Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

WalterGoncalves 31/07/2023

Avaliação: (5 Estrelas)

A "Apologia de Sócrates" atravessa gerações; inclusive as futuras; de estudiosos em sua complexidade transversal, expondo o ponto de vista dos mais polêmicos aos mais honrosos filósofos da cidade de Delfos.
Sócrates interpretado na minha insignificante sensatez sensibilizada e perceptível visão.

Haveria de ser mais que sábio, mesmo assim negaria pela sabedoria.
Haveria de ter inimizades, mas nunca às utilizou como pretexto político ou militar.
Haveria de espalhar o conceito pós-racional, no momento que comprometeu-se ao movimento político irracional da época.
Fez-se da sabedoria, um grão de areia.
Fez-se da espiritualidade, uma luz em candeia.
Fez-se da profissão, uma infinita aldeia.

o.caioalmeida 30/07/2023

Brilhante
Definitivamente, Sócrates foi uma das maiores mentes que já pisaram aqui na Terra.
Sua clareza, sua atitude destemida, sua eloquência são brilhantes.
Morreu em testemunho da verdade, nos dando um excelente exemplo de virtudes e de caráter.

O mundo seria um lugar muito melhor se todos lessem esta obra.
A melhor obra para iniciar a jornada na filosofia.

Fábio Yeshua 24/07/2023

Apologia de Sócrates: Uma jornada rumo a sabedoria
Prezados leitores, preparem-se para embarcar em uma jornada empolgante rumo à essência da filosofia com a obra icônica "Apologia de Sócrates". Escrito por ninguém menos que o próprio Sócrates, esse diálogo instigante é uma verdadeira pérola do pensamento filosófico que nos convida a mergulhar nas profundezas da busca pela verdade e justiça.

Desde as primeiras páginas, somos cativados pela eloquência e coragem do próprio Sócrates, que, em seu julgamento, enfrenta seus acusadores com uma defesa apaixonada de sua vida e de seus ideais. Entre as muitas frases inspiradoras que encontramos na obra, destacamos a célebre:

"Uma vida sem reflexão não merece ser vivida."

Essa frase por si só é suficiente para nos provocar uma reflexão profunda sobre o significado de nossas próprias vidas e o valor da busca pelo conhecimento e sabedoria. Sócrates nos ensina que a filosofia não é apenas um exercício intelectual, mas uma jornada vital de questionamento constante e autoconhecimento.

A "Apologia de Sócrates" não é apenas uma defesa pessoal, mas uma defesa apaixonada da própria filosofia como uma ferramenta essencial para aprimorar a alma humana e discernir entre o certo e o errado. Suas palavras ressoam ao longo dos séculos e continuam a nos inspirar, como quando ele diz:

"O que me preocupa não é a falta de sucesso, mas sim a possibilidade de não tentar."

Essa frase poderosa nos encoraja a não temer os desafios e a buscar constantemente a verdade e a virtude, independentemente das adversidades que possamos enfrentar.

Ao longo do diálogo, Sócrates revela sua profunda crença de que a busca pelo conhecimento é o alicerce da vida autêntica e significativa. Ele nos convida a questionar nossas próprias crenças e valores, a enfrentar a ignorância com humildade e a reconhecer a importância da autodescoberta como um caminho para a realização plena.

Essa obra é uma leitura indispensável para qualquer pessoa que deseje desvendar os mistérios do pensamento filosófico e refletir sobre os fundamentos da existência humana. Ao mergulharmos nas palavras de Sócrates, somos desafiados a confrontar nossas próprias convicções e a buscar a verdade em meio às incertezas da vida.

"Apologia de Sócrates" é uma poderosa lição sobre a coragem de enfrentar a injustiça, a importância da busca pelo conhecimento e a valorização da vida reflexiva. Essa obra atemporal permanece como um farol luminoso que guia a humanidade em sua busca pela sabedoria e pelo significado da existência. Portanto, não hesite em abrir suas páginas e permitir que Sócrates o inspire em uma jornada filosófica que transcende os séculos e continua a iluminar nossas mentes e almas.

Adentrar nas páginas da "Apologia de Sócrates" é como empreender uma viagem à própria essência da filosofia e da sabedoria. Por meio do diálogo entre Sócrates e seus acusadores, somos levados a refletir sobre as grandes questões da vida, da justiça e do conhecimento. Cada palavra do sábio filósofo grego é uma fonte inesgotável de inspiração e convicção, reafirmando sua crença inabalável na importância da busca pela verdade e da excelência moral.

