Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Livros.Bichos 01/09/2023

É bom
Foi legal acompanhar o romance e ter essa percepção sobre o quanto o que você tem em riqueza influencia.

Leticia Novaes 30/08/2023

SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR
⭐⭐⭐⭐

"Sou senhora de mim, e pretendo gozar da minha independência sem outras restrições, além do meu capricho. Foi o único bem que me ficou do naufrágio de minha vida, este ao menos hei de defendê-lo contra o mundo."

Aurélia é uma das moças mais ricas e bonitas do Rio de Janeiro imperial. Qualquer homem seria sortudo se fosse escolhido para casar com ela, principalmente por causa do bom dote que iria receber. Porém ela já tem em mente o seu pretendente e combina com seu tio e tutor de fazer uma proposta de casamento a ele, mas sem revelar a sua identidade, o noivo só conheceria a noiva no dia do casamento.

O enredo desse livro é genial e a mocinha uma personagem forte e feminista para época, em uma trama de vingança. Foi um livro que me lembrou um pouco Orgulho e Preconceito, sendo na minha opinião superior.

Sigo apaixonada pela literatura nacional!! Leiam nossos clássicos brasileiros.
annikav.a 30/08/2023minha estante
Aurélia é tudo pra mim, mas na minha opinião não deveria ter aceito o Seixas de volta skekqkskwkw

Marjory.Vargas 27/08/2023

Uma obra atemporal, Senhora faz uma crítica à sociedade da época, aos interesses ocultos, mas também mostra que as pessoas podem mudar e que merecem uma segunda chance.

~Elisabeth Darcy~ 26/08/2023

Como já dizia Kelly Key:
?"Você gosta de mandar
Você só me faz sofrer
Você só sabe gritar
E grita sem saber
Mas sem mim você não vive
Sem meus cuidados amor
Fala baixinho comigo
A sua dona chegou"?
giovannaalicee 09/09/2023minha estante
Melhor resenha ja feita kkkkk a vibe é essa

Lala 25/08/2023

Agora você vai me chamar de SENHORA
Bom, vamos lá. Eu estava com uma expectativa bem alta pra Senhora pq O Guarani é um dos meus livros favoritos, então por ser do mesmo autor, eu fui esperando uma coisa e acabou não sendo exatamente a experiência de leitura que eu achava que seria.
A primeira parte do livro é muito muito boa. Os ganchos são excelentes, a Aurélia é uma personagem muito interessante e existe uma tensão e um mistério no ar que envolvem o leitor. O final da primeira parte é o grande ápice do livro com a compra do Seixas e é bonito de ver.
Mas depois da primeira parte, eu acho que o livro se torna um pouco lento. Eu acho que o ritmo foi o que mais me pegou, os personagens não me envolveram tanto e tiveram momentos que as descrições enroladas me fizeram ter preguiça de ler. Na primeira parte, eu tava super interessada, mas aí eu perdi um pouco desse ânimo ao longo da leitura.
Na parte da crítica ao mercado do casamento, esse livro é muito bom. Gosto do como ele é ácido e de como a Aurélia ironiza isso tudo, as críticas são explícitas e acho genial a divisão das partes terem nomes de transações comerciais, mostrando que naquela época as pessoas faziam negócio antes de casar por amor.
Mas eu esperava um pouco mais do casal e do Seixas. Ele tem pontos interessantes que acabam não sendo muito explorados (tipo a relação dele x sua família x aparências, que é pincelada, mas n muito trabalhada). Eu não cheguei a shippar os dois e achei o final bem brusco. Ela se humilhando aos pés dele é uma coisa meio ridícula, mas o que mais me incomoda nem é isso, e sim o como é repentino. Ela muda muito a personalidade de uma hora pra outra e isso me incomoda.
Eu acho que tava tudo bem eles ficarem juntos, mas eu particularmente não consegui sentir esse amor e acreditar naquele final. E eu não confio no Seixas ainda kkkkk.
Enfim, a obra é boa, bem escrita, tem boas críticas, mas pra mim peca no arco dos protagonistas e no ritmo em algumas partes.

Felipe1503 24/08/2023

?O casamento é geralmente considerado como a iniciação do mancebo na realidade da vida. Ele prepara a família, a maior e mais séria de todas as responsabilidades. Atualmente esse ato solene tem perdido muito de sua importância [?]?

