Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Rayna 12/08/2023

Obrigatório
Li esse livro por conta da escola, não curti muito achei a trama enjoativa e repetitiva mas tirando isso é um bom livro.

Iza Santos 10/08/2023

Uma versão interessante dos clássicos para que a nova geração conheça.
Gostei muito mesmo achando bemmm resumido.

Gabi 08/08/2023

Senhora
Nunca fui fã de clássicos, mas confesso que o livro senhora me pegou de jeito. A história é muito legal e o melhor de tudo é que é uma obra nacional.

bellibooks 06/08/2023

Tava esperando um desfecho completamente diferente, ainda mais pela minha interpretação da personalidade da aurélia mas não fiquei insatisfeita com nenhuma parte. tive uma ótima leitura pq tava de férias ?

jurdangf 05/08/2023

Orgulho e preconceito brasileiro, preferia ela humilhando ele masss tudo bem, fazer oq. se eles se amam espero q de certo

Gabs 02/08/2023

De início ja falo que foi livro pra escola e foi um dos melhores que ja li (logico que ja li livros melhores e que o enredo e genero do livro me agradam mais) mas nao foi de todos os males esse
achei interessante, acredito que principalmente por causa dos rolos e fofocas

@PattySantos11 02/08/2023

O único clássico que amei de verdade!!!
Este foi o único livro que li para a escola e vestibular e realmente gostei da leitura kkk
A história da Aurélia é literalmente o cenário perfeito para o estilo de leitura que gosto, além de o livro ter o objetivo de criticar claramente a sociedade da época que era tão apegada ao dinheiro e a "boa fama", faz uma crítica válida até hoje que se você não tem dinheiro, não existe ou não tem valor na sociedade (uma realidade ainda na nossa época).
Eu gostei bastante do livro porque além dele fazer claras críticas a sociadade e ao casamento por interesse, muito comum na época, tras um romance que vale a pena entre Aurélia e Fernando. Confesso que algumas atitudes da personagem principal me irritou em alguns momentos, mas o mocinho precisava mesmo passar por algumas coisas para entender que nem tudo nessa vida é sobre dinheiro!
Enfim, este clássico eu indico com certeza!!!

Mauricio 02/08/2023

Mercadoria do Amor
Aurélia Camargo é uma linda garota de 18 anos recém apresentada à sociedade da época do império que, por ter uma situação humilde, é rejeitada por Fernando Seixas, um jovem aspirante a ascender por meio de sua beleza e elegância, através de um casamento. Adelaide, uma jovem rica é a escolhida.
Tudo muda quando Aurélia se vê herdeira de uma grande fortuna, vinda de seu avô paterno, um milionário fazendeiro que ao fim da vida decide deixar o testamento à neta.
Na época em que os casamentos eram negociados como mercadorias, os dotes eram medidos pelo tamanho e importância, a história de Aurélia foge à regra e, como numa antecipação do feminismo, é ela quem compra o seu parceiro Fernando e o faz de seu companheiro, sem que o mesmo saiba quem o estaria "comprando".
Fernando após ser humilhado por Aurélia pela nova condição, se torna uma pessoa fria e orgulhosa e não dá o braço a torcer à parceira.
Uma relação conjugal recheada de ressentimentos e uma amostra de como poderia ser esse tipo de relacionamento na época, marcado por falsidades, jogos de seduções e encenações perante a sociedade. Com o diferencial do lado feminino exercendo o protagonismo e o controle.
Será que exste o amor verdadeiro entre Aurélia e Fernando? Ou tudo será um jogo?
Deixo para os leitores descobrirem!

aillia 31/07/2023

A vingança de uma romântica...
A descrição deveria ser: como comprar (literalmente) o boy que quebrou seu coração, humilhar e fazer ele se arrepender amargamente, no século 19. ?

O livro vai contar a história de Aurélia, uma jovem que herdou muito dinheiro e propriedade de seu avô. Antes disso, ela era muito pobre, e chegu a se apaixonar por um rapaz muito ambicioso chamado Fernando Seixas, esse lhe prometeu amor eterno, mas depois partiu o coração da pobre garota por causa da sua situação financeira. O tempo se passou, ela virou herdeira, e pela sua idade avançada já estava na hora de se casar. Com a volta de Seixas para a sua cidade, ela arquiteta um plano para comprar ele, anonimamente, com um dote de valor muito alto. Depois disso, é uma sequência de humilhação que ela faz para fazer o Seixas provar do próprio veneno. Afinal, se ele a tivesse amado e ficado com ela, teria o amor e a fortuna.

Gosto dos romances clássicos, claro que a escrita me chama de analfabeta a cada parágrafo, mas é um desafio construtivo. Os detalhes e termos da escravidão da época também me incomodam bastante (mas infelizmente, não tem como mudar a história do nosso país, então eu só ignoro). Gostei do enredo e das reviravoltas, é engraçado perceber como o amor faz a gente perder a noção do ridículo ?. Também foi legal ter uma personagem feminina com pensamentos maduros e controversos para a época. De modo geral, eu gostei.

Haha 31/07/2023

Uma Senhora na visão de Alencar
Na trama, a personagem trava uma luta entre amor e opulência. Senhora de si, da beleza e da inteligência, da esperteza e da magnificência, encantava a todos, mas apenas um lhe enchia a cabeça. Um amor não correspondido.
A visão que Alencar teve sobre uma mulher de uma época distante fora intrigante. Conservador, descreveu sua personagem principal como dona de tudo; pôs a mulher no centro, indo contra os conceitos da época, na visão da sociedade machista.
Entretanto, a moça propõe certa irritabilidade, nas falas com seu marido, não reconhecendo que ele a amava, e jurando que aquele casamento devia unicamente aos interesses humanos do homem. De todo, ao redimir-se com o cônjuge, pressupõe certa tendência à esperança do amor verdadeiro, característico do romantismo brasileiro.
No geral, é um bom livro para findar o tédio.

Iria.Collar 30/07/2023

Como faz um bom tempo que fiz a leitura não lembro detalhes, porém foi uma leitura que me encantou pela harmonia, simplicidade e escrita. Com certeza vale a leitura.

rodrigueswlucas 29/07/2023

Trata-se da história de Aurélia Camargo, uma moça com personalidade marcante, possuidora de inteligência e atitude acima da média e fora dos padrões da época.

O romance evidencia o caráter contratual e patrimonial do casamento, o enriquecimento pelas vias do matrimônio, o interesse e a necessidade; a posse e o ciúmes e, sobretudo, o orgulho e a honra.

Carmin_111 28/07/2023

Péssimo
Não só a trama é ruim como ter lido esse livro em 3 dias (sem dormir) pra fazer um roteiro de peça escolar e ninguém dar a mínima pro seu trabalho me causou traumas.

luiza 26/07/2023

A leitura é bem leve e rápida, não achei que fosse gostar, e embora tenha me irritado bastante com alguns trechos, achei mto interessante a história