Em sua defesa, Sócrates não busca apenas justificar sua própria vida, mas, de maneira sublime, ele defende toda uma forma de viver, um estilo de existência que busca constantemente aprimorar a alma e aprimorar a sociedade por meio do conhecimento e da virtude.

Essa frase poderosa nos convoca a olhar além das superficialidades da existência cotidiana e a mergulhar em uma busca incansável pelo autoconhecimento. Sócrates nos incentiva a confrontar nossas próprias limitações e ignorância, a questionar nossas convicções mais arraigadas e a buscar a verdade, mesmo que ela nos desafie e provoque desconforto.

A "Apologia de Sócrates" nos lembra da importância de valorizar a liberdade de pensamento e o direito à expressão, mesmo que nossas ideias sejam diferentes das convenções sociais. A coragem do filósofo em enfrentar seus acusadores, sem medo das consequências, nos inspira a sermos fiéis às nossas convicções e princípios, mesmo em meio à adversidade.

A leitura desse diálogo imortal é uma oportunidade de entrar em contato com uma mente brilhante que influenciou o pensamento ocidental por séculos. Cada frase pronunciada por Sócrates é como um raio de luz que nos convida a iluminar nosso caminho interior e a buscar a verdade e a sabedoria em nossa própria jornada.

"Apologia de Sócrates" é, sem dúvida, uma leitura indispensável para qualquer pessoa que anseie compreender a natureza da existência humana e o propósito da filosofia. Essa obra-prima é um lembrete vívido de que, mesmo diante das vicissitudes da vida, nossa busca pelo conhecimento e pela virtude é o que dá sentido e valor à nossa jornada terrena.

Assim, convido a todos a se aventurarem nessa empolgante obra e se maravilharem com a sabedoria atemporal de Sócrates. Ao mergulhar em sua filosofia, encontraremos inspiração para viver uma vida mais reflexiva, ética e plena de significado, abraçando o legado de um dos mais célebres pensadores da história e, quem sabe, descobrindo novas perspectivas sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

jonasbrother16 19/07/2023

(Depois de uma primeira leitura apressada, caiu bem uma releitura, e portanto refaço a resenha).

O livro tem muitos temas, mas o que se destacou na minha leitura foi o do filósofo como Sacerdote.

Creio que esse tema ressurge com força total na República, com o Filósofo sendo a figura máxima da cidade, não como um tirano, mas como alguém que, por assim dizer, "recebe" as Formas e as aplica no mundo concreto. O Filósofo como mediador entre os mundos. Um sacerdote.

Aqui na Apologia, Sócrates age como um verdadeiro Consagrado. Não teme a difamação, o ridículo, nem mesmo a morte. Importa apenas a Filosofia. Fala o tempo todo de um mundo real, oposto ao mundo das aparências, e fala que tem mais interesse de ver e fazer ver o que é real, e não o que é apenas aparente.

Também diz que a cidade precisa dele, que os atenienses só tem a perder com sua morte, pois é ele quem melhor serve a cidade, sendo o filósofo-sacerdote de Atenas por excelência. Ele até mesmo confessa acreditar em deuses, e de ter um espírito que o guia em suas decisões. E aceita a morte com tranquilidade, sabendo que é inocente, e que morre como amante e servo da Verdade. Morre herói, mártir, santo.

Tudo isso revela uma dimensão profundamente religiosa de Sócrates, e que parece depois influenciar os pensamentos de seu famoso discípulo, Platão.

Santos231 08/07/2023

Despertar o ato de se questionar
"Bem mais difícil, é fugir da maldade que corre mais veloz que a morte"

"Mas já é hora de irmos, eu para a morte e vós para viverdes, mas quem vai para a melhor sorte, isso é segredo, Exceto para deus..."

Ele não corrompia os jovens, abria a mente deles para outros patamares, foi histórico.

Milena12 08/07/2023

O deus Sócrates
Sócrates acreditava que deveríamos obedecer o deus que há de cada um de nós, e não às leis.

Podemos perceber o quão mal faz obedecer às leis cegamente. Temos de exemplos a escravidão, nazismo... todos previstos em lei.

Será que vale a pena obedecer só porque o governo manda?

