Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Wendy Coutinho 26/12/2023

Amor ou dinheiro
Eu gostei muito da leitura, mas apesar de acreditar no amor no fim das contas tudo se trata sobre dinheiro, achei meio chato essa coisa de quase ir o tempo todo, me prendeu por um momento, mas logo me irritou.

Thauany 26/12/2023

Quando o orgulho encontra o amor
Eu gostei bastante da leitura e apesar de ser bem rebuscada nos traz o gostinho de como era viver na burguesia brasileira daquela época.
Sobre o casal cão e gato é aquela afiliação ao longo da história para eles colocarem as diferenças de lado e simplesmente conversarem.
Levando em consideração o contexto histórico é muito bom.

Isa Gomes 22/12/2023

Gostei
Estou me adaptando a ler clássicos, livros da literatura brasileira e amei o livro, uma pena que tive somente a oportunidade de ler digital. Mas ficarei ansiosa para ter em minha estante.

Anna2695 21/12/2023

?Senhora? é um livro interessante, eu sou suspeita pra falar porque tenho tendências a gostar de enemies to lovers. Gosto da escrita do José, porque é detalhada na medida certa e ele sabe como desenvolver os personagens e a história, apesar de que em alguns momentos eu me sentia confusa sobre linha do tempo e etc. Vale a pena ler o livro, mas em uns momentos eu ficava irritada porque o enemies era demais e parecia mais dois adolescentes brigando por besteira e mais pro final isso se torna muito mais comum.

tal_kless 21/12/2023

Não ao capitalismo!!
Nada melhor que um livro criticando a lógica mercantilista imposta em tudo: até em casamento!

Um livro próprio do romantismo, tanto em tema quanto em forma.

Vocabulários que instigam o imaginário, além de que em vários momentos há vocalização dos pensamentos dos personagens e tudo ocorre de uma forma mais peculiar. O próprio final termina com um fechar de cortinas. É uma história bem teatral.

Aurélia se mostrou uma personagem muito interessante que pode ser lida atualmente como feminista, mas na época se comporta de tal forma para escandalizar e fazer com que o marido prove do próprio remédio, com o objetivo de mostrar como ele errou em pensar só em lucro. Existe aí nas entrelinhas a ideia que o amor prevalece tudo.

Li pra facul. Acho que a leitura não teria se desenvolvido tão bem sem um prazo, mas foi massa de qualquer forma.

Jeffin_03 19/12/2023

Alguns comentários de Senhora
Primeiro devo dizer que um dos livros mais difíceis que já li. Segundo, meus comentários.

Na metade segunda do século XIX, a sociedade em sua classe maior, muito se preocupa com aparências. Dessa forma, Seixas é um jovem que gasta o necessário para circular nestes ambientes para que lhe vejam como homem distinto, respeitável, rico. No entanto, é fato real que Seixas não é o que aparenta e suas extravagâncias o levam a quase falência. Neste cenário, Aurélia compra um marido. Compra Seixas que se vende não como pessoa ou marido, mas como coisa.

A convivência diária será suficiente para de fato costurar as almas de Aurélia e Seixas?

Tay.Luz 17/12/2023

Não sei se comento? -_-
Depois de terminar de ler, fiquei pensando: Será que o amor cura todas as feridas, até mesmo a falha de caráter?
Sei que pra época o livro foi polêmico porque criticou a sociedade carioca que institui também o casamento como uma nova moeda para mover o capitalismo. Mas me incomoda a ideia que o autor trás ao final do livro que o amor tudo cura, talvez Alencar fosse muito esperançoso mas a ideia não me convenceu.
Não vou adentrar na história por um lado pela sinopse do livro ser bem conhecida e por outro para aqueles que desconhecem terem uma surpresa. Posso concluir que cada um vai ter uma opinião própria sobre o final. Por ser mulher e viver em uma época diferente de Aurélia simpatizo mais com a protagonista que ao ascender socialmente através da herança, viu nessa oportunidade uma liberdade que as mulheres não tinham e de bônus se vingou. Não acho que Alencar tinham noção de empoderamento mas mesmo assim criou um protagonista que tinha um pouco de poder nas mãos e ao fim o trocou pelo amor do homem que a trocou por dinheiro.

