Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

elieltoncastr_ 29/05/2024

"À própria verdade."
Platão descreve, apaixonadamente, o julgamento de seu mestre, apresentando-nos a tenacidade, o apego à verdade de Sócrates, a despeito de seu detratores, de seu destino. "Sobre o dever" acaba sendo muito mais interessante, nesse sentido, pois ali Sócrates eleva a discussão sobre o homem confrontar a si próprio, não apenas ao outro. É uma leitura que demanda atenção (e talvez por isso algumas notas de rodapé fossem dispensáveis, sobretudo àquelas que são meras opiniões do tradutor), apesar da tradução bastante fluída.

.Ju 27/09/2021

obra do PAS
?Gosto de filosofia e sempre achei a história de Sócrates muito interessante, então tive uma boa experiência com esse livro.

?Vale ressaltar que a obra foi escrita por seu discípulo Platão, portanto a narrativa parte de um ponto de vista mais idealista.

?A linguagem exige um pouco mais de atenção mas não é uma leitura muito complicada.

?Recomendo!

Julie 20/04/2021

Conhecendo Sócrates
Tudo que sabemos sobre Sócrates é através de seu pupilo, Platão, já que o filósofo não deixou nada escrito. Nesse livro, entramos melhor o que levou Sócrates a ser julgado e seus argumentos para fugir de uma condenação. É possível também compreender a filosofia de Sócrates, como ele entendia o saber, a inteligência e a sabedoria, sua crença, sua metodologia de ensino... Apesar de ser uma leitura difícil (é uma linguagem muito culta e rebuscada, precisa de atenção e dedicação para ler essa obra), mas vale a pena. Aprendi bastante sobre Sócrates e seus últimos dias de vida.

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Discurso do Sócrates antes de morrer. Quanta eloquência!

maria clara 29/10/2021

nao entendo de filosofia e mesmo assim fui ler um livro de filosofia, que lindo.
obviamente nao entendi tudo mas gostei do pouco que entendi

Nicole.Coelho 20/07/2021

Apologia de Sócrates
"Mas entre as muitas mentiras que divulgaram, há uma que admiro acima de todas: quando disseram que deveriam ter cuidado para que não fossem enganados por mim, como homem cuja habilidade é o discurso."

Não tenho muito o que falar, se você gosta de filosofia, principalmente dos clássicos gregos, vale a pena ler. A tradução é boa e a leitura flui muito bem, a considerar que foi escrito há mais de dois mil anos.

* A primeira parte é o julgamento do Sócrates e a segunda é um diálogo que ele tem com o Críton, o qual tenta convencê-lo a fugir. Para mais detalhes, olhe na sinopse.

Ray of Light 17/02/2022minha estante
Acabei ficando curioso, acho que vou ler

Victor.Oliveira 17/02/2022minha estante
Vale muito a pena, eu adoro a leitura

Xiiru 16/09/2014

Bom eu amei , me agregou muito em vários fatores . Ele preferiu a morte a ter que viver na hipocrisia e fingir que acreditava e aceitava com o que ele não compactuava , ele mesmo fez sua defesa e defendeu suas ideias até o ultimo minuto ,esse livro é ótimo pra mostrar como hoje em dia as pessoas se vendem fácil ,estão acomodados , não existe mais moral , ética ou justiça verdadeira,tudo tem o seu preço . Somos fantoches alienados e facilmente manipulados a cada geração que si passa as pessoas se rendem aquilo que lhe parece mais fácil ,é a era do ctrl+c, ctrl+v . São poucos que pensam por si próprios , que procuram buscar o conhecimento , que questionam ou se preocupam com a sociedade em que vive , a cada geração só pensamos em si próprios , somos egoístas pois não ensinamos valores , apenas que si você não tem status você não é ninguém . Apenas pensamos em consumir e cada vez mais nos perdemos numa vida sem valores éticos .Pena ele mesmo não ter feito um livro mas platão ilustra muito bem as ideias e pensamentos do seu mestre . "Talvez, senhores, o difícil não seja fugir da morte. Bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte." Bom Super Recomendo a leitura .
Belisiario 25/09/2018minha estante
Ótimo comentário! Só gostaria de complementar com uma nota pessoal. Obviamente eu não posso opinar sequer analisar todas as diferentes culturas presentes no Brasil quiçá o modo de viver em outros países, porém, é nítida a "ignorância" no sentido da sociedade atual apenas repassar o conteúdo como se fossemos massa de manobra. Uma coisa é simplesmente ditar um fato, outro completamente diferente é passar um ocorrido, estimular o pensamento crítico para, aí sim, estarmos apto a estabelecer um raciocínio lógico e concreto. "Só sei que nada sei" reflete o aposto de grande parte da doutrinação que ocorre nas escolas e universidades atuais; aquele pelo qual pensa diferente da suposta verdade estabelecida é digno de ataques e adjetivos pejorativos. Estou em busca do conhecimento e quanto mais este ato se alastrar mais poderemos ter esperança de uma sociedade mais digna.

