Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão




Resenhas - Apologia de Sócrates


330 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


elieltoncastr_ 29/05/2024

"À própria verdade."
Platão descreve, apaixonadamente, o julgamento de seu mestre, apresentando-nos a tenacidade, o apego à verdade de Sócrates, a despeito de seu detratores, de seu destino. "Sobre o dever" acaba sendo muito mais interessante, nesse sentido, pois ali Sócrates eleva a discussão sobre o homem confrontar a si próprio, não apenas ao outro. É uma leitura que demanda atenção (e talvez por isso algumas notas de rodapé fossem dispensáveis, sobretudo àquelas que são meras opiniões do tradutor), apesar da tradução bastante fluída.
comentários(0)comente



.Ju 27/09/2021

obra do PAS
?Gosto de filosofia e sempre achei a história de Sócrates muito interessante, então tive uma boa experiência com esse livro.

?Vale ressaltar que a obra foi escrita por seu discípulo Platão, portanto a narrativa parte de um ponto de vista mais idealista.

?A linguagem exige um pouco mais de atenção mas não é uma leitura muito complicada.

?Recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julie 20/04/2021

Conhecendo Sócrates
Tudo que sabemos sobre Sócrates é através de seu pupilo, Platão, já que o filósofo não deixou nada escrito. Nesse livro, entramos melhor o que levou Sócrates a ser julgado e seus argumentos para fugir de uma condenação. É possível também compreender a filosofia de Sócrates, como ele entendia o saber, a inteligência e a sabedoria, sua crença, sua metodologia de ensino... Apesar de ser uma leitura difícil (é uma linguagem muito culta e rebuscada, precisa de atenção e dedicação para ler essa obra), mas vale a pena. Aprendi bastante sobre Sócrates e seus últimos dias de vida.
comentários(0)comente



Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Discurso do Sócrates antes de morrer. Quanta eloquência!
comentários(0)comente



maria clara 29/10/2021

nao entendo de filosofia e mesmo assim fui ler um livro de filosofia, que lindo.
obviamente nao entendi tudo mas gostei do pouco que entendi
comentários(0)comente



Nicole.Coelho 20/07/2021

Apologia de Sócrates
"Mas entre as muitas mentiras que divulgaram, há uma que admiro acima de todas: quando disseram que deveriam ter cuidado para que não fossem enganados por mim, como homem cuja habilidade é o discurso."

Não tenho muito o que falar, se você gosta de filosofia, principalmente dos clássicos gregos, vale a pena ler. A tradução é boa e a leitura flui muito bem, a considerar que foi escrito há mais de dois mil anos.

* A primeira parte é o julgamento do Sócrates e a segunda é um diálogo que ele tem com o Críton, o qual tenta convencê-lo a fugir. Para mais detalhes, olhe na sinopse.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ray of Light 17/02/2022minha estante
Acabei ficando curioso, acho que vou ler


Victor.Oliveira 17/02/2022minha estante
Vale muito a pena, eu adoro a leitura




Xiiru 16/09/2014

Bom eu amei , me agregou muito em vários fatores . Ele preferiu a morte a ter que viver na hipocrisia e fingir que acreditava e aceitava com o que ele não compactuava , ele mesmo fez sua defesa e defendeu suas ideias até o ultimo minuto ,esse livro é ótimo pra mostrar como hoje em dia as pessoas se vendem fácil ,estão acomodados , não existe mais moral , ética ou justiça verdadeira,tudo tem o seu preço . Somos fantoches alienados e facilmente manipulados a cada geração que si passa as pessoas se rendem aquilo que lhe parece mais fácil ,é a era do ctrl+c, ctrl+v . São poucos que pensam por si próprios , que procuram buscar o conhecimento , que questionam ou se preocupam com a sociedade em que vive , a cada geração só pensamos em si próprios , somos egoístas pois não ensinamos valores , apenas que si você não tem status você não é ninguém . Apenas pensamos em consumir e cada vez mais nos perdemos numa vida sem valores éticos .Pena ele mesmo não ter feito um livro mas platão ilustra muito bem as ideias e pensamentos do seu mestre . "Talvez, senhores, o difícil não seja fugir da morte. Bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte." Bom Super Recomendo a leitura .
Belisiario 25/09/2018minha estante
Ótimo comentário! Só gostaria de complementar com uma nota pessoal. Obviamente eu não posso opinar sequer analisar todas as diferentes culturas presentes no Brasil quiçá o modo de viver em outros países, porém, é nítida a "ignorância" no sentido da sociedade atual apenas repassar o conteúdo como se fossemos massa de manobra. Uma coisa é simplesmente ditar um fato, outro completamente diferente é passar um ocorrido, estimular o pensamento crítico para, aí sim, estarmos apto a estabelecer um raciocínio lógico e concreto. "Só sei que nada sei" reflete o aposto de grande parte da doutrinação que ocorre nas escolas e universidades atuais; aquele pelo qual pensa diferente da suposta verdade estabelecida é digno de ataques e adjetivos pejorativos. Estou em busca do conhecimento e quanto mais este ato se alastrar mais poderemos ter esperança de uma sociedade mais digna.




