resumido e muito completo ao mesmo tempo.

Barney2 08/09/2023

Este livro é muito genial. Foi meu primeiro livro sobre filosofia. Gostei bastante embora tenha uma leitura um pouco difícil por conta da linguagem.

Paula 07/09/2023

Sem palavras, li por indicação do meu professor de filosofia, não sou chegada a livros nessa pegada de clássico mas eu gostei, pretendo ler mais ?

Tiago.Costa 29/08/2023

Leitura rápida. Incentivar a sociedade a pensar, ser crítica e analisar bem o seu redor faz com que vc crie muitos inimigos q se beneficie da ignorância geral. Necessariamente esse livro me fez pensar nisso.

Luis Felipe S. Correa 27/08/2023

Seguindo na jornada dos clássicos
Aqui falo sobre a minha experiencia e trajetoria nas escolas e faculdade. O estímulo para a leitura de livros sempre foi próximo de zero, entao, todo conhecimento sobre os clássicos se resumia a um parágrafo em livros didáticos e discussões superficiais. A noção das obras clássicas era baseada no senso comum alimentado por resumos. Recentemente eu tive uma iluminação, que se deu após assistir ao filme Em nome da Rosa. Não é de tudo uma novidade, mas a necessidade de se reafirmar o óbvio, que é a preciosidade do conhecimento. Então veio forte na minha mente o fato de que houve épocas nas quais o conhecimento era inacessível e até punível, e nessas épocas se levantaram pessoas corajosas que ousaram pensar, questionar. Logo, ler essas obras e continuar a missão de ousar pensar e ousar questinar, é uma forma de honrar a luta e, por vezes, a tragédia daqueles que desafiaram os poderes para que a verdade fosse difundida.

Wilson 26/08/2023

Uma boa introdução para Platão
Esses dois diálogos curtinhos são uma boa para quem quer se introduzir no universo platônico. A edição que eu li não foi uma das melhores, mas futuramente pretendo ler em outra tradução, talvez a experiência seja mais enriquecedora.

renata 20/08/2023

Atemporal
Condenado por corromper a juventude com ideias subversivas e desacreditar dos deuses reconhecidos pelo Estado, Sócrates executa sua própria defesa, narrada por seu discípulo Platão.
A obra, estruturada como um diálogo, inicia-se com as acusações feita por Meleto, Ânito e Lícon, que logo são questionadas e refutadas pelo acusado Joana, assim como eu, tem fome de liberdade. .
Esse, por sua vez, julga ter sido vítima do poder do discurso político, inimigo do raciocínio filosófico, e, durante toda a sua tese, tenta provar que sua vida era pautada no simples ato de filosofar, contestando a ideia de que doutrinava jovens gregos.
Sendo assim, mesmo condenado à morte, Sócrates manteve-se firme em suas convicções, uma vez que acredita que uma vida não questionada não merece ser vivida, e também não lamenta ou renuncia suas atitudes, admitindo que não temia o fim e que aqueles que o acusaram de maneira tão injusta pagariam por sua postura no futuro.
Com esse livro, adentrei os trabalhos de Platão. Considero-o uma leitura rápida e fácil, mas muito profunda e necessária principalmente àqueles que se interessam por política.
?Apologia de Sócrates? é uma lição sobre a importância de enfrentar as injustiças, buscar conhecimento e valorizar a vida reflexiva. Afinal, a filosofia é, certamente, a ferramenta mais significativa para o aperfeiçoamento da alma humana.

brunofilipe 15/08/2023

Sócrates era O cara
Apenas leiam esse livro!!! Sócrates foi um grande homem, seu pensamento deve ser usado nos dias de hoje sem dúvidas.

FraterSinbuck 09/08/2023

Ultimo discurso defensivo
Levado ao tribunal como réu sob acusações de incitar desmoralização à juventude Ateniense, Sócrates discursa em sua defesa como seu ultimo recurso de absolvição.

H3len4 06/08/2023

Platão (424/423 a.C. - 348/347 a.C.) exprime sua versão da defesa feita por Sócrates, em seu próprio julgamento, onde está sendo acusado de corromper a juventude e de não aceitar os deuses que são reconhecidos pelo Estado, introduzindo novos cultos.

Na sua visão, Sócrates havia sido vítima do poder do discurso político, que agiu contra o raciocínio filosófico. Platão acreditava na superioridade da filosofia sobre a política, a qual deveria dirigir os rumos da segunda.

Apesar da impossibilidade de verificar a fidelidade do texto em relação à defesa de Sócrates em tribunal, é evidente a concordância do autor com as argumentações expressas nas palavras do filósofo que serviu como seu mentor.

A obra está estruturada sob a forma de diálogo, iniciando-se com a acusação feita por Meleto, acompanhado de Ânito e Lícon. Meleto é o único na obra a falar durante a defesa de Sócrates, caindo em contradição sobre a natureza da acusação feita ao filósofo, afirmando em um momento que este pregava o ateísmo, e em outro, que acreditava em semideuses.

Ao longo da obra, Sócrates logicamente se concentra em uma argumentação contrária a seus adversários, que em alguns momentos se torna pessoal. O filósofo responde a seus adversários por refutação, tentando invalidar as teses opostas à sua. Ele ainda vai retroceder ao passado para reforçar a sua argumentação de defesa na tentativa de esvaziar a acusação.

A tese defendida pelo filósofo, em resposta às acusações, é a de que nada mais fazia do que filosofar. A sua teoria era a de que não havia quem pudesse dizer-se prejudicado com seus ensinamentos. Os seus argumentos, recheados de ironia, faziam corar os acusadores. Por isso, a contra-argumentação certamente não prevaleceria num julgamento justo.

Sócrates, porém, permanece fiel às suas convicções e não admite renunciar ao que ensinou. Admite ser melhor morrer e ficar livre de fadigas. Sua vida foi pautada por uma ética 'post mortem', ou seja, na crença de que a conduta virtuosa e verdadeira durante a sua existência lhe daria a paz necessária e a credibilidade moral para ser recepcionado pelos deuses. Ele foi condenado à morte por ingestão de cicuta.

Luis Fernando 04/08/2023

Ricos diálogos
Ler este livro foi um grande desafio, ele foi o ponto inicial para uma jornada filosófica.

Recomendo para as pessoas que querem ler algo leve e profundo!