Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

andyflower 03/10/2023

Gostei bastante do livro. Demorou a vida toda pra acabar de ler mas era porque a disciplina de literatura brasileira que estava fazendo acabou rs. No mais, o livro é bom, claro, mas não curto muito livro de época, então foi difícil acostumar com o ritmo da leitura principalmente no começo do livro. Os personagens foram bem desenvolvidos, embora eu ache que o plot do livro é acontece porque a Aurélia é uma doida narcisista e o Seixas um materialista ganancioso - se eles tivessem um psicólogo não teria história. Também não achei que o final fez muito sentido pra quem Aurélia é mas quem sou eu pra julgar?

Julia.Sasinski 01/10/2023

Tipo fanfic
Sério é o clássico que mais se parece com uma fanfic, parece que foi o José de Alencar quem deu o pontapé inicial para todas as fanfics em que o Harry Styles te compra, amei

Fernanda Coelho 01/10/2023

Novelão
Não imaginei que essa leitura seria tão incrível e tão digna de um novelão!

Não é uma leitura fácil e agradeço as meninas da LC pelo incentivo e a Tati pela tradução inicial! ?
@tatysturnick 01/10/2023minha estante
Tô tão feliz que você gostou. Seixas e Aurélia foram uma baita surpresa, não é mesmo? ?

Quellen 01/10/2023minha estante
Sou apaixonada por Seixas e Aurélia, assisti "Essas mulheres" quando era criança, e quando li esse livro fiquei mais apaixonada ainda, apesar da linguagem difícil por ser uma leitura de época, a mensagem que ele passa, o empoderamento da Aurélia, é digno de novela mesmo!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Só de acompanhar suas impressões fiquei com vontade de ler, amiga. ?

Gabriela.Andrade 29/09/2023

José de Alencar me surpreendeu!

Já tinha tentado ler esse livro várias vezes e não conseguia sair da segunda página..

Na 7567 tentativa consegui prosseguir a leitura, e graças a Deus por isso! Se não eu teria perdido este prazer que foi conhecer Seixas e Aurélia

Recomendo muito, parece novela das 6!

E sim, tem um vocabulário mais rebuscado mas nada que um dicionário não dê jeito

Nero.Godoy 28/09/2023

Senhora;
Que livro maravilhoso! Você entra em outro mundo enquanto lê, mal vê as horas passando.
As personagens são maravilhosas. Nem imagino o quão afrontosa Aurélia parecia naquela época, se ainda hoje vemos ela como uma mulher diferente das demais. Achei toda sua história muito bem pensada e sua personalidade mais ainda! Um par perfeito para Fernandinho.
O começo do livro atiçou bastante minha curiosidade, eu queria saber o que Aurélia tramava e o que Fernando pensava sobre. Infelizmente, da segunda à última parte do livro, até pouco antes do final, achei tudo muito repetitivo, mas o final vale totalmente a pena!
Num geral, o livro desperta aquela menininha interior que sonha com um amor perfeito, por mais que todo o romance seja um caos total. Você se encontra no lugar dos personagens e fica triste junto a eles, e, no final, chora junto também!
Raul 28/09/2023minha estante
De fato me surpreendi muito com está obra!

Carregando... 23/09/2023

A escrita foi agradável e me prendeu na história, principalmente nas últimas páginas. Alguns trechos precisaram de um pouco mais de atenção, mas foi um desafio que eu, particularmente, gostei.

Quantos aos personagens, achei o relacionamento nocivo. Seixas perdeu toda a sua personalidade e se tornou uma extensão de Aurélia sob a fachada de ter amadurecido. O famoso ideal que Aurélia procurava. Na vida real, isso se tornaria entendiante no futuro.

Aurélia, embora tenha passado dificuldades na vida - e até uma parte poderia justificar sua dor -, e talvez por que fosse muito jovem, não conseguia seguir em frente e sempre estava munida de desculpas bem argumentadas. Tenho minhas convicções de que ela manteria essa postura por muito mais tempo se não fosse os acontecimentos finais. Ela poderia ter sido mais feliz, e nem digo com Seixas.

E, afinal, o que deu da família de Seixas?

