Apologia de Sócrates

Resenhas - Apologia de Sócrates

WalterGoncalves 31/07/2023

Apologia de Sócrates
Avaliação: (5 Estrelas)

A "Apologia de Sócrates" atravessa gerações; inclusive as futuras; de estudiosos em sua complexidade transversal, expondo o ponto de vista dos mais polêmicos aos mais honrosos filósofos da cidade de Delfos.
Sócrates interpretado na minha insignificante sensatez sensibilizada e perceptível visão.

Haveria de ser mais que sábio, mesmo assim negaria pela sabedoria.
Haveria de ter inimizades, mas nunca às utilizou como pretexto político ou militar.
Haveria de espalhar o conceito pós-racional, no momento que comprometeu-se ao movimento político irracional da época.
Fez-se da sabedoria, um grão de areia.
Fez-se da espiritualidade, uma luz em candeia.
Fez-se da profissão, uma infinita aldeia.

caluu 20/03/2023

Viveu pouco como um rei, e não muito como um zé
Esse ai caminhou para que nós pudessemos mitar, pra sempre kingo lacrador. cuida de nois do vazio da ausencia de existencia pós-morte ou do teu role eterno com hades, seja la qual rumo ce tomou

Wes Janson 08/11/2020

Essencial!!!
Sócrates e Platão não precisam de apresentações. Simplesmente representam a base de nossa civilização ocidental. Alguns livros raros merecem exceder uma injusta classificação de apenas cinco estrelas: este livro está nessa categoria.
Vemos o método socrático no momento culminante de sua vida, durante seu julgamento e na prisão aguardando a sentença. Uma aula de filosofia numa leitura que apesar do tema não é difícil.
Uma edição primorosa, com tradução bem explicada com notas que procuram contextualizar fatos e ternos, tornando tudo mais entendível.
Um livro que dever ser lido por todos, várias e várias vezes!!!

Manu5 05/12/2023

Releitura
......................................................................................................

Tayllon 27/12/2020

Grandes Orador
Para quem quer conhecer a Oratória de Sócrates, Sua maiêutica, recomendo esse livro. Mostra o belo discurso em sua defesa e a conversa com Críton. Gostei bastante

Cesar Garcia 15/04/2024

Reflexões sobre a cidadania
Platão nos conta um pouco dos últimos dias de Sócrates, do seu julgamento e de como ele reagiu às acusações e a sua eminente condenação.
Sócrates reflete sobre cidadania, religião, sobre conceitos de bem e mal, sobre costumes e sobre o valor da vida.
Um belo livro de filosofia, que mostra um pouco do impacto do pensamento de Sócrates no desenvolvimento da sociedade ocidental.

Flávio 29/08/2022

Tão antigo é tão atual.
Apologia de Sócrates: tão antigo e tão atual, onde muitas vezes a busca pela verdade e conhecimento e tão sacrificada, até ao ponto de sermos excluídos por querer apenas a verdade, o conhecimento, consciência elevada e a busca pelo bem.
"Se acreditais, matando os homens, iludir alguns dos vossos críticos, não pensais justo; esse modo de vos livrar não é eficaz nem belo, mas belíssimo é não contrariar os outros, mas aplicar-se a se tornar, quanto puder, melhor." (Apologia de Sócrates).

Khatatau 27/03/2022

O discípulo escrevendo sobre seu mestre
Sempre ouvi falar desse livro, mas nunca parei realmente para ler. Sempre gostei de filosofia e mitologias da Grécia antiga. Esse livro de longe é uma boa porta de entrada para esse esses temas.

Diego Santos 25/01/2024

Sócrates não foi só um filósofo.
A filosofia é um campo em que há diversos tipos de escritores e pensadores. Alguns mais ranzinzas, alguns mais ternos, outros mais ácidos, há também aqueles que são de certa forma frios em sua análise. Independente de como funciona a mente desses caras, achamos sempre um ponto que os humaniza. Afinal, ser humano é isso, é personalidade, é humor, é expressão.

Sócrates vai além do humano. Ele não parece ser só um estudioso que entende bem o mundo à sua volta e a política a qual está inserido. Ele passa a energia de alguém ILUMINADO. Está além de coisas mundanas como posses, bens e demais valores "comuns" que a sociedade impõe.

Comparo sua iluminação à figuras como Jesus Cristo ou Buda, nas devidas proporções.
Nesta obra, se tratando de um julgamento acerca de suas atividades como orador e pensador, mesmo certo de estar condenado, mantém suas convicções, valores e crenças acerca do que é sua verdade. E sua verdade é linda.

