Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

mayagraciele 13/09/2023

Eu já conhecia a história, sempre gostei da história da Aurélia e do Fernando. Mas devo dizer que por se tratar de um clássico e um clássico brasileiro tive um pouco de dificuldade com a linguagem, mas nada que afetasse muito a leitura.

ssmzhpjjm 11/09/2023

Li por conta da escola e percebi que eu sou uma analfabeta funcional, li, li e no final não entendi nada. Não tenho a capacidade de opinar sobre, mas odiei o final. Fiquei muito frustrada com ele.

Sonic Judeu 11/09/2023minha estante
kkkkkk fiquei assim lendo machado de assis

Lu Sapucaia 11/09/2023minha estante
Sempre me senti assim com os livros de escola

Cabeça 11/09/2023minha estante
Livros que a escola pede são sempre assim KKAKA tenho uma coisa com o José de Alencar que já me deixa com birra dele então acho que vc tá correta KAKKAA

pamelaoliveiraa.s 10/09/2023

Obra atemporal
Eu tinha abandonado a leitura no Ensino Médio porque achava muito chato, mas decide cursar Letras e fui obrigada a ler na disciplina de Narrativa Brasileira... E não é que gostei? as vezes tudo que a gente precisa é fazer as coisas na força do 0d1o e da obrigação com um pouco mais de maturidade. A obra de Alencar é atemporal porque aborda assuntos que desde sempre estava presente na sociedade, fala sobre: feminismo, matrimonio, critica aos homens e falsidade social (tipo, mostrar uma coisa e viver outra).

min ð 10/09/2023

Li por indicação de um professor. não tenho muita experiência com clássicos e por isso a leitura ainda foi meio difícil, mas de qualquer forma me prendeu do início ao fim. um enemies to lovers do século XIX eu diria KKKKKKKK

Vitinho 09/09/2023

Senhora
José de Alencar foi um famoso escritos brasileiro, sendo autor de obras muito famosas como Diva, Iracema, Ubirajara e Senhoras, uma de suas obras mais famosas escrita em 1875. Foi considerado um importante representante do romantismo brasileiro e Patrono da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e através de suas obras temas nacionalistas e políticos ganhavam enfase nos anos 1800.

Senhora se encaixa como um dos grandes marcos de sucesso na carreira literária de Alencar. A história acontece durante 215 páginas que são dividas em 4 partes, (O preço, quitação. posse e resgate). A trama se baiseia na vida de Aurélia, uma moça de 18 anos que não se molda as tradições sociais exigidas da época em que vive. O enredo acontece através do olhar atendo do narrador a aspectos minuciosos, como os pensamentos das personagens.
Aurélia, se destaca por sua inteligencia e delicada beleza,que se encontra sufocada por uma sociedade de olhar interesseiro, que se baseia em casamentos comprados e relaçoes liquidas, desse modo, como forma de ir contra isso, Aurélia apaixona-se por Seixas, que posteriormente será seu marido. O climax textual tem como início a revelação das intenções ocultas de Aurélia ao casar-se com seu amado. Ao longo das páginas, novos personagens e linhas de raciocínio vão trazendo mais emoção a narrativa, tornando o apoio do leitor entre Seixas e Aurélia, tornar-se uma linha tênue.

Assim, Senhora se revela como um clássico digno dos aplausos recebidos, pois Alencar é fiel no que se refere a diversão do leitor e sua curiosidade, que é cada vez mais instigada. No demais, a sociedade burguesa e visionário da época é duramente criticada, abrindo a mente do leitor para conhecer mais sobre os tempos antigos.

siouxsiebanshee 07/09/2023

Aurélia, um ícone
A Aurélia, quando pobre, representa uma clássica mulher romântica e idealizada. Meiga e Frágil.
Após sua decepção com Fernando ela se torna uma mulher fria e temperamental.
Enriquece e, por vaidade, mostra para a sociedade como ela é rica e dona de Fernando, O que seria um escândalo para a sociedade da época.

Queria ser ela.

zize 06/09/2023

Foi ok
Não sei por qual motivo me deu vontade de tentar ler novamente esse livro, já tinha abandonado ele uma vez lá em 2020, mas dessa vez eu consegui finalizar a leitura. Porém, confesso que tiveram momentos que não entendi lé com cré e ficou tudo muito confuso devido a linguagem da época.

Eu até gostei. O livro não é ruim, mas, como eu disse, a linguagem e o estilo/tempo literário ao qual ele pertence tornam ele bem maçante e por vezes bastante chato (muita descrição desnecessária, tudo nos mínimos detalhes). A história em si é até interessante, embroma um tiquinho, mas dá pra aguentar. Só não sei se eu esperava e queria o final - spoiler - tipo, eles ficam juntos e tal só que ficou naquela lenga lenga de você me ama, você me trocou, você me humilhou e blá blá blá que no fim acho que talvez eu preferiria que eles tivessem mesmo se separado, mas isso é completamente fora de cogitação para época. Seria um escândalo e tanto com certeza. E outra coisa, como pode todo mundo nesse livro ser sentimental e dramático ao extremo, sério kkkk é bem engraçado.