Larissa 30/10/2021

Tinha medo, mas eu amei!!!
Gostei muito dessa leitura, não conheço outras traduções, então não consigo comparar, mas achei essa versão muito boa e acessível. Eu estava com medo de ler essa obra - assim como tenho de outras de autores como Platão, Homero, Sófocles, etc -, mas ler o prefácio me animou muito. A escrita é muito interessante e ver o Sócrates construindo os seus pensamentos é uma experiência de outro mundo - principalmente em Cítron, quando você consegue estrar em contato realmente com o seu método dialético, quando ele vai conduzindo o Cítron através de uma conversa e você vai vendo o conhecimento ser moldado aos poucos e de uma forma muito didática.

Enfim, gostei muito do livro e da escrita do Platão.

Sobre a defesa do Sócrates, eu me diverti muito lendo. É muito legal ver ele colocando todos os pontos pelos quais está sendo julgado e ir desmontando tudo, narrando suas origens e procedimentos e o porquê de tudo aquilo.

H3len4 06/08/2023

Platão (424/423 a.C. - 348/347 a.C.) exprime sua versão da defesa feita por Sócrates, em seu próprio julgamento, onde está sendo acusado de corromper a juventude e de não aceitar os deuses que são reconhecidos pelo Estado, introduzindo novos cultos.

Na sua visão, Sócrates havia sido vítima do poder do discurso político, que agiu contra o raciocínio filosófico. Platão acreditava na superioridade da filosofia sobre a política, a qual deveria dirigir os rumos da segunda.

Apesar da impossibilidade de verificar a fidelidade do texto em relação à defesa de Sócrates em tribunal, é evidente a concordância do autor com as argumentações expressas nas palavras do filósofo que serviu como seu mentor.

A obra está estruturada sob a forma de diálogo, iniciando-se com a acusação feita por Meleto, acompanhado de Ânito e Lícon. Meleto é o único na obra a falar durante a defesa de Sócrates, caindo em contradição sobre a natureza da acusação feita ao filósofo, afirmando em um momento que este pregava o ateísmo, e em outro, que acreditava em semideuses.

Ao longo da obra, Sócrates logicamente se concentra em uma argumentação contrária a seus adversários, que em alguns momentos se torna pessoal. O filósofo responde a seus adversários por refutação, tentando invalidar as teses opostas à sua. Ele ainda vai retroceder ao passado para reforçar a sua argumentação de defesa na tentativa de esvaziar a acusação.

A tese defendida pelo filósofo, em resposta às acusações, é a de que nada mais fazia do que filosofar. A sua teoria era a de que não havia quem pudesse dizer-se prejudicado com seus ensinamentos. Os seus argumentos, recheados de ironia, faziam corar os acusadores. Por isso, a contra-argumentação certamente não prevaleceria num julgamento justo.

Sócrates, porém, permanece fiel às suas convicções e não admite renunciar ao que ensinou. Admite ser melhor morrer e ficar livre de fadigas. Sua vida foi pautada por uma ética 'post mortem', ou seja, na crença de que a conduta virtuosa e verdadeira durante a sua existência lhe daria a paz necessária e a credibilidade moral para ser recepcionado pelos deuses. Ele foi condenado à morte por ingestão de cicuta.

Lari 09/06/2020

Oratória é tudo
Livro intenso, afinal descreve a defesa de Sócrates que foi acusado e no final é condenado à morte. A convicção de Sócrates na justiça e na virtude é inabalável a ponto de convencer um amigo (Críton) a desistir de ajudá-lo a fugir.
Não consegui acompanhar alguns diálogos, mas a ideia de se compreender como alguém que não sabe tudo é fantástica e me tocou de mais.

marisa13 31/03/2021

Essencial
.Essa edição é muito boa, adorei as explicações no final dizendo que o desgraçado do Platão adulterou muitas falas do Sócrates, assim como o Xenofonte, maior fanfiqueiro da Grécia. Sobre o livro em si, é perfeito para começar a ler filosofia, queria ter começado por esse...
Gui 01/04/2021minha estante
Não creio que foi adulterado, tive tantos orgasmos intelectuais com as falas do socrates

marisa13 01/04/2021minha estante
Sim, nesse livro não parece que ocorreu, mas o posfácio dessa edição fala sobre outras obras do Platão em que ele fez um pouco disso e eu não sabia. Também tive vários orgasmos intelectuais kkkkkk queria grifar tudo

Gui 01/04/2021minha estante
Acho q os adulterados foram aqueles outros livros que o socrates fica filosofando e as ideias são praticamente as mesmas do Platão (ou as ideias do Platão seriam as mesmas do socrates sla kkkk)

Robson.Vilar 24/03/2021

Apologia de Sócrates
Narrativa do julgamento e morte de Sócrates, escrita por Platão, uma ótima introdução ao pensando filosófico desse período histórico:

?Minha fuga seria a morte da minha palavra, a morte do meu pensamento. Conservando a vida, eu me tornaria indigno. Minha palavra, espalhada e amada, pode fazer algum bem. Não me peças que eu mate a minha palavra. outros juízes poderão se precaver contra a injustiça e outros inocentes poderão ser poupados. Seria covardia e crueldade não procurar salvá-los".

sarahiensen 21/08/2021

Livro ótimo
Pra mim a melhor parte foi:
Sócrates- Meleto, aonde q eu disse q n acredito nos deuses?
Meleto- tu n acredita n q eu sei, vc diz q Sol e Lua são pedra e terra
Socrates- como vc é burro cara...