GAssika 16/12/2023

Clássico nacional
Eu amei esse livro, gostei muito de todo o enredo, e apesar de ser um livro escrito a tanto tempo ainda sim me encantou. Gostei demais de toda a vingança, mas gostaria que tivesse mais páginas, principalmente no final.

Joao.Vitor 15/12/2023

Me deliciei com a Aurélia derramando sarcasmos e ironia, é uma personagem muito bem construída e acredito que chocante para os padrões da época. Um verdadeiro clássico!

Wellington.Santos 15/12/2023

O autor em sua época consegue trazer uma escrita mais simples e também personagens femininas mais complexas numa época que o protagonismo era masculino. Parece básico contudo é bem avançado, porém a trama ainda é de um recorte social bem alto e pode não agradar sendo mais do mesmo.

Cecilia 12/12/2023

Senhora
"Senhora," escrito por José de Alencar, é uma obra clássica da literatura brasileira que aborda temas como o casamento por conveniência, as relações sociais e a busca pelo poder.
A trama envolvente segue a protagonista Aurélia Camargo, uma mulher determinada que busca vingança após ser abandonada pelo noivo. Alencar tece uma narrativa rica em detalhes, explorando as nuances da sociedade da época e oferecendo reflexões sobre o papel da mulher e as complexidades do amor e do poder.
A obra continua a ser apreciada por sua análise social e suas personagens cativantes.

Melo72 12/12/2023

Senhora
Um livro fraco, só com palavras difíceis, não tem nd de surpreendente e nem diferente. Esperava mais do livro de José de Alencar

Aline.Silva 10/12/2023

O Livro mostra a história de Aurélia Camargo, uma jovem órfã que se torna uma milionária herdeira. Aurélia é uma bela e inteligente mulher de família humilde que vive com sua mãe. Ela é apaixonada por Fernando Seixas, um jovem advogado que ela acredita amar profundamente. Após ser surpreendida com a perda do irmão, a rejeição de seu amado, que renega sua pobreza, e posteriormente a morte de sua mãe, Aurélia recebe a herança de seu avô, tornando-se uma das mulheres mais ricas do país, tudo muda. Com sua recém-adquirida riqueza, Aurélia decide se vingar de todas as pessoas que a desprezaram por ser pobre. Ela então elabora um plano ousado: oferece uma grande quantia em dinheiro para se casar com Fernando, que está noivo de uma mulher da alta sociedade chamada Adelaide. Fernando, tentado pela fortuna de Aurélia, aceita a proposta e rompe seu relacionamento com Adelaide.
Aurélia e Fernando se casam e ela usa sua riqueza para comprar e decorar uma luxuosa mansão, onde está determinada a provar que pode ser uma dama da alta sociedade. Porém, ao longo da história, Aurélia percebe que o dinheiro não pode comprar o verdadeiro amor e a felicidade.
Enquanto tenta sustentar sua posição social e lidar com os desafios de ser uma mulher rica, Aurélia acaba se apaixonando verdadeiramente por Fernando. Ao longo da trama, os personagens enfrentam desafios, intrigas e tentativas de separá-los, mas, no final, o amor verdadeiro prevalece e Aurélia e Fernando se reconciliam. A história também aborda questões sobre reputação, classe social e as limitações impostas às mulheres na época. ?Senhora? é uma obra que retrata o amor, ambição, vingança e redenção, com personagens complexos e uma trama envolvente, além de trazer reflexões sobre a sociedade da época.

DraRaísa 09/12/2023

Excelente para estudar
Na época da escola essas leituras eram obrigatórias e chatas. Mas com essa versão em graphic novel, a compreensão é melhor e a leitura mais divertida.