Não tenho muito mais o que acrescentar nessa resenha. Alguns capítulos são mais dinâmicos, tem coisas mais relevantes e importantes para narrativa e te fazem querer muito ler, outros são tipo afff. O livro tem umas frases bonitas e no geral faz um crítica aos costumes de casamento da então sociedade brasileira. Senti também que o final é meio apressado, o que é um pouco desconexo do resto, que segue um ritmo bem lentinho, mas tudo bem. No mais, foi uma experiência boa.

ane 03/09/2023

? O passado está extinto. Estes onze meses, não fomos nós que os vivemos, mas aqueles que se acabam de separar, e para sempre. Não sou mais sua mulher; o senhor já não é meu marido. Somos dois estranhos. Não é verdade?

Livros.Bichos 01/09/2023

É bom
Foi legal acompanhar o romance e ter essa percepção sobre o quanto o que você tem em riqueza influencia.

Leticia Novaes 30/08/2023

SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR
⭐⭐⭐⭐

"Sou senhora de mim, e pretendo gozar da minha independência sem outras restrições, além do meu capricho. Foi o único bem que me ficou do naufrágio de minha vida, este ao menos hei de defendê-lo contra o mundo."

Aurélia é uma das moças mais ricas e bonitas do Rio de Janeiro imperial. Qualquer homem seria sortudo se fosse escolhido para casar com ela, principalmente por causa do bom dote que iria receber. Porém ela já tem em mente o seu pretendente e combina com seu tio e tutor de fazer uma proposta de casamento a ele, mas sem revelar a sua identidade, o noivo só conheceria a noiva no dia do casamento.

O enredo desse livro é genial e a mocinha uma personagem forte e feminista para época, em uma trama de vingança. Foi um livro que me lembrou um pouco Orgulho e Preconceito, sendo na minha opinião superior.

Sigo apaixonada pela literatura nacional!! Leiam nossos clássicos brasileiros.
annikav.a 30/08/2023minha estante
Aurélia é tudo pra mim, mas na minha opinião não deveria ter aceito o Seixas de volta skekqkskwkw

Marjory.Vargas 27/08/2023

Uma obra atemporal, Senhora faz uma crítica à sociedade da época, aos interesses ocultos, mas também mostra que as pessoas podem mudar e que merecem uma segunda chance.

~Elisabeth Darcy~ 26/08/2023

Como já dizia Kelly Key:
?"Você gosta de mandar
Você só me faz sofrer
Você só sabe gritar
E grita sem saber
Mas sem mim você não vive
Sem meus cuidados amor
Fala baixinho comigo
A sua dona chegou"?
giovannaalicee 09/09/2023minha estante
Melhor resenha ja feita kkkkk a vibe é essa

Lala 25/08/2023

Agora você vai me chamar de SENHORA
Bom, vamos lá. Eu estava com uma expectativa bem alta pra Senhora pq O Guarani é um dos meus livros favoritos, então por ser do mesmo autor, eu fui esperando uma coisa e acabou não sendo exatamente a experiência de leitura que eu achava que seria.
A primeira parte do livro é muito muito boa. Os ganchos são excelentes, a Aurélia é uma personagem muito interessante e existe uma tensão e um mistério no ar que envolvem o leitor. O final da primeira parte é o grande ápice do livro com a compra do Seixas e é bonito de ver.
Mas depois da primeira parte, eu acho que o livro se torna um pouco lento. Eu acho que o ritmo foi o que mais me pegou, os personagens não me envolveram tanto e tiveram momentos que as descrições enroladas me fizeram ter preguiça de ler. Na primeira parte, eu tava super interessada, mas aí eu perdi um pouco desse ânimo ao longo da leitura.
Na parte da crítica ao mercado do casamento, esse livro é muito bom. Gosto do como ele é ácido e de como a Aurélia ironiza isso tudo, as críticas são explícitas e acho genial a divisão das partes terem nomes de transações comerciais, mostrando que naquela época as pessoas faziam negócio antes de casar por amor.
Mas eu esperava um pouco mais do casal e do Seixas. Ele tem pontos interessantes que acabam não sendo muito explorados (tipo a relação dele x sua família x aparências, que é pincelada, mas n muito trabalhada). Eu não cheguei a shippar os dois e achei o final bem brusco. Ela se humilhando aos pés dele é uma coisa meio ridícula, mas o que mais me incomoda nem é isso, e sim o como é repentino. Ela muda muito a personalidade de uma hora pra outra e isso me incomoda.
Eu acho que tava tudo bem eles ficarem juntos, mas eu particularmente não consegui sentir esse amor e acreditar naquele final. E eu não confio no Seixas ainda kkkkk.
Enfim, a obra é boa, bem escrita, tem boas críticas, mas pra mim peca no arco dos protagonistas e no ritmo em algumas partes.

Felipe1503 24/08/2023

?O casamento é geralmente considerado como a iniciação do mancebo na realidade da vida. Ele prepara a família, a maior e mais séria de todas as responsabilidades. Atualmente esse ato solene tem perdido muito de sua importância [?]?