Sócrates foi morto por "corromper" os jovens dizendo a verdade, os fazendo questionar.

Raulatatab 30/06/2023

Sócrates e seus ensinamentos sábios sobre a sabedoria.
Apologia de Sócrates escrito por Platão, é um livro de extrema importância para a época que foi escrito até os dias atuais.
??????
A ideia do filósofo seria:?Para ser sábio tem de ignorar todas as suas ignorâncias?.
Quando Sócrates pergunta aos Deuses quem seria a pessoa mais sábia de Atenas os Deuses disseram que era Sócrates; então Sócrates foi conversar com que se chamava de ?sábio? e viu que as pessoas que falavam que eram sábias não eram sábias.
Este livro tem muitas formas de interpretação, e uma escrita difícil. Foi o meu primeiro livro de Filosofia que eu li, e teve partes que eu fiquei muito confuso principalmente no argumento de Sócrates.

Marllon Oliveira 13/06/2023

Apologia de Sócrates
Não é somente sobre a condenação à de Sócrates, mas também pelo o que ele acreditava, na verdade. Mesmo sendo condenado de forma injusta, ele, mesmo tendo a possibilidade de sair da prisão e da própria cidade na qual ele viva, ainda assim, preferiu seguir no seu destino.

Argumentou que se ele fugisse, reforçaria o que os juízes acreditavam, mesmo tendo sido uma condenação não tão convicta como era esperado. Com isso, convenceu a Críton, seu amigo que não sairia ou fugiria da sua condenação.

Machessl0 13/06/2023

Divisor de águas da filosofia
Este livro é essencial para entender o pensamento de Sócrates e como sua filosofia mudou radicalmente os rumos do pensamento humano.

Os três diálogos Êutrifon, Apologia e Críton são ótimos e mostram a preocupação do filósofo com a investigação da natureza humana, seu amor a verdade e seu método dialético.

Recomendo aos interessados em filosofia.

Mente.Leitora 09/06/2023

Gostei bastante da leitura. Sócrates imputa em nossa mente o desejo de entender o direito ao questionamento. Creio que esse é o ponto fundamental da leitura. Como iremos aprender sem sermos colocados a pensar ?

Loh Valente 08/06/2023

Muito interessante
Esse foi um livro rápido de ser lido. Se não me engano, deve ter sido o terceiro livro sobre filosofia que li.
Filosofia sempre me interessou, e ler mais sobre Sócrates neste livro foi muito legal. Pude saber mais e conhecer melhor um pouco sobre a história de Sócrates e sua visão de mundo, além de sua filosofia.
Gostei bastante e irei ler mais sobre esse assunto.
Recomendo.

Carolina1093 08/06/2023

A capa aponta que a obra se trata apenas do texto Apologia de Sócrates, mas também tem presente o texto Críton. Ambos escritos por Platão, narram a defesa de Sócrates durante seu julgamento, e sua conversa com seu amigo Críton, o qual sugere sua fuga diante da condenação. Estes textos nos possibilitam conhecer mais sobre a filosofia utilizada por Sócrates, um pouco da sua história e visão de mundo. Uma recomendação para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre esse célebre homem.

diegoviegasss 02/06/2023

Surpreendente!
Foi meu primeiro contato com algum livro de filosofia, e me surpreendi! Em um dia, eu já tinha acabado de ler. Que livro bom! Vale a pena ler com certeza. Eu já curtia muito filosofia, e essa paixão só aumentou.
"É provável, portanto, que eu seja mais sábio que ele numa pequena coisa, mais precisamente nesta: porque aquilo que não sei, também não penso saber."

cco.isabella 02/06/2023

Excepcional
Incrível como Platão nos envolve com seus diálogos e é tão atual que eu consegui facilmente relacionar alguns trechos a nossa sociedade.

Imprescindível para começar a entender filosofia, agora que estou nessa jornada.

Dumbo2.0 30/05/2023

Filosófico
Não tem nem o que comentar, li para aula, é complexo de mais para dar um resumo, e talvez eu não tenha conhecimento filosófico o suficiente para entender tudo oque o livro e a defesa de Sócrates tratam.
Nunca teria lido, foi legal ler um livro diferente do comum, mas li 50 vezes e até hoje não sei tudo que aconteceu, pois não me prendeu o suficiente.
Essa nota é meramente ilustrativa, não tem como dar uma nota para um livro como esse.