Luci_books 20/08/2023

Senhora encerra a trilogia "Perfis de Mulheres" de José de Alencar e dentro dessas três obras se tornou a minha favorita, logo atrás de Lucíola. A história discorre em torno de Aurélia Camargo e seu amado Fernando Seixas, uma união um tanto conturbada por questões do passado. A jovem e órfã milionária de 18 anos se mostra ser uma grande mulher por não depender de homens para gerir seu dinheiro e patrimônios, visto a época que a história acontece isso não era comum. A partir disso já esperamos uma grande mulher de personalidade forte, que sabe o que quer e faz as coisas acontecerem, podemos ver isso nitidamente quando ela decide adquirir um marido. Sem sombras de dúvida Aurélia Camargo é uma personagem e tanto na literatura brasileira e na minha opinião deveria ser tão conhecida ou mais que a própria Capitu de Dom Casmurro.

skuser02844 17/08/2023

Clássico
A obra é um clássico da literatura, sua leitura é quase obrigatória. A escrita de época torna esse ato um pouco maçante, mas a história te prende e o desenvolvimento dos personagens me surpreendeu.

William LGZ 15/08/2023

Chegou muito perto da perfeição
Antes de ler Jane Eyre este tinha sido meu livro favorito do ano e isso não é pouco, eu vinha com as expectativas baixas por antes só ter lido do escritor o romance indianista Iracema, que não gostei tanto, mas Senhora mostrou uma outra faceta do seu autor que atingiu em cheio todos os meus gostos literários.

Desta vez a escrita altamente descritiva de José de Alencar, que em outro contexto achei bastante exaustiva, encaixou como uma luva nesta trama complexa que busca explorar a temática de um casamento de aparências, prática comum entre a sociedade do século XIX como uma forma de ascensão social, de forma aprofundada e com algumas surpresas que não deixam o leitor cair em tédio nunca.

Seus personagens, em especial a protagonista Aurélia, são marcantes e muito bem desenvolvidos, e os considero o principal motivo para eu ter me afeiçoado tanto a obra; Minha única crítica para esta está em seu final que achei muito apressado, precisando de uma melhor construção para que seus rumos pudessem ser aceitos de melhor forma por mim.

Entretanto mesmo assim e sem dúvidas ainda prossegue sendo um dos melhores livros que li em 2023 e definitivamente o indico para todos que acompanharam a resenha até aqui e se interessaram de algum modo por ele, vocês não vai se arrepender!
bia0:0 16/08/2023minha estante
suas resenhas são incríveis

William LGZ 17/08/2023minha estante
Muito obrigado pela mensagem, me alegra mt confirmar que tem gente que tá gostando delas ??

LuDosLivros12 14/08/2023

Um clássico, mas não me conquistou
Tive que ler porque a escola pediu. Gostei do início e do fim, só que entre o meio foi bastante arrastado, achei a quantidade de descrição que tem no livro cansativa. A história não é ruim, é bom ver a evolução dos personagens ao longo do livro, mas por causa do ritmo arrastado e da linguagem rebuscada da época foi uma leitura um tanto maçante. Mesmo sendo um clássico importante pra literatura nacional, confesso que não foi exatamente o livro pra mim.

MariaeSM 14/08/2023

Um bom livro
Estava um pouco nervosa quanto a leitura deste livro por causa de alguns comentários que ouvi e li a respeito dele, mas até que foi uma boa leitura. No início, confesso que estava me arrastando enquanto lia, mas depois ficou um pouco mais interessante. Principalmente quando compreendemos o porquê da Aurélia fazer tanto mistério ao Seixas quanto ao casamento.
É compreensível o fato de ela estar zangada, mas teria sido melhor apenas deixar ele para lá e seguir com a vida. Mas como no final houve esta mudança de atitude por parte dele, fico feliz por ela não ter feito isso.
Acho que, para mim, os únicos pontos negativos do livro são o fato de a leitura ser um pouco arrastada no livro e o fato de que os demais parrsonagens parecem não ter vida própria. Eles existem apenas para fazerem parte da vida dos personagens principais e a gente não sabe o que acontece com eles depois que a história acaba. Sei que isso pode não ser algo tão importante, mas existem livros que fazem isso e deixam um ar de história mais completa.
Enfim, gostei bastante da leitura, embora tenha tido sentimentos bastante conflituosos enquanto o lia.
Kaila 14/08/2023minha estante
Eu não gostei muito do final, achei o livro muito arrastado pra um final rápido demais