Quando comecei a ler filosofia, esperava criar apego por figuras como Nietzche, Dostoièvski, Camus, dentre outros. Porém, através do formidável Platão, foi Sócrates a quem mais me afeiçoei.

Obra genial, para dizer o mínimo.

Amanda 17/10/2022

Sei que nada sei
Sócrates acreditava que quanto mais você sabe, mais você percebe que não nada sabe.

Um bom sábio reconhece que quanto menos sabe, mais da para se aprender.

Jhonyf 05/02/2022

Sócrates e a Prefiguração da cosmovisão Cristã
Sócrates não negou o politeísmo, é verdade, mas já havia introduzido a ideia de um Deus acima de todos, aquele que seria o início de tudo, e este foi um dos motivos que o fizeram ser condenado a morte. Em sua defesa tão eloquente, ele não buscou somente se defender das acusações de seus inimigos, mas acima de tudo, defender a verdade, mesmo que aquilo lhe custasse a vida (uma inspiração para nossos tempos, onde as pessoas preferem negar e não defender a verdade por medo de não estarem sendo "politicamente corretos"). Sua frase "só sei que nada sei" pode ser muito famosa, mas com certeza não é tão profunda como esta tão bela reflexão: "Ninguém sabe, na verdade, se por acaso a morte não é o maior de todos os bens para o homem, e, entretanto, todos a temem, como se soubessem, com certeza, que é o maior dos males."

Luísa Anjos 02/02/2022

a apologia de sócrates é um livro do qual sempre ouvi falar, mas nunca me imaginei lendo. a mitologia era até então o único aspecto da grécia antiga que eu me interessava a ponto de me aprofundar. de uns dias pra cá, porém, a filosofia grega, seus filósofos e escolas passaram a me chamar atenção também. então decidi começar por esse título aqui.

essa edição por si só me ajudou bastante como uma espécie de porta de entrada para a filosofia grega, para além do que estudei no ensino médio. a própria apologia de sócrates é um texto curto. trata-se do discurso de defesa proferido por sócrates no tribunal quando foi acusado de ateísmo e corromper os jovens. não deve ocupar, porém, mais do que 25% do livro. o resto da edição é completo por informações sobre sócrates, sua vida e filosofia, filósofos de seu tempo. ainda temos notas de rodapé explicativas.

algo interessante de se notar é que sócrates não deixou nada escrito. tudo que é atribuído a ele foi transcrito e até, em parte, deduzido por quem se dedica a esse trabalho. soma-se a isso o fato de que cada autor, no ato da escrita, também coloca um pouco de si e, dessa forma, pode exagerar ou deformar as palavras, a personalidade e as mensagens de sócrates, a partir da imagem que se quer criar do filósofo. essa edição da apologia foi transcrita por platão, que tinha lá alguns traços bem distintos de sócrates.

o método socrático me fez levantar a sobrancelha algumas vezes. não achei a melhor coisa do mundo, mas não posso negar que ele foi uma pessoa muito íntegra e criativa no sentido de aplicar sua filosofia. minha leitura acabou sendo bem imparcial (mas não consigo enxergar isso como algo ruim). eu não consegui passar por aquelas personalidades sem ver seu lado mais grosseiro, mas seu brilhantismo talvez até ultrapassasse isso.

enfim, agora sigo buscando um livro para dar continuidade aos meus estudos. acho sim que esse pode ter sido um bom começo.

... 08/10/2022

Sócrates
A maneira que Platão descreve Sócrates é distorcida pela sua admiração, mas é inegável que foi um homem de retórica brilhante. Fiquei fascinado pela maneira que ele se explicou e refutou seus adversários. Para Sócrates, a sabedoria é você saber que há coisas que você não sabe. "E o que é senão ignorância, de todas a mais reprovável, acreditar saber aquilo que não se sabe?"

Eoli 19/03/2021

Essa obra de Platão sobre o julgamento de Sócrates aborda sobre a essência da filosofia política .Além de ser um símbolo da liberdade de expressão e extremamente político que discute outras coisas como o temor e a dúvida do Fim.

mily_myself 03/10/2021

GENIAL!
Eu arranquei tantas citações desse livro, ele é incrível do início ao fim!

Nos é dado o gostinho da genialidade de Sócrates, sem dúvidas saímos com muitos aprendizados.