Carolline25 23/09/2023

Gostei
Pensei que não iria gostar pq ainda não tô acostumada com esse tipo de leitura, mas Aurélia fez eu ter outra visão. Ela é muito orgulhosa,Tudo oq ela fez, fez por orgulho e amor e no final ela teve que deixar o orgulho de lado.

Literathatha 21/09/2023

Vocabulário complexo, mas enredo vale a pena
Comecei a ler e não entendia nada. Vocabulário complexo, parágrafos inteiros que eu não compreendia. Mas fui relaxando e relevando as palavras que não conhecia e me interessando pela história. Um romance, simples até, que conseguiu me prender a atenção e por isso uma boa avaliação.

M_clarasanto 19/09/2023

Melhor do que esperava
Não li no ensino médio, mas fiquei com vontade de ler. Não lembrava os pormenores dos resumos que li/ouvi, então acabou sendo surpreendente. Não achei que eu fosse gostar tanto, mas o único erro do livro é o final rápido.

Xaaaa 18/09/2023

Senhora
Livraço.

Eu acabei o livro há pouco tempo e fiquei um tempo refletindo sobre tudo que eu acabei de ler. Que delícia que é ler um livro bem escrito desse jeito.

?Senhora? é um livro impecável que toca em diversos pontos relevantes e importantes de serem discutidos, é um livro que se torna tão real nas emoções que te faz um personagem da história, é um livro que te surpreende a cada capítulo e é O livro.

Desde os primeiros capítulos do livro, já é notório que o José de Alencar sabe exatamente o que ele ta escrevendo. Os personagens vão ganhando personalidade junto do espaço em que se passa a história que vai se construindo e se tornando cada vez mais real.

É uma obra que representa a perfeição do equilíbrio. Nada é demais e nada é pouco. Tudo na história está sempre balanceado. Cada capítulo e cada página do livro tem o seu valor e cumpre um papel necessário na história; sem ser muito descritivo, excessivo ou esquecível.

Quando eu menos esperava, a história tomava um rumo diferente ou tinha um novo desdobramento que trazia mais complexidade à obra. (E é incrível como na última página, em pouquíssimos parágrafos, tudo vira de cabeça para baixo, de cabeça pra cima, de cabeça pra baixo, de cabeça pra cima ??..)

O melhor livro que eu já li!

utasaan 17/09/2023

Um clássico porém irritante
Desde do início me irritei com a obra. Talvez a escrita de José de Alsncar não seja para mim. Todo esse drama entre o casal me irritava. Sei que pertence ao Romantismo mas me lembram muito Estela e Miranda porém chatos já que possui todo esse glamour da mulher inacessível. Enfim, comparado à "A Viuvinha" e "Cinco Minutos" é melhor mas as vezes cansava os capítulos terem a mesma dinâmica de Aurélia e Seixas soltando indiretas entre si.

Isabelle.Della 14/09/2023

Genial
Não colocava muita expectativa, como obra romântica, mas me prendeu do início ao fim. As descrições de Aurélia, todo enredo, todo ego que puxa um pouco mais (na minha percepção, pra um certo realismo). Ela não é ''pesada'' de ler no sentido de conteúdo e demonstra muito bem a relação de ego entre as relações sociais. Adorei, um ótimo clássico

Madu Oliveira 14/09/2023

A escrita é ridiculamente cansativa e desnecessariamente densa, mas se esse fosse o único problema, talvez eu pudesse ter gostado do livro.
Acho que só não sou muito romantica, no sentido literario da coisa, o fato de todo o problema ter sido resolvido em três linhas, e pelo poder do amor, me irritou profundamente.
É um livro cheio de cenas, mas sem nenhum diálogo real entre os protagonistas, que em nenhum momento tentam genuinamente se entender e conversar.
Consigo ver o valor de se publicar uma protagonista como a Aurélia, na época em que foi publicada, e entendo o porque de ter se tornado um clássico. Mas isso não torna o livro menos ridículo aos meus olhos.
Ambos os protagonistas poderiam ter sido muito melhor desenvolvidos, se a história tivesse uma escrita diferente e mais envolvente.