Larissa 30/10/2021

Tinha medo, mas eu amei!!!
Gostei muito dessa leitura, não conheço outras traduções, então não consigo comparar, mas achei essa versão muito boa e acessível. Eu estava com medo de ler essa obra - assim como tenho de outras de autores como Platão, Homero, Sófocles, etc -, mas ler o prefácio me animou muito. A escrita é muito interessante e ver o Sócrates construindo os seus pensamentos é uma experiência de outro mundo - principalmente em Cítron, quando você consegue estrar em contato realmente com o seu método dialético, quando ele vai conduzindo o Cítron através de uma conversa e você vai vendo o conhecimento ser moldado aos poucos e de uma forma muito didática.

Enfim, gostei muito do livro e da escrita do Platão.

Sobre a defesa do Sócrates, eu me diverti muito lendo. É muito legal ver ele colocando todos os pontos pelos quais está sendo julgado e ir desmontando tudo, narrando suas origens e procedimentos e o porquê de tudo aquilo.
comentários(0)comente



H3len4 06/08/2023

Platão (424/423 a.C. - 348/347 a.C.) exprime sua versão da defesa feita por Sócrates, em seu próprio julgamento, onde está sendo acusado de corromper a juventude e de não aceitar os deuses que são reconhecidos pelo Estado, introduzindo novos cultos.

Na sua visão, Sócrates havia sido vítima do poder do discurso político, que agiu contra o raciocínio filosófico. Platão acreditava na superioridade da filosofia sobre a política, a qual deveria dirigir os rumos da segunda.

Apesar da impossibilidade de verificar a fidelidade do texto em relação à defesa de Sócrates em tribunal, é evidente a concordância do autor com as argumentações expressas nas palavras do filósofo que serviu como seu mentor.

A obra está estruturada sob a forma de diálogo, iniciando-se com a acusação feita por Meleto, acompanhado de Ânito e Lícon. Meleto é o único na obra a falar durante a defesa de Sócrates, caindo em contradição sobre a natureza da acusação feita ao filósofo, afirmando em um momento que este pregava o ateísmo, e em outro, que acreditava em semideuses.

Ao longo da obra, Sócrates logicamente se concentra em uma argumentação contrária a seus adversários, que em alguns momentos se torna pessoal. O filósofo responde a seus adversários por refutação, tentando invalidar as teses opostas à sua. Ele ainda vai retroceder ao passado para reforçar a sua argumentação de defesa na tentativa de esvaziar a acusação.

A tese defendida pelo filósofo, em resposta às acusações, é a de que nada mais fazia do que filosofar. A sua teoria era a de que não havia quem pudesse dizer-se prejudicado com seus ensinamentos. Os seus argumentos, recheados de ironia, faziam corar os acusadores. Por isso, a contra-argumentação certamente não prevaleceria num julgamento justo.

Sócrates, porém, permanece fiel às suas convicções e não admite renunciar ao que ensinou. Admite ser melhor morrer e ficar livre de fadigas. Sua vida foi pautada por uma ética 'post mortem', ou seja, na crença de que a conduta virtuosa e verdadeira durante a sua existência lhe daria a paz necessária e a credibilidade moral para ser recepcionado pelos deuses. Ele foi condenado à morte por ingestão de cicuta.
comentários(0)comente



Lari 09/06/2020

Oratória é tudo
Livro intenso, afinal descreve a defesa de Sócrates que foi acusado e no final é condenado à morte. A convicção de Sócrates na justiça e na virtude é inabalável a ponto de convencer um amigo (Críton) a desistir de ajudá-lo a fugir.
Não consegui acompanhar alguns diálogos, mas a ideia de se compreender como alguém que não sabe tudo é fantástica e me tocou de mais.
comentários(0)comente



marisa13 31/03/2021

Essencial
.Essa edição é muito boa, adorei as explicações no final dizendo que o desgraçado do Platão adulterou muitas falas do Sócrates, assim como o Xenofonte, maior fanfiqueiro da Grécia. Sobre o livro em si, é perfeito para começar a ler filosofia, queria ter começado por esse...
Gui 01/04/2021minha estante
Não creio que foi adulterado, tive tantos orgasmos intelectuais com as falas do socrates


marisa13 01/04/2021minha estante
Sim, nesse livro não parece que ocorreu, mas o posfácio dessa edição fala sobre outras obras do Platão em que ele fez um pouco disso e eu não sabia. Também tive vários orgasmos intelectuais kkkkkk queria grifar tudo


Gui 01/04/2021minha estante
Acho q os adulterados foram aqueles outros livros que o socrates fica filosofando e as ideias são praticamente as mesmas do Platão (ou as ideias do Platão seriam as mesmas do socrates sla kkkk)




Robson.Vilar 24/03/2021

Apologia de Sócrates
Narrativa do julgamento e morte de Sócrates, escrita por Platão, uma ótima introdução ao pensando filosófico desse período histórico:

?Minha fuga seria a morte da minha palavra, a morte do meu pensamento. Conservando a vida, eu me tornaria indigno. Minha palavra, espalhada e amada, pode fazer algum bem. Não me peças que eu mate a minha palavra. outros juízes poderão se precaver contra a injustiça e outros inocentes poderão ser poupados. Seria covardia e crueldade não procurar salvá-los".
comentários(0)comente



sarahiensen 21/08/2021

Livro ótimo
Pra mim a melhor parte foi:
Sócrates- Meleto, aonde q eu disse q n acredito nos deuses?
Meleto- tu n acredita n q eu sei, vc diz q Sol e Lua são pedra e terra
Socrates- como vc é burro cara...
comentários(0